Sudoeste Bahia
 
voz do povo
 
Rosa
26.01.2015 - É uma verdadeira palhaçada o racionamento de água em Caetité e a Embasa não explica o porquê de ser o... Mais
 
fabio
20.01.2015 - Quero externar aqui a minha insatisfação com os responsáveis do ginásio de esportes pois este local foi... Mais
 
Rosa
20.01.2015 - Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela performance no Carnaval da Diversidade. É muito bom ver um... Mais
 
 
arquivo
 
2015
Janeiro (156)

 
categorias
 
Artigos (4)
 
Caetité (754)
 
Caso de policia (662)
 
Diversos (222)
 
Economia (741)
 
Educação (257)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1738)
 
Estado (540)
 
Internacional (13)
 
Justiça (177)
 
Loterias (12)
 
Luzmar Oliveira (20)
 
Nacional (192)
 
Policial (1837)
 
Política (464)
 
Região (2745)
 
Religião (20)
 
Saúde (142)
 
 
facebook
 
 
13h08 - 29 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Palmas de Monte Alto: professores protestam contra administração municipal
Foto: Divulgação

Os professores da rede municipal de ensino de Palmas de Monte Alto realizaram um protesto, nesta quarta-feira (28), pelas ruas da cidade, reivindicando melhoria salarial e nas condições de trabalho. Os docentes saíram em passeata pela manhã e carreata no período da tarde. A categoria reivindica o pagamento do piso nacional dos professores e o reajuste salarial atrasado desde o ano de 2014. Segundo o sindicato da categoria, a administração anunciou um aumento na carga horária e o não pagamento do reajuste de 2015 e do 1/3 de férias referente ao período de 2014. Os professores afirmam que a Secretaria Municipal de Educação não aceita dialogar com os docentes. Como resposta, os profissionais organizaram o movimento e marcaram uma assembleia para esta quinta-feira, pela manhã, para deliberar as próximas ações a serem adotadas.

 
08h40 - 29 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Jovem de 21 anos é morto a tiros no Monte Pascoal
Foto: Reprodução / WhatsApp

Na cidade de Guanambi, o segundo homicídio em 2015 foi registrado na noite desta quarta-feira (28). Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Deivison do Carmo Araújo, de 21 anos, foi morto a tiros por elementos ainda não identificados. O crime aconteceu na Rua Fernão Dias, no Bairro Monte Pascoal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Conhecido como ‘Dedê’, ele já teve passagens pela polícia por roubo. A polícia acredita que o assassinato tenha sido um acerto de contas do tráfico. Outras duas pessoas foram atingidas pelos disparos, sendo socorridas pelo Serviço de atendimento móvel de urgência (Samu 192) e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi. O estado de saúde dos feridos ainda é desconhecido.

Foto: Reprodução / Facebook
 
22h45 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Maior assaltante de bancos do Nordeste é preso em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação / Policia Civil

Vangervaldo dos Santos Correia, de 49 anos, apontado como o maior assaltante de bancos e carros-fortes do Nordeste, foi preso nesta quarta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa. A prisão aconteceu durante a Operação Varredura III realizada pela Polícia Civil de Guanambi e Bom Jesus da Lapa, com o apoio do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Garcif). Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Vangervaldo é conhecido como ‘ponto 50’ por ser um exímio atirador com a metralhadora .50. O criminoso é acusado de liderar a quadrilha conhecida como “Novo Cangaço”, e era procurado pelas polícias da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso e Goiás. Segundo a polícia, o criminoso residia em Bom Jesus da Lapa há cerca de dois anos, utilizando o nome falso de Ivan Santos de Araújo, o “irmão Ivan”, como era conhecido na igreja evangélica que frequentava. O paradeiro do bandido foi descoberto através de uma investigação iniciada após o roubo ao Banco do Brasil, na cidade de Tanque Novo, em julho de 2013. O acusado foi transferido para o presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista, onde permanece a disposição da justiça.

 
21h41 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
UNEB divulga lista dos aprovados no vestibular 2015
Foto: Joá Souza

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira (28), a relação dos aprovados no vestibular 2015. O boletim de desempenho será publicado na próxima terça-feira (03). As matrículas para os aprovados na primeira chamada será entre os dias 9 e 11 de fevereiro. O interessados devem comparecer levando os documentos exigidos no edital. A UNEB ofereceu 5.540 vagas divididas em 3.647  através do Processo Seletivo Vestibular 2015 e 1.893 vagas com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSu)

 

 
13h08 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Polícia Civil cumpre mandados de prisão
Foto: Divulgação / Policia Civil

A Polícia Civil de Guanambi cumpriu na tarde desta terça – feira (27), três mandados de prisão preventiva. Segundo informações repassadas pela polícia a reportagem do site Sudoeste Bahia, Matheus de Jesus Marques, de 20 anos e Emanuel Santos Magalhães, de 19 anos, são acusados de assaltar pedestres nas ruas do município. O terceiro mandando foi cumprido contra Fábio Rodrigues de Souza, de 24 anos, condenado a seis anos e oito meses de prisão por roubo. Os três estão custodiados na Delegacia Territorial de Guanambi a disposição da justiça.

 
10h26 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Homem morre em acidente na BA-262
Foto: Leitor Sudoeste Bahia via WhatsApp

Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite desta terça-feira (27), na BA-262, trecho entre Anagé e Aracatu. De acordo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão Mercedes Benz, JJB-0056, licença de Guanambi, chocou-se em um barranco, logo após o condutor perder o controle da direção. Após o choque, o caminhão tombou e capotou. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o carona identificado como, Vagner da Costa Barbalho, 37 anos, morreu no local e o seu corpo seguiu para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Vagner de Almeida Santana, e o condutor, Alexandro da Costa Barbado, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Anagé e Hospital São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista. O estado de saúde dos feridos é desconhecido. A PRE e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) registraram a ocorrência. 

 

 
10h25 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité: Prefeitura e UNEB mantém parceria para administração do Arquivo Público
Foto: Divulgação

Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Caetité e a Universidade do Estado da Bahia, garante pelo prazo de cinco anos a parceria entre as duas instituições para manutenção do Arquivo Público Municipal. Conforme publicado no Diário Oficial do estado desta terça-feira (27), a parceria garantirá a preservação e a organização dos acervos público e privado para disponibilização ao público. Os interessados em realizar consultas ao acervo, podem agendar através do site do Arquivo Público

 
09h30 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Rui Costa anuncia metas do planejamento orçamentário dos próximos quatro anos
Foto: Manu Dias/GOVBA

O Plano Plurianual (PPA), que define as prioridades e como serão gastos os recursos públicos pelos próximos quatro anos, foi apresentado na tarde desta terça-feira (27). Durante o evento para o anúncio do plano, realizado no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa explicou os objetivos e metas do planejamento orçamentário da Bahia para a atual gestão. Segundo Rui Costa, a principal estratégia é definir com clareza as prioridades de cada área e concentrar os investimentos nessas ações, para evitar o que chamou de pulverização dos recursos. “Temos um desafio enorme de atender às necessidades da população com um orçamento muito inferior ao que precisaríamos, e, por isso, precisamos focar nossos esforços para as iniciativas que forem definidas como prioritárias para cada secretária, e, assim, otimizar a aplicação dos recursos”. Rui Costa ainda ressaltou a importância do trabalho de monitoramento da aplicação dos investimentos, mês a mês, por meio da Secretaria do Planejamento, e pediu apoio aos servidores. “Eu tenho absoluta confiança na nossa equipe técnica e contamos com o empenho desses servidores para multiplicar os nossos recursos e fazer com que a escassez seja menos sentida”. O Plano Plurianual define as metas do governo que serão detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais, que estabelecem metas da administração pública como um todo, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
 

 
09h20 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
MP/BA instaura inquérito civil contra promoção “Tarifa Zero” da TIM
Foto: Reprodução

A Operadora TIM é alvo de uma investigação do Ministério Público da Bahia (MP/BA), através da instauração de um inquérito civil sobre a promoção “Tarifa Zero”, que oferece utilização gratuita para a troca de mensagens via WhatsApp. Para o MP a promoção fere o princípio de neutralidade da rede garantido pelo Marco Civil da Internet, ao oferecer uma “venda casada” para um tipo específico de consumidor. Segundo a promoção, os usuários continuariam trocando mensagens gratuitamente, após o final do plano de internet. “Queremos evitar justamente que as empresas possam vender pacotes casados, tal como hoje fazem as operadoras de televisão. Caso a neutralidade não seja mantida vamos assistir a longo prazo empresas com grandes poderes econômicos dominando determinados serviços”, explicou o promotor de justiça e coordenador do Núcleo de Combate a Crimes cibernéticos, Fabrício Patury.

 
09h04 - 28 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
FGV divulga gabaritos das provas do TJ/BA
Foto: Reprodução

O gabarito dos provas objetivas do concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas FGV. A publicação ocorreu nesta terça-feira (27) para o cargos de analista e técnico judiciários. O concurso foi realizado no último domingo (25) nas cidades de Barreiras, Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Conforme o edital, o prazo para interposição de recursos foi definido nos dias 28 e 29 de janeiro, diretamente o site da FGV.  Clique aqui e veja o gabarito | Clique aqui e veja o espelho das provas.

 
22h00 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité: Polícia Civil detém irmãos com duas motos roubadas
Foto: Divulgação / Policia Civil

A Polícia Civil de Caetité deteve na tarde desta quarta-feira (27), os irmãos Gilvan Gomes e Kleiton Gomes com duas motocicletas roubadas. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os acusados foram presos em flagrante no Bairro Pedro Cruz, pelo coordenador do Serviço de Investigações (SI), o investigador Alves. Durante a averiguação e consulta aos dados dos veículos, o investigador constatou que as motocicletas, modelo Honda Titan possuíam restrição de roubo. Os acusados juntamente com as motos recuperadas foram apresentados ao Delegado Dr. Clécio Magalhães, que autuou os irmãos sob acusação de receptação e falsificação. 

 
20h15 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caminhão tomba na Serra da Almas e populares saqueiam carga
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Na tarde desta terça-feira (27), um caminhão Baú, placa JRW 3965, caiu em uma ribanceira na BA-148, no trecho conhecido como Serra das Almas, entre as cidades de Livramento e Rio de Contas. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o condutor perdeu o controle da direção em uma curva e invadiu a pista contraria, capotando em seguida. A força do impacto partiu o baú ao meio espalhando a carga de frangos congelados pela via. Toda a carga foi saqueada por populares. Os dois ocupantes do veículo sofreram escoriações leves.

 
16h15 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Motorista morre carbonizado após caminhão pegar fogo na BR-030
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Uma pessoa morreu carbonizada após um caminhão que transportava combustíveis, pegar fogo no início da tarde desta terça – feira (27), na BR -030, próximo a comunidade de Rancho das mães, em Palmas de Monte Alto. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Wilson dos Santos Silva Junior, 25 anos, perdeu o controle e capotou as margens da via, morrendo carbonizado após ser arremessado para fora do veículo. O corpo do motorista foi retirado do local e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Segundo a Polícia Militar os dois sentidos da rodovia ficaram interditados, o que provocou congestionamento. 

Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia
 
12h00 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caculé: divulgada lista dos inscritos no concurso público municipal
Foto: Dilton Couto

A lista com todas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Caculé já pode ser consultada no site da Planejar Concursos. Conforme o edital, 1.711 pessoas concorrerão as 64 vagas oferecidas, com uma média de 26,7 candidatos por vaga. Os interessados deverão conferir os seus dados ­‑ nome, data de nascimento, cargo, número de identidade - para que possíveis erros possam ser corrigidos no prazo legal. O horário e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de fevereiro, enquanto as provas serão aplicadas no dia 8 do referido mês.

 
11h44 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Governo vai recuar em mudanças no seguro-desemprego
Foto: Reprodução

O governo já admite reservadamente que vai ceder às centrais sindicais e rever parte das mudanças nas regras do seguro-desemprego que endureceram o acesso ao benefício trabalhista. A equipe da Presidenta Dilma Rousseff chegou à conclusão de que, sem alterações, a medida provisória que restringiu o benefício não será aprovada no Congresso Nacional. Segundo as medidas anunciadas no final de 2014 pela equipe econômica, a carência subiria de 6 para 18 meses nos últimos 24 meses trabalhados na primeira solicitação do benefício. No segundo pedido, o prazo passou de 6 para 12 meses nos últimos 16 meses trabalhados. Na terceira, foi mantida a carência de seis meses. O Governo calculou que seriam economizados cerca de R$ 18 bilhões. As centrais sindicais consideram que não é suficiente modificar somente a proposta para o primeiro pedido do benefício. Os líderes trabalhadores reivindicam modificações em todas as propostas anunciadas, incluindo o seguro-defeso e na pensão pós-morte.

 
06h00 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Falta de água já afeta 46 milhões de brasileiros
Foto: Ricardo Freitas

Segundo levantamento do Jornal O Globo, um quinto da população brasileira sofre com os efeitos da seca no início deste ano. Cerca de 48 milhões de pessoas estão em regiões onde os níveis dos reservatórios atingiram níveis baixos para o período e as chuvas permanecem abaixo da média histórica. A falta d’água já tem causado, em estados do Sudeste e do Nordeste do país, racionamento em áreas urbanas, redução na irrigação de propriedades rurais e cancelamento da navegação. Caso se prolongue, a estiagem ameaça a geração de energia nas hidrelétricas e a produção industrial, segundo especialistas. Ao longo de 2014, a seca levou 1.265 municípios de 13 estados do Nordeste e do Sudeste a decretarem situação de emergência — hoje, 936 cidades estão nessa situação. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, estima que 19 milhões de pessoas estejam sendo afetadas na região abastecida pelo rio em Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e norte de Minas Gerais.

 
06h00 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caculé: homem comete suicídio à margem do Rio do Antônio
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Valdinei Francelino de Jesus, de 34 anos, cometeu suicídio na tarde desta segunda-feira (26), em Caculé. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Valdinei sofria de problemas de depressão e foi encontrado pendurado por uma corda amarrada ao pescoço, a qual estava fixada em um pé de manga às margens do Rio do Antônio.  O corpo foi encontrado por volta das 19h, na localidade de Cercado, zona rural do Município. As polícias Militar e Civil estiveram no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Guanambi.

 
06h00 - 27 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
PRF detém mulher que levava armas, munições e drogas para Salvador
Foto: Divulgação / PRF

Crislane Santos Salvador Pinto, 20 anos, foi detida na noite do ultimo sábado (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Vitória da Conquista. A prisão ocorreu durante fiscalização no KM 830 da BR116, em uma abordagem a um ônibus da São Geraldo, com destino a Salvador. Na bagagem da acusada os policiais encontraram 1 fuzil 556 desmontado, 1 submetralhadora calibre .40, 1 pistola semiautomática calibre .40 e 1 revólver calibre 38, além de diversos carregadores e munições. Também foram encontrados com a mesma passageira, 11 pacotes com cerca de 1 kg de maconha. De acordo a PRF esse tipo de armamento é frequentemente utilizado para assaltos a bancos e carros fortes. A acusada foi encaminhada com o armamento e a droga para ao Distrito Integrado de Segurança Pública - Disep.

 
20h48 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
A prefeitura deve gerar condições para a geração de renda

Um dos maiores desafios nos dias atuais para algumas prefeituras é a promoção da inclusão social de maneira sustentável. O desemprego, a ausência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura básica (física, fiscal e jurídica) para os moradores e empresas são entraves para o crescimento econômico em qualquer cidade.

 

Capacitação profissional – A população cresce em número e paralelo a isso, crescem as suas necessidades e desejos por produtos e serviços de qualidade, dessa forma para atender tal realidade são necessários profissionais bem preparados para suprir tais expectativas.

 

Diante de tal desafio será necessária uma ação concreta com o propósito de reduzirem estes impactos negativos. Para tanto, investir em educação é um bom negócio. Oferecer um programa de formação profissional competitivo é uma iniciativa estratégica que garante um novo posicionamento perante a população.

 

Garantir a oferta de incentivos fiscais – Todo empresário que se compromete com o seu negócio assume simultaneamente algumas grandes obrigações, trabalhistas, fiscais, contábeis, jurídicas e outras. Daí, uma prefeitura visionária e compromissada com as necessidades empregatícias dos cidadãos buscará minimizar alguns encargos destes empreendedores sob a forma de incentivos fiscais.

 

 
17h26 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité é o único município atendido pela Embasa que permanece em racionamento
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Entre os 364 municípios atendidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), somente o Município de Caetité encontra-se em situação de racionamento devido à escassez de chuvas. Dados publicados pela Empresa demonstram que no Estado da Bahia os reservatórios para uso geral estão dentro do previsto para essa época do ano. O Boletim de Acompanhamento dos Reservatórios do Nordeste divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) também confirma que os reservatórios baianos estão cheios e vão muito bem. Sete reservatórios baianos – Bandeira de Melo, Poço do Magro, Pindobaçu, Ipitanga I, Morrinhos, Cobre e Aipim – atingiram 100% da sua capacidade.

 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua Cônego Bastos, Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9962-4691 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções