• Oito pessoas morrem em grave acidente na BR-101

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    30/04/2017 - 09:38

    Um grave acidente entre um carro de passeio superlotado e um caminhão dos Correios deixou oito pessoas mortas e uma ferida em estado grave, na BR-101, nas imediações do município de Itabela, no sul baiano, na madrugada deste domingo (30/04). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as vítimas estavam no automóvel, um Fiat Palio, que tem capacidade para transportar cinco indivíduos. O motorista do cargueiro não sofreu escoriações. Segundo a PRF, a colisão aconteceu por volta das 3h, quando o veículo pequeno invadiu a contramão em uma curva e bateu de frente com o caminhão. O único sobrevivente do carro, um jovem de 19 anos, foi socorrido ao Hospital Regional de Eunápolis. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da mesma cidade.

  • Homem morre após caminhão capotar e cair em ribanceira em Riacho de Santana

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira

    29/04/2017 - 06:04

    Um homem de 51 anos de idade morreu após o caminhão em que ele estava capotar e cair em uma ribanceira na BR-430, próximo ao município de Riacho de Santana, na região Sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu por volta das por volta das 20h de sexta-feira (28/04). De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor tentou desviar de uma carreta que vinha no mesmo sentido, perdeu o controle da direção, saiu da pista, capotou e caiu em uma ribanceira. O veículo transportava uma carga de oxigênio. Após capotar, a cabine onde as vítimas estavam ficou completamente destruída. O motorista do veículo teve ferimentos leves e foi encaminhado pelo Samu 192 para Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho. O passageiro identificado como Carlito de Oliveira Santoschegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A perícia esteve no local e o laudo deve esclarecer o que houve.

  • Senadores começam a analisar reforma trabalhista

    Foto: Roque de Sá | Agência Senado
    Foto: Roque de Sá | Agência Senado
    28/04/2017 - 18:38

    Os senadores vão começar o mês de maio com a missão de analisar a proposta de reforma trabalhista aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada da última quinta-feira (27/04). Assim que chegar ao Senado, o projeto será publicado, numerado e encaminhado para as comissões. Do mesmo modo que ocorreu na Câmara, a proposta não deve encontrar consenso. Senadores governistas e de oposição já se manifestaram de maneira divergente sobre o assunto, seja na tribuna do Plenário ou em entrevistas à imprensa. O texto aprovado na Câmara é na verdade um substitutivo do relator Rogério Marinho (PSDB-RN) à proposta do governo Temer que chegou ao parlamento no fim do ano passado. Ou seja, uma alteração significativa na proposta original. Na Câmara, o projeto passou por uma comissão especial antes de chegar ao Plenário. Para ser aprovado, o projeto precisará de maioria simples, ou seja, metade dos senadores presentes mais um voto. A proposição a ser analisada prevê, além da supremacia do negociado sobre o legislado, o fim da assistência obrigatória do sindicato na extinção e na homologação do contrato de trabalho. Além disso, extingue a contribuição sindical obrigatória de um dia de salário dos trabalhadores. Há também mudanças nas férias, que poderão ser parceladas em até três vezes no ano e regras para o trabalho remoto, também conhecido como home office. Para o patrão que não registrar o empregado, a multa foi elevada e pode chegar a R$ 3 mil. Atualmente, a multa é de um salário mínimo regional.

  • Bom Jesus da Lapa: Polícia Militar apreende armas e drogas

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    28/04/2017 - 16:43

    Drogas e armas foram apreendidas na manhã desta sexta-feira (28), durante operação de policiais militares lotados na 38ª CIPM, em Bom Jesus Da Lapa. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, no interior de uma residência situada no Conjunto Bom Jesus, foi encontrado em propriedade de uma mulher identificada como Ana Paula Santos de Amorim, 28 anos de idade – a qual havia deixado a prisão no mês de fevereiro de 2017 – e de 2 adolescentes: 05 armas de fogo (03 Pistolas e 02 revólveres) e ainda uma grande quantidade de drogas, destinadas ao tráfico. A mulher foi detida e os menores apreendidos. O material é todos os envolvidos foram conduzidos e apresentados na sede da 24ª Coorpin.

  • Homem dorme ao volante e capota automóvel na BA-148, em Jussiape

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    28/04/2017 - 14:35

    Um acidente envolvendo o veículo Fiesta, placa policial DRC-9175, foi registrado na manhã desta sexta-feira (28/04), na BA-148, nas imediações do Bar do "Borai", no município de Jussiape. De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Alaelson Cassiano da Silva, natural de Barra do Mendes (BA), conduzia o veículo em direção ao Estado de São Paulo, mas cochilou ao volante, perdeu o controle da direção e capotou o veículo. Apesar do impacto, o motorista não se feriu gravemente.

  • Bahia: provas do Concurso da Embasa são adiadas

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    28/04/2017 - 14:01

    Na manhã desta sexta-feira (28/04), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o adiamento das provas objetiva e discursiva do Concurso Embasa 2017, que seriam aplicadas em todo o Estado no dia 7 de maio de 2017. Segundo informações da publicação, a medida foi tomada após notificação do Ministério Público do Trabalho. “Em atenção à notificação nº 54262.2017 do Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª região Salvador, ficam adiadas as provas Objetivas e Provas Discursivas previstas para acontecer no dia 07/05/2017”, diz o comunicado. Um novo cronograma deverá ser divulgado em breve. O concurso oferece 600 vagas para nível médio, técnico e superior. As vagas a serem preenchidas são para diversos municípios baianos: Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Itamaraju, Caetité, Paulo Alonso, Camaçari, Candeias entre outros.

  • Caetité: populares, sindicatos e professores se mobilizam pela Greve Geral

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    28/04/2017 - 13:05

    Em protesto contra as reformas Trabalhista, Previdenciária e Sindical, todo o país está mobilizado em uma “Greve Geral” que é organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas frentes de esquerda Brasil Popular e Povo Sem Medo. No município de Caetité, os protestos tiveram início às 7h, na saída da BR- 122, que liga Caetité ao distrito de Maniaçu e a Paramirim. Por volta das 8h, os manifestantes seguiram em direção a BR- 030, na saída de Caetité sentido a Brumado, onde havia outro grupo de manifestantes concentrados e de onde seguiram passando pela Praça da Catedral, Avenida Santana e Praça do Mercado, finalizando em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, por volta das 11h. Participaram das manifestações: Frente Brasil Popular; Frente Povo Sem Medo, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité, Mulheres Camponesas, Sindmine, Movimento Estudantil, Consulta Popular e professores das redes Municipal e Estadual, contabilizando, segundo os manifestantes, aproximadamente 3.000 pessoas.

  • Objetos são furtados em veículo no centro de Caetité

    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira & Vílson Nunes

    28/04/2017 - 11:20

    Ao estacionar o veículo da empresa onde trabalha na Rua Barão, no centro do município Caetité, na manhã da última quarta-feira (26/04), o funcionário de uma empresa terceirizada, prestadora de serviços relacionados a iluminação pública, teve furtado de dentro do veículo alguns equipamentos de uso no trabalho. Em ocorrência registrada na Delegacia Territorial de Guanambi, ele informou que saiu do veículo para realizar um reparo na rede de energia e quando retornou não mais encontrou um aparelho de medição de energia elétrica, entre outros objetos. A polícia investiga o caso e utilizará as imagens das câmeras de segurança nas imediações para identificar os autores do crime.

  • Palmas de Monte Alto: Professora da Rede Municipal alega ser “vítima de perseguição política”

    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    Por Vílson Nunes

    28/04/2017 - 10:45

    Em entrevista concedida ao programa Giro de Notícias, na Rádio Visão FM, nesta quinta-feira (27/04), a professora montealtense Terezinha Teixeira Santos, abordou a sua insatisfação com relação ao tratamento que vem recebendo da atual direção do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, em Palmas de Monte Alto. Segundo a servidora, houve um ato desigual na divisão da carga horária de aulas e disciplinas aos professores da referida Instituição Escolar. “Quando recebi meu horário, levei um choque, pois tinha certeza que ensinar Língua Portuguesa e Redação, porque é minha área, afinal de contas a gente só faz bem feito aquilo que é da sua competência, algo diferente que você não tem muita afinidade não sairá bem feito, e que eles não pensaram nem no aluno, porque o professor não vai desenvolver um bom trabalho se não tem afinidade com a disciplina. E aí vi no meu horário que fiquei desesperada, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Relações Humanas e Artes e ainda por cima 8 aulas vagas por semana, que nem um professor de contrato tem um número de aulas vagas desse aqui”, desabafou Terezinha. Ainda conforme a educadora, o secretário de educação do município, Domingos Rodrigues Porto Neto e o prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz têm conhecimento do fato, mas até agora o problema não foi resolvido. “O que me caracteriza isso é uma perseguição política por conta do voto. Eu sou uma cidadã montealtense, tenho direito de escolher o meu candidato, assim como todos podem, e se é pensando no voto, pensem nos alunos, pense na família dos alunos que votaram neles, que elegeram eles. Eu não estou na prefeitura de Palmas de Monte Alto por que senhor prefeito nenhum me deu emprego não, eu estou aqui com os meus documentos, eu passei num Concurso Público com meu conhecimento, com a minha capacidade e exijo respeito no meu local de trabalho”, reclamou ela. Confira o áudio na íntegra!

  • Caetité: mulher é assaltada e tem celular roubado no Bairro Santo Antônio

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    28/04/2017 - 10:10

    Um aparelho celular foi tomado de assalto na noite de quinta-feira (27/04), por volta das 19h, na rua B, no Bairro Santo Antônio, no município de Caetité. Segundo a vítima, em depoimento à polícia, trafegava pela referida via, quando foi abordada por dois indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta – uma Honda Cg Titan 125 KS, de cor vermelha. Eles anunciaram o assalto e obrigaram a vítima a entregar aparelho. A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas na região, mas até o momento não identificou os assaltantes.

  • Lavrador morre afogado em lagoa na zona rural de Pindaí

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Vílson Nunes

    28/04/2017 - 08:59

    Ivan Quintiliano Carvalho, conhecido por “Vanzinho”, idade não informada, foi vítima de afogamento na noite desta quinta-feira (27/04), por volta das 18h, em uma lagoa situada na zona rural do município de Pindaí (BA). Informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia indicam que ele teria ido buscar o gado no final da tarde, como demorou de retornar, um familiar foi à procura do mesmo e encontrou as suas roupas do lado de fora da lagoa. O corpo da vítima foi encontrado no fundo das águas. Segundo relatos, Ivan não sabia nadar, porém costumava banhar-se na parte rasa da lagoa. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi se deslocaram para o local e conduziram o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para realização dos procedimentos necessários.

  • Principais rodovias da região estão interditadas devido a Greve Geral

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    28/04/2017 - 08:20

    Nesta sexta-feira (28/04), acontece em todo o país mobilizações pela “Greve Geral” que é organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas frentes de esquerda Brasil Popular e Povo Sem Medo, e conta ainda com a participação de diversos movimentos sociais. Trabalhadores de 92 categorias prometem cruzar os braços. Há adesões mesmo em setores de serviços essenciais, como segurança e saúde. Ao longo da madrugada e início da manhã, manifestantes fizeram bloqueios com veículos, pneus e fogo nas principais rodovias da região. 

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia

    É necessário que os motoristas fiquem atentos: trechos das BR-030 (Caetité x Guanambi x Caetité x Brumado) BR-430 (Caetité x Bom Jesus da Lapa) BR - 122 (Caetité x Maniaçu) e BR-030 (Guanambi x Palmas de Monte Alto) estão interditadas. O movimento é um protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB) e em tramitação no Congresso Nacional. A reforma trabalhista foi aprovada na madrugada de quinta-feira pela Câmara e segue para o Senado. Já a previdenciária ainda será apreciada em comissão especial e no plenário da Câmara.

  • Mais de 147 mil baianos precisam regularizar título de eleitor até terça-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    28/04/2017 - 07:26

    O eleitor com três ausências nas últimas eleições e que ainda não justificou a falta tem até a próxima terça-feira (02/05) para regularizar a situação. Na Bahia, 147.499 eleitores estão com títulos irregulares, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Só na capital, 31.263 eleitores estão irregulares. Em todo o Brasil, o número é de quase dois milhões de eleitores (1.897.640). Caso o titulo não seja regularizado ou as multas correspondentes não sejam pagas, o cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. Para realizar a regularização, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral no site Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia ou ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação. A Central de Atendimento ao Público (CAP) e os cartórios eleitorais da capital, localizados no edifício-sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) atendem de segunda à sexta-eira, das das 8 às 18h, por ordem de chegada ou por agendamento. O atendimento nos postos do TRE-BA nos SACs de Salvador é feito apenas por agendamento.

  • Palmas de Monte Alto: Colisão entre carro e moto deixa homem gravemente ferido na BR-030

    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia
    27/04/2017 - 21:36

    Um grave acidente envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado na noite desta quinta-feira (27/04), na BR-030, próximo ao Distrito de Rancho das Mães, no município de Palmas de Monte Alto (BA). De acordo com informações obtidas pelo Radialista Vilson Nunes do site Sudoeste Bahia, a colisão ocorreu por volta das 18h10, entre um veículo Saveiro, cor vermelha, placa JLQ-2360, licença de Guanambi (BA), conduzido por Cristina Sueli Alves e uma moto Honda Cg 125 Fan, conduzida por Sidinei Silva Lima, 26 anos, residente no Bairro Nova Palmas, no referido município. A mulher não sofreu ferimentos e passa bem. Já o condutor da motocicleta apresentou graves lesões e foi inicialmente socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeira. Em seguida, em razão da suspeita de fraturas, Sidinei precisou ser transferido imediatamente ao Hospital Regional de Guanambi. O quadro atualizado de saúde dele ainda não foi divulgado, mas familiares confirmaram que a situação é delicada. Uma guarnição da Polícia Militar (PM) compareceu ao local do acidente para controlar o tráfego de veículos na rodovia. Ninguém soube informar as circunstâncias em que o acidente ocorreu, mas a PM constatou que a colisão foi lateral quando supostamente um dos veículos iria fazer a travessia na rodovia.

  • Suspeitos de tráfico são detidos pela Polícia Militar em Brumado

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    27/04/2017 - 20:45

    Antônio Sandoval Nascimento Filho, 32 anos e Daniela dos Anjos Souza, 25 anos, foram presos em flagrante na madrugada desta quinta-feira (27/04), no município de Brumado, durante rondas das guarnições PETO da 34º CIPM e CIPE/Sudoeste (Caesg). Segundo informações da polícia, as equipes realizavam abordagens no Bairro Urbis II, quando flagraram Antônio fazendo uso de entorpecente na janela de uma residência. Foi realizada a busca pessoal no referido, que estava acompanhado de Daniela, e na casa onde estavam foi encontrada a quantia de aproximadamente 2,5kg de substância semelhante Cannabis Sativa (maconha) e 02 aparelhos celulares Samsung. Ambos foram detidos e autuados em flagrante pelo delegado plantonista da Polícia Civil de Brumado.

  • Abandono afetivo e o dever de indenizar o filho - Por João Carlos Soriano

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    27/04/2017 - 19:03

    A família é em suma, o que representa segurança para todos que a integram, é também a base principal para uma criança, para o desenvolvimento psicológico, físico e moral. Quando acontece o abandono afetivo por um ou ambos os pais, na fase de desenvolvimento da prole, pode-se exigir a responsabilização civil de quem  abandona o filho.

    Poder Familiar

    Quanto ao seu conceito de poder familiar a mestra Maria Helena Diniz, ensinou: “(...) O poder familiar consiste num conjunto de direitos e obrigações, quanto à pessoa e bens do filho menor não emancipado, exercido em igualdade de condições por ambos os pais, para que possam desempenhar os encargos que a norma jurídica lhes impõe, tendo em vista o interesse e a proteção dos filhos.”

    Por meio do exercício do poder familiar, é que o indivíduo também cresce e se desenvolve, criando seus próprios valores, aprendendo a julgar suas ações e omissões e construindo sua própria dignidade humana. A presença dos pais na vida dos filhos, é indispensável, à medida que por meio da criação é que se afeiçoa a composição da prole no âmbito familiar e social.

    Infelizmente está cada vez mais comum, narrativas de pais que abandonam os filhos em virtude de separação, divórcio ou por qualquer outro motivo, deixando de se empenhar com o seu papel familiar que é fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente, não há justificativas para deixar de dar amor e afeto. Esse tipo de abandono pode acarretar grandes problemas na formação psicológica dos filhos.

     

    A importância da família e o laço afetivo

    A família, portanto, não deve mais ser entendida como uma relação de superioridade e imposições, e sim como um ligamento afetivo, carinhoso onde traz segurança, acima de tudo, a ser materializado entre seus membros, por meio da convivência, em nome do zelo aos filhos.

    Essas mudanças também são levadas ao fato de que uma família pode ser constituída mesmo sem ter uma ligação sanguínea, mas somente pelo afeto, como é o caso de filhos adotivos, por exemplo.


    Obrigações dos pais decorrentes do poder familiar

    O artigo 227 da Constituição Federal dispôs acerca das obrigações dos membros da família: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá- los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Em complemento, expressou o artigo 229 da Magna Carta que “os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

    O abandono afetivo em face ao filho acontece com mais frequência quando há a separação dos pais e a guarda da criança fica sob a responsabilidade de um deles. Dessa forma, um dos pais acaba se afastando do seu filho e isso pode trazer muitos danos e traumas em seu desenvolvimento.

    Assim, o filho menor representado pelo seu pai ou mãe podem através de advogado e ou defensor público ajuizar ação indenizatória pela falta de afeto, “desamor”, para que consigam ao menos suprir os efeitos que esse abandono lhe causou em seu desenvolvimento psicológico e moral.

    Caso um dos pais abandone afetivamente o filho através de ação ou omissão voluntária, culpa ou dolo, comportamento contrário ao direito, pode configurar a obrigação de indenizar no campo da responsabilidade subjetiva.

    Os tribunais têm julgado no sentido que é possível indenizar os filhos por abandono afetivo:

     Em junho de 2004, o juiz de Direito Luís Fernando Cirillo, da 31ª Vara Cível Central de São Paulo, no processo número 01.0367470, condenou um pai a pagar à filha indenização no montante de R$ 50 mil a título de dano moral e tratamento psicológico. Por meio de uma perícia técnica, foi constatado que a jovem apresentava conflitos, dentre os quais de identidade, oriundos da rejeição do pai. Ficou demonstrado que ela deixou de conviver com ele ainda com poucos meses de vida, quando o pai separou-se da mãe, tendo ele constituído uma nova família e gerado três filhos. No corpo da sentença, o juiz ressaltou que por serem todos membros da colônia judaica, eram constantes os encontros da autora com os seus outros irmãos e com o pai, o qual fingia ser a requerente uma estranha, tratando-a como se não a conhecesse, atitude essa que a humilhara fortemente. Através da sentença, o magistrado afirmou que a decisão da demanda depende necessariamente do exame das circunstâncias do caso concreto, para que se constate primeiro, se o réu teve efetivamente condições de estabelecer relacionamento afetivo maior do que a relação que afinal se estabeleceu e, em segundo lugar, se as vicissitudes do relacionamento entre as partes efetivamente provocaram dano relevante à autora.

    Ante ao exposto, imperativo concluir que é possível se admitir, sim, a indenização por danos morais em caso de abandono afetivo e nos casos envolvendo o Direito de Família. O ideal seria que os pais mesmo separados tenham zelo, atenção e carinho por seus filhos para evitar danos na sua formação moral e psicológica.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. 8ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002

    PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Nem só de pão vive o Homem

     

    Bel. João Carlos Silva Aguiar Soriano

    Advogado – OAB – BA 26.650

    Membro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família

    CONTINUE LENDO
  • Homem é preso transportando 28 kg de crack em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | PRF
    Foto: Divulgação | PRF
    27/04/2017 - 18:03

    Um homem foi preso com o porte de 28 kg de crack, na noite desta quarta-feira (26/04), em Vitória da Conquista. O suspeito foi autuado em flagrante em uma fiscalização de rotina no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizado na BR-116. O homem foi inicialmente identificado como Adriano e tem 34 anos. De acordo com a PRF, a droga seria levada para Aracaju e Adriano receberia R$ 5 mil por transportar o material. A droga estava em um carro que saiu de Praia Grande, em São Paulo. O homem foi encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves e o material apreendido foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública de Conquista. Adriano não tinha passagem pela polícia.

  • Caetité: Prefeito Aldo Gondim recebe feirantes em seu gabinete

    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    27/04/2017 - 17:48

    Após receber, por meio de sua ouvidoria, reclamações e denúncias veiculadas nas redes sociais sobre a ação dos agentes públicos municipais em parceria com a Polícia Militar da Bahia, na última terça-feira, dia 25/04, no intuito de cumprir a Decreto Municipal Nº 68/2009, foi realizada na manhã dessa quinta-feira (27/04) reunião na qual o prefeito Aldo Gondim recebeu em seu gabinete os feirantes, para esclarecer os pontos que ficaram pendentes. Na ocasião, o prefeito disse estar desenvolvendo projetos para a Praça do Mercado no intuito de organizar o entorno da feira e de suas barracas. Numa mostra de que se preocupa com a geração de emprego e renda, em tempos de crise como o atravessa o país, Aldo Gondim afirmou não ter interesse em prejudicar os feirantes. 

    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Foto: Divulgação | Ascom PMC

    Entretanto, ponderou que é necessário pensar no bem comum, e ainda encontrar um meio termo onde a cidade fique organizada e as pessoas possam trabalhar tranquilamente. O prefeito fez questão de salientar que o Decreto Municipal é datado do ano de 2009, inclusive tendo sido debatido junto ao Ministério Público, tendo todos os envolvidos ciência e conhecimento deste. Por fim, ficou acordado entre o prefeito e os feirantes que as barracas serão montadas de segunda a quarta e desmontadas nestes dias até às 16h. Já na quinta-feira, serão montadas e assim permanecerão até o sábado, devendo ser desmontadas, neste dia, também às 16h. Cumprir a lei é mais que defender o interesse de alguns. É agir com seriedade, responsabilidade e respeito, sobretudo respeito aos munícipes e aos trabalhadores de forma geral.

  • Reforma trabalhista: confira como votou cada deputado baiano

    Foto: J.Batista | Câmara dos Deputados
    Foto: J.Batista | Câmara dos Deputados
    27/04/2017 - 12:22

    A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (27/04) a reforma trabalhista. Dos 38 parlamentares baianos, 19 votaram a favor e 16 contra, três faltaram. A aprovação aconteceu após a rejeição de dez destaques apresentados pelos partidos de oposição e de partidos da base aliada que pretendiam modificar pontos do projeto (PL 6.786/16) aprovado durante a noite. Os outros destaques que seriam votados nesta quinta-feira foram retirados e o texto segue para o Senado. Apesar dos apelos da oposição, os deputados rejeitaram por 258 votos a 158, o destaque do PDT que pretendia excluir do texto a possibilidade de contratação contínua e exclusiva de trabalhadores autônomos sem caracterizar vínculo trabalhista permanente. Votaram contra: Afonso Florence (PT), Caetano (PT), Jorge Solla (PT), Nelson Pellegrino (PT), Robinson Almeida (PT), Valmir Assunção (PT), Waldenor Pereira (PT), Antonio Brito (PSD), José Nunes (PSD), Alice Portugal (PCdoB), Davidson Magalhães (PCdoB), Irmão Lázaro (PSC), Uldurico Júnior (PV), Bacelar (PTN), Bebeto (PSB) e Félix Mendonça Jr. (PDT). Votaram a favor: Cacá Leão (PP), Mário Negromonte Jr. (PP), Roberto Britto (PP), Ronaldo Carletto (PP), Claudio Cajado (DEM), Elmar Nascimento (DEM), José Carlos Aleluia (DEM), Paulo Azi (DEM), João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Araújo (PR), José Rocha (PR), Márcio Marinho (PRB), Pastor Luciano (PRB), Jutahy Júnior (PSDB), Arthur Maia (PPS), Benito Gama (PTB), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Paulo Magalha?s (PSD) e Erivélton Santana (PEN). Ausentes: Daniel Almeida (PCdoB), João Gualberto (PSDB) e Sérgio Brito (PSD).

  • PM detém jovem portando droga no Loteamento Beneval Boa Sorte, em Guanambi

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Vílson Nunes

    27/04/2017 - 10:50

    Bruno de Oliveira Martins, 21 anos de idade, foi detido pela Polícia Militar, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações da polícia, o jovem foi abordado durante rondas na Rua D do Loteamento Beneval Boa Sorte, em Guanambi, e com ele encontrada  trouxinha de  substância esverdeada similar a  canabis sativa, popularmente conhecida como maconha.