Sudoeste Bahia
 
 
voz do povo
 
PAULO Marcos
19.08.2014 - Gostaria que a PREFEITURA ou a empresa SR CONCURSO E PESQUISA, venha a publico explicar a demora na apuração... Mais
 
devani novais souza
19.08.2014 - aqui no bairro da escola acricula tem alguem matando gato evenenado ontem por volta da meia noite morreu... Mais
 
nilton
19.08.2014 - quero aqui deixar registrada a minha indignação contra a embasa de guanambí. ha alguns dias a embasa... Mais
 
 
 
arquivo
 
2014
Agosto (145)
Julho (262)
Junho (256)
Maio (301)
Abril (268)
Março (183)
Fevereiro (276)
Janeiro (288)

 
categorias
 
Caetité (466)
 
Caso de policia (657)
 
Diversos (162)
 
Economia (721)
 
Educação (186)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1558)
 
Estado (460)
 
Internacional (8)
 
Justiça (150)
 
Loterias (8)
 
Luzmar Oliveira (2)
 
Nacional (159)
 
Policial (1563)
 
Política (345)
 
Região (2182)
 
Religião (19)
 
Saúde (128)
 
 
facebook
 
 
21 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Guanambi: Ministério Público investiga irregularidades no Abrigo do Velhinhos
Foto: Bonny Silva

O Ministério Público está investigando a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos, conhecida como Abrigo dos Velhinhos, a partir de denúncia que apontava diversas irregularidades na instituição. O MP comprovou algumas irregularidades como ausência de alvará sanitário, instalações deficientes e inexistência de atividades de lazer. A investigação comprovou que não procedem as acusações de maus-tratos, alimentação de má qualidade ou desvio de recursos. Segundo a Promotora responsável pelo caso, Tatiane Miranda Caires de Mansine Castro, o Abrigo necessita de maiores investimentos por parte do poder público, municipal e estadual. Nesse sentido, a Promotora decidiu impetrar uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, para que o Município inclua em seu orçamento os recursos para a instituição e o Estado aumente os repasses financeiros.

 
21h15 - 20 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Caetité: Cliente é furtada dentro de loja

Na tarde desta terça-feira (19), por volta das 14h25min, uma cliente de uma loja no centro da cidade, teve seu aparelho celular Samsung Gran Duos preto furtado. A cliente Neuzely estava realizando uma compra, quando colocou a bolsa e o celular em cima do balcão. A vítima olhava para o objeto que estava comprando enquanto uma vendedora conversava com o atendente da loja, momento em que um meliante encostou ao seu lado e sem que ninguém percebesse pegou o celular de forma rápida e colocou do outro lado do balcão. Ao finalizar a conversa com o atendente, Neuzely pegou sua bolsa e saiu do estabelecimento. O bandido que trajava uma camisa listrada e usava um boné, percebeu que a vítima não sentiu falta do aparelho, pegou o celular novamente e saiu dando uma de irritado, para que ninguém desconfiasse. Câmeras de Segurança da loja Casas Lima registraram toda ação do bandido. A Polícia Militar foi informada e compareceu até o estabelecimento para conferir as imagens gravadas e sair em busca do meliante pela cidade. Um Boletim de Ocorrência foi registrado. Por Fábio AlvesICaetfest

 
21h08 - 20 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Teixeira de Freitas: advogado mata sócio e deixa várias pessoas feridas à bala
Foto: Reprodução Liberdade News

Um tiroteio na tarde desta terça-feira, dia 19 de agosto, deixou uma vítima fatal e várias pessoas feridas, no centro da cidade de Teixeira de Freitas, região sul do estado. Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o advogado Danilo Ungaro invadiu um prédio comercial atirando em várias pessoas, com uma pistola 380, esvaziando completamente um carregador com capacidade para 14 munições. O advogado atingiu o seu sócio, matando-o. Várias pessoas que estavam no prédio foram alvejadas. 

Foto: Reprodução Liberdade News

Quando a polícia chegou encontrou sangue espalhado pelo prédio. Após colher informações, a PM saiu em perseguição ao suspeito do crime, alcançando-o no BR 101, nas imediações do Distrito de Rancho Alegre. Danilo estava com a pistola utilizada no crime, um carregador vazio e outro cheio com quatorze munições intactas. O atirador está à disposição da justiça. As vítimas foram atendidas pelo SAMU e estão fora de perigo.

 
14h48 - 20 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Luís Eduardo: ônibus bate em caçamba na BR 020 e deixa um idoso morto
Foto: Alô Salomão

Um ônibus bateu na traseira de uma caçamba que estava parada na pista, na BR 020, por volta das 5 horas da manhã, desta quarta-feira, dia 20 de agosto, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O ônibus fazia a linha Brasília a Barreiras. Com o choque, um idoso de 62 anos, identificado como Luiz Yoshio Shirabe, morreu no local. Outros quatro passageiros ficaram feridos, foram socorridos e encaminhados para o Hospital do Oeste.

 
14h39 - 20 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Eleições 2014: por dentro das últimas...

O candidato a vice-governador da Bahia, na chapa de Lídice da Mata (PSB), Eduardo Vasconcelos (PSB), ex-prefeito de Brumado, agendou para esta semana reuniões com empresários, caminhadas nesta quarta-feira por ruas de Brumado e viagem para municípios da região. Eduardo demonstra satisfação com o crescimento da candidatura de Marina Silva, segundo pesquisa do Instituto DataFolha. Para o socialista, Marina e Lídice seguirão o legado de Eduardo Campos para as eleições de outubro.

 

 
10h30 - 20 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Guanambi: animais são flagrados pastando nas ruas da cidade
Foto: Bonny Silva

A cidade de Guanambi convive com a presença de animais em pleno meio urbano, contrariando a legislação que proíbe essa prática. Os proprietários permitem que os animais tomem conta das vias públicas, desde os bairros mais nobres até aqueles considerados mais carentes. Os animais pastam e podem ser flagrados facilmente. São ovelhas e cavalos que transformam a cidade em uma fazenda. A administração municipal não assume o seu papel fiscalizador, enquanto isso, os donos dos animais se aproveitam da situação para cometer infrações contra a sociedade.

 
23h40 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Brumado: adolescente é morto na porta da escola na noite desta terça-feira
Foto: Sudoeste Bahia

O adolescente Carlos Vicente, de 15 anos, foi assassinado a tiros na porta do Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, na noite desta terça-feira, dia 19 de agosto. Testemunhas relataram ao Sudoeste Bahia, que o menor estava sentado na calçada em frente à escola, quando dois indivíduos em uma moto, se aproximaram e efetuaram os disparos fatais, fugindo após o crime. Um clima de pânico tomou conta dos alunos e funcionários, que fecharam as portas e chamaram a polícia. Os agentes já encontraram o adolescente sem vida. A polícia acredita que a vítima seja usuária de drogas e o crime pode ter sido um acerto de contas, devido a dívidas com o tráfico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

 
22h37 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Caetité: moradores reivindicam atuação do Plano Diretor
Foto: Sudoeste Bahia

Com população estimada, conforme base de dados do IBGE, de 52 mil habitantes, para 2013, e diante de uma expansão urbana vertiginosa nas últimas duas décadas, a cidade de Caetité, tem assinalado necessidades de uma política de desenvolvimento urbano atuante. Moradores do Bairro Santo Antônio, tem procurado a Redação do Sudoeste Bahia expressando insatisfação e preocupação com as consequências provocados pela ociosidade de um terreno baldio, localizado no bairro. Dentre as reclamações, descreveram o terreno como depósito de lixo e entulhos, e consequentemente frequentado por animais peçonhentos (escorpiões, serpentes, aranhas), cavalos e cachorros, além de ter funcionado como território de encontro a usuários de drogas. Diante da sensação de insegurança, a sociedade, amparada pelo Art. 168º da Lei Orgânica de Caetité, que expressa o direito, mediante termos da lei federal, de exigir ao proprietário o uso adequado do solo urbano, bem como ao poder público, visto a garantia do bem- estar de seus habitantes, conforme Art. 182 da Constituição Federal, a tomada de atitude e a operacionalização do Plano Diretor. 

 
Tag(s): Caetité Sudoeste Bahia, Noticias de Caetité, Sudoeste Bahia
 
22h36 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Foram convocados mais 700 candidatos aprovados no último concurso da PM
Foto: Reprodução

Foram convocados mais 700 candidatos aprovados no concurso para a Polícia Militar da Bahia, realizado em 9 de dezembro de 2012. Com essa convocação já são 3.295 novos policiais, nos últimos dez meses, representando um percentual 65% maior do que as vagas previstas inicialmente. Após cumprir as formalidades prescritas no edital, os novos soldados passarão por um Curso de Formação de Soldados (CFS), com duração de 9 meses. Em 2015, os policiais e bombeiros já estarão atuando nas ruas.

 
22h35 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Professor pesquisador da UEFS defende alimentação com insetos: que tal um grilo com cobertura de chocolate?
Grilos com cobertura de chocolates

Professor lotado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), alagoano e residente em Feira de Santana há 19 anos, entende que o futuro da humanidade é a adoção de hábitos alimentares alternativos, visto a necessidade em suprir o risco da falta de comida. "A alimentação por insetos será a alternativa daqui a algum tempo. Em 2050, seremos 9 bilhões e não teremos como suprir a fome de todo o mundo. Não será ecologicamente correto, devastar florestas inteiras para criar mais gado e teremos que ter uma alimentação mais alternativa", defendeu o professor Eraldo Medeiros Costa, em entrevista ao canal Caminhos da Bahia. A pesquisa teve início há 20 anos e faz uma leitura do uso de insetos na alimentação popular, e ganhou espaço em Congressos de cunho nacional e internacional comprovando que os hábitos são saudáveis, legítimos e mais comuns do que se pensa.

Sopa de larvas besouros

Segundo o pesquisador, Eraldo, pesquisadores de vários países, se interessaram pela pesquisa, além da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) que divulgou um relatório em que incentiva a criação em larga escala de insetos para o consumo humano, no entanto, "Infelizmente no Brasil, ainda não tem muita aceitação. A reação de nojo e aversão é grande, mas quando as pessoas experimentam acabam aceitando, principalmente, as crianças e jovens". O pesquisador alerta que não é qualquer inseto que pode ser consumido, cabendo ao interessando em pesquisar antes de qualquer tomada de atitude, e compreender os limites, indicações e precações a se tomar na preparação dos pratos.

 
15h49 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Caetité, pequenina mas ilustre – Por Luzmar Oliveira

Caetité de ontem... E de hoje

 

Naqueles finais de tarde, após o banho morno, minhas irmãs me arrumavam, agasalhavam e penteavam meus cabelos com enorme cuidado e carinho. Era inverno em Caetité e o céu insistia em vestir suas roupas cinzentas, derramar muita agua nas ruas e deixar o vento frio solto aprontando. E, ano após ano, convivíamos com aquele clima serrano, gostoso, e com aquela cidadezinha mansa e abençoada. Quando às dezoito horas o relógio da igreja tocava as badaladas da Ave Maria, era hora de entrarmos para jantar.

 

Jantar significava tomar sopa, café com leite, pão com manteiga, chiringas e bolo (“bolo de forma”, como o chamávamos). E, no inverno, como aquele caldo quentinho era abençoado! Ao invés do café (que nunca gostei), tomava um Toddy e comia pão com manteiga de garrafa. Como os fogões eram de cimento usávamos a sua trempe de ferro como “gril” para tostar o lado da manteiga do pão. Aquele chiado gostoso o dourava e deixava exalar um cheiro delicioso. 

 

 
Tag(s): Caetité, Caetité Sudoeste Bahia, Caetité, pequenina mas ilustre, Luzmar Oliveira , Noticias de Caetité
 
15h29 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Irecê: adolescente de 14 anos é acusado de assassinar o pai adotivo com um tiro na cabeça

A cidade de Irecê registrou o 30º homicídio neste ano de 2014. Um adolescente de inicial “P”, de 14 anos, é suspeito de assassinar o seu pai adotivo, Afonso Oliveira Santos, de 42 anos, na noite desta segunda-feira, dia 18, por volta das 19h, no bairro Loteamento Fernandes. Segundo informações, o adolescente é dependente químico e apresentava problemas de comportamento. Afonso foi morto com um tiro na cabeça. O adolescente está foragido, sendo procurado pela Polícia. O corpo da vítima foi encaminhando ao Instituto Médico Legal (IML), para necropsia.

 
15h15 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Bahia: Justiça Eleitoral funcionará normalmente durante a greve dos servidores da justiça

A greve dos servidores da Justiça Federal, iniciada nesta segunda-feira dia 18 de agosto, não afetará os serviços da justiça eleitoral, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA). Assim, o eleitor continuará contando com os serviços normais para casos como o pedido do voto em trânsito, com prazo final na próxima quinta-feira, dia 21. A categoria em greve reivindica reposições salariais para superar a defasagem que, segundo informações do movimento, já atinge 40%. Outro motivo de protesto é a suspensão dos aumentos salariais desde o ano de 2006. A Bahia conta com 205 zonas eleitorais, sendo que 185 estão no interior.

 
15h05 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Eleições 2014: por dentro das últimas...

O PSB firmou compromissos com os partidos pequenos que compõem a sua coligação (PPS, PPL, PSL, PRP e PHS), avalizados por Eduardo Campos. Agora, esses partidos exigem o aval de Marina Silva para que concordem com a sua candidatura à Presidência da República. Marina precisa ser aceita pela maioria dos partidos da Coligação. Entre esses acordos estava a tarefa assumida por Campos em financiar as campanhas dos parlamentares dos partidos que, juntos, ofereceram dois minutos no horário eleitoral gratuito, do candidato pernambucano. Os próximos dias serão decisivos para o grupo.

 

O candidato ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), recebeu o apoio de socialistas e petistas da Bacia do Paramirim. Entre essas lideranças, estão o ex-prefeito de Paramirim, Silvio Umberto (PSB), o ex-candidato a prefeito de Paramirim, Antônio Carlos (PT), dentre outros nomes conhecidos na região. Antônio Carlos afirma que o seu grupo não possui compromissos com o governo Jaques Wagner, que apoiou os seus adversários na última eleição municipal. Souto e Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado Federal, estarão em Paramirim no próximo dia 24 de agosto.

 

 

 
08h45 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Caetité: Governo libera pagamento do Programa Garantia Safra

Os agricultores que aderiram ao programa Garantia Safra, receberão os benefícios relativos à safra 2010/20103 e 2013/2014, a partir deste mês de agosto, conforme calendário de pagamentos de benefícios sociais definido pela Caixa Econômica Federal. Somente no Município de Caetité serão R$ 2.377.450,00, pagos a 2.797 agricultores, em 5 parcelas de R$ 170,00. Veja a relação de municípios do Sudoeste que receberão os recursos: Bom Jesus da Lapa - 2430 / Boquira - 1924 / Botuporã - 456 / Brumado - 2435 / Caculé - 552 / Caetité - 2797 / Carinhanha - 1901 / Caturama - 492 / Condeúba - 1115 / Cordeiros - 807 / Coribe - 1326 / Correntina - 777 / Dom Basílio - 1042 / Érico Cardoso - 104 / Feira da Mata - 290 / Guanambi - 1879 / Ibiassucê - 1419 / Ibipitanga - 670 / Ibotirama - 1734 / Igaporã - 890 / Iuiú - 817 / Jaborandi - 474 / Jacaraci - 1763 / Lagoa Real - 1743 / Licínio de Almeida - 1234 / Livramento de Nossa Senhora - 2127 / Macaúbas - 3943 / Maetinga  - 472 / Matina 1003 / Mortugaba - 468 / Palmas de Monte Alto - 3488 / Paramirim - 462 / Paratinga - 3623 / Pindaí - 1895 / Piripá -  627 / Presidente Jânio Quadros - 745 / Rio do Antônio - 844 / Rio do Pires - 204 / Santa Maria da Vitória - 2178 / Sebastião Laranjeiras - 1102 / Sítio do Mato - 1238 / Tanque Novo - 500 / Urandi - 1723

 
08h41 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Eleições 2014: termina quinta-feira o prazo para requerer o voto em trânsito

As eleições de 2014 permitirão o voto em trânsito para quem estiver em cidades com mais de 200 mil eleitores. Na Bahia, o voto poderá ser efetuado somente em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador. O eleitor que pretende utilizar essa forma de voto tem até a próxima quinta-feira, dia 21 de agosto, para apresentar o pedido junto à Justiça Eleitoral, informando onde estará no dia da votação. Para isso, o eleitor levará um documento oficial com foto ao Cartório Eleitoral. Após o pedido, o cidadão fica impedido de votar na sessão de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 86 cidades do país oferecendo o voto em trânsito. Confira a lista das cidades no site do TSE.

 
08h30 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Brumado: dependente químico é morto com uma pedrada na cabeça
Foto: Sudoeste Bahia

Giliarde dos Santos Silva, conhecido por Juninho, de 24 anos, foi morto na noite desta segunda-feira, dia 18 de agosto, na cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vítima discutia com outro homem, em um bar na Praça Téofilo Alves de Lima, próximo ao Mercado Municipal, quando ambos começaram a correr em volta de um carro. O homem atirou uma pedra que acertou a cabeça de Giliarde. A Polícia Militar chegou ao local e acionou a UTI Móvel de uma funerária para o socorro do ferido. O homem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Juninho possuía diversas passagens pela polícia e internações devido à dependência química. No entanto, desistiu dos tratamentos e retornou às ruas onde era visto constantemente embriagado. A polícia realiza buscas para prender o agressor.

 
08h25 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Aracatu: homem é preso por porte ilegal de arma de fogo
Foto: Divulgação Polícia Militar

A parceria com a comunidade auxilia a polícia no combate à violência. Elmiro Novais Neto foi preso na cidade de Aracatu, na Praça Ladislau Clemer, após denúncia anônima encaminhada à polícia. Os agentes encontraram, durante a abordagem, um revólver calibre 22, em poder de Elmiro, com duas munições picotadas e três deflagradas. A polícia encaminhou o homem à Delegacia local onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

 
08h15 - 19 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Aracatu: marido agride jovem de 17 anos com golpes de faca
Foto: Brumado Urgente

A polícia de Aracatu procura por marido que fugiu após esfaquear sua esposa, uma jovem de 17 anos, de prenome Nalcie, na localidade de Serra Negra, zona rural do Município de Aracatu, região Sudoeste da Bahia. A agressão ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 18 de agosto. A jovem ferida foi encaminhada ao Hospital de Base de Vitória da Conquista, em estado grave.

 
17h36 - 18 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Guanambi: homem é assassinado com 5 tiros na tarde desta segunda-feira
Foto: Marcelo Santos / Sudoeste Bahia

Foi morto na tarde desta segunda-feira, dia 18 de agosto, por volta das 15:30h, Armando Cosme Magalhães, conhecido por Boizim, de 53 anos de idade,o crime aconteceu na Rua José Humberto Nunes, em frente ao açougue Casa de Carnes Guanambi, próximo ao Estádio Municipal Dois de Julho. Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, Armando foi alvejado, pelas costas, com 6 disparos, dois tiros atingiram suas costas e três disparos finais atingiram sua cabeça. A arma utilizada foi um revólver de calibre 38. Os tiros provocaram a exposição de massa encefálica. O sexto tiro atingiu uma parede. Uma versão não confirmada, conta sobre a chegada de dois homens em uma moto, sendo que o carona teria realizado os disparos. Segundo informações da polícia, Armando estava marcado para morrer. Possuía várias passagens por tráfico de drogas. As polícias civil e militar estiveram no local, juntamente com uma equipe do SAMU e a polícia técnica. Até o momento os investigadores não conseguiram testemunhas do fato.

 
15h43 - 18 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Eleições 2014: por dentro das últimas...

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, captou o cenário eleitoral após a morte de Eduardo Campos e com Marina Silva substituindo o pernambucano como candidata à Presidente: Dilma Roussef (PT) 36%, Marina Silva (PSB) 21%, Aécio Neves (PSDB) 20%, Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1%, os demais candidatos não pontuaram. Em um eventual segundo turno, Marina alcançaria 47% dos votos, contra 43% da Presidenta Dilma Roussef.

 

A coordenação da campanha de Aécio considera como esperado o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda, dia 18, colocando Marina Silva à sua frente em segundo lugar. Para o grupo de Aécio, o resultado é natural devido ao clima de emoção que tomou conta do país, devido à morte de Eduardo Campos. Essa é a mesma explicação para o aumento da diferença de Dilma contra Aécio em um eventual segundo turno (47% a 39%), segundo o Datafolha. A coordenação está confiante no desenrolar da campanha por acreditar que Aécio mostrará as melhores propostas ao eleitor.

 

 
15h32 - 18 de Agosto de 2014 Imprimir
 
Caetité: Diocese retoma trabalhos com a Pastoral da Comunicação
Foto Divulgação

A Diocese de Caetité realizou um encontro entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Treinamentos de Líderes, para leigos e comunicadores, com o objetivo de retomar as atividades da Pastoral da Comunicação (PASCOM), que ficou sob a coordenação do Padre Paulo Henrique, da Paróquia de Igaporã, indicado pelo Bispo Dom Ricardo Bruasati. O encontro foi ministrado pelo padre Clóvis Andrade, Assessor da Comunicação Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a irmã Élide Fogolari, Coordenadora Nacional da Pascom. Participaram do evento representantes de 22 municípios da Diocese, além da TV Bom Jesus, da Diocese de Bom Jesus da Lapa. A PASCOM dará apoio para a criação da Pastoral da Comunicação em cada paróquia.

 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua Paramirim, 80 Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9830-2067 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções