• Central de Associações de Caetité comemora ligação de novos sistemas de abastecimento de água na região

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    01/08/2024 - 16:36


    Modelo baiano de gestão compartilhada é pioneiro no país, garantindo qualidade nos serviços de abastecimento de água rural

    CAETITÉ

    - Os municípios de Ituaçu, Iuiu, Mortugaba, Paratinga e Jacaraci serão beneficiados com novas ligações de sistemas de abastecimento rural. Dos municípios beneficiados, Jacaraci será atendida pela primeira vez, enquanto os demais já tem a experiência da gestão compartilhada fornecida pela Central de Associações, que por meio da sede de Caetité atende aos municípios da região do Alto Sertão da Bahia. Nesta nova etapa, serão construídos oito sistemas de abastecimento de água, totalizando 1.168 ligações domiciliares, em 14 comunidades rurais. Além disso, um sistema existente passará por melhorias, dando continuidade na assistência de 432 ligações, em três comunidades. Assim como de costume, os sistemas de abastecimento de água são executados pela Cerb – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia e, após implantação, a Central juntamente com as associações comunitárias assumem a sua gestão e operação.

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    No momento, estão sendo realizadas reuniões nas comunidades para a apresentação do modelo de gestão compartilhada e assinatura da aceitação, com a participação da Gecen/Cerb (Gerência do Programa Centrais); da Central de Associações e da empresa responsável pela obra. A moradora da comunidade de Brejo das Moças município de Paratinga, Maria Conceição dos Santos, comemora a conquista que chega para a região: “Nós já sofremos muito com a falta de água. Precisava ir na casa da minha sogra para lavar roupa, tomávamos banho de caneca. Graças a Deus chegou para a gente esse projeto e agora teremos água tratada em casa e a todo momento! Vamos poder encher as caixas, tomar banho de chuveiro... Estamos muito felizes, satisfeitos e maravilhados. Só temos a agradecer”, relata Maria Conceição. Até a data atual, a Central de Caetité opera um total de 57 sistemas de abastecimento de água, com 8.493 ligações domiciliares rurais, que beneficia, aproximadamente, 25 mil pessoas com água tratada em 18 municípios, tendo 55 associações comunitárias filiadas. Para a gerente da Central de Associações de Caetité, a engenheira Poliana Brandão, são muitos os motivos de comemorações em apenas 4 anos de atuação da sede da Central em Caetité. “Os números expressivos comprovam um modelo de excelência que deu certo, e que se tornou referência mundial, seguindo uma tendência de ampliação, que significa proporcionar qualidade de vida a mais pessoas. É muito gratificante fazer parte desse projeto!”, salientou Poliana.

MAIS NOTÍCIAS