Sudoeste Bahia
 
 
voz do povo
 
Murilo
28.03.2015 - Senhores; Ao invés de se preocupar com os cachorros nas ruas,que são animais que sentem dor,fome e sede... Mais
 
téo
22.03.2015 - Gostaria de registra minha indignação. MUITO CACHORRO NA RUA, espalhando lixo pela rua, cruzando e atacando... Mais
 
João Pereira
18.03.2015 - O STJ e STF já decidiram que o Prefeito que contrata servidores sem concurso público comete improbidade... Mais
 
 
arquivo
 
2015
Março (162)
Fevereiro (167)
Janeiro (169)

 
categorias
 
Artigos (14)
 
Bahia (22)
 
Brasil (18)
 
Caetité (817)
 
Caso de policia (662)
 
Diversos (230)
 
Economia (834)
 
Educação (278)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1764)
 
Estado (552)
 
Internacional (13)
 
Justiça (187)
 
Loterias (12)
 
Luzmar Oliveira (27)
 
Mundo (2)
 
Nacional (192)
 
Policial (1923)
 
Política (478)
 
Região (2844)
 
Religião (20)
 
Saúde (147)
 
Sudoeste (35)
 
 
facebook
 
 
07h36 - 30 de Março de 2015 Imprimir
 
Sudoeste: Carreta pega fogo após colisão com motocicleta
Foto: Josafá Oliveira

Um motociclista morreu na tarde deste domingo (29), por volta das 17h30, após colidir contra uma carreta na BR 116, em Jequié, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista entrou rapidamente na pista e o condutor da carreta não conseguiu reduzir a velocidade para evitar a colisão. O motorista fugiu do local após a colisão. A carreta que transportava produtos eletrônicos pegou fogo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar o incêndio. De acordo com a PRF, as causas das chamas ainda serão investigadas. O trânsito ficou interrompido por cerca de 1 hora no local.

 
 
17h39 - 29 de Março de 2015 Imprimir
 
Sudoeste: Suspeito de matar empresário que reagiu a assalto é preso
Foto: Divulgação / Policia Civil

A Polícia Civil de Jequié prendeu um homem de 24 anos, suspeito de matar o empresário Seledônio Santos Pinheiro, de 69 anos, por volta das 11h30 deste sábado (28). A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do Posto. De acordo com a polícia, o empresário reagiu ao assalto dentro do escritório, entrando em luta corporal com o bandido, que efetuou os disparos. A vítima morreu no local. Após denuncias anônimas, a Polícia localizou o suspeito na localidade conhecida como Cohin, no Bairro São Joaquim. A prisão ocorreu por volta das 19h30 do mesmo dia do crime. Além da denúncia, as imagens auxiliaram na identificação do assaltante. O acusado identificado como, Adriano Santos Vieira está custodiado na delegacia local e, segundo a polícia, deve ser transferido para o Conjunto Penal de Jequié na manhã de segunda-feira (30). Conforme a 9ª Coorpin, Adriano nega que tenha cometido o crime.

 
 
17h06 - 29 de Março de 2015 Imprimir
 
Convite Teleconferência Assistência Social

A Superintendência de Assistência Social – SAS/SJDHDS realizará no dia 02/04/2015 vídeo conferência de orientação ao preenchimento do Instrumental Plano de Ação, cujo prazo final de entrega será dia 30/04/2014. Poderão participar nos 35 polos de transmissão do IAT (Instituto Anísio Teixeira)/Secretaria de Educação: gestores da pasta da Assistência Social, presidentes dos Conselhos Municipais de Assistência Social - CMAS ou Secretarias Executivas e técnicos responsáveis pelo preenchimento do Plano dos municípios. A abertura da videoconferência está programada para as 10:00 do dia 02/04/2015, contando com as seguintes pautas: abertura com o Secretário Geraldo Reis e Mara Moraes, Superintendente de Assistência Social; apresentação sobre as Estratégias de planejamento -  com Leísa Sousa responsável pela vigilância socioassistencial e capacitação aos municípios na SAS/SJDHDS; apresentação sobre a Metodologia do Plano e passo a passo para o preenchimento – com Mara D’el Rey, responsável pela coordenação da Rede SUAS na SAS/SJDHDS; informes sobre a metodologia e agenda de atendimento aos municípios na SAS – com Maria de Lourdes Lobo assessora da SAS/SJDHDS. Na ocasião os municípios poderão interagir com a equipe da SAS. Ficando a critério a escolha para o local de participação, dentre aqueles listados, o polo que mais próximo estiver. Confira a relação.

 
16h05 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Sudoeste: empresário é morto ao reagir a assalto
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Um homem de 69 anos, dono de um posto de combustível, foi morto por volta das 11h30 deste sábado (28), após reagir a um assalto dentro do escritório do estabelecimento, na Avenida Lomanto Júnior, em Jequié, região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma motocicleta, renderam o frentista e invadiram o escritório onde ficava guardado o dinheiro. O empresário Seledônio Santos Pinheiro aproveitou o momento em que um dos assaltantes se virou e o agarrou pelas costas. O assaltante conseguiu se desvencilhar e atirou duas vezes contra o empresário. Os disparos atingiram a vítima no peito. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os assaltantes conseguiram fugir levando todo o dinheiro do posto. A vítima era bastante conhecida na cidade, tendo sido candidato a Prefeito pelo PSOL nos anos de 2008 e 2012. Seledônio também atuava no meio sindical. A Polícia Civil investiga o caso.

 
 
14h17 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Polícia Militar realiza operação de combate a criminalidade
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Policias da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité, comandados pelo Major Moreira, realizaram nesta sexta-feira (27), a operação “Caetité e Região em Paz”. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a ação foi iniciada às 19h, prosseguindo até as 02:30h, deste sábado. Os policiais realizaram abordagens nos Bairros São José, Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz em Caetité. 

Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

"Eram pontos de boca de fumo que foram confirmados por meio de levantamento da inteligência da polícia, por isso iniciamos um ciclo de operações preventivas", explica o subtenente PM Fetal, comandante da operação. Os policiais prosseguiram com a operação no distrito de Maniaçu, apreendendo motos e veículos com diversas irregularidades. A população local aplaudiu a ação dos PMs por coibir o abuso dos motociclistas nas ruas da localidade.

Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia
 
 
13h25 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité, pequenina e ilustre – Por Luzmar Oliveira

No teatro centenário de caetité

 

Eu devia ter cinco ou seis anos. Meus pais eram os “festeiros” do 2 de Julho. “Festeiro” era o nome que se dava aos responsáveis pelo evento. A cada ano uma família era encarregada.

 

Para se levar a termo toda a comemoração, necessitava-se de dinheiro. Então bolaram encenar duas peças no nosso magnífico Teatro Centenário (aquele que foi derrubado para dar lugar a uma agenciazinha do Brasdesco. Coisas de quem abomina a sagrada cultura de um povo. Perdoai-os nobres Sr Durval Castro, mentor da sua construção e Sr João Antônio dos Santos Gumes, o grande arquiteto). Começava ali as minhas incursões nessa fascinante arte! E minhas excursões pelo saudoso e esplêndido Teatro Centenário de Caetité.

 

Percorri cada milímetro daquele prédio e, quanto mais o fazia, mais meu coraçãozinho se apaixonava por ele. Creio haver nascido com o sangue da arte nas veias. A paixão por ela sempre me moveu em todas as suas direções, ensaiando a pintura em tela, o desenho, o teatro, o artesanato e muitas outras coisas. 

 
 
13h17 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: bandidos explodem caixas eletrônicos em Miguel Calmon
Foto: Augusto Urgente

Cerca de 20 homens fortemente armados, explodiram os caixas eletrônicos de duas agências bancárias na cidade de Miguel Calmon, na Chapada Diamantina. A ação criminosa ocorreu na madrugada deste sábado (28). De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha se dividiu na cidade, com vários homens postados em frente às casas dos policiais, em frente ao hospital e nas praças locais. Os criminosos dispararam várias vezes para o alto. Outro grupo seguiu em direção às agências do Banco do Brasil e Bradesco para instalar os explosivos. A ação durou cerca de meia hora e ninguém saiu ferido. Na fuga, os bandidos incendiaram uma caminhonete Amarok, utilizada na ação. O valor roubado pelos assaltantes não foi informado.

 
 
12h57 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: Casal é preso com centenas de cartões do Bolsa Família
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um casal foi preso pela Polícia Civil de Amargosa, nesta sexta-feira (27), durante a operação “Essa Bolsa é Minha”. Com os acusados foram encontrados 172 cartões do Programa Bolsa Família e 25 de aposentadoria. A polícia prendeu a dupla em flagrante enquanto sacava o benefício de um dos clientes em uma agência da Caixa Econômica Federal. Segundo a polícia, o casal emprestava dinheiro a juros de 20% e retinha os cartões como garantia do pagamento. Ambos eram investigados há seis meses, mas, já atuavam há 8 anos na região. Além dos cartões de benefícios, o casal foi detido com 25 folhas de cheque com valores diferentes, diversas notas promissórias e R$ 1.254 em espécie. A polícia aguarda as vítimas para prestarem depoimento na delegacia local, onde o casal está detido, à disposição da justiça. Segundo informações recebidas pelo site Sudoeste Bahia, a mesma prática está disseminada em cidades como Igaporã, Matina e Guanambi.

 
 
09h33 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Após pane, avião de empresário brumadense faz pouso forçado no Ceará
Foto: Sudoeste Bahia

Um avião pertencente a uma família de empresários do ramo de poços artesianos em Brumado, precisou fazer um pouso forçado na zona rural de Guaraciaba do Norte, divisa entre os estados do Ceará e do Piauí, na noite desta quinta-feira (26). Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, uma pane no ar obrigou o piloto a realizar o pouso de emergência. Os tripulantes e passageiros não sofreram ferimentos. A aeronave sofreu avarias. 

Foto: Sudoeste Bahia
 
 
08h46 - 28 de Março de 2015 Imprimir
 
Brasil: Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação
Foto: Marcos Alves

A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta sexta-feira (27), a escolha do filósofo Renato Janine Ribeiro para comandar o Ministério da Educação, cargo que estava vago desde quarta-feira da semana passada, quando Cid Gomes pediu demissão. A posse do novo ministro será no dia 6 de abril. Janine fez carreira na academia. Professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), ele trabalhou no governo Lula de 2004 a 2008 como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Sua escolha surpreendeu porque a pasta da Educação era disputada por petistas e peemedebistas e, recentemente, ele fez críticas duras tanto a Dilma como ao PT. Em entrevista à edição de março da revista "Brasileiros", Janine criticou o fato de os avanços sociais do país nos últimos anos terem ocorrido pela via do consumo e disse que a presidente Dilma está isolada porque não dialoga. Ele também afirmou que a maior parte do ministério “é fraca”. Apesar de ter declarado voto na petista, ele disse ter se sentido “enganado” em relação ao modo de Dilma governar.

 
 
22h55 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Conquista: Motorista acusado de matar patrão por dinheiro é preso
Foto: Divulgação / Policia Civil

A Polícia Civil de Vitória da Conquista prendeu Darlan Silvestre Ribeiro, de 22 anos, na última quarta-feira (25). O homem é acusado de matar o patrão Francisco Marinho dos Santos, de 66 anos. De acordo com a polícia, o corpo do idoso foi encontrado em uma estrada próximo ao povoado de José Luiz, com ferimentos causados por faca, chave de rodas e até fogo. De acordo com a Delegacia de Homicídios o idoso foi morto a um quilômetro de distância do local onde foi encontrado. O assassino e a vítima moravam juntos em um imóvel no povoado de Dantilândia, em Conquista. O idoso morava em Salvador e trabalhava com construção imobiliária. O motivo do assassinato seria desviar a atenção das autoridades e da vítima de outro crime - Darlan e um comparsa roubaram dinheiro, celular e outros pertences de Francisco quando ele se ausentava da cidade. O comparsa já foi identificado pela polícia, mas não teve nome divulgado. Um dia antes do crime, o construtor foi abordado por dois homens em uma estrada vicinal e teve R$ 14 mil roubados. A suspeita da polícia é que Darlan tenha passado informações sobre o patrão aos ladrões. Ele foi autuado por latrocínio.

 
 
22h20 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Barreiras: Casal de idosos é preso transportando pasta base de crack
Foto: Jackson Almeida / Sudoeste Bahia

Um casal de idosos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (26), carregando cinco malas cheias de pasta base de crack, na BR 242, em Barreiras, região oeste da Bahia. De acordo com a polícia o casal transportava a droga em uma carreta, em meio a uma carga de calcário. O condutor, Ariosvaldo Gomes, de 66 anos, que viajava com a companheira Vanda Bueno da Costa de 64 anos, apresentou uma carteira de habilitação falsa. Ao verificar o nome do casal no sistema os policiais constataram que eles já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas. O casal informou que transportava a carga da cidade de Goiânia para Santo Estevão, na Bahia. Os traficantes e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Barreiras.

 
 
11h07 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: crime ambiental cria cachoeira de lama em Água Quente
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Moradores da comunidade de Água Quente, na região de Santa Luzia, zona rural de Caetité, protestam contra um crime ambiental que está causando sérios transtornos à população local. A reportagem do Sudoeste Bahia testemunhou o estado lastimável da ‘Cachoeira da Água Quente’, que se transformou em uma cachoeira de lama, onde antes corria água limpa. “Isso é um crime que está fazendo com a gente, estão destruindo a nossa riqueza, e ninguém faz nada”, protesta um morador. A queda d’água possui 10 metros de altura e, atualmente, só corre lama, após a devastação da vegetação nativa provocada por várias empresas instaladas na localidade. As chuvas encontram o solo descoberto e arrastam sedimentos para o riacho. A comunidade aguarda providências das autoridades competentes.

Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia
 
 
10h36 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Caetité: Vigilância Sanitária orienta e Fiscaliza o comércio de pescados
Foto: Divulgação

Com a proximidade da Semana Santa, a procura pelos pescados aumenta na Feira Livre, nos supermercados e mercadinhos. Por esse motivo a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde - VISA, fez um importante alerta aos comerciantes locais para redobrar os cuidados com os produtos, orientando e fiscalizando o comércio de pescados, pois nem sempre as práticas adotadas pelos locais de venda são adequadas. A superfície, por exemplo, tábuas, bancadas e mesas, devem ser revestidas com um material que facilite a limpeza. Além disso, o produto deve ficar no meio do gelo em escama, para evitar a proliferação de microrganismos e não deve ser embrulhado diretamente em jornal. Um dos problemas identificados pela VISA é que alguns comerciantes querem vender peixe de forma improvisada, somente durante este período, não cumprindo com as normas estabelecidas. A vigilância irá intensificar o trabalho, fiscalizando o transporte, armazenamento e exposição dos alimentos, para garantir que o produto chegue seguro ao consumidor. Confira algumas dicas para evitar a contaminação na hora das compras para a Semana Santa: Os peixes devem ser mantidos em refrigeração constante; Os olhos do peixe devem estar salientes e brilhantes, ocupando toda a cavidade, sem a presença de impureza ou pontos brancos no centro; Não deve haver manchas, cortes ou furos nos pescados; A pele não pode estar viscosa e as escamas devem estar firmes, resistentes, brilhantes e parcialmente, transparentes.

 
 
10h27 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: Governo lança o Pacto pela Educação nesta segunda-feira
Foto: Amanda Oliveira | GOVBA

O Governo do Estado lança, nesta segunda-feira (30), o Programa Pacto pela Educação na Bahia, às 9h, no Senai/Cimatec, Avenida Orlando Gomes, em Salvador. O lançamento será feito pelo governador Rui Costa, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e de outras autoridades. O programa visa à melhoria da qualidade da educação na Bahia, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, as famílias. No evento, os prefeitos deverão assinar o termo de compromisso ao programa. O Pacto busca, prioritariamente, garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental e que todos os jovens tenham desempenho adequado à sua série.

 
 
07h28 - 27 de Março de 2015 Imprimir
 
Bahia: advogado é preso com 133 mil em notas roubadas
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu um advogado no Aeroporto Internacional de Salvador com R$ 133 mil em notas roubadas e manchadas com tinta vermelha. A abordagem ocorreu por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (26). O suspeito é do Rio de Janeiro e a polícia investiga para comprovar se as notas foram roubadas de caixas eletrônicos explodidos. De acordo com a polícia, os terminais possuem um mecanismo para identificar as notas roubadas em explosões, quando um dispositivo é acionado e tinta é espirrada para facilitar a identificação das notas. O homem foi liberado mediante pagamento de fiança e vai responder à Justiça por crime de receptação.

 
 
22h13 - 26 de Março de 2015 Imprimir
 
Câmara aprova série de projetos voltados à área de segurança pública

Após os protestos de rua realizados neste mês de março, a Câmara dos Deputados tem se empenhado em aprovar uma série de projetos na área de segurança pública, muitos dos quais atendem a reivindicações da chamada bancada da bala. Os deputados aprovaram nesta semana propostas para tentar inibir crimes contra policiais, bombeiros e militares, além do uso de adolescentes em delitos. Os parlamentares ainda tornaram mais rígido o cumprimento da pena de quem comete crime hediondo, como estupro, latrocínio e exploração da prostituição infantil. Agora, os projetos serão analisados pelos senadores. A Câmara ainda discute uma polêmica sugestão de mudança na Constituição para reduzir a maioridade penal de 18 anos para 16 anos. O texto está em debate na Comissão de Constituição e Justiça, principal colegiado da Casa, que se transformou em palco de protestos e xingamentos contra os parlamentares. A expectativa é de que haja votação até o dia 8 de abril. Se aprovada, a mudança terá que passar por uma comissão especial e ainda duas votações no plenário.

 
 
13h53 - 26 de Março de 2015 Imprimir
 
INB Caetité seleciona Jovens Aprendizes
Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité, estão abertas de 30 de março até 8 de abril de 2015, no Espaço INB. Serão oferecidas 15 vagas para jovens que tenham entre 18 e 22 anos de idade e que estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente). A seleção será realizada, no dia 9 de abril, por meio de um sorteio público. Os jovens aprendizes selecionados participarão do Curso de Aprendizagem Básica de Assistente Administrativo do Senai. Em seguida, será realizada, a aprendizagem prática, orientada e supervisionada pela INB. O Contrato de Aprendizagem contempla ainda anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora, FGTS, INSS, 13º salário e férias ( que deve coincidir com as férias escolares). O Espaço INB, localizado na Praça da Matriz de Caetité, receberá as inscrições de segunda a sexta-feira, das nove às onze horas da manhã, e das duas às quatro horas da tarde. O Edital completo está disponível para consulta no Espaço INB. Para mais informações ligue 3454 3600 ou envie email para espacoinbcaetite@inb.gov.br.

 
 
11h52 - 26 de Março de 2015 Imprimir
 
Brasil: Desemprego sobe pelo segundo mês consecutivo
Foto: Reprodução

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de desemprego subiu nas seis maiores metrópoles do país. Em fevereiro o índice foi de 5,9%. Ele havia sido de 5,3% em janeiro, o que já era um aumento de um ponto percentual em relação a dezembro. Em fevereiro de 2014, a taxa foi de 5,1%. O número é o resultado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, apresentado nesta quinta-feira (26). Esse resultado de 5,9% está acima das projeções de economistas compiladas pela agência Bloomberg. A mediana dessas estimativas apontava para uma taxa de 5,7%. O número de pessoas ocupadas, 22,7 milhões, caiu 1% frente a janeiro e cresceu 0,9% se comparado com o mesmo mês de 2014. Já o total de desempregados ficou em 1,4 milhão, com alta de 10% em relação a janeiro e com redução/aumento de 14,1% ante fevereiro de 2014. Ao longo de 2014, a taxa de desemprego se manteve nas menores marcas da série histórica do IBGE, com uma média anual de 4,8%. Em parte, isso aconteceu pela procura reduzida por trabalho, pois com a economia desaquecendo há um desestímulo à busca por uma vaga.

 
 
10h19 - 26 de Março de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Tiroteio deixa um morto e três feridos no Monte Pascoal
Foto: Reprodução / Facebook

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após tiroteio na noite desta quarta-feira (25) no bairro Monte Pascoal, em Guanambi. De acordo com informações da Polícia Civil os disparos foram motivados por rixa entre traficantes de drogas que atuam na cidade. Clariston Rangel Dantas, de 15 anos, foi  baleado e encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vítima estava em um veículo quando os criminosos começaram a atirar. Leonardo Henrique Gomes, Luciano Lima Costa e Jéssica Camila da Conceição Neves, também foram atingidos pelos disparos, mas estão fora de perigo, segundo a Polícia. Conforme relatos de testemunhas, os criminosos estavam a bordo de duas caminhonetes. Os autores do crime fugiram nos veículos e ainda não foram localizados.

 
 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua Cônego Bastos, Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9962-4691 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções