voltar ao topo

Caetité/BA 18ºMIN/31ºMAX

Sudoeste Bahia

últimas notícias:

Igaporaense é flagrado com carro roubado em Riacho de Santana

Plantão Policial: Confira as ocorrências registradas pela polícia em Guanambi

Policial militar é preso suspeito de envolvimento com quadrilha que explodiu banco em Jacobina

Bebê de 8 meses morre em hospital de Vitória da Conquista sob suspeita de estupro

Filho mata o próprio pai a pauladas na zona rural de Guanambi

Laboratório quer testar vacina contra zika em 1 ano

Folia dos parlamentares do Congresso Nacional vai até a próxima terça-feira

Mulher morre e dezenas de passageiros ficam feridos após ônibus tombar na BA-148

Zika vírus se propaga cinco vezes mais rápido que a dengue, diz Fiocruz

Clima de pânico e terror durante explosão de agência bancária em Jacobina

Sudoeste: Jovem é morto com requintes de crueldade em Caatiba

Clima de instabilidade se aproxima da região sudoeste da Bahia

Sudoeste baiano: Grupo armado invade delegacia e liberta detenta

Jovem de 18 anos é morto a tiros no Jardim Copacabana em Vitória da Conquista

Polícia prende quadrilha envolvida com o tráfico de drogas em Brumado

Grupos de especialistas tentam desenvolver vacinas contra o zika

Caminhoneiro é preso por dirigir alcoolizado na BR-030 em Guanambi

Adolescentes são vítimas de assalto em Guanambi

Após discussão, filho agride pai a pauladas na zona rural de Guanambi

Menor é apreendido com moto roubada em Caetité

Igaporaense é flagrado com carro roubado em Riacho de Santana

Quarta - 10/02/2016 - 10h14
Por: Marcos Oliveira
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Na noite do último domingo (7), em Riacho de Santana, um homem foi flagrado pela Polícia Militar com um carro roubado. De acordo com informações obtidas pelo Site Sudoeste Bahia, André da Silva estava em posse de um veículo modelo Kadett GL, cor cinza, com restrição de roubo. Segundo a polícia o acusado é natural de Igaporã e não soube informar a origem do veículo. André foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada. Ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Riacho de Santana, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Plantão Policial: Confira as ocorrências registradas pela polícia em Guanambi

Quarta - 10/02/2016 - 09h23
Por: Vilson Nunes

Confira agora as últimas ocorrências policiais registradas na Delegacia Territorial de Guanambi. Um aposentado foi vítima de roubo na última segunda-feira (8), na Rua Dr. Joaquim Manoel, região central de Guanambi quando teria sido atacado por uma mulher de prenome “Luciana”, que “avançou” no seu bolso e pegou a quantia de R$ 500 reais. Bandidos invadiram a casa do cabeleireiro, Sostenes Barbalho Oliveira, residente à Rua Alexandre Dias Guimarães, bairro Lagoinha. A vítima relatou na delegacia que foram furtados objetos pessoais, um aparelho de DVD da marca LG, relógio e aproximadamente R$ 360 reais em moedas que estavam em um cofre. Uma guarnição da Polícia Militar conseguiu localizar uma motocicleta, Honda CG, cor vermelha, encontrada abandonada em frente ao Banco do Brasil. O veículo foi furtada na noite da última quinta- feira (4) na Praça da Bíblia no Bairro Santa Catarina. Ladrões invadiram uma casa localizada na Fazenda Pé do Morro, na zona rural. Conforme relato da vítima, bandidos quebraram as portas e furtaram toda a fiação elétrica. Um irmão da vítima ainda tentou impedir o furto, mas foi ameaçado pelos ladrões. 

Policial militar é preso suspeito de envolvimento com quadrilha que explodiu banco em Jacobina

Quarta - 10/02/2016 - 09h00
Por: Marcos Oliveira
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

A Polícia Militar realizou a prisão de um homem suspeito de fazer parte da quadrilha que explodiu, na madrugada da última terça-feira (9), o cofre da agência do Banco do Brasil, em Jacobina, cidade que fica localizada a 529 quilômetros de Caetité. Conforme informações do coordenador do Grupo de Repressão a Roubo às Instituições Financeiras, Maurício Moradillo, o detido é um policial militar baiano. "Ele foi flagrado por uma guarnição da PM, espalhando grampos de metal para furar pneus das viaturas em um das vias de acesso à cidade para dificultar a perseguição policial", afirmou. Ainda segundo o delegado da Polícia Civil, em depoimento o PM negou qualquer envolvimento, contou que no momento da prisão, não portava arma, mas não soube explicar porque estava com um saco com os grampos. Um dos quatro veículos usados foi recuperado, com carregadores de fuzil e balas, perto do local de liberação dos reféns. Um artefato explosivo deixado na agência foi detonado por especialistas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que se deslocou de helicóptero até a cidade, na Chapada Diamantina.

Bebê de 8 meses morre em hospital de Vitória da Conquista sob suspeita de estupro

Quarta - 10/02/2016 - 08h35
Foto: Reprodução

Um bebê de apenas oito meses morreu na madrugada desta quarta-feira (10), após dar entrada no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a criança chegou ao hospital levada pelos seus pais apresentando parada respiratória e com sinais de violência sexual. Apesar dos esforços da equipe médica não foi possível reverter o quadro clínico da garotinha, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Ao constatarem as lesões, os funcionários da unidade acionaram a Polícia Civil que já iniciou as investigações. Os pais do bebê são da Zona Rural de Vitória da Conquista, região da Lixa. Na casa moram o casal e dois homens que trabalham na roça. O corpo da garotinha foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e assim que passar pela necropsia será liberado para sepultamento.

Filho mata o próprio pai a pauladas na zona rural de Guanambi

Quarta - 10/02/2016 - 00h00
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um filho matou o pai com pauladas na cabeça em Guanambi, no sudoeste baiano. Depois de ser agredido na noite do último sábado, Roberto Fernandes Amado, de 48 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (9) no Hospital Regional de Guanambi. O autor do crime, Clériston Nascimento Fernandes, de 22 anos, fugiu e ainda não foi localizado. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o homicídio aconteceu depois de uma desavença entre pai e filho. Embriagado, Clériston partiu para cima do lavrador com um pedaço grande de madeira e o atingiu diversas vezes na cabeça. No momento da confusão, a mãe do agressor estava na casa. Edmeia Nascimento Fernandes tentou conter o filho, mas segundo disse em seu depoimento tudo aconteceu muito rápido. Edmeia também relatou que o filho tinha um comportamento muito agressivo e eram comuns as brigas. Socorrido por vizinhos, Roberto chegou com vida ao Hospital Regional e estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passou por exames de necropsia. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

Laboratório quer testar vacina contra zika em 1 ano

Terça - 09/02/2016 - 21h54
Foto: Reprodução | AFP

O laboratório francês Sanofi anunciou nesta terça-feira (9), que pretende iniciar em aproximadamente um ano os testes clínicos para criação de uma vacina de combate ao zika vírus. De acordo com o diretor-geral da empresa, Olivier Brandicourt, a previsão é que esse produto esteja pronto em três anos. A farmacêutica espera reduzir os prazos habituais, aproveitando as tecnologias e a estrutura que já desenvolveram para a criação de vacina contra a dengue, a Dengvaxia. O vírus é da mesma família do zika. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que há pelo menos 12 grupos trabalhando na elaboração de vacina contra o vírus. A entidade considera o tema como um assunto de emergência internacional devido aos casos de microcefalia nas áreas com epidemia de zika. Apesar de que a relação entre as duas doenças ainda não está totalmente confirmada. 

Folia dos parlamentares do Congresso Nacional vai até a próxima terça-feira

Terça - 09/02/2016 - 19h38
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A quarta-feira de cinzas simboliza o fim do carnaval para os milhares de foliões espalhados por todo país, mas para os parlamentares do Congresso Nacional a farra vai até a próxima terça-feira (16), quando finalmente retornam aos trabalhos. A maioria dos 594 deputados federais e senadores se ausentaram da capital federal desde a última quinta-feira (4), o que representa um recesso de carnaval de 12 dias. Vale lembrar que o ano legislativo efetivamente somente vai começar na próxima terça-feira, já que na semana passada Câmara e Senado voltaram das férias de fim de ano e só tiveram duas votações em plenário. Nesse retorno temas relacionados com as mudanças das regras de exploração do pré-sal e o que trata da independência do Banco Central, no Senado, vão ser os assuntos mais comentados nessa largada legislativa de 2016. Outro assunto que promete esquentar os bastidores da política brasileira, principalmente na Câmara é sobre a tramitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, cujo rito foi suspenso no final do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.

Mulher morre e dezenas de passageiros ficam feridos após ônibus tombar na BA-148

Terça - 09/02/2016 - 15h08
Por: Marcos Oliveira
Foto: Adailton Silva | Sudoeste Bahia

Uma mulher ainda não identificada morreu e dezenas de passageiros ficaram feridos após o ônibus em que estavam tombar na BA-148 na tarde desta terça-feira (9). O acidente aconteceu no trecho conhecido como Serra da Almas, na entrada do Riacho do Bonito. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o veículo retornava do carnaval na cidade de Rio de Contas com destino a Vitória da Conquista. A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que o motorista identificado como Edilson Santos Fontes, de 44 anos, relatou que perdeu o freio na descida da serra e não conseguiu evitar o acidente. Três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estiveram no local para socorrer as vítimas, que foram encaminhadas para hospitais em Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, foi até o local para buscar o corpo da passageira que morreu no acidente. O local foi periciado e, durante o trabalho, houve interdição de meia pista, mas o trânsito fluiu normalmente. 

Zika vírus se propaga cinco vezes mais rápido que a dengue, diz Fiocruz

Terça - 09/02/2016 - 12h10
Por: Marcos Oliveira
Foto: Gathany | AFP

Um estudo realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), chegou à conclusão que o zika vírus se propaga em velocidade pelo menos cinco vezes maior do que a dengue. Para tentar conter esse avanço, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que pelo menos 12 grupos de pesquisa estão trabalhando na criação de vacinas contra o zika vírus. Mas alertou que solução definitiva de combate ao mosquito pode levar anos. Os dados estatísticos da Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, tem chamado atenção dos pesquisadores com relação ao avanço rápido da doença em um curto espaço de tempo. O vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Osvaldo Cruz, Rodrigo Stabile, destacou que a primeira epidemia de dengue, no Rio de Janeiro, levou cinco anos para atingir o Brasil. “O vírus do Zica atingiu o mesmo patamar da dengue em menos de um ano”. Para Stabile a maior preocupação deve ser com grávidas por causa da provável associação do vírus com o avanço dos casos de microcefalia no País. As gestantes estão sendo orientadas pela Fiocruz a tomarem alguns cuidados, como não compartilhar talheres, já que um estudo apontou a presença do vírus na saliva. Para Stabile, mesmo não havendo a confirmação de que pode ocorrer a transmissão dessa forma, pelo fato de o vírus estar ativo na saliva “o princípio da precaução é importante”.

Clima de pânico e terror durante explosão de agência bancária em Jacobina

Terça - 09/02/2016 - 11h38
Por: Marcos Oliveira
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Uma quadrilha formada por pelo menos vinte homens fortemente armados explodiu uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta terça-feira (9), em Jacobina, cidade que fica localizada a 529 quilômetros de Caetité. De acordo com informações da Polícia Militar, a quadrilha invadiu a cidade e se espalhou por vários pontos estratégicos. Algumas pessoas foram feitas reféns e usadas como escudo. Rajadas de tiros de fuzis podiam ser vistas em vários pontos da cidade e o clima de medo se instaurou na população. A ação criminosa foi muito bem orquestrada pelos criminosos que usou um maçarico para abrir um buraco nos fundos da agência. Eles renderam os seguranças e chegaram até o cofre central onde instalaram os explosivos. Não foi informada a quantia roubada da agência. 

Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

A quadrilha fugiu em três caminhonetes levando algumas pessoas como reféns. Somente no povoado de Palmeirinha e na entrada do município de Caém que as vítimas foram liberadas. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE /Semiárido realizam buscas na região na tentativa de localizar os criminosos. A área onde está localizado o banco foi isolada pela perícia técnica, que suspeita existir ainda alguns explosivos. Informações não confirmadas dão conta que um policial militar da cidade de Pilão Arcado, já teria sido preso suspeito de envolvimento com a quadrilha que realizou o assalto.

Sudoeste: Jovem é morto com requintes de crueldade em Caatiba

Terça - 09/02/2016 - 11h19
Por: Marcos Oliveira
Foto: Itapetinga Repórter

Um crime com requintes de crueldade assustou os moradores da pequena Caatiba, cidade que fica situada a 306 quilômetros de Caetité, na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da polícia, o corpo de Samuel Gonçalves dos Santos, de 19 anos, foi encontrado nas proximidades do distrito de São José do Colônia na manhã desta segunda-feira (8). O jovem foi morto a facadas em diversas partes do corpo e teve o rosto desfigurado. A polícia ainda não tem detalhes sobre a motivação do crime. Quatro suspeitos foram presos e conduzidos para a Delegacia de Caatiba onde permanecem custodiados. Uma equipe da polícia técnica esteve no local para realizar a remoção do corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista para realização de exames de necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.

Clima de instabilidade se aproxima da região sudoeste da Bahia

Terça - 09/02/2016 - 08h34
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Uma frente fria que se aproxima da Bahia deve chegar entre sexta (12) ou sábado (13), no sudoeste baiano. As previsões são de fortes chuvas. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a elevação da temperatura nas águas do Oceano Atlântico deverá reforçar a atuação desta frente fria principalmente no semiárido brasileiro. A previsão para a sexta-feira (12) para a cidade de Caetité é de sol com aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuvas no período da tarde e noite. As temperaturas variam entre 19°C e 32°C. No sábado o sol aparece entre nuvens podendo chover a qualquer hora do dia. Para a cidade de Guanambi a previsão é chuva a qualquer hora do dia e à noite no fim de semana a partir do sábado (13), até a segunda-feira (15). A temperatura nesse período varia entre 20°C a mínima e a máxima pode chegar a 31°C, sendo que o volume pluviométrico nesses três dias pode alcançar 73 milímetros.

Sudoeste baiano: Grupo armado invade delegacia e liberta detenta

Segunda - 08/02/2016 - 20h49
Foto: Tiago Santos | Itiruçu Online

Um grupo de quatro homens invadiu a delegacia de Itiruçu, no sudoeste da Bahia, e libertaram uma mulher de 30 anos que estava presa por tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, a ação aconteceu por volta da 1h desta segunda-feira (8). Ainda segundo a polícia o grupo estava fortemente armado e no momento do crime apenas o carcereiro estava na delegacia. Ele foi feito refém e forçado a abrir a cela onde estava a detenta Rafaela Santos Silva, presa na noite do último sábado. Na fuga os criminosos deixaram a grade principal que dá acesso às celas, aberta. Com isso, um dos presos saiu e pediu ajuda aos moradores da região. A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu encontrar os criminosos. Outros cinco detentos estavam na delegacia no momento da invasão, mas ninguém fugiu.

Jovem de 18 anos é morto a tiros no Jardim Copacabana em Vitória da Conquista

Segunda - 08/02/2016 - 20h33
Por: Marcos Oliveira
Foto: Fagner Nascimento | Sudoeste Bahia

Clemer Oliveira Santos, de 18 anos, foi assassinado por dois homens no bairro de Jardim Copacabana, em Vitória da Conquista. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), por volta das 16h20. De acordo com informações da Polícia Civil, o jovem estava dentro de casa quando os suspeitos chegaram em um Celta e invadiram a residência. Eles dispararam contra Clemer que foi atingido em diversas partes do corpo e morreu no local. Após atirar, os criminosos fugiram. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas ainda não há informações sobre a motivação do crime. Os suspeitos de atirar em Clemer ainda não foram identificados. O corpo dele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passou por uma perícia antes de ser liberado para os familiares. Esse é o terceiro homicídio do mês e o 25º do ano em Vitória da Conquista.

Polícia prende quadrilha envolvida com o tráfico de drogas em Brumado

Segunda - 08/02/2016 - 19h16
Por: Marcos Oliveira
Foto: Divulgação | Polícia Militar

A polícia prendeu neste final de semana em Brumado, região Sudoeste da Bahia, uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas. Sete homens faziam parte do bando. Eles foram presos em uma casa abandonada, na Rua Nazaré, no bairro Dr. Juracy onde traficavam entorpecentes. Com eles, os policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), encontraram 17 papelotes de maconha, sete trouxas de cocaína além de celulares. Cerca de R$ 210 da venda de drogas também foram apreendidos. Os presos serão indiciados e vão responder pelo crime de tráfico de drogas, artigo 33 do código penal brasileiro, que prevê pena de até 15 anos de reclusão.

Grupos de especialistas tentam desenvolver vacinas contra o zika

Segunda - 08/02/2016 - 18h33
Foto: Reprodução | AFP

Pelo menos doze grupos de pesquisa estão trabalhando na criação de vacinas contra o vírus zika, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (8). O objetivo do grupo é permitir a pesquisa de medicamentos, por meio de pareceres sobre as questões científicas e regulamentares. Todos esses trabalhos, no entanto, estão nas fases iniciais e podem levar alguns anos para serem liberados. Além disso, a OMS vai contatar as sociedades farmacêuticas que já começaram a trabalhar em tratamentos ou vacinas e rever todos os novos dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública. De acordo com a organização, existem trabalhos desenvolvidos para terapias profiláticas, semelhantes ao que é feito com a malária. A OMS ainda informou que atua no suporte para facilitar os trâmites regulatórios para a aprovação dos testes clínicos nos países. Também ajuda no compartilhamento de informações sobre as pesquisas. O Brasil é atualmente o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhão de infectados, seguindo-se a Colômbia, com 22.600 casos. Transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, as autoridades sanitárias suspeitam que o Zika seja a causa de numerosos casos de deformações congênitas em bebês cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Caminhoneiro é preso por dirigir alcoolizado na BR-030 em Guanambi

Segunda - 08/02/2016 - 15h17
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um caminhoneiro foi flagrado dirigindo embriagado na tarde do último sábado (6), em Guanambi. De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista identificado como Lessan Soares Lessa, foi abordado na BR-030 e fez o teste do bafômetro, que deu positivo para consumo de álcool. Ainda segundo a PM, dentro da cabine foi encontrada porções de maconha. Conforme relatos de testemunhas, antes mesmo da abordagem policial o motorista já havia colidido o caminhão com uma placa de sinalização e um dos ajudantes pulou da cabine, sofrendo algumas escoriações pelo corpo. O acusado foi preso e conduzido para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado por dirigir sob influência de álcool, além de ter tido a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. 

Adolescentes são vítimas de assalto em Guanambi

Segunda - 08/02/2016 - 13h46
Por: Vilson Nunes

Duas jovens foram vítimas de assalto na noite do último sábado (6), quando passavam pela Avenida Governador Valdir Pires, no bairro Alvorada, em Guanambi. As vítimas contaram à polícia que caminhavam tranquilamente, quando dois homens, um deles armado com um revólver, se aproximaram em uma motocicleta preta e anunciaram o assalto. Na ação os criminosos levaram os aparelhos celulares das adolescentes. A dupla fugiu após o crime e ainda não foi encontrada. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde as adolescentes foram ouvidas. A Polícia Civil investiga o caso.

Após discussão, filho agride pai a pauladas na zona rural de Guanambi

Segunda - 08/02/2016 - 12h49
Por: Marcos Oliveira
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um jovem de 22 anos é suspeito de agredir o pai a pauladas na noite do último sábado (6), na Fazenda Lapinha, zona rural de Guanambi. De acordo com informações obtidas pelo repórter Vilson Nunes, o lavrador Roberto Fernandes Amado, de 48 anos, recebeu várias pauladas na cabeça desferida pelo filho, Cleriston Nascimento Fernandes. Durante a briga o pai chegou a pegar um facão, mas acabou levando a pior. Segundo a Polícia Militar, Roberto foi socorrido pelos vizinhos e levado para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde encontra-se internado em estado grave. Após a tentativa de homicídio, o suspeito fugiu sem deixar pistas. A motivação da briga é desconhecida. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Menor é apreendido com moto roubada em Caetité

Segunda - 08/02/2016 - 08h42
Por: Marcos Oliveira
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Um menor foi apreendido na noite deste domingo (07) em Caetité, com uma motocicleta roubada. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem foi abordado quando trafegava com o veículo sem placa. Ele tentou fugir, mas foi alcançado. Após uma verificação foi constatado que era um veículo roubado na última quinta-feira no bairro Ovídio Teixeira. Ainda segundo a PM, o adolescente possui várias passagens pela polícia, por tráfico e furto. Após ser apreendido, o menor prestou depoimento na Delegacia Territorial de Caetité e foi liberado na presença do responsável. A moto foi devolvida para o proprietário.