• Plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos até maio

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    15/01/2021 - 18:45


    BAHIA

    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou nesta sexta-feira (15) o plano estadual de vacinação contra a Covid-19, que prevê a imunização de 5,08 milhões baianos até maio, nas quatro primeiras fases. Serão vacinadas as pessoas do chamado grupo prioritário, desde que o Ministério da Saúde entregue as doses da vacina ainda neste mês de janeiro, em quantidade suficiente. Conforme foi anunciado pelo governador Rui Costa (PT), no início da tarde de hoje (15), serão disponibilizadas 5.114 salas de vacina em todo o estado. Para cumprimento do plano inicial, serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que a vacina é aplicada em duas doses. A Sesab também informou que idosos com dificuldades de locomoção poderão receber a vacina em casa. A execução do plano de vacinação vai envolver cerca de 50 mil profissionais de educação. De acordo com palavras de Rui, neste momento, a preocupação maior deve ser a de salvar vidas e, portanto, de deixar a politicagem de lado. “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios. Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a compra da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou. A Bahia possui hoje 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses.

     

    Foto: Divulgação | GOV/BA
    Foto: Divulgação | GOV/BA

    Etapas

    Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

    Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
    Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.
    Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

  • Bahia
    Plano estadual de vacinação

MAIS NOTÍCIAS