• Caetité: CRESOL realizou o I Encontro de Mulheres Empreendedoras

    Foto: Divulgação | Daniel Santana Foto: Divulgação | Daniel Santana
    Por Mauri Oliveira

    06/12/2021 - 10:15


    Evento promovido pela CRESOL – Cooperativa de Crédito, em parceria com o SEBRAE, COOTRAF, STRC e COOMADAC teve palestrante internacional e reuniu cerca de 120 mulheres.

    CAETITÉ

    - O I Encontro de Mulheres Empreendedoras de Caetité, realizado na última sexta-feira (03), no Clube Santa Mônica, mobilizou empresárias, lideranças políticas, profissionais autônomas e microempreendedoras da cidade e região. Com a temática, sororidade e empoderamento feminino, a advogada, professora, escritora e palestrante Évila Carrera, apresentou uma imersão de conteúdos sobre liderança, comunicação e carreira. “Costumo dizer que fiz dois casamentos profissionais, um com o direito e outro com a gestão e na interseção desses dois, veio o meu aprofundamento em liderança, então a ideia é que as mulheres que aqui estejam presentes, entendam o quanto que elas são líderes de suas vidas e de suas carreiras, e no processo de liderança, existem cinco pilares que são fundamentais: autoconhecimento, visão estratégica, comunicação, relacionamento e a humildade. Que mais eventos como esse, ocorram com mais frequência e intensidade, porque é esse público que faz movimentar nossa economia. Precisamos ter acesso a esses saberes, exatamente para que alcancemos melhores resultados. Inclusive, agora pós –pandemia mais do que nunca precisamos nos readaptar ao cenário de mudanças ”. Disse, Évila Carrera. Sabe-se que, como reflexos da pandemia, para além dos males para a saúde, trouxe implicações sociais, como o aumento das taxas de desemprego no Brasil. Em Caetité, não foi diferente. Frente à escassez de vagas no mercado de trabalho, muitas mulheres tiveram que se reinventar para manter o sustento de suas famílias. Foi assim que novas empreendedoras foram surgindo nestes últimos meses na cidade, além daquelas que almejam iniciar algum negócio próprio, garantindo um complemento na renda familiar.

    Foto: Divulgação | Daniel Santana
    Foto: Divulgação | Daniel Santana

    Para o Gestor da Agência SEBRAE de Guanambi, Ridson Sales, o evento vem de encontro ao poder de fala para as mulheres caetiteenses. “É fato que o percentual de mulheres que estão à frente na gestão de negócios aumentou. Esse é o primeiro encontro, a ideia é fortalecer cada vez mais esse diálogo, com certeza, faremos outros encontros nesse sentido. ” Relatou. O coordenador da Agência CRESOL de Caetité, Paulo Sérgio, destacou a visão da cooperativa na proposição de temas que visem colaborar para o desenvolvimento local e regional. “Abordar um tema tão atual, estimula a reafirmação do empoderamento feminino e, para que possam ser representativas no cenário do desenvolvimento econômico local, através da união e cooperação. Temos a proposta de ampliar esse debate com grupos de trabalho, no intuito de compartilhar experiências e ações. Esse encontro, reuniu mentes criativas e pessoas dedicas a gerir impecavelmente suas empresas e negócios, gerando emprego e renda”. Afirmou. A empreendedora do Ateliê da Fá, Fátima Lima Ledo, que trabalha no ramo de confecções de bolsas personalizadas, revelou que o evento foi motivador. “Fiquei muito feliz em participar desse evento. Estou fortalecida com meu propósito de fazer sempre o melhor, com muitas novidades para minhas clientes”. Disse. O evento foi promovido pela CRESOL, em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, STRC – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, COOTRAF - Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e com a COOMADAC - Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar.

MAIS NOTÍCIAS