Sudoeste Notícias


  • Operação Pipa dobra o número de comunidades rurais atendidas em Caetité.

    15/04/2013 - 00:00

    Entre os dias 12 e 15 de abril, a Secretaria de Recursos Hídricos de Caetité estará recebendo representantes do Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca - Operação Pipa, sob o comandado do 1° Tenente Ronaldo Luiz Correa, chefe da equipe de credenciamento do 19° Batalhão de Caçadores - BC, Ministério da Defesa Exército Brasileiro, com o objetivo de vistoriar e credenciar caminhões pipas destinados à operação em Caetité e região. A estimativa é que mais de 100 caminhões sejam vistoriados e, se credenciados, estarão aptos para abastecerem de água às comunidades que sofrem os efeitos da estiagem, a maior dos últimos 50 anos.

    Durante o credenciamento, Caetité conseguiu dobrar o número de comunidades atingidas graças à atuação da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos em detectar mais localidades com necessidade de água, com o devido cadastramento destas no Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca. O município, que já contava com cinco caminhões pipas, abastecendo 50 comunidades, com 422 pipas mensais passou agora a contar com nove caminhões pipas, que abastecerão 100 comunidades com 692 pipas mensais. Além do abastecimento através da Operação Pipa, a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos garante ainda, em média, 180 pipas mensais realizadas por 3 caminhões disponíveis para a ação.

    Segundo o Gerente de Recursos Hídricos, Sr. Sidney Dias, que é também Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, o aumento de mais quatro caminhões pipas fará grande diferença no abastecimento de água em Caetité. “Com nove caminhões pipas será possível abastecer cerca de 12 mil  pessoas com água própria para consumo humano, o que ameniza o sofrimento pela escassez de água vivida por muitas famílias.” Sidney salientou que a Secretaria de Recursos Hídricos convidou a Câmara de Vereadores de Caetité para orientar a indicação das novas comunidades a serem cadastradas junto à Secretaria, “O legislativo é um importante parceiro nesta ação pelo convívio com a seca, já que conhecem a realidade do nosso município”. Concluiu.

    O credenciamento realizado em Caetité, também atendeu a outros 17 municípios da região, que são: Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Tanque Novo, Botuporã, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Urandi, Guanambi, Pindaí, Cândiba, Caturama, Mortugaba, Rio do Pires, Licínio de Almeida, Malhada, Iuiu, Sebastião Laranjeiras. A Operação Pipa é uma ação financiada pelo Governo Federal.