• Barroso diz que guerra às drogas fracassou e defende a legalização de drogas leves

    Foto: Nelson Jr. | SCO/STF Foto: Nelson Jr. | SCO/STF
    23/04/2024 - 11:00


    A declaração foi feita em palestra na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta segunda-feira (22)

    POLÍTICA

    - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (22) que a legalização das drogas leves é uma tendência mundial. Segundo Barroso, há a  constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e o modelo repressivo não conseguiu diminuir o poder do tráfico nem o consumo. A declaração foi feita em palestra na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). “A discussão que está no Supremo é a quantidade. A legislação brasileira não pune com prisão o usuário de drogas, o que faz muito bem, porque punir o usuário é um equívoco completo. Colocá-lo na cadeia é colocar mais um agente para o crime organizado. Nada, na minha visão, justificaria a prisão pelo porte pessoal para consumo”, disse. Durante o discurso, o ministro também apontou que a polícia costuma utilizar critérios discrepantes para definir quem é usuário ou traficante. “A mesma quantidade é tratada com pesos diferentes pela polícia, e o que o Supremo está discutindo não é descriminalização, não é a não prisão, porque isso já foi decidido. O que o Supremo está decidindo é qual a quantidade que vai distinguir traficante de usuário para que essa escolha não seja feita pela polícia por critérios discriminatórios”, declarou. O Senado aprovou na última terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade. A proposta agora ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

  • Preocupação cresce em Guanambi com aparição de borra preta na Barragem de Ceraíma

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Redação Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 10:30


    População teme impactos na saúde e no abastecimento de água da região

    GUANAMBI

    - O aparecimento de uma substância semelhante a borra preta nas margens da Barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, tem gerado preocupações entre os moradores locais. O presidente da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, Marco Antônio, conhecido como Bilodo, relatou ao site Achei Sudoeste que a descoberta ocorreu durante uma visita ao local no final do ano passado. Os pontos de borra preta foram observados nas proximidades do barramento, levantando temores sobre a qualidade da água fornecida pela barragem, que abastece várias cidades e comunidades da região, incluindo Ceraíma, Morrinhos, Caetité, Lagoa Real, Pindaí e parte de Guanambi. Bilodo destaca a preocupação com a saúde pública e o futuro do projeto do perímetro irrigado, que recebeu investimentos significativos do Governo Federal. Ele suspeita que a substância possa ser ferro, indicando possíveis impactos negativos para a saúde e o meio ambiente. Amostras do material foram enviadas ao Inema para análise, mas até o momento não houve retorno sobre os resultados. O presidente ressalta a presença de uma barragem de rejeitos nas proximidades, pertencente à Bahia Mineração, empresa responsável pela extração de ferro na região, levantando questionamentos sobre uma possível relação entre as atividades mineradoras e a aparição da borra preta na barragem. Diante da incerteza e da dependência da água da barragem, a comunidade aguarda respostas das autoridades e órgãos competentes, preocupada com os possíveis impactos na saúde e no abastecimento de água na região.

  • Ivana Bastos, prefeito e grupo político de Malhada cumprem agenda em Salvador

    Foto: Ascom Ivana Bastos Foto: Ascom Ivana Bastos
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 10:30


    MALHADA

    - Para acompanhar o andamento de diversos pedidos nos órgãos do estado, o prefeito de Malhada, Gimmy, esteve em Salvador, e se reuniu com a deputada Ivana Bastos e superintendente de Infraestrutura e Transportes, Saulo Pontes; e em seguida com o chefe de gabinete de Adolpho Loyola, Alex Lima. Também estiveram presentes, o secretário de agricultura, Fábio; o vereador Lula de Geraldo de Pedro, o ex-presidente da câmara, Jorge Aragão, e o assessor Guto. Na Seinfra, o time tratou dos últimos ajustes para as obras de pavimentação do trevo da Parateca/Pau D’arco até a BA 160, numa extensão de 9km, com inclusão de 3km de ciclofaixa. A empresa que executará o serviço é a CLC. O grupo também conversou sobre o início das obras de asfaltamento do trecho de 38,5 km, do entroncamento da BR-030, no distrito de Julião ao acesso do distrito de Canabrava, no município de Malhada, com um investimento robusto de cerca de R$ 41 milhões. “Essas obras foram grandes sonhos da população por muito tempo, mas agora deixa de ser sonho para se tornarem realidade”, destacou Ivana Bastos. Já com Alex Lima, o grupo solicitou o apoio para a realização da Festa de Santa Cruz no município. “As festas populares em nossos municípios enriquecem o estado com tradição, alegria e cultura. Estamos empenhados em garantir um lindo evento para a população”, afirmou a deputada.

  • Região: PRF recupera veículo com registro de roubo

    Foto: PRF Foto: PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 10:00


    Automóvel estava sendo transportado em um caminhão cegonha

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na sexta-feira (19), em Vitória da Conquista (BA),  a Polícia Rodoviária Federal identificou um veículo com adulterações em seus elementos identificadores. O automóvel, que estava sendo transportado junto a outros carros, em um caminhão cegonha, tratava-se de um clone, seus dados originais correspondiam a um veículo com ocorrência de roubo registrada em Mairinque (SP) em 2022. Durante a fiscalização dos automóveis que estavam sendo transportados no compartimento de carga do caminhão cegonha, foram constatados sinais de remarcação nos elementos identificadores de um dos carros. O motorista do caminhão era funcionário da empresa responsável pelo transporte dos veículos, que tinham como destino o município de Euclides da Cunha (BA). Diante do constatado, o automóvel recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais cabíveis.

  • Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

    Foto: Sesab Foto: Sesab
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 09:30


    Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril

    BAHIA

    - A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1). Os dois últimos óbitos foram registrados em residentes de Coaraci e Luís Eduardo Magalhães. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

  • Perícia em Guanambi inspira artigo em revista científica

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Redação Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 09:00


    Análise de cena de crime é tema de estudo sobre hemofilia

    GUANAMBI

    - Uma perícia realizada na região de Guanambi se tornou tema de um artigo publicado na Revista Científica Forensic Science International Report, no segundo semestre de 2023. O estudo, intitulado “Lesão por contusão com diátese hemorrágica grave: Potencial cena de crime ou hemofilia?”, abordou uma cena de local de morte violenta em que a quantidade de sangue não condizia com o tamanho da lesão. O perito criminal André Almeida, um dos autores, explicou que a vítima era hemofílica, o que levou à conclusão de que todo o sangue poderia ter sido provocado por um único ferimento na cabeça. A pesquisa contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Multidisciplinar em Saúde.

  • Identificadas mãe e filha que morreram atropeladas na BR-030, em Guanambi

    Foto: Divulgação | Smtran Foto: Divulgação | Smtran
    Por Redação Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 08:30


    O acidente ocorreu quando o ônibus do TFD parou no acostamento para deixá-las

    GUANAMBI

    - A Polícia Civil de Guanambi divulgou a identidade das vítimas do trágico acidente que chocou a região. Senhorinha da Silva, de 71 anos, e sua filha Marli Senhorinha da Silva, de 44 anos, foram as mulheres que perderam suas vidas após serem atropeladas na BR-030. O acidente ocorreu quando o ônibus do Transporte Fora do Domicílio (TFD) parou no acostamento para deixá-las, e, ao atravessarem a pista, foram atingidas por um caminhão baú. Apesar dos alertas dos demais passageiros, o atropelamento foi inevitável. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e constatou o óbito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) relaizou a pericia e removeu os corpos para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

  • El Patrón: 45 propriedades rurais que seriam usadas para lavagem de dinheiro são apreendidas

    Foto: MP-BA Foto: MP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/04/2024 - 08:00


    O grupo criminoso é investigado por lavar dinheiro vindo de jogos de aposta, agiotagem, entre outros crimes

    JUSTIÇA

    - A Justiça determinou a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais que teriam sido adquiridas em esquema de lavagem de dinheiro operado por organização criminosa com atuação na região de Feira de Santana. A facção foi alvo da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023 pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Receita e Polícia Federais, e pela Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública (Force). Na decisão, que acatou pedido conjunto dos órgãos, a 1ª Vara Criminal de Feira determinou ainda a alienação antecipada de 245 semoventes. A avaliação dos bens será feita pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). O grupo criminoso é investigado por lavar dinheiro vindo de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, em Feira de Santana e cidades circunvizinhas. Na operação El Patrón, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, com o sequestro de  propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas. Quinze pessoas foram denunciadas ano passado pelo MP como desdobramento da operação.

  • Tragédia na BR-030: Mãe e filha morrem atropeladas após descerem de ônibus do TFD em Guanambi

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 20:15


    Acidente ocorreu no trevo que dá acesso ao Distrito de Morrinhos

    GUANAMBI

    - Na noite desta segunda-feira (22), uma mãe e sua filha morreram após serem atropeladas no trevo de acesso ao Distrito de Morrinhos, na BR-030, em Guanambi. As vítimas foram atingidas por um caminhão baú logo após descerem do ônibus dos pacientes do  Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que retornava de Vitória da Conquista. O trágico acidente ocorreu quando o ônibus parou no acostamento para deixar as pacientes, que foram surpreendidas enquanto atravessavam a pista. Apesar dos alertas dos demais passageiros, o atropelamento foi inevitável. As identidades das vítimas, ambas da região do Distrito de Morrinhos, ainda não foram reveladas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e confirmou os óbitos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local, e os corpos foram encaminhados para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente. O repórter policial Lindomar Alves, presente no local, gravou um vídeo relatando o ocorrido. 

  • Botuporã: governador assina ordem se serviços para o asfalto da Boa Vista e Pelotão da PM

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    22/04/2024 - 12:30


    . O governador Jerônimo Rodrigues assinou as ordens de serviço para as obras do asfaltamento de Boa Vista e para a construção do Pelotão da PM

    BOTUPORÃ

    - Na última quinta-feira, a deputada Ivana Bastos, o prefeito Edimilson, o vice Eron e um grupo de Botuporã testemunharam um momento histórico de avanço e progresso para o município. O governador Jerônimo Rodrigues assinou as ordens de serviço para as obras do asfaltamento de Boa Vista e para a construção do Pelotão da PM. Com o ato, serão iniciadas as obras de asfaltamento do entroncamento da BA 156, que dá acesso à localidade de Boa Vista. Um investimento expressivo de cerca de R$10 milhões será destinado para a execução dos serviços. “Com um trecho de 17,5 km a ser pavimentado, essa iniciativa representa não apenas a melhoria da infraestrutura viária, mas também garante crescimento econômico e social para a região. Valeu a pena acreditar na força do trabalho e junto faremos muito mais”, afirmou a deputada. Além do asfaltamento, outras importantes obras foram anunciadas durante a reunião com o governador em Salvador. Destaca-se a autorização para a construção da nova sede do Pelotão da Polícia Militar, importante instrumento para fortalecer a segurança pública no município. Outros projetos incluem a construção da Praça do Pajeú, com calçamento, a iluminação do estádio local e a instalação de uma Academia de Saúde, evidenciando o compromisso do governo estadual com a qualidade de vida e o bem-estar da população de Botuporã. Estiveram presentes, a primeira-dama Conceição, a secretária de Saúde, Tharcísia; o secretário de Obras, Cristian; o secretário de Transporte, Jefferson, o secretário de administração, Marlon, o vereador Claudionor, o vereador Edvaldo, o assessor João Amálio e o assessor Jurídico, Diego.

  • Acidente na BR-030 deixa motociclista ferido em Guanambi

    Foto: Divulgação | SMTran Foto: Divulgação | SMTran
    Por Redação Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 11:00


    GUANAMBI

    - Na manhã desta segunda-feira (22), um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na BR-030, em Guanambi, Bahia. A colisão ocorreu por volta das 07h, próximo à distribuidora Coca-Cola, localizada na saída para Caetité. Segundo informações da Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi (SMTRan), o condutor da motocicleta, que havia acabado de deixar um passageiro na distribuidora, colidiu frontalmente com um veículo Fiat ao entrar na rodovia. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) com fraturas em ambas as pernas. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do veículo de passeio.

  • Influenciadora baiana é presa suspeita de estelionato e incentivo a jogos de azar

    Foto: Redes Sociais Foto: Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 10:30


    Ela ganhava dinheiro com o número de usuários cadastrados e, sobretudo, com o fracasso das pessoas no jogo

    BAHIA

    - A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá, com mais de 396 mil seguidores nas redes sociais, presa na quinta-feira (18), no Espírito Santo, foi solta na sexta-feira (19), após passar por audiência de custódia. Ela vai cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. As informações foram apuradas pela equipe de produção da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, com a polícia local. Karla Stefany foi detida por suspeita de estimular jogos de azar e comprar um carro avaliado em R$ 500 mil após cometer estelionato. Segundo reportagem do site G1, a Polícia Civil detalha que a influenciadora incitava os seguidores a praticar jogos de azar, ao exibir e divulgar as plataformas e mostrar uma vida de luxo, que levava. Ela ganhava dinheiro com o número de usuários cadastrados e, sobretudo, com o fracasso das pessoas no jogo. Com Karla Stefany, a polícia apreendeu um notebook, um celular e um caderno de anotações que serão analisados pelos investigadores. O passaporte da influenciadora também foi levado.

  • Homem é condenado a 36 anos de prisão por homicídio e feminicídio tentado em Palmas de Monte Alto

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 10:30


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Um veredito do Tribunal do Júri de Palmas de Monte Alto determinou a sentença de Jonaste do Patrocínio Pereira, 52 anos, a uma pena de 36 anos, 10 meses e 15 dias de prisão. O julgamento ocorreu na última sexta-feira (19) no Fórum da cidade. Pereira foi considerado culpado pelos crimes de homicídio e tentativa de feminicídio. Os atos criminosos aconteceram em outubro de 2021, na comunidade de Lagoa dos Couros, área rural de Palmas de Monte Alto. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o réu atacou as vítimas, José Carlos Barbosa, conhecido como "Zé Rodela", resultando na sua morte, e Maria Aparecida Fernanda da Silva, que sofreu uma tentativa de feminicídio. Os crimes foram motivados por ciúmes da ex-companheira de Pereira, com quem ele alegava ter um relacionamento. O réu, apelidado de "Negão", estava cumprindo pena por violência doméstica quando soube do relacionamento da ex-companheira com Zé Rodela. A defesa argumentou legítima defesa, enquanto o Ministério Público solicitou a condenação do réu. Após a deliberação dos jurados, a maioria decidiu pela condenação de Pereira. O réu permanecerá preso preventivamente e não poderá recorrer em liberdade.

  • Região: Suspeito de ameaçar ex-companheira é preso

    Foto: Polícia Civil Foto: Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 09:00


    JEQUIÉ

    - Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jequié prenderam preventivamente um homem por descumprimento de medidas protetivas. O suspeito foi localizado na quinta-feira (18), no bairro Uruguai. Por não aceitar o fim do relacionamento, o homem ameaçou por diversas vezes a ex-companheira, resultando no requerimento da medida protetiva à Justiça. Com o cumprimento da ordem judicial, ele está à disposição da Justiça.

  • BA-263, em Jacaraci, recebe pavimentação; o projeto passará por uma 2ª etapa

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/04/2024 - 08:00


    A segunda etapa do projeto vai contemplar também os acessos pelo entroncamento da BA-148 e da BA-623 até Condeúba

    JACARACI

    - Caminhões de carga de animais e alimentos da agroindústria da região sudoeste da Bahia, onde está localizada a cidade de Jacaraci, contam a partir deste domingo (21) com uma estrada nova, com quase 20 quilômetros de pavimentação do entroncamento da BA-263, no município, até o distrito de Irundiara. Realizada durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade, a entrega do Governo do Estado se soma a outros investimentos em educação, infraestrutura e abastecimento de água. A pavimentação, que vai beneficiar aproximadamente 63 mil habitantes é a primeira etapa de uma obra ainda maior, que teve mais de R$ 80 milhões destinados pela gestão estadual, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), para asfaltamento de 60 quilômetros de estrada. O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o direito da população rural de “levar o avoador, a farinha, o feijão, a produção para vender na feira, seja na sede ou na comunidade. O significado do dinheiro é aquilo que impacta na nossa vida. A gente poder passar com um ônibus para ir em um jogo de futebol, em uma festa, em um culto, uma missa. Isso eu sei o que é”, explicou o chefe do executivo sobre o que atravessa a elaboração de projetos de pavimentação de rodovias no interior. A segunda etapa do projeto vai contemplar também os acessos pelo entroncamento da BA-148 e da BA-623 até Condeúba. As melhorias devem impactar a vida não só dos moradores de Jacaraci e Condeúba, como dos municípios de Licínio de Almeida, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Caculé.