
O cenário político de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, esquentou após o prefeito João Vitor Martins Laranjeira admitir o desejo de disputar a reeleição. Em entrevista à Rádio Cidade FM, o gestor demonstrou otimismo após viajar a Brasília para consultar advogados sobre a legislação eleitoral e tentar viabilizar juridicamente uma nova candidatura. O caso do atual prefeito é complexo. João Vitor era vice e assumiu a prefeitura em abril de 2024, após a renúncia do então titular, Tito Eugênio. Meses depois, nas eleições de outubro do mesmo ano, ele se candidatou e venceu o pleito para o mandato atual. Pela lei brasileira, uma nova candidatura do gestor esbarra na proibição do terceiro mandato consecutivo. Por isso, o prefeito busca uma brecha jurídica nos tribunais para garantir o direito de concorrer novamente. A defesa de João Vitor aposta em decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que favoreceram vice-prefeitos que assumiram o cargo em definitivo perto das eleições. O gestor afirmou que as consultas na capital federal trouxeram uma "grande esperança" para o seu grupo político. A movimentação de João Vitor mexe com o tabuleiro eleitoral na Bahia e abre uma queda de braço com a oposição. Até agora, nenhuma consulta formal foi feita à Justiça Eleitoral. O futuro político do município depende de uma futura validação técnica dos magistrados.