• Erros comuns de edição de vídeo e como evitá-los

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Adiel Silva Mendes

    25/08/2021 - 16:05


    Salve os seus vídeos evitando os erros com soluções simples.

    ARTIGOS

    - Quando se trata de edição de vídeo nem todos os processos são simples, ainda assim, depois de algum tempo de dedicação é possível aprender a editar um vídeo com algum padrão de qualidade minimamente aceitável.

    No entanto, é relativamente comum que alguns erros básicos de edição de vídeo ocorram, principalmente para quem está nos estágios iniciais e se aventurando na criação de conteúdo audiovisual.

    Para te auxiliar neste processo, listamos os erros mais comuns de edição de vídeo, com uma solução de como evitá-los, confira a seleção e as dicas abaixo:

    Uso de conteúdo com direitos autorais - A lei que restringe o uso de conteúdo de terceiros muda conforme o país, porém, no Brasil, a lei dos direitos autorais é extremamente rígida, e muito atuante, principalmente nas redes sociais e plataformas de streaming.

    A solução neste caso, é utilizar conteúdo de terceiro que seja livre de direitos autorais e para uso irrestrito, já que muitos são liberados condicionando o seu uso a algumas regras, como, por exemplo, a não monetização ou obtenção de lucros com a peça divulgada.

    Quando isso ocorre, a melhor alternativa é contar com os serviços da InVideo, que é um editor de vídeo que possui uma extensa base de banco de dados com músicas, imagens, fotografias, efeitos sonoros, transições e templates de vídeo livres de direitos autorais.

    Falta de planejamento durante a edição - Quando se trata de edição de vídeo, a principal questão é adicionar cortes e transições em uma timeline de maneira organizada. Ou seja, a premissa do serviço requer organização, no entanto, muitos editores iniciam os trabalhos sem planejamento algum.

    A melhor alternativa para se criar um planejamento para a edição de vídeo é pensar em um modelo que você deseja seguir, por exemplo, para peças de videoclipe, onde o som é parte relevante, inicie o processo pela escolha da música, então pense nas transições e insira os recortes.

    O mesmo vale para as demais temáticas de edição, caso seja um conteúdo autoral apresentado, os trabalhos devem ser iniciados no roteiro, após elaborados todos os passos, é possível gravar e se basear na primeira etapa para montar a edição.

    Utilizar transições e efeitos em demasia - Nem sempre o trabalho do editor se trata de criar um vídeo totalmente rebuscado e trabalhado em efeitos e edições, se assemelhando a um clipe psicodélico. Geralmente, o esperado é uma peça de vídeo fluida e algo próximo a uma apresentação natural.

    Neste caso, a solução é ponderar a mão na hora de adicionar os efeitos e as transições, optando por deixar o assunto fluido, nem rápido demais e tão pouco lento, sempre pensando em algo que seja agradável de assistir.

    Uma boa alternativa é buscar por influências e inspirações em edições semelhantes de peças que são consideradas um sucesso, garantindo uma base para seguir e não perder a mão na hora de adicionar as transições e efeitos.

    Controlando esses três erros comuns na edição de vídeo, você deve assegurar um trabalho melhor, mais rápido, com oportunidades maiores de aprovação e que não tenha que ser alterado no futuro.

MAIS NOTÍCIAS