• Lula critica sigilos de Bolsonaro: ‘Vai ter um revogaço no meu 1º dia de governo’

    Foto: Reprodução | Radio Metrópole Foto: Reprodução | Radio Metrópole
    Por Jamile Amine

    01/07/2022 - 10:30


    Pré-candidato também criticou o “Orçamento Secreto”, prometeu diálogo com os parlamentares e afirmou que vai trabalhar para “restabelecer a normalidade” nos três poderes

    POLÍTICA

    - Favorito nas pesquisas de intenção de votos para as eleições presidenciais de outubro, o ex-chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a falta de transparência do governo Bolsonaro e prometeu revogar todos os sigilos impostos pelo atual mandatário. Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (1º), o petista atribuiu a “confusão” no Brasil a Jair Bolsonaro (PL), que segundo ele, “pegou a mania de qualquer bobagem que ele faz ele decreta um sigilo de 100 anos”. Citando escândalos envolvendo o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PL), o ex-assessor e amigo da família, Fabrício Queiroz (PTB), e o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello (Progressistas), Lula provocou: “Qualquer trambique que aconteça no governo é sigilo de 100 anos”. “Por isso é que eu digo que vai ter um revogaço no meu primeiro dia de governo”, prometeu o pré-candidato. “Eu vou revogar todos os decretos de sigilo de 100 anos, porque não há possibilidade. Se o cara roubou, não tem que esperar 100 anos pra investigar, investiga agora. Faça como nós fizemos”, pontuou o ex-presidente, segundo o qual, em suas gestões os órgãos de controle como a Controladoria Geral da União eram competentes. “A gente tinha a Lei de Acesso à Informação, que a gente dava informação de tudo, as pessoas sabiam. A gente cuidava disso com carinho, a gente tinha a Lei da Transparência, então funcionava as coisas”, acrescentou. “Se tivesse denúncia, a gente apurava. Se a pessoa estivesse errada, a pessoa pagava. É assim que se faz. Agora, qualquer coisa, qualquer denuncia que citam contra você, você decreta um sigilo de 100 anos? Onde é que nós vamos parar?”, questionou o petista. 

    ORÇAMENTO SECRETO E RELAÇÃO COM O LEGISLATIVO: Na mesma entrevista, Lula comentou a atuação do Congresso Nacional e apontou disfuncionalidade do governo federal, cujo orçamento foi sequestrado pelos parlamentares através das emendas e do chamado “Orçamento Secreto”. Para ele, a situação atual é fruto das escolhas políticas do último pleito, no qual Jair Bolsonaro saiu vencedor. “Embora as pessoas xinguem os deputados, eu sempre digo que o Congresso é a cara da visão política que a sociedade tinha no dia do voto”, disse o petista ao avaliar o perfil dos legisladores brasileiros. “A votação de 2018 foi uma votação raivosa, nervosa, feita com base em mentira, em fake news, feita com base em denúncias falsas, eu, inclusive, estava preso porque tomaram a decisão de me prender pra não deixar eu disputar as eleições porque eles sabiam que eu ganharia”, argumentou ele, citando a condenação pelo ex-juiz Sergio Moro (UB) que lhe tirou da disputa presidencial no último pleito. “Então, o que nós estamos colhendo hoje é isso.É a primeira vez na história do Brasil que o Congresso Nacional se apodera do orçamento e tem o poder de liberar dinheiro sem sequer falar com os ministros. Às vezes tem mais dinheiro que o próprio presidente da República pra fazer investimento”, afirmou. Diante do quadro, o petista disse que se for eleito, reforçará o diálogo para “restabelecer a normalidade” no Brasil em todos os poderes, Judiciário, Executivo e Legislativo. “São três coisas chave. Primeiro, o tribunal julga de acordo com a Constituição Brasileira, pra manter o regime democrático; o presidente da República executa, porque foi pra isso que ele foi eleito; e o Congresso legisla”, pontuou. Admitindo a complexidade da relação com o Congresso, Lula prometeu que vai “conversar muito” com os parlamentares e destacou a experiência de sua chapa nessa interlocução. “É difícil, mas nós vamos conversar. Eu e o Alckmin [Geraldo Alckmin (PSB), seu vice] sabemos conversar. Ele foi governador de São Paulo por 16 anos, ele tem muita experiência de conversar, eu tenho muita experiência, eu gosto de conversar”, salientou, colocando como prioritárias questões de ordem prática: “Oque interessa é esse país voltar à normalidade, a gente acabar com a fome nesse país, gerar emprego, gerar salário, renda, e bem estar social”.

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS