• Ivana Bastos e Djalma Anjos garantem asfalto de Jurema (Ibipitanga) a Mercês em Novo Horizonte

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/04/2024 - 10:00


    POLÍTICA

    - Após intensos esforços da deputada Ivana Bastos, do prefeito Djalma Anjos, do governador foi publicado no Diário Oficial do Estado o resultado da licitação para a execução das obras de asfaltamento no trecho que liga o distrito de Jurema, em Ibipitanga, ao distrito de Mercês, em Novo Horizonte, totalizando uma extensão de 5,90 km. A Comissão Permanente de Licitação divulgou o resultado da Fase de Habilitação, onde a empresa Queiroz Pimentel Engenharia Ltda foi classificada em primeiro lugar e habilitada para a execução do projeto. “O asfaltamento desse trecho não apenas facilitará o deslocamento de moradores e visitantes, mas também promoverá o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas. Estamos muito satisfeitos em ver esse projeto avançando, disse a deputada”.  

  • Bahia: Três PMs investigados são presos por participação em grupo de extermínio

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/04/2024 - 09:30


    Os investigados estariam forjando autos de resistências para encobrir execuções de suspeitos de práticas criminosas, principalmente de tráfico de drogas

    POLICIAL

    - Três policiais militares investigados por formarem grupo de extermínio foram presos na manhã desta quinta-feira (17), durante a ‘Operação Tépis’, deflagrada nos municípios baianos de Feira de Santana, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Candeal, Cícero Dantas e Cipó. Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos, ainda, dez mandados de busca e apreensão em endereços residenciais, comerciais e em unidades policiais nas quais estão lotados alguns dos alvos, localizadas em Ribeira do Pombal e Cipó. Foram apreendidas armas, entre metralhadoras e espingardas, munição, drogas, celulares e documentos. A operação foi realizada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria da Polícia Militar (Correg). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal de Cícero Dantas. Os investigados estariam forjando autos de resistências para encobrir execuções de suspeitos de práticas criminosas, principalmente de tráfico de drogas. O nome da operação faz referência a Tépis de Ática, apontado como o primeiro ator da história. As investigações continuam para identificar outros possíveis autores ou partícipes, bem como delimitar a responsabilidade criminal de cada um dos investigados. O material apreendido será analisado pelo Gaeco, pela Force e pela perícia técnica da Polícia.

  • Aneel autoriza Coelba a aumentar conta de energia na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    18/04/2024 - 08:30


    Aumento entra em vigor na próxima segunda-feira, 22

    BAHIA

    - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), para entrar em vigor na próxima segunda-feira, 22. O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 1,62%, e para os atendidos em alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) será de 1,28%. A Coelba atende a 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. A Aneel informou que o processo é parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa, e os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia.

  • Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    18/04/2024 - 07:00


    Em comparação às 81.604 notificações de 2022, houve uma queda de aproximadamente 1,95% no número total de diagnósticos

    SAÚDE

    - O Brasil registrou 80.012 novos casos de tuberculose em 2023, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Tuberculose, divulgado em março deste ano pelo Ministério da Saúde. Houve uma queda de aproximadamente 1,95% no número total de diagnósticos no ano passado. Em 2022 foram 81.604 notificações. Em abril de 2023 o Governo Federal criou o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Cieds) com o objetivo de elaborar ações para eliminar a doença no país.

  • Dois homens morrem após carro capotar na BA-263, em Jacaraci

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação Sudoeste Bahia

    17/04/2024 - 15:30


    Ainda não há informações sobre a causa do acidente

    JACARACI

    - Dois homens morreram após o automóvel em que estavam capotar na BA-263, nas proximidades da localidade de Passagem do Angico, em Jacaraci. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM) à redação do site Sudoeste Bahia, o acidente ocorreu na tare desta quarta-feira (17). Ainda segundo a polícia, as vítimas estavam em um veículo Montana e foram identificadas como Alexandro Cruz Santos, 44 anos, e Lucas Gomes Araújo Silva, 30 anos, perderam suas vidas por volta das 12h30 desta quarta-feira (17). Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para necropsia pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda não há informações sobre a causa do acidente, que será investigado pela Polícia Civil.

  • Advogada de mulher que levou morto para sacar empréstimo de R$ 17 mil diz que idoso morreu no local: "Chegou vivo"

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação Sudoeste Bahia

    17/04/2024 - 11:30


    Momento em mulher tenta coletar assinatura do idoso foi filmado por funcionários da agência bancária

    BRASIL

    - A defesa de Erika de Souza Vieira Nunes, presa em flagrante por levar um homem morto em uma agência bancária, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16), contesta a versão da polícia e afirma que o idoso chegou vivo ao local. “Os fatos não aconteceram como foram narrados. O senhor Paulo chegou à unidade bancária vivo. Existem testemunhas que no momento oportuno também serão ouvidas. Ele começou a passar mal, e depois teve todos esses trâmites. Tudo isso vai ser esclarecido e acreditamos na inocência da senhora Erika”, declarou a advogada Ana Carla de Souza Correa. A versão é contrária a feita pelo delegado Fábio Luiz, que afirmou que o idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já estava sem vida quando Erika o levou à agência. “O médico do Samu, ao chegar no local, constatou que ele estava em óbito. E aparentemente, há algumas horas. Ou seja, ele já chegou morto ao banco”, disse. Erika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. Ela tentou sacar um empréstimo de R$ 17 mil. Para isso, Paulo deveria assinar um documento — mas, segundo o Samu, o idoso já estava morto no guichê. O momento em que ela tenta avançar com a assinatura do idoso foi filmado por funcionários da agência bancária. Nas imagens, o idoso está em uma cadeira de rodas, e Erika tenta manter a cabeça dele firme. A mulher chega a levar o braço direito do idoso à mesa, para que ele assine, e fala com ele. “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço. Assina para não me dar mais dor de cabeça, eu não aguento mais. Tio, você tá sentindo alguma coisa? Ele não diz nada, ele é assim mesmo”, dizia a mulher se referindo ao idoso já morto. Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele.

  • Região: Polícia apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão

    Foto: Polícia Civil Foto: Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/04/2024 - 11:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma operação do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), deflagrada na terça-feira (16), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, apreendeu peças para automóveis e máquinas importadas utilizadas na construção civil, avaliadas em mais de meio milhão de reais. O maquinário foi apreendido em um imóvel no bairro Centro Industrial, alugado por um grupo criminoso. “Eles abriam empresas que funcionavam apenas durante um determinado tempo em imóveis locados. Nesse período, realizavam diversas compras, sempre a prazo, e depois de receber as mercadorias se mudavam para outro endereço, deixando os seus fornecedores no prejuízo”, informou  a Polícia Civil. Intitulada de Operação Alerta, a ação foi deflagrada após seis meses de apuração. As investigações continuam com o objetivo de identificar os autores do crime, que vão responder por estelionato, e as mais de dez vítimas. 

  • Homem morre após reagir a assalto em bar em Ibicoara

    Foto: Reprodução | 97 News Foto: Reprodução | 97 News
    Por Redação Sudoeste Bahia

    17/04/2024 - 10:30


    REGIÃO

    - Márcio Aguiar Neto, de 36 anos, morreu após tentar intervir em um assalto a um bar, situado no povoado da Canjerana, em Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, nesta terça-feira (16). Segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), dois indivíduos chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta. Um deles, armado, anunciou o assalto, rendendo o proprietário e os clientes presentes. Durante a ação, Márcio, um dos frequentadores do bar, tentou conter um dos assaltantes, desencadeando uma luta corporal que resultou em quatro disparos fatais. Após o crime, os criminosos fugiram do local e ainda não foram localizados. Populares prestaram socorro à vítima, que foi levada ao Hospital Municipal de Ibicoara, mas não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para procedimentos de necropsia. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial local.

  • Operação "Força Total" apreende 14 armas e prende 23 suspeitos na Bahia

    Foto: Divulgação | PM-BA     Foto: Divulgação | PM-BA
    17/04/2024 - 09:00


    Foram cumpridos 10 mandados de prisão expedidos pela justiça e apreendidos 3 adolescentes

    BAHIA

    - Um total de 14 armas de fogo foram apreendidas foram apreendidas nesta terça-feira (16), durante uma nova edição da Operação Força Total, deflagrada pela Polícia Militar da Bahia, nesta terça-feira (16). Essa foi a 23ª edição da ação no estado, que resultou ainda na prisão de 23 suspeitos e recuéração de 15 veículos. Durante a operação, abordagens preventivas foram realizadas nos municípios baianos. As cidades de Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Terra Nova, Bom Jesus da Lapa, Lauro de Freitas e Barreiras foram algumas das regiões onde as armas de fogo foram retiradas de circulação. Ao todo, a PM abordou 50.607 pessoas e 12.981 veículos, sendo destes 632 autuados, 130 apreendidos e 15 recuperados. Ainda na operação, foram cumpridos 10 mandados de prisão expedidos pela Justiça, 23 pessoas presas e apreendidos 3 adolescentes. “A ação dos policiais militares baianos foi essencial na obtenção de mais um resultado positivo nesta edição da Operação Força Total. Seguiremos firmes na nobre missão de servir à comunidade”, pontuou o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da PMBA.

  • Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    17/04/2024 - 08:30


    Mulher levou cadáver em cadeira de rodas para assinar empréstimo, mas funcionários do banco perceberam a tentativa de fraude e suspeita foi presa

    BRASIL

    - Uma mulher foi conduzida para a delegacia depois de ser flagrada com um cadáver numa cadeira de rodas dentro de uma agência bancária, na terça-feira (16), ao tentar sacar um empréstimo no valor de R$ 17 mil. Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O Samu foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto – aparentemente havia algumas horas. A polícia apura como e exatamente quando ele morreu. Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele. No vídeo é possível ver Érika pedindo ao cadáver para assinar um papel. "'Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como' 'Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço' 'O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?'", Em outro momento ela diz: 'Assina para não me dar mais dor de cabeça, eu não aguento mais' "Tio, você tá sentindo alguma coisa? Ele não diz nada, ele é assim mesm", comenta com as funcionárias que gravaram o vídeo.

  • Sobe para 40 número de mortes por dengue na Bahia

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    17/04/2024 - 08:00


    Dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça-feira (15). Epidemia da doença abrange 269 municípios

    BAHIA

    - O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 40, de acordo com dados confirmados, na terça-feira (16), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os novos três casos foram registrados em Vitória da Conquista, Barra do Choça e Várzea Nova. Na segunda (15), a Sesab já havia indicado um aumento de 667% nos casos da doença em 2024. Até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023. Na segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

  • Polícia prende homem com drogas e arma em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    Por Redação Sudoeste Bahia

    17/04/2024 - 07:00


    BOM JESUS DA LAPA

    - Na terça-feira (16), um homem foi detido em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, durante mais uma etapa da "Operação Força Total". A prisão ocorreu na rua Tancredo Neves, no bairro Beira Rio. Os policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizavam patrulhamento quando abordaram o suspeito, cujo nome não foi divulgado. Com ele, foram encontrados dinheiro, drogas e uma arma de fogo. Além disso, os policiais apreenderam um veículo que era utilizado pelo suspeito para transportar drogas. Dentro do veículo, foram encontrados sacos plásticos para embalagem de entorpecentes. Durante a revista, foram localizadas 26 embalagens contendo substância semelhante à maconha, pesando aproximadamente 26 gramas, além de uma pistola da marca Taurus, calibre .380, com numeração suprimida, treze munições do mesmo calibre, e R$ 3.769,00 em espécie. Também foram apreendidos dois celulares de marcas Samsung e Xiaomi. O suspeito foi detido e levado para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, juntamente com todo o material apreendido, onde ficará à disposição da justiça. O material será periciado como parte do processo investigativo.

  • Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    16/04/2024 - 18:30


    Editais serão divulgados em setembro

    BRASIL

    - Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa. O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano. De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”. Veja cronograma do concurso: Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada; Agosto – Contratação da banca; Setembro – Edital do concurso; Dezembro – Início das contratações.

  • Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

    Foto: Pixabay | Sahmmiknr Foto: Pixabay | Sahmmiknr
    16/04/2024 - 18:00


    Desde o último sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023

    BAHIA

    - O quadro de epidemia de dengue na Bahia provocou um aumento de 667% em 2024. Desde o último sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), ao todo 269 municípios estão em epidemia. No entanto, o estado possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue. Na segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

  • PF vai aos EUA para investigação de venda de joias por Bolsonaro e conclusão do inquérito

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    16/04/2024 - 11:00


    Viagem de delegado acompanhado por um agente está marcada para o dia 25 deste mês

    POLÍTICA

    - A Polícia Federal (PF) vai enviar uma equipe aos Estados Unidos, no dia 25 deste mês, para aprofundar as investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, como o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, na venda de joias do acervo da Presidência da República. Os agentes foram autorizados a fazer diligências para concluir investigação sobre a venda dos itens valiosos no exterior. A equipe será formada por um delegado e um agente. Apenas depois desta etapa a investigação brasileira será concluída. O roteiro de investigação da PF incluiu passagem pelas cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque (NY).  Entre as ações previstas está a tomada de depoimentos dos comerciantes das lojas onde foram vendidas e recompradas as joias. Desde 2023, após pedido de cooperação internacional formalizado pela PF ao governo dos EUA, o FBI - a polícia federal dos EUA - começou a colaborar com as investigações. O acordo tem o nome de Mutual Legal Assistance Treaties. O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou joias e presentes no exercício do mandato, e investigações da PF mostram que os itens começaram a ser negociados nos EUA em junho de 2022. Entre elas estava um kit de joias composto por um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico entregue a Bolsonaro em uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019. Em agosto do ano passado, Bolsonaro e Michelle Bolsonaro - ex-primeira dama - foram intimados a comparecer à PF para serem ouvidos simultaneamente sobre o caso, mas decidiram silenciar.