• Candiba: homem morre eletrocutado na zona rural

    Foto: Marcos Oliveira Foto: Marcos Oliveira
    Por Willian Silva

    31/10/2020 - 16:03


    CANDIBA - Na manhã deste sábado (31), por volta das 9h, o lavrador identificado como Manoel Messias Rodrigues Gomes, de idade não revelada, morreu eletrocutado ao utilizar uma ordenhadeira elétrica. O SAMU 192 foi acionado e somente constatou o óbito de Manoel. Também, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi também acionado e, segundo informações da Polícia Militar, que deu apoio na ocorrência, a vítima foi encontrada caída por cima dos fios elétricos. O DPT fez a perícia, o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Guanambi a fim de ser examinado.

  • Caetité: Homem é assassinado no bairro Alto Buenos Aires

    Foto: Marcos Oliveira Foto: Marcos Oliveira
    Por Willian Silva

    31/10/2020 - 15:49


    CAETITÉ - Na noite desta sexta-feira (30), por volta das 23h, policiais da 94a Companhia Independente de Polícia Militar em Cawtite (94a CIPM) foram acionados por populares que ouviram disparos de arma de fogo. Diante das informações, os policiais foram até às proximidades do Estádio Municipal Paulo Souto, no Alto Buenos Aires, em Caetité e encontraram um homem identificado como U.I.C. Segundo a Polícia Militar, mesmo era conhecido da polícia por práticas criminosas.O corpo foi encaminhado para o IML de Guanambi para ser periciado.

  • Polícia apreende arma policial e 40 Kg de maconha em condomínio em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    31/10/2020 - 15:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na última sexta-feira (30), no Condomínio Vila Bonita, na cidade de Vitória da Conquista, foram apreendidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), 40 Kg de maconha e uma arma de fogo que pertence a Polícia Civil do estado do Ceará (CE). Carregador, munições e um carro também foram apreendidos. Segundo informou a SSP, a droga estava distribuída em 48 tabletes. 10 pedras de crack e uma caderneta com anotações foram confiscadas pelos agentes. A ação só aconteceu por conta que a polícia foi avisada, por meio de denúncia anônima, que um grupo planejava assaltar uma casa lotérica na cidade, e um dos suspeitos foi avistado adentrando no referido condomínio, mas conseguiu fugir. Todo material apreendido foi levado para à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista. 

  • Vereador livramentense, Paulo Lessa, morre em decorrência da Covid-19

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    31/10/2020 - 08:15


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Morreu na madrugada deste sábado (31), em decorrência da Covid-19, o vereador da cidade de Livramento, Paulo Lessa (Rede). Paulo Lessa tinha 51 anos e estava terminando o 6º mandato e concorria ao 7º. Paulo estava internado no Hospital de Base, na cidade de Vitória da Conquista. A morte de Lessa gerou grande comoção aos livramentenses, até mesmo em seus adversários políticos. Nos últimos 4 anos, Paulo foi defensor voraz do prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro (Rede). O político deixa esposa, três filhos e um neto. Em Livramento, foi o 4º óbito por conta da Covid-19.

  • Por meio de decreto, prefeitura de Caetité irá autorizar som ao vivo em bares e uso de quadras

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/10/2020 - 22:30


    CAETITÉ

    - Um decreto da Prefeitura Municipal de Caetité deverá ser publicado no Diário Oficial do Município, amanhã (31), em que autoriza som ao vivo em bares e restaurantes, bem como autoriza o uso de quadras poliesportivas, tanto da sede do município, como da zona rural. No entanto, as atividades deverão obedecer a protocolos de saúde e medidas sanitárias elaborados pela Secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) e de Saúde. Algumas das medidas podem ser conferidas a seguir: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou, alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ao adentrarem no local; Disponibilizar estrutura sem o contato manual adequada para a higienização das mãos na recepção, bem como em outros pontos estratégicos do estabelecimento, com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela ANVISA; Os bebedouros devem estar fechados, sendo de responsabilidade de cada praticante levar seu recipiente com água, que não deve ser compartilhado; realizar a limpeza das quadras poliesportivas corrimãos e escadas ao final de cada jogo; higienização de todos os materiais esportivos envolvidos nas práticas esportivas (colete, bolas, cones e etc.). Além disso, é obrigatório o uso de máscara.

  • Prefeitura de Guanambi antecipa salário por conta do dia do servidor

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/10/2020 - 18:15


    GUANAMBI

    - A Prefeitura Municipal de Guanambi antecipou o pagamento de seu quadro de funcionários, por conta do dia do servidor, que foi celebrado no último dia 28. De acordo com a prefeitura, o salário foi antecipado visando dar maior flexibilização aos trabalhadores em relação ao dinheiro que deverá circular na cidade. O secretário de Administração, por meio de nota, fez questão de parabenizar os funcionários públicos do município.

  • Paulo Guedes afirma que pandemia está caindo e que a economia está se recuperando

    Foto: Google
    Por Agência Senado

    30/10/2020 - 16:10


    A declaração foi feita pelo Ministro da Economia em vídeoconferência; assista ao vídeo

    ECONOMIA

    - Em reunião da comissão que acompanha as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se mostrou otimista com as perspectivas da economia brasileira para enfrentar o pós-crise. Guedes explicou que os programas sociais devem ser reduzidos à medida que os números da covid diminuírem. O ministro também negou a privatização do SUS. 

  • Proposta prevê lista tríplice para escolha de ministros do STF e mandato limitado a 10 anos

    Foto: STF
    Por Agência Senado

    30/10/2020 - 16:00


    POLÍTICA

     - Para que o presidente da República não seja o único responsável pela indicação dos novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou uma proposta de emenda à Constituição que prevê uma lista tríplice a partir da qual o presidente faria sua escolha. De acordo com essa proposta (PEC 35/2015), a lista teria um indicado pelo STF, um indicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e um indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, a proposta também prevê que os novos ministros do STF terão mandato de dez anos — em vez de mandato vitalício.

  • Matina: Justiça Eleitoral barra ilegalidade da coligação de Otílio

    Foto: Facebook Foto: Facebook
    Por Redação Sudoeste Bahia

    30/10/2020 - 14:32


    MATINA

     - Segundo a denúncia que foi acolhida pela justiça Eleitoral, os representantes da Coligação apoiada pelo prefeito de Matina, confeccionaram e distribuíram à população do município, camisetas com os dizeres “EU SOU 11” tendo como “pano de fundo” um coração.  As camisetas foram usadas na carreata do dia 17 de outubro, que resultou na prisão de dois trios elétricos.  Com rico material comprobatório, inclusive um vídeo de um cantor apelidado de “Jean Karllos – O Bicheiro”, que foi veiculado nos endereços eletrônicos oficiais dos próprios candidatos a prefeito e a vice. Outras imagens também comprovam a ampla e irrestrita divulgação dos produtos, evidenciando a irregularidade eleitoral. Os advogados da Coligação Matina Feliz de Novo, ingressaram com uma representação junto à Justiça Eleitoral, pedindo o cumprimento da Tutela De Urgência para determinar a remoção imediata da propaganda irregular, alegando inclusive a configuração do abuso de poder econômico na forma preconizada pela legislação eleitoral. Na decisão (clique aqui), o Juiz Eleitoral da Comarca de Riacho de Santana, determinou a Apreensão e Remoção das camisetas e demais brindes confeccionados pelos representados, em seguida, notificou a Coligação de Otílio para apresentarem defesa no prazo de dois dias, nos termos do art. 18 da Resolução TSE nº 23.608/2019.

  • Guanambi: Cemitério Municipal é alvo de denúncias sobre sujeira e mato

    Foto: leitor Sudoeste Bahia Foto: leitor Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    30/10/2020 - 10:19


    A falta de cuidado com o cemitério de Guanambi é classificada como “uma afronta aos cidadãos e cidadãs que viveram na nossa cidade”

    GUANAMBI

     - Dia 02 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, uma forma de relembrar os entes queridos que partiram desta vida, indo para a Eternidade. Neste dia, os cemitérios de Guanambi ficam lotados de pessoas que vão visitar os túmulos dos seus familiares e realizar limpeza e conservação dos jazigos e fazer suas orações. Em Guanambi, o Cemitério Santo Antônio é alvo de inúmeras denúncias pela falta de zelo e cuidado por parte da Prefeitura. A redação do Sudoeste Bahia recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), denúncias sobre a situação que se encontra o citado cemitério, as vésperas do Dia de Finados. A denunciante classificou a falta de cuidado do cemitério como “uma afronta aos cidadãos e cidadãs que viveram na nossa cidade”.

    Foto: leitor Sudoeste Bahia
    Foto: leitor Sudoeste Bahia

    “Estou me sentindo desrespeitada. Vim trocar as flores do túmulo do meu pai, e me deparo com isso (a sujeira). Os funcionários da prefeitura roçaram e não recolheram o lixo. Tem lixo da Semana Santa aqui. Uma caixa de papelão que colocamos no Cruzeiro (para recolher o lixo) na Semana Santa está aqui até hoje. Sinto-me revoltada”, relata a denunciante. “Fico imaginando as pessoas mais simples que já tem tanto sofrimento e ainda passarem por isso em um momento de dor. Não é fácil vir ao cemitério visitar alguém que amamos e encontrar o lugar assim, largado e sem manutenção”, lamentou a denunciante. A denúncia também aponta que a prefeitura apenas “pintou o muro do lado de fora e dentro está um caos.” O Sudoeste Bahia tentou contato com a Prefeitura de Guanambi para comentar o assunto, porém, não obtivemos sucesso. O espaço encontra-se aberto para esclarecimentos.

  • Política esquenta em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    30/10/2020 - 10:01


    A proximidade do dia da eleição e a disputa aparentemente acirrada, tem provocado em todo o município desentendimentos

    CAETITÉ

    - Os últimos dias da política em Caetité tem sido marcados pela grande movimentação das redes sociais de Candidatos e eleitores e pela visível elevação do tom das provocações.  A proximidade do dia da eleição e a disputa aparentemente acirrada, tem provocado em todo o município desentendimentos e segundo informações em alguns casos, chegando até as vias de fato. Infelizmente, o destempero de alguns eleitores, pode acabar manchando o processo eleitoral em Caetité, que sempre foi marcado pela disputa limpa, nunca chegando ao nível que temos observado nos últimos dias. Esta marcado para o próximo dia 03 de novembro, um debate entre os 04 candidatos postulantes ao cargo de prefeito. Temendo que manifestações de violência e ataques a democracia ocorram, as entidades realizadoras do debate, tem se organizado no sentido de coibir qualquer tipo de ação que venha atrapalhar o processo democrático. A Polícia Militar e o Serviço de transito do município foram acionados para garantirem a segurança do evento. Tradicionalmente, os eleitores costumam se reunir em pontos distintos da cidade e logo após o debate irem ao encontro de seus candidatos para prestarem apoio. Dessa vez, o debate está programado para ocorrer na câmara de vereadores e certamente as imediações serão tomadas por simpatizantes dos 04 candidatos. Apesar dos pedidos de paz expelidos pelos organizadores, há um temor de que algo saia do normal. Medidas de segurança serão tomadas e esperamos que não haja nenhum tipo de acontecimento que venha a manchar o processo eleitoral da cidade. A democracia conta com o bom senso de cada eleitor e de cada eleitora.

  • Estado decreta férias coletivas para professores da rede estadual a partir de terça

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues

    30/10/2020 - 09:56


    Decisão considera o estado de calamidade pública e a situação de emergência devido à pandemia da Covid-19

    BAHIA

    - O governo da Bahia decretou férias coletivas para os professores da rede estadual de ensino, a partir da próxima terça-feira (3). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (30). A decisão considera o estado de calamidade pública em todo o território baiano e a situação de emergência devido à pandemia decorrente da Covid-19. As férias serão de 30 dias seguidos, até o dia 2 de dezembro. A medida se aplica a 33.391 servidores, sendo professores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do quadro do magistério público estadual, além de contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e outros profissionais da Educação. Em todo o país, 17 estados concederam períodos de 15 dias de férias para os professores. Outros três estados deram férias de 30 dias.

  • Carlos Bolsonaro distribui bônus generosos a servidores suspeitos de participar de 'rachadinha', diz revista

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    30/10/2020 - 09:45


    POLÍTICA

    - O vereador Carlos Bolsonaro, filho do meio do presidente Jair Bolsonaro, concedeu polpudas gratificações a assessores suspeitos de participar de esquema de "rachadinhas", segundo reportagem publicada hoje (30) pela revista Veja. Um inquérito instaurado em agosto do ano passado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apura a contratação de funcionários-fantasmas no gabinete de Carlos. Dados obtidos pela revista reforçam as suposições de irregularidades. Além dos salários, os assessores ganhavam uma espécie de bônus que chega a até 80% da renda mensal de cada um. A distribuição desses extras já soma 3,035 milhões de reais no gabinete de Carlos. Oficialmente chamadas de “encargos DAS”, as gratificações são dadas àqueles que o parlamentar escolhe para executar alguma tarefa adicional, como sentar-se à cadeira de uma comissão da Câmara, por exemplo. Não é necessária nenhuma justificativa ou prova de capacidade técnica, nem tampouco há controle de presença nas reuniões. Quem atesta a presença é o próprio “padrinho” do assessor. De acordo com levantamento da Veja com base na Lei de Acesso à Informação, a assessora que mais recebeu gratificações foi Juciara da Conceição Raimundo, beneficiária da quantia de R$ 673.670. Ela esteve lotada no gabinete de Carlos por mais de onze anos e fez parte do grupo de nove assessores exonerados em dezembro de 2018, após a eleição de Jair Bolsonaro como presidente. No entanto, até pouco tempo atrás ela morava em uma casa, de tijolo aparente, que divide espaço com uma oficina mecânica, em uma favela em Cordovil, bairro de classe média baixa na Zona Norte do Rio. Procurado pela revista, o vereador não quis se pronunciar.

  • Brasil terá vacina contra Covid-19 até junho de 2021, diz diretor da Anvisa

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    30/10/2020 - 09:43


    Antônio Barra Torres disse à agência Reuters que a Anvisa ainda não decidiu sobre a eficácia mínima a exigir

    BRASIL

    - O Brasil espera ter uma vacina contra a Covid-19, aprovada e pronta para uso em um programa nacional de imunização até junho de 2021, disse hoje (29) o chefe da Anvisa, Antônio Barra Torres. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. No Brasil, são desenvolvidos testes dos imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca; pela Sinovac Biotech; pela Pfizer Inc em parceria com a BioNTech; e pela subsidiária farmacêutica da Johnson & Johnson, a Janssen. Torres disse à agência Reuters que a Anvisa ainda não decidiu sobre a eficácia mínima a exigir, mas lembrou que a agência já aprovou vacinas para outras doenças, no passado, com menos de 50% de eficácia. Essa taxa é o percentual de pessoas que, tomando o imunizante, ficaria de fato protegido da doença.

  • Residência Estudantil de Guanambi pode fechar por conta de dívida no valor de R$ 20 mil

    Foto: Latinha Foto: Latinha
    Por Willian Silva

    30/10/2020 - 09:20


    Os alunos correm o risco de serem despejados, de acordo com residente da R.E.G

    GUANAMBI

    A Residência Estudantil de Guanambi (REG), fundada há mais de 50 anos, está passando por dificuldades. É o que conta o estudante da Área Básica de Ingresso em Física em Salvador e usuário da REG, Pedro Henrique. “A REG está passando por um momento um pouco complicado. Desde novembro do ano passado, por conta de um processo trabalhista, que a gente simplesmente não tem culpa nenhuma, nem noção nenhuma, a gente, simplesmente, perdeu a validade da nossa certidão negativa trabalhista. Por conta disso, o convênio que a gente tem com a Prefeitura, não tá sendo repassado”. Por conta desse processo trabalhista, Pedro diz que as dificuldades pra manter a residência têm sido grandes. O estudante diz que os custos básicos como água, energia elétrica, gás e alimentação são elevados. Além disso, o universitário diz que ainda existem os custos pessoais de cada aluno como transporte, alimentação e material escolar. “Salvador é uma cidade com o custo de vida elevado, o que complica mais ainda a situação”. Segundo o estudante, a dívida com aluguel, até o momento gira em torno de R$20 mil. “Temos que arcar com essa despesa do nosso bolso”, conta o estudante. Para tentar evitar o despejo – que inclusive Pedro já sinalizou que pode ocorrer a qualquer momento -, os moradores da REG estão fazendo uma rifa e uma vakinha online para tentar diminuir a gigantesca dívida. Mesmo com a pandemia, Pedro Henrique conta que as contas não param de chegar e que a REG, que já foi palco de lutas durante a Ditadura Militar, pode fechar a qualquer momento. Mais informações (77)9.9960-0130 ou no Instagram @residenciaestudantildeguanambi.  Ouça a entrevista abaixo