• PROPED é fundamental para lidar com a pediatria moderna e desafiadora

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    29/11/2022 - 19:00


    Entenda quais são os caminhos de alerta para o futuro da pediatria e como o PROPED pode ajudar.

    ARTIGOS

    - No universo acadêmico, o que não faltam são artigos e trabalhos com atualizações dos conhecimentos relacionados à saúde. Todas as áreas merecem destaque dentro do assunto, mas a pediatria é uma das que mais chama a atenção por uma série de fatores atuais. Diante dessa premissa, o Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica (PROPED) é uma ferramenta fundamental para atravessar o momento de certa instabilidade dentro do segmento pediátrico.

    Qual é a realidade da pediatria moderna, segundo especialistas?

    A realidade da pediatria tem, basicamente, dois grandes desafios pela frente. O primeiro é aprender a lidar com as inovações tecnológicas, tanto no que diz respeito às técnicas profissionais quanto no que se relaciona com o cotidiano das crianças. Enquanto isso, o segundo desafio é resgatar os avanços conquistados no passado que foram deixados de lado ao longo da modernidade.

    Desde 2015, o Brasil assiste a sucessivas quedas na cobertura vacinal das crianças contra doenças realmente perigosas. Meningite, tuberculose, sarampo e poliomielite estão na lista das doenças para as quais existem vacinas, mas que estão sendo negligenciadas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2018, nenhum imunizante atingiu a cobertura mínima de 95% de doses aplicadas.

    O cenário preocupa os principais analistas do assunto, já que que estabelece o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas do país já há um bom tempo. Programas como o PROPED auxiliam a oferecer mais conhecimentos que podem ser repassados por meio dos profissionais à população, a fim de resgatar o orgulho em cuidar da saúde preventivamente de todas as crianças e adolescentes do país.

    Novas tecnologias também desafiam a pediatria atual e futura

    Como mencionado anteriormente, a presença das novas tecnologias também é um fator desafiante para os profissionais da pediatria. As próprias técnicas e equipamentos que o mercado oferece para diagnóstico e tratamento exigem atualização profissional, seja por meio do PROPED ou de outros programas, para que o melhor caminho seja traçado junto ao paciente.

    No entanto, existe um segundo fator relacionado às novas tecnologias que não se aplica apenas ao consultório. A utilização de dispositivos eletrônicos, especialmente os celulares, por crianças desperta uma série de dúvidas sobre o desenvolvimento das pessoas e da sociedade no futuro.

    Artigos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de diversas universidades conceituadas, como USP e Harvard, mostram que há sinais de prejuízo cognitivo para crianças expostas ao celular por muito tempo em idades imaturas. Contudo, ainda não se sabe exatamente o que esse tipo de hábito vai ocasionar daqui algum tempo. Apesar disso, o alerta para um novo desafio pediátrico já foi lançado.

    Por isso, os profissionais podem fazer uso do PROPED a fim de atualizar os conhecimentos e adquirir condições para enfrentar as adversidades que se mostram iminentes para o futuro humano. Todos os reflexos serão sentidos pelas equipes de saúde, não apenas pelos médicos pediatras em seus consultórios. Sendo assim, o programa de atualização também pode atender profissionais de outras áreas, além da medicina.

MAIS NOTÍCIAS