• Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    16/04/2024 - 18:31


    Editais serão divulgados em setembro

    BRASIL

    - Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa. O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano. De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”. Veja cronograma do concurso: Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada; Agosto – Contratação da banca; Setembro – Edital do concurso; Dezembro – Início das contratações.

  • Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

    Foto: Pixabay | Sahmmiknr Foto: Pixabay | Sahmmiknr
    16/04/2024 - 18:07


    Desde o último sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023

    BAHIA

    - O quadro de epidemia de dengue na Bahia provocou um aumento de 667% em 2024. Desde o último sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), ao todo 269 municípios estão em epidemia. No entanto, o estado possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue. Na segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

  • PF vai aos EUA para investigação de venda de joias por Bolsonaro e conclusão do inquérito

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    16/04/2024 - 11:00


    Viagem de delegado acompanhado por um agente está marcada para o dia 25 deste mês

    POLÍTICA

    - A Polícia Federal (PF) vai enviar uma equipe aos Estados Unidos, no dia 25 deste mês, para aprofundar as investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, como o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, na venda de joias do acervo da Presidência da República. Os agentes foram autorizados a fazer diligências para concluir investigação sobre a venda dos itens valiosos no exterior. A equipe será formada por um delegado e um agente. Apenas depois desta etapa a investigação brasileira será concluída. O roteiro de investigação da PF incluiu passagem pelas cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque (NY).  Entre as ações previstas está a tomada de depoimentos dos comerciantes das lojas onde foram vendidas e recompradas as joias. Desde 2023, após pedido de cooperação internacional formalizado pela PF ao governo dos EUA, o FBI - a polícia federal dos EUA - começou a colaborar com as investigações. O acordo tem o nome de Mutual Legal Assistance Treaties. O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou joias e presentes no exercício do mandato, e investigações da PF mostram que os itens começaram a ser negociados nos EUA em junho de 2022. Entre elas estava um kit de joias composto por um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico entregue a Bolsonaro em uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019. Em agosto do ano passado, Bolsonaro e Michelle Bolsonaro - ex-primeira dama - foram intimados a comparecer à PF para serem ouvidos simultaneamente sobre o caso, mas decidiram silenciar.

  • Governador entrega nova viatura para 94ª CIPM em Caetité

    Foto: Divulgação | 94ª CIPM Foto: Divulgação | 94ª CIPM
    Por Redação Sudoeste Bahia

    16/04/2024 - 09:30


    O novo veículo já está em operação

    CAETITÉ

    - Nesta segunda-feira (15), a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Caetité, recebeu um reforço em sua frota com a entrega de uma nova viatura. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, estiveram presentes na cerimônia de entrega, na qual o Major Roberto Suarez, comandante da unidade, recebeu as chaves do veículo. O novo veículo já está em operação e será fundamental para intensificar o policiamento e garantir a segurança na região de Caetité. O Major Suarez enfatizou a importância desse investimento para a melhoria do atendimento à comunidade local, destacando o empenho de toda a tropa da 94ª CIPM nas oito cidades sob sua responsabilidade.

  • Dr. Paulo Azevedo chama atenção dos livramentenses para regularização do título eleitoral

    Foto: Redes Sociais Foto: Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Jornalista

    16/04/2024 - 09:15


    Dr. Paulo Azevedo ressaltou a importância da participação popular para fortalecimento da democracia

    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - O médico e ex-prefeito de Livramento (2013-2016), Dr. Paulo Azevedo, por meio de seus canais de comunicação, chamou atenção para a importância da participação popular nas eleições deste ano. Dr. Paulo relembrou aos seguidores sobre o prazo de regularização do título de eleitor que vai até o dia 08 de maio, que poderá ser feito junto a um cartório eleitoral. “Regularizar o título eleitoral é fundamental para garantir o seu direito de escolha”, ressaltou Azevedo, que conscientizou que para uma democracia sólida, a ampla participação popular é imprescindível. Na cena política livramentense, Dr. Paulo se firmou como principal nome da oposição, sendo que para isso, realizou um amplo trabalho de aglutinação de lideranças, já que a oposição estava totalmente dispersa desde a última eleição municipal, como é o caso dos vereadores Deca de Dionísio e Vitalmir Moura, que antes integravam a base situacionista, que agora somam esforços a Márcio Alan, Juscélio Pires e Josemar Miranda. Além dos parlamentares, outras importantes lideranças locais substanciam apoio ao médico, a exemplo do ex-vereador João Lousada e de professor Jenilson, entre outras.

  • Região: PRF apreende 6,5 Kg de cocaína em fundo falso de carro

    Foto: PRF Foto: PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/04/2024 - 09:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na manhã de segunda-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 6,5 kg de cocaína escondidos em um compartimento oculto no painel de um veículo, em Vitória da Conquista (BA). Por volta das 8h, durante um comando de fiscalização no Km-830, da BR 116, os policiais abordaram um veículo Renault Sandero, na cor cinza. Durante a inspeção, chamou a atenção da equipe uma fita preta no painel do veículo que escondia a luz de alerta de mau funcionamento do airbag. Esse detalhe suspeito motivou uma verificação mais detalhada do compartimento, onde foram encontrados seis tabletes de substância similar à cocaína, totalizando 6,5 kg. Indagado sobre a origem da droga, o motorista alegou estar viajando de São Paulo para Uiraúna (PB) e teria feito uma parada em uma vaquejada em Governador Valadares (MG). Ele afirmou ter pegado o veículo emprestado de um amigo na vaquejada e alegou desconhecer a presença das substâncias ilícitas. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para os procedimentos legais cabíveis. 

  • Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos por dengue de todo estado

    Foto: Sesab Foto: Sesab
    16/04/2024 - 08:00


    "Vitória da Conquista tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana", afirmou o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Com o avanço da dengue na Bahia, 269 municípios do estado foram declarados em epidemia. Destes, Vitória da Conquista lidera o ranking em número de casos prováveis da doença, com 21.099 dos 134.953 de todo estado baiano. Segundo afirmou o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa, “o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana”. A região sudoeste, onde fica Conquista, concentra 65% dos óbitos do estado, que já são 37 no total.  Vitória da Conquista registrou 8 mortes, seguida de  Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). O subsecretário de saúde afirmou ainda que, tendo em vista o combate à doença, o governo investiu na “aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”. A vacinação também uma grande aliada na defesa contra a dengue. Até então, a Bahia já recebeu 170.469 doses do imunizante, tendo aplicado 110.448. Apenas crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos podem ser vacinados.

  • Iuiú: Parceria de Ivana Bastos com governo Jerônimo resulta em vasto investimento no município

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/04/2024 - 07:00


    Com um investimento inicial robusto de R$ 5,5 milhões, o projeto de irrigação promete não apenas transformar a paisagem física, mas também as vidas de centenas de milhares de pessoas

    IUIÚ

    - “O Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, há muito tempo uma aspiração para a Bahia, ganhou impulso graças aos esforços conjuntos do governo federal, estadual e lideranças regionais”, afirmou a deputada Ivana Bastos durante um evento marcante na cidade de Iuiú, no último dia 08. O governador Jerônimo Rodrigues, o ministro de Integração Nacional, Waldez Góes, deram início aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, sinalizando um novo capítulo na jornada do desenvolvimento da região. Com um investimento inicial robusto de R$ 5,5 milhões, este projeto promete não apenas transformar a paisagem física, mas também as vidas de centenas de milhares de pessoas. Estima-se a criação de 160 mil empregos diretos e indiretos durante esta fase inicial, um impulso vital para as economias locais. Esses números impressionantes representam não apenas números, mas histórias de indivíduos e famílias que agora têm a oportunidade de prosperar. O projeto abrange uma vasta extensão da região do médio São Francisco, englobando os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto. Esta área, conhecida como o Vale do Iuiú, tem um potencial agrícola exuberante, sendo já reconhecida como o maior produtor de frutas do país. Com solo de qualidade, um clima favorável e acesso à água do Rio São Francisco, além de uma topografia plana e uma rede rodoviária bem desenvolvida, o Vale do Iuiú está posicionado para se tornar o maior projeto de irrigação da América Latina. “A realização deste projeto é mais do que uma questão de desenvolvimento econômico; é um testemunho do compromisso das comunidades locais, líderes políticos e governamentais em alcançar um futuro melhor. A luta persistente ao longo dos anos finalmente está dando frutos, e é essencial que esse ímpeto continue. A colaboração contínua entre os prefeitos, líderes locais e todos os envolvidos é fundamental para garantir que esse projeto se concretize, cumprindo seu potencial máximo de transformar vidas e impulsionar a região para novos horizontes de prosperidade”, afirmou a deputada Ivana Bastos. Grandes entregas e anúncios - Em um dia histórico repleto de realizações sem precedentes, a cidade testemunhou uma série de investimentos, marcando um novo capítulo em sua trajetória de prosperidade. Sob a liderança do prefeito Reinalldo Góes, do vice-prefeito Bia e da pré-candidata à prefeitura Valdinha, junto a uma equipe de liderança comprometida e colaborativa, com o apoio fundamental da deputada Ivana Bastos e do governador Jerônimo Rodrigues, Iuiú alcançou novos patamares de progresso. Através de emenda da deputada, foi entregue uma ambulância 0km; e uma Patrol, viabilizada através de emenda do deputado federal Cláudio Cajado. Inaugurada a urbanização da Lagoa da Amizade, no bairro Barragem, com um investimento de R$ 2,7 milhões. O local conta com uma academia ao ar livre, parque infantil, área de convivência, quiosque, ciclovia, pista de cooper, paisagismo, sanitários e estacionamento. Uma linda homenagem aconteceu com a inauguração da Praça Ioiô Pé de Ferro, que leva o nome do esposo de D. Ana. Moradora antiga da cidade, gente que contribui diariamente para o desenvolvimento do município. Também foram entregues 26.580 m² de pavimentação asfáltica entregues; inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Vagner Lopes Frota. Com investimento de R$2.7 milhões, a população de Iuiu recebeu a nova Delegacia Territorial e o novo Pelotão do 17º Batalhão da Polícia Militar. Para reforço na educação, foi inaugurado o Centro Educacional Integral Francina Nogueira. São 12 salas, auditório, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, dentre outros espaços para garantir o melhor para os estudantes. Estavam presentes nas inaugurações, o vice-prefeito Bia, a pré-candidata à prefeitura Valdinha, o líder político Tiago Ramos, o presidente da Câmara Vanilson Lopes e os vereadores Reinalldo Sales, Diogo Ribeiro, Alda Lacerda, Giovanna Magalhães, Roberto Mesquita, Madalena Lopes e Elguimar Fernandes, além dos secretários municipais; bem como o superintendente de Infraestrutura de Transporte do Estado, Saulo Pontes, o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, coronel Paulo Coutinho, a delegada geral Heloísa Brito, o deputado federal Cláudio Cajado, o prefeito de Candiba, Reginaldo Prado, o ex-prefeito de Candiba, Jarbas Martins; dentre outras autoridades. 

  • Governo de Caetité lança novo edital para concurso público voltado para Educação

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    15/04/2024 - 13:30


    As inscrições estarão abertas a partir de 22/04, com término em 05/06.

    CAETITÉ

    - A Prefeitura de Caetité anunciou um novo edital para vagas na área da educação, com um total de 63 vagas disponíveis e remuneração de até R$ 4.581,68. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22/04 e encerrarão no dia 05/06. A solicitação de isenção de pagamento poderá ser feita entre os dias 22 e 24/04, e as provas estão marcadas para o dia 14/07. Para obter mais detalhes, os interessados podem acessar o site do Ibam, responsável pela realização do concurso. Consulte o edital e saiba todas as informações necessárias.

  • Com participação da UFBA, Colégio Estadual de Rio de Contas monta oficina para estudos geológicos

    Foto: SEC-BA Foto: SEC-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/04/2024 - 11:00


    Todo o material da litoteca será coletado durante as aulas de campo, que serão acompanhadas por estudantes do Instituto de Geologia da UFBA e por representantes das comunidades tradicionais do território

    RIO DE CONTAS

    - Aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais que habitam na região de Rio de Contas é a proposta das professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, com a Litoteca Intercultural do Colégio Estadual Carlos Souto (CECS). O projeto, lançado no início de março, no município de Rio de Contas, será implantado dentro da biblioteca da escola e terá a exposição de materiais, como amostras de tipos diferentes de solos, pedras, argilas e minerais. A ponte entre os saberes geológicos e culturais da região é uma iniciativa inédita na rede estadual de ensino e está sendo possível graças à parceria com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio dos povos tradicionais, como lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Para a comunidade escolar do CECS, a litoteca tem uma dimensão bem maior do que seu próprio significado, que vem de lithos - rocha e teca - local de armazenamento. A ideia de sua criação veio para complementar a linha sustentável permeada pela escola, onde os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abraçam os princípios da permacultura -- utilização dos recursos naturais de forma eficiente que preserve o meio ambiente, como a criação de horta orgânica; captação de água de chuva; e viveiros de mudas nativas da região. “O projeto fortalece o saber científico e promove o respeito pela diversidade cultural e a valorização dos saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas, contribuindo também para uma educação mais inclusiva e contextualizada”, explica a professora de Biologia, Dilcinéia Anjos. Segundo ela, o projeto irá proporcionar uma oportunidade única de aprendizagem para os alunos, que passam a compreender o ensino da Geologia em um contexto intercultural. “A colaboração de integrantes das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o entendimento do espaço e dos territórios em que vivemos”, ressalta, referindo-se à região do Rio de Contas, que, além da importância histórico-cultural, também forma um dos mais importantes geoparques brasileiros. As estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Stefany da Silva Santos e Andrea Luzia Ribeiro Nunes, ambas de 17 anos, estão animadas com o projeto e aguardam ansiosas para o início das atividades em campo. Para elas, além de levar os estudantes a conhecerem na prática o conteúdo teorizado em sala de aula, será uma oportunidade de reconhecer tipos diferentes de amostras geológicas e seu vínculo com a história da região. “É uma forma de preservar e transmitir conhecimentos sobre a história dos povos tradicionais da região, que é importante tanto para a escola quanto para a cidade”, esclarece Stefany. Sua colega Andrea acrescenta: “O projeto em si tem uma bagagem não só cultural e científica, como proporciona o contato com outros saberes, proporcionado pela Geologia”.  Litoteca - Todo o material da litoteca será coletado durante as aulas de campo, que serão acompanhadas por estudantes do Instituto de Geologia da UFBA e por representantes das comunidades tradicionais do território. “Será enriquecedor para eles conhecerem a história do relevo da região onde vivem e suas particularidades, ainda mais porque estarão acompanhados por representantes dos povos indígenas e quilombolas, que utilizam, por exemplo, o barro para a extração de tinta natural para pintar suas casas”, ressalta a professora.

  • Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda-feira

    Foto: Agência Brasil Foto: Agência Brasil
    15/04/2024 - 09:30


    Resultado dos candidatos aprovados para a isenção sairá no dia 13 de maio

    EDUCAÇÃO

    - O  período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) inicia nesta segunda-feira (15). Os interessados poderão solicitar o benefício através da Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Podem solicitar a isenção os candidatos matriculados no 3º ano do ensino médio neste ano em escolas da rede pública de ensino. Também podem solicitar aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além  de  pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro do Cadastro Único (CadÚnico). A taxa de inscrição deste ano será de R$ 85, mesmo valor desde 2019. O resultado dos candidatos beneficiados com a isenção será divulgado no dia 13 de maio, mas haverá ainda uma fase de recursos entre os dias 13 e 17 de maio. O mesmo período para solicitar o benefício também é válido para que candidatos da edição 2023 possam apresentar a justificativa de suas ausências.

  • Casal é preso por tráfico de drogas e abandono de incapaz em Livramento

    Foto: PM | WhatsApp Sudoeste Bahia Foto: PM | WhatsApp Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/04/2024 - 09:00


    No imóvel do casal foram encontradas crianças de 5 e 9 anos, sozinhas, o que é configurado como abandono de incapaz, além de arma e drogas

    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Na semana passada, mais precisamente no último dia 09, um casal da cidade de Livramento de Nossa Senhora, foi preso em razão de tráfico de drogas e abandono de incapaz. De acordo com informações da Polícia Militar (PM) repassadas ao SUDOESTE BAHIA (SB), uma ronda realizada no bairro Taquari resultou na prisão dos dois. Conforme a PM detalhou, os suspeitos foram vistos em um motocicleta com o escapamento adulterado, momento em que foi dada ordem de parada, porém não obedecida pelo condutor, que empreendeu fuga, descartando logo em seguida uma bolsa que continha uma quantidade de substância análoga à cocaína. No entanto, eles foram alcançados, e na residência deles os policiais encontraram uma arma de fogo do tipo espingarda e outra quantidade de entorpecentes. No imóvel, os militares perceberam que havia duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos de idade, que estavam sozinhas e trancadas, o que caracteriza abandono de incapaz. O casal foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) de Livramento, onde o flagrante foi lavrado. Na ação foram apreendidos 120g de substância análoga à cocaína,  40g de substância análoga à maconha, uma arma de fogo tipo espingarda, além de uma moto CG Titan. 

  • Salário mínimo em 2025 poderá ser de R$ 1.502, prevê governo Lula

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    15/04/2024 - 08:00


    Caso o aumento seja confirmado, o novo salário terá uma alta de 6,37% em relação ao atual

    ECONOMIA

    - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê que o salário mínimo do próximo ano pode ser de R$  1.502.  Caso o valor seja confirmado, haverá uma alta de 6,37% em relação ao piso atual. As informações são da Folha de S. Paulo. Atualmente  o valor do salário mínimo é de R$ 1.412. A quantia é válida desde 1º de janeiro de 2024, após ser decretado pelo presidente da República. A próxima atualização ainda pode alterar de acordo com as variações na estimativa para a inflação e possíveis revisões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma nova estimativa será enviada no dia 31 de agosto. Para que haja a correção do salário mínimo é necessário analisar o Índice Nacional de Preços ao Consumidos (INPC) que mede a inflação que é notada por famílias que tem uma renda de até cinco salários mínimos. A previsão do governo é que nesse ano haja um aumento de 3,25% do acumulado de 2024.

  • Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia

    13/04/2024 - 10:00


    Conquista também tem o maior número de óbitos pela doença: oito - o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - O município de Vitória da Conquista lidera o ranking de cidades com mais casos de dengue na Bahia. Em relatório divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), até a sexta-feira (12), a cidade conta com 19.879 casos prováveis da doença. Conquista também tem o maior número de óbitos pela doença, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. De acordo com a Sesab, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. Até a sexta-feira (12), data do último boletim, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Ao todo, houve o registro de 128.999 casos prováveis de dengue na Bahia.

  • Prefeito de Iuiu exonera parentes após denúncias de nepotismo

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Redação Sudoeste Bahia

    12/04/2024 - 13:38


    Gestão municipal enfrenta crise ética com denúncias de favorecimento familiar

    IUIÚ

    - O prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa de Goes (PSD), foi obrigado a exonerar parentes de cargos na prefeitura após denúncias de nepotismo. Entre os exonerados estão Sérgio e Marcos Barbosa de Goes, irmãos do prefeito, e Eliana Barbosa de Goes, que ocupavam posições influentes na administração municipal. As nomeações de parentes do prefeito para cargos de destaque foram apontadas pelo site Sudoeste Bahia, levantando questionamentos sobre a transparência e a legalidade das nomeações (matéria 01), (matéria 02). 

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    A prática do nepotismo vai contra os princípios éticos e legais da administração pública, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do município na quinta-feira (11), após a repercussão das denúncias, evidenciando a necessidade de maior fiscalização e transparência na gestão pública em Iuiú.