Sudoeste Bahia
 
voz do povo
 
fabio
20.01.2015 - Quero externar aqui a minha insatisfação com os responsáveis do ginásio de esportes pois este local foi... Mais
 
Rosa
20.01.2015 - Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela performance no Carnaval da Diversidade. É muito bom ver um... Mais
 
Dayene
15.01.2015 - gostaria de saber da prefeitura de caetite o motivo pelo qual o site da prefeitura está fora do ar a... Mais
 
 
arquivo
 
2015
Janeiro (138)

 
categorias
 
Artigos (4)
 
Caetité (752)
 
Caso de policia (662)
 
Diversos (222)
 
Economia (741)
 
Educação (256)
 
Entretenimento (12)
 
Esporte (1734)
 
Estado (537)
 
Internacional (13)
 
Justiça (176)
 
Loterias (12)
 
Luzmar Oliveira (20)
 
Nacional (191)
 
Policial (1833)
 
Política (464)
 
Região (2737)
 
Religião (20)
 
Saúde (142)
 
 
facebook
 
 
20h48 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
A prefeitura deve gerar condições para a geração de renda

Um dos maiores desafios nos dias atuais para algumas prefeituras é a promoção da inclusão social de maneira sustentável. O desemprego, a ausência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura básica (física, fiscal e jurídica) para os moradores e empresas são entraves para o crescimento econômico em qualquer cidade.

 

Capacitação profissional – A população cresce em número e paralelo a isso, crescem as suas necessidades e desejos por produtos e serviços de qualidade, dessa forma para atender tal realidade são necessários profissionais bem preparados para suprir tais expectativas.

 

Diante de tal desafio será necessária uma ação concreta com o propósito de reduzirem estes impactos negativos. Para tanto, investir em educação é um bom negócio. Oferecer um programa de formação profissional competitivo é uma iniciativa estratégica que garante um novo posicionamento perante a população.

 

Garantir a oferta de incentivos fiscais – Todo empresário que se compromete com o seu negócio assume simultaneamente algumas grandes obrigações, trabalhistas, fiscais, contábeis, jurídicas e outras. Daí, uma prefeitura visionária e compromissada com as necessidades empregatícias dos cidadãos buscará minimizar alguns encargos destes empreendedores sob a forma de incentivos fiscais.

 

 
17h26 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité é o único município atendido pela Embasa que permanece em racionamento
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Entre os 364 municípios atendidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), somente o Município de Caetité encontra-se em situação de racionamento devido à escassez de chuvas. Dados publicados pela Empresa demonstram que no Estado da Bahia os reservatórios para uso geral estão dentro do previsto para essa época do ano. O Boletim de Acompanhamento dos Reservatórios do Nordeste divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) também confirma que os reservatórios baianos estão cheios e vão muito bem. Sete reservatórios baianos – Bandeira de Melo, Poço do Magro, Pindobaçu, Ipitanga I, Morrinhos, Cobre e Aipim – atingiram 100% da sua capacidade.

 
16h36 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Advogados são acusados de dar golpe em aposentados rurais
Foto Reprodução TV Globo

O Programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou reportagem neste domingo (25) denunciando a prática criminosa de advogados contra trabalhadores rurais da Bahia e de Minas Gerais. Em Guanambi, uma das cidades visitadas pela reportagem, vários advogados foram condenados pela Justiça Federal. No interior da Bahia, o Ministério Público Federal denunciou vinte e oito advogados. A prática criminosa vitima pessoas pobres, às vezes analfabetas, idosos, incapazes, pessoas de baixa ou nenhuma escolaridade que moram em comunidades pobres da zona rural de várias regiões baianas. Segundo o MPF, os advogados prometem às suas vítimas o recebimento de aposentadoria, no entanto, cobram honorários muito superiores aos definidos legalmente. Existem casos em que o golpista recebe todo o pagamento retroativo que deveria ser entregue ao aposentado, ou seja, o advogado recebe 100% do percentual devido pela Justiça ao trabalhador a partir do momento que é dado entrada na aposentadoria. 

 
 
08h25 - 26 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
TJ/BA anula provas do concurso realizado neste domingo
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) anulou as provas dos cargos de Analista Judiciário-Administração e Analista Judiciário-Contabilidade, do concurso público realizado neste domingo (25). Segundo assessoria do TJ-BA, os cadernos distribuídos não correspondiam às provas dos dois cargos. Os candidatos que compareceram ao Colégio Dois de Julho, em Salvador, ficaram por mais de duas horas aguardando uma solução para o caso. A Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo concurso, informou que erros desse tipo podem ocorrer, mas representam uma parcela minoritária das provas distribuídas. O TJ/BA definirá uma nova data para a realização de novas provas.

 
20h07 - 25 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Sumida, Dilma estima que dificuldades irão até 2016
Foto: Max Sthuart / HK

Vivendo um verdadeiro inferno astral de começo de mandato, com medidas econômicas impopulares, apagão e disputas políticas, a presidente Dilma Rousseff tem optado pelo silêncio. A assessores, contudo, diz que o período de ajuste é necessário e deve durar dois anos. Ela tem dito estar convicta do caminho adotado, e tende a desconsiderar as críticas de que está isolada em suas decisões ou praticando estelionato eleitoral ao adotar medidas associadas à oposição. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a Presidenta Dilma Rousseff já esperava reações negativas com as medidas econômicas adotadas. Entretanto, o escândalo de corrupção na Petrobrás foi um elemento inesperado, pois atingiu grandes empresas que podem demitir em larga escala, gerando uma grave crise econômica. Nos últimos meses, Dilma se afastou de aliados como o PMDB e de nomes importantes do PT, como o ex-presidente Lula. 

 
16h53 - 25 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité: Acidente com vítima fatal é registrado na BA-122
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde deste domingo (25), na BA-122, nas proximidades do ‘lixão’, em Caetité. A vítima foi o moto taxista Juarez Souza Rodrigues, de 35 anos, que, segundo informações coletadas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, conduzia um veículo Gol, cor cinza, quando colidiu violentamente contra um Palio, cor prata, que trafegava na direção contrária. Na colisão a parte traseira do Gol se desprendeu, sendo lançada a vários metros de distância. 

Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

O corpo de Juarez foi arremessado para fora do veículo, provocando morte instantânea.  No Palio estavam o condutor e uma criança, que sofreram ferimentos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para a UPA 24hs. O corpo do moto taxista foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal de Guanambi.

Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia
 
Tag(s): Caetité, Caetité Sudoeste Bahia, Noticias de Caetité, Sudoeste Bahia Caetité
 
12h46 - 25 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Ibiassucê: colisão entre moto e Hilux deixa vítima fatal
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Uma colisão frontal na manhã deste domingo (25), provocou a morte de um jovem identificado como Wallas Almeida Honorato dos Santos, de 27 anos. Segundo informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, a vítima conduzia sua motocicleta na rodovia BA 617, no trecho entre Ibiassucê e Pancadão quando colidiu frontalmente contra uma caminhonete Hilux. Wallas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

O condutor da caminhonete sofreu ferimentos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e em seguida encaminhado para o Hospital São Sebastião em Ibiassucê. A Polícia Militar isolou a área e controlou o trânsito no local até a chegada da Polícia Técnica. Wallas residia em Ibiassucê e trabalhava nas obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bah
 
10h46 - 25 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caculé: Homem tem moto incendiada após discutir com enteado
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Um homem identificado como Adão Pereira Lisboa, residente na Fazenda Malhada, teve sua motocicleta totalmente queimada na tarde deste sábado (24), na Rua José Alves Froes, em Caculé. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o incêndio teria sido provocado por um homem identificado pelo prenome de William, enteado do proprietário. Segundo relatos de testemunhas, o acusado teria incendiado a motocicleta após uma discussão com o padrasto. A Polícia Militar registrou a ocorrência. 

Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia
 
09h43 - 25 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caetité, pequenina e ilustre – Por Luzmar Oliveira
Foto: Arquivo Luzmar Oliveira

Estreando na Lavagem da Esquina do Padre e Carnaval da Diversidade

 

Após tanto resistir, arrumei as malas e marquei passagem no ônibus de Roberto. Fui para Caetité assistir à 28ª Lavagem da Esquina do Padre e 3º Carnaval da Diversidade. Assistir só não! Participar!

 

É a maior festa popular daquela cidade, quiçá da região. Meu amigo Nelsinho e mais 2 ou três companheiros “inventaram” esse evento lá pela década de oitenta. Era, a princípio, uma folia sem compromisso, competindo, em data, com a Lavagem do Bonfim, a da Barra e todas as outras em Salvador. Uma espécie de eco. Começou sem grandes compromissos, apenas para combater o marasmo das férias de janeiro em uma diminuta cidade do sudoeste baiano. Coisa de adolescentes entediados e criativos. Escolheram então a esquina da Avenida Santana com a Praça da Catedral, onde fica a casa do Monsenhor Osvaldo, nosso pároco maior, a referencia de muitas gerações, símbolo do Clero da nossa Vila Nova do Príncipe. 

 

 
Tag(s): Caetité, Caetité é Noticias, Caetité Sudoeste Bahia, Noticias de Caetité, Sudoeste Bahia Caetité
 
15h25 - 24 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Urandi: jovem morre em colisão entre moto e automóvel
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

O jovem Ailton Ferreira de Souza, de 26 anos, morreu em um acidente de trânsito, por volta do meio-dia da última sexta-feira (23). Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, Ailton conduzia sua motocicleta Honda CG 125, placa GSR 8391, de Janaúba/MG, próximo ao posto fiscal da cidade de Urandi, quando colidiu frontalmente contra um automóvel Gol, placa KJB 3477, de São Paulo/SP. A violência do choque provocou a morte instantânea do motociclista. Dois ocupantes do Gol sofreram ferimentos leves, foram socorridos por uma equipe do SAMU e encaminhados ao Hospital Padre Antônio Manoel da Rocha. A Polícia Militar controlou o trânsito no local até a chegada da Polícia Técnica, de Guanambi.

 
12h14 - 24 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Fantástico denunciará advogados
Foto: Reprodução / You Tube

O Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão apresentará uma reportagem, no próximo domingo (25), onde denunciará advogados que cobram honorários abusivos para defender aposentados. Uma equipe do programa esteve na cidade de Guanambi entrevistando pessoas e apurando fatos relacionados ao suposto crime. Conforme o vídeo que anuncia a reportagem, “o Fantástico vai denunciar uma covardia”: em algumas ocasiões os honorários são tão altos que algumas pessoas entregam toda a aposentadoria. O Programa exibirá entrevistas com algumas vítimas dos profissionais denunciados.

 
 
06h00 - 24 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Rui Costa anuncia concurso público para professores em 2015
Foto: Divulgação

O Governador da Bahia Rui Costa encontrou-se com o Ministro da Educação Cid Gomes, na manhã desta sexta-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira. Durante o encontro, Rui anunciou medidas para reduzir o déficit de professores na rede estadual de ensino, através da realização de um concurso público em 2015. “Vamos ter um concurso esse ano. Temos um grande vazio na área de física pela ausência de professores que não preenchemos no último concurso. Também temos um vazio na área de matemática e biologia”, disse Rui. O petista anunciou, ainda, que irá formatar um incentivo de permanência para que professores aptos à aposentadoria permaneçam em sala de aula, evitando a saída de docentes da rede estadual de ensino.

 
13h00 - 23 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Ibiassucê: Bandidos roubam cerca de R$ 130 mil após manter família refém
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (22), três bandidos portando arma de fogo, facão e uma barra de ferro, mantiveram uma família refém, durante um assalto a uma residência no Centro de Ibiassucê. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os criminosos amarraram um casal e o filho adolescente. Durante aproximadamente uma hora os assaltantes vasculharam a residência, levando a quantia aproximada de R$130 mil reais. A polícia investiga o caso.

 
12h59 - 23 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
MEC libera consulta às 213 mil bolsas de estudo do ProUni
Foto: Reprodução

O MEC (Ministério da Educação) liberou a consulta pública às bolsas de estudo da primeira edição do ProUni (Programa Universidade para Todos) em 2015, que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares. Ao todo, o programa vai ofertar 213.113 bolsas, das quais 63,6% (135.616) são integrais –as demais cobrem 50% das despesas da graduação. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas. O programa concede bolsas a alunos de baixa renda que queiram ingressar em instituições privadas de ensino superior. Os estudantes podem acessar o site do programa para ver a distribuição dos benefícios em todo o país As inscrições começam na próxima segunda-feira (26), mesmo dia em que será divulgado o resultado do Sisu –sistema de seleção para ingresso em instituições públicas–, e podem ser feitas até o dia 29 no site do ProUni.

 
20h08 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Dirceu recebeu R$ 4 mi de empresas envolvidas na Lava Jato, diz 'JN'
Foto: Agência Brasil

A Justiça Federal determinou a quebra do sigilo bancário do ex-ministro petista José Dirceu, de seu irmão, Luís Eduardo de Oliveira e Silva e da empresa JD Assessoria e Consultoria, pertencente a ambos. O "Jornal Nacional", da rede Globo, teve acesso a documentos que, segundo a TV, mostram que eles receberam cerca de R$ 4 milhões de empresas investigadas na Operação Lava Jato, que investiga esquema de desvio de recursos da Petrobras. De acordo com os papeis, a JD Assessoria e Consultoria recebeu R$ 3.761.000,00 entre 2009 e 2013 das empresas Galvão Engenharia, OAS e UTC. Os pagamentos foram feitos à empresa de Dirceu a título de "consultoria". Segundo o "JN", a Galvão Engenharia repassou R$ 725 mil, a OAS, R$ 720 mil e a UTC, R$ 2,3 milhões. Executivos das três empreiteiras estão presos em Curitiba. Segundo o jornal, os procuradores chegaram à JD Assessoria ao analisar as transferências bancárias das três construtoras. As informações são da Folha.

 
18h29 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Sisu bate recorde com 2,6 milhões de inscritos; prazo termina nesta 5ª
Foto: Reprodução

Até as 16h desta quinta-feira (22), 2.614.635 estudantes se inscreveram no Sisu, sistema que reúne neste início de ano 205,5 mil vagas em cursos de instituições públicas de todo o país. Para se candidatar, o único critério exigido é o desempenho no Enem 2014. O número de inscritos divulgado na tarde desta quinta corresponde ao maior já registrado no Sisu. Ele supera o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. Ao todo, a última edição do exame teve 6,1 milhões de participantes –desses, 1,48 milhão são concluintes do ensino médio. Administração (291.282), direito (251.987) e medicina (227.894) concentram o maior número de inscrições –cada estudante pode indicar até duas opções de curso. O prazo para inscrição termina nesta quinta-feira às 23h59 e o resultado será divulgado na próxima segunda-feira, 26. De acordo com o balanço, as federais do Ceará e de Minas Gerais têm o maior número de inscrições: 176,5 mil e 175,5 mil, respectivamente.  

 
11h30 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Ibiassucê: Polícia Militar recupera moto roubada em Guanambi
Foto: Divulgação / Polícia Militar

Uma moto tomada de assalto do carpinteiro Kleber dos Santos Rocha, residente no Bairro Beija Flor, em Guanambi, durante um assalto na última sexta-feira (16), foi localizada pela Polícia Militar de Ibiassucê. De acordo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a PM realizou buscas pela região, mas não conseguiu localizar as pessoas envolvidas no crime. A motocicleta modelo Yamaha YBR, foi conduzida a delegacia local para os procedimentos necessários e posterior entrega ao proprietário.

 
10h54 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Guanambi: Prefeitura divulgará edital de concurso público
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Guanambi divulgará edital de concurso público nos próximos dias. O Secretário de Governo, Walguimar Cotrim, afirmou que a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) será contratada para realização das provas. De acordo o secretário, todas as etapas legais foram cumpridas, restando pequenos detalhes para a publicação do edital. Guima assegurou que serão oferecidas cerca de 400 vagas. O concurso atenderá uma intervenção judicial, através de Ação Civil Pública proposta pela promotora Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, com decisão favorável do Juiz Almir Edson Lélis Lima, determinando a realização do certame.

 
10h53 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
CDS-Alto Sertão e Renova Energia desenvolvem projeto “sertão sustentável – priorizando a vida”
Foto: Divulgação

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e a Renova Energia lançaram no final de 2014 um importante programa visando o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados. Trata-se do Projeto “Sertão Sustentável – Priorizando a vida”, que pretende incentivar a implantação/ampliação da coleta seletiva em todos os municípios do Consórcio. As primeiras reuniões já estão acontecendo nos municípios. “Neste primeiro momento estamos apresentando o projeto aos Prefeitos (as), buscando construir um processo participativo que mobilize toda à comunidade”, destacou o Secretário Executivo do CDS ALTO SERTÃO, Anderson Públio. 

Foto: Divulgação
 
09h16 - 22 de Janeiro de 2015 Imprimir
 
Caculé: PM prende homem com arma e drogas
Foto: Gilson Alves / Sudoeste Bahia

Na tarde desta quarta-feira (22), a Polícia Militar de Caculé, prendeu em flagrante Lucas Aparecido da Silva, de 22 anos, conhecido como “Lucas de Maria Mijona”. Em poder de Lucas os policiais apreenderam uma pistola 5.92mm, um papelote de maconha, um objeto para triturar a droga e uma moto Honda CG 125. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o acusado foi detido durante as buscas ao traficante Marco Oliveira Aguiar, também conhecido como “Marquinhos de Jalmaria”, foragido desde a última terça-feira (20). O acusado foi conduzido para a delegacia local onde permanece a disposição da justiça.

 
 
 
  Sudoeste Bahia © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua Cônego Bastos, Centro - Caetité - Bahia

Telefones: Redação (77) 9849-1902 / Comercial (77) 9962-4691 

Email: contato@sudoestebahia.com

Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções