• Como economizar nas finanças do seu negócio

    Foto: Reprodução | Pixabay Foto: Reprodução | Pixabay
    23/12/2020 - 15:15


    ARTIGOS

    - Criar uma empresa e gerenciar um negócio são duas coisas instáveis e imprevisíveis, pois é o resultado de uma conjuntura de fatores que muitas vezes podem não estar ao alcance do empreendedor. Porém, para que uma empresa tenha maiores chances de sucesso, é importante que ela tenha um modelo de gestão bem elaborado com planejamento e invista em soluções para cortes de gastos desnecessários. O empreendedor precisa saber planejar as suas finanças, pois o controle é importante para mostrar quais produtos ou serviços que dão mais lucro e quais custam mais do que rendem. Com a grande quantidade de tarefas diárias demandadas pelos empresários, é essencial que estejam abertos às ferramentas digitais e aplicativos como um suporte para organização das finanças. Hoje em dia existem vários aplicativos e plataformas no mercado voltados para a área de gestão de negócios e empreendedorismo. Alguns outros apps voltados para esquematização e agendas também são ótimas formas de controlar os gatos e melhorar a gestão do capital da empresa, além de facilitar a visualização de gastos que poderiam ser economizados. Um bom controle de caixa pode ser o grande diferencial de um negócio de sucesso, ou de fracasso. Normalmente, o maior erro dos negócios que não dão certo é justamente a falta de planejamento, pois as pessoas acabam se equivocando com as finanças das empresas e assim nascem dívidas por meio de investimentos errados. Pensando nisso, trouxemos algumas informações essenciais para que todo empreendedor consiga economizar em gastos desnecessários e em elementos que podem facilmente ser substituídos por opções mais acessíveis.

     

    Foto: Reprodução | Pixabay
    Foto: Reprodução | Pixabay

    Invista no Home Office - Uma das alternativas mais viáveis para economia nos negócios é flexibilizar o horário de trabalho no espaço físico da empresa. Além de diminuir os gastos com a equipe, permitir o trabalho dos colaboradores de casa é uma forma de poupar gastos com a estrutura da empresa. O trabalho remoto é uma tendência no mercado que vem crescendo cada vez mais ao decorrer dos anos, pois possibilita às empresas um rendimento muito maior dos colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade. Isso porque a produtividade está diretamente ligada ao bem estar do funcionário e fatores externos como o ambiente de trabalho. Poder trabalhar de sua própria casa é um estímulo a mais para qualquer pessoa, pois flexibiliza o tempo de trabalho e possibilita maior autonomia para os colaboradores. Além da liberdade dos funcionários, a empresa também sairá lucrando com a contenção de gastos e suporte ao espaço físico. Hoje em dia, com os serviços de gestão de projetos e aplicativos de produtividade, é muito mais fácil gerenciar um trabalho remoto. Com uma plataforma bem estruturada de workplace e um bom planejamento de trabalho, a empresa e os colaboradores saem lucrando proporcionalmente. O empreendedor economiza nas despesas com a estrutura física reduzida e o funcionário ganha maior liberdade para investir na qualidade de vida, além de reduzir gastos com deslocamento para o trabalho. Terceirize os serviços não essenciais - Muitas empresas gastam grande parte do orçamento com serviços e produtos que poderiam ser facilmente substituídos ou terceirizados. Um exemplo disso é a grande distribuição de setores que geram um gasto mensal significativo para as empresas, como setores de limpeza, segurança, manutenção, entre outros. A terceirização é um tema que vem sendo adotado por várias empresas hoje em dia e garante uma redução de custos significativa, principalmente para as pequenas empresas. Terceirizar alguns serviços pode gerar redução de gastos com estruturas, máquinas, produtos, além de economizar com a rotatividade de funcionários, faltas e substituição nas férias. Contratar serviços de terceiros também promove uma otimização do tempo do empreendedor, visto que diminui a preocupação com equipes específicas e as condições de trabalho. Além disso, sobra mais tempo para se dedicar a assuntos e segmentos da área de atuação da empresa, garantindo melhores resultados. Outro fator relevante é a qualidade dos serviços terceirizados, pois a maioria das empresas que fornece serviços específicos possuem uma equipe mais especializada em determinado nicho e sempre estão em busca de novas tendências no mercado. Investir no trabalho dos profissionais freelancers também é uma ótima alternativa para terceirizar alguns serviços e até mesmo obter melhores resultados em menor tempo.

    Foto: Reprodução | Pixabay
    Foto: Reprodução | Pixabay

    Garanta o domínio do seu site - Garantir a exclusividade do nome da empresa nas mídias digitais é quase tão importante que a qualidade do serviço ou produto oferecido. Ter um domínio registrado e um site oficial da sua marca te garante uma economia de gastos futuros, pois evita que outras empresas registrem o mesmo domínio em sites na internet. Para comprar um domínio já existente de terceiros na internet pode ser um investimento muito mais caro que o habitual, por isso procure registrar o domínio de seu negócio o quanto antes e evite transtornos futuros. Isso é muito importante para criar um canal próprio como um site o blog, tendo em vista o grande aumento do uso de alternativas digitais por parte dos clientes e consumidores. Para os pequenos negócios que possuem orçamento ainda mais limitado, algumas empresas disponibilizam pacotes de web host com domínio grátis, o que é uma ótima alternativa para economizar ainda mais nas finanças quando o assunto é estratégia de marketing. Motive os colaboradores - Investir no reconhecimento dos colaboradores e na área da psicologia organizacional pode ser uma ótima alternativa de evitar gastos posteriores. Isso porque trabalhadores mais motivados e com qualidade de vida rendem muito mais e fazem menos horas extras, o que reflete diretamente no lucro mensal da empresa.Além disso, o turnover não é nada bom para a reputação e imagem de uma empresa. Além disso, os gastos com demissões, contratações e treinamentos também podem ser um grande ralo de custos desnecessários.

    Foto: Reprodução | Pixabay
    Foto: Reprodução | Pixabay

    Invista em Marketing Digital - O marketing digital veio para revolucionar a área do marketing tradicional e fazer tudo isso de forma muito mais acessível e dinâmica para todos. Utilizar as ferramentas digitais e as redes sociais como forma de impulsionar os negócios é hoje um dos grandes segredos para o sucesso dos negócios. A quantidade de plataformas grátis no mercado é imensa e o número de alcance das redes sociais é maior ainda. Para os pequenos empreendedores, investir no marketing digital e nas redes sociais como o Instagram e Youtube é uma ótima forma de divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita e eficiente. Além de conter gastos com serviços de publicidade tradicionais, as redes sociais possibilitam um engajamento e contato direto com os clientes, criando uma relação de confiança e gerando oportunidades de vendas muito maiores. Conclusão - Essas foram algumas formas de economizar e conter gastos no seu negócio. São dicas simples e que podem ser feitas por microempreendedores como também pelos grandes empresários. Muitos dos gastos feitos pelas empresas no dia a dia poderiam ser diminuídos ou substituídos por alternativas mais acessíveis. Para que isso aconteça é sempre necessário fazer uma análise constante das finanças e um planejamento preciso dos gastos mensais. Você realmente conhece os custos da sua empresa? Estar ciente de todos os gastos é fundamental para saber onde poderá contê-los. O sucesso de uma organização não depende apenas do lucro final da empresa, mas principalmente do quanto ela gasta. Além disso, é importante diferenciar quais são os custos e quais as despesas da empresa, pois as despesas são gastos necessários para que os produtos e serviços continuem com qualidade. Economizar nas finanças é uma forma de estar mais preparado para imprevistos e crises financeiras. Por fim, aproveite as dicas e busque sempre compartilhar essas questões com a equipe, pois os colaboradores também são elementos importantes no processo de controle das finanças e contenção de gastos.

MAIS NOTÍCIAS