voltar ao topo

Sudoeste Bahia

últimas notícias:

Acusado de agressão e furtos em Caculé é preso pela Polícia Militar

Jaques Wagner vai assumir Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Matrícula na rede estadual começa na próxima terça-feira

UPB: Comissão eleitoral rejeita pedidos de impugnações

Três assaltos ocorreram em menos de duas horas em Caetité

Educação: Bahia tem 12 mil vagas no Sisu 2017

Temer é pressionado a indicar Moro para o STF

Fotos: Luciano Ribeiro em compromissos do mandato

Rodovias federais na Bahia tiveram 1,6 morte por dia em 2016, diz PRF

Palmas de Monte Alto: Denunciados pela PF e MPF são nomeados para cargos públicos

Empossada nova diretoria do Consórcio do Alto Sertão

Relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki morre em acidente aéreo

Três pessoas morrem em queda de avião em Paraty; Teori Zavascki estava a bordo

PM confirma que há mortos em Alcaçuz após confronto de facções

Guanambi: Polícia Civil apreende menor de idade com armas e quase meio quilo de crack

Em consulta on-line, MEC cogita fazer Enem em 1 dia e pelo computador

Criminosos assaltam supermercado no bairro Pedro Cruz, em Caetité

Caetité: Matrícula na rede municipal começa amanhã (19), mas desde hoje pais já formam filas em frente às escolas

Barranco cede e caminhão Munck tomba em construção de posto de combustível em Bom Jesus da Lapa

Saúde: Minas Gerais confirma sete mortes por febre amarela

Acusado de agressão e furtos em Caculé é preso pela Polícia Militar

Sexta - 20/01/2017 - 16h53
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM) cumpriram na tarde desta sexta feira (20/01), no município de Caculé, mandado de prisão preventiva em desfavor de Edson Dias dos Santos. O referido é acusado de agressão com lesão corporal grave contra um homem e, além disso, segundo a polícia, é acusado de vários furtos na cidade citada. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia local, ficando a disposição da justiça.

Jaques Wagner vai assumir Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sexta - 20/01/2017 - 14h09
Foto: Manu Dias | Gov/BA

Ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT) vai assumir o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo Rui Costa (PT). O convite foi aceito na noite de quinta-feira (19/01). A justificativa de Rui para convencê-lo é o reaquecimento da pasta, que perdeu envergadura desde a saída de James Correia, com quem Wagner tem boa relação e conhecimento da forma de atuação e carteira de clientes, para enfrentar a crise econômica. Wagner ficará no lugar de Jorge Hereda, que estava no cargo desde março de 2015. Os rumores de que o ex-governador deveria se tornar secretário de Rui surgiram desde que ele deixou o ministério com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, seus adversários diziam que a posição de secretário era essencial para que o ex-governador ficasse protegido das investigações da Lava Jato por meio do foro privilegiado. Desde novembro do ano passado, Wagner já participava da gestão como coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codes).

Matrícula na rede estadual começa na próxima terça-feira

Sexta - 20/01/2017 - 13h47
Foto: Carol Garcia | GOV/BA

A matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça-feira (24/01) e segue até o dia 31 de janeiro. Tanto os estudantes que permanecerão na mesma escola, quanto aqueles que mudarão de instituição, devem realizar a matrícula pela internet através do Portal da Educação. Para confirmar a inscrição, é preciso utilizar o código de matrícula. De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, o primeiro dia de registro é direcionado aos alunos que estão nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Entre os dias 25 e 26 de janeiro, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão de as escolas não oferecerem a série subsequente. Alunos novos – para os novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31, presencialmente, em qualquer unidade da rede estadual de ensino.

UPB: Comissão eleitoral rejeita pedidos de impugnações

Sexta - 20/01/2017 - 12h02
Por: Rodrigo Daniel Silva
Foto: Reprodução

A comissão eleitoral da União dos Municípios da Bahia (UPB) rejeitou, na manhã desta sexta-feira (20/01), o pedido de impugnação feito pelo candidato Luciano Pinheiro (PDT) contra o adversário Eures Ribeiro (PSD). Prefeito de Euclides da Cunha, Luciano pediu o impedimento da chapa de Eures por, segundo ele, o pessedista não apresentar em tempo hábil o registro de um item da resolução eleitoral, que obriga os postulantes a terem subscrito na coligação 10% dos prefeitos apoiadores. A comissão eleitoral, no entanto, entendeu que “todos os documentos [foram] protocolados no prazo estipulado na Resolução 01/2016” e ressaltou que o “que se verifica são meras alegações, com acirramento dos ânimos pelas partes”. “A alegação de falta de legitimidade aduzida também não merece prosperar”, acrescentou os membros do colegiado na decisão. O pedido de impedimento feito pela chapa do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, contra a de Luciano também foi rejeitado pela comissão eleitoral. O candidato do PSD apresentou 16 irregularidades contra a chapa do adversário. “Não tinha nada tão grave para impugnar. Então, as duas chapas foram homologadas e estão aptas para concorrer”, disse Wilson Cardoso, ex-prefeito de Andaraí, em entrevista ao bahia.ba. O ex-gestor municipal integra a comissão eleitoral. Com as duas candidaturas aptas, a eleição para a presidência da UPB acontecerá na próxima quarta-feira (25/01).

Três assaltos ocorreram em menos de duas horas em Caetité

Sexta - 20/01/2017 - 09h29
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Na noite de quinta-feira (19/01), por volta das 20h30, uma transeunte foi assaltada e teve o aparelho celular roubado quando trafegava pela Travessa Carlos Drummond, no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima foi abordada por dois indivíduos que estavam a bordo de uma moto Honda Fan de cor preta, um deles portando um revólver. Momentos após, mais dois assaltos a transeuntes com as mesmas características ocorreram em Caetité. No entanto, até a publicação desta reportagem as vítimas não haviam registrado as ocorrências na delegacia local. Pelos dados apurados pela reportagem do site Sudoeste Bahia, os criminosos foram os mesmos do primeiro caso.

Educação: Bahia tem 12 mil vagas no Sisu 2017

Sexta - 20/01/2017 - 08h31
Foto: Reprodução

Com a nota do Enem divulgada, os estudantes têm até a próxima terça-feira (24/01) para escolherem em qual instituição parte do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) querem estudar. Na Bahia, estão disponíveis 12.552 vagas em universidades públicas federais, estaduais e institutos federais de educação. A consulta às oportunidades disponíveis foi liberada no site oficial do SiSu nesta quinta-feira (19/01). A inscrição no Sisu fica aberta até o dia 27 e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30. Quem não for contemplado nesta primeira leva pode participar das listas de espera entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro. A chamada da lista de espera será a partir de 16 de fevereiro.

Temer é pressionado a indicar Moro para o STF

Sexta - 20/01/2017 - 07h01
Foto: Danilo Verpa | Folhapress

Após a confirmação da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o presidente Michel Temer passou a sofrer pressão de amigos e até de alguns ministros mais próximos para pensar na possibilidade de indicar o juiz Sérgio Moro, em substituição ao relator da Operação Lava Jato no STF. Ainda que não faça opção por Moro, o presidente deve caprichar na escolha, apostam seus auxiliares. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. O presidente não adota decisões apressadas, tampouco quis tratar do assunto. Mas ouviu as ponderações pró-Moro com interesse. A escolha do substituto de Zavascki é fundamental: o novo ministro vai herdar a relatoria da Operação Lava Jato, no âmbito do STF. A possibilidade do juiz federal Sérgio Moro no lugar de Teori Zavascki já viralizou nas redes sociais. Praticamente uma unanimidade nacional. Amigos alegam, em mensagens a Temer, que Sérgio Moro no STF mostraria a isenção do presidente em relação à Operação Lava Jato.

Fotos: Luciano Ribeiro em compromissos do mandato

Sexta - 20/01/2017 - 00h02

Reunido no gabinete com o Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e com o chefe da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), kaio Moraes.Reunido no gabinete com o Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e com o chefe da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), kaio Moraes.

Recebendo no gabinete na terça-feira (10/01), o Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e a caravana do município de Caetité, representada pelo advogado Dr. Custódio Lacerda e pelos vereadores: Cláudio Ladeia, Júlio Ladeia, João do Anguá e Dé Axé.

Visitando o prefeito ACM Neto com os amigos de Caetité.

Recebendo os amigos de Brumado em nosso escritório.

Rodovias federais na Bahia tiveram 1,6 morte por dia em 2016, diz PRF

Quinta - 19/01/2017 - 20h45
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um balanço divulgado nesta quinta-feira (19/01) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que 1,6 mortes por dia foram registradas nas rodovias federais do estado no ano de 2016. Foram 611 mortes ocorridas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. A notícia boa é que o número caiu 3,1% em relação a 2015, quando 631 pessoas morreram nas estradas federais baianas. Foram ao todo 5.424 acidentes registrados nas estradas, de acordo com a PRF, o que significa que o número de ocorrências reduziu 22,8% em comparação com 2015, quando 7.027 acidentes foram contabilizados. Já com relação aos acidentes graves nas estradas federais, as principais causas são colisões frontais (294 registros, com 239 mortes e 289 feridos graves), colisões laterais (628 ocorrências, com 63 mortes e 201 feridos graves), colisões traseiras (133 registros, com 46 mortes e 129 feridos graves), saída de pistas (128 registros, com 65 e 140 feridos graves) e atropelamentos (127 registros, com 66 mortos e 77 feridos graves).

Palmas de Monte Alto: Denunciados pela PF e MPF são nomeados para cargos públicos

Quinta - 19/01/2017 - 20h18
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Embora ciente de várias denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), o atual prefeito do município de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD) nomeou para cargos na administração municipal pessoas que foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) e respondem a diversas ações na Justiça Federal, Subseção Judiciária de Guanambi. As nomeações ocorreram de 01 a 03 de janeiro, conforme publicado no Diário Oficial do Município, com a divulgação dos seguintes nomes: Marcos Túlio Laranjeira Rocha (Tito), que já foi secretário de saúde na gestão 2001 a 2004 (ex-prefeito Eutinio Nunes) – 2005 a 2012 (Manoel Rubens). Ele foi indiciado pela PF e denunciado pelo MPF por fraudes em licitações e é réu em duas ações que estão em andamento na justiça. Conforme o decreto nº 4 de 1º de janeiro de 2017, ele foi nomeado novamente para ocupar a Secretaria de Saúde; Mônica Jane Pires de Magalhães Santana foi secretária de educação na gestão 2001 a 2004 (ex-prefeito Eutinio Nunes) e secretária de administração nas gestões 2005 a 2008 e 2009 a 2012 (Manoel Rubens). 

Foto: Reprodução | Diário Oficial

Ela também foi indiciada pela PF e denunciada pelo MPF por participar de fraudes em processos licitatórios. A ex-secretária é ré em cinco ações que estão tramitando na justiça. De acordo o decreto nº 15 de 03 de janeiro de 2017, ela foi nomeada como Assessora Especial junto ao gabinete do prefeito. Em análise liminar, o juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, já determinou o bloqueio de bens de todos os denunciados, inclusive, do prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o MPF já foi notificado sobre as nomeações e posteriormente o procurador de justiça responsável deverá emitir parecer a cerca do caso, sendo pela manutenção dos investigados nos cargos ou pelo afastamento das funções que ocupam.

Foto: Reprodução | Diário Oficial

Empossada nova diretoria do Consórcio do Alto Sertão

Quinta - 19/01/2017 - 16h55
Foto: Divulgação | Ascom Luciano Ribeiro

Deputado Luciano Ribeiro – DEM participou da solenidade de posse da nova diretoria do Consórcio do Alto Sertão, realizado na última sexta-feira (13/01) na Câmara de Vereadores de Matina, com a presença dos prefeitos dos municípios consorciados, secretários municipais, vereadores, lideranças e populares. O representativo evento empossou o prefeito de Caculé, Beto Maradona, na Presidência da Amavale e o prefeito de Matina, Juscélio Fonseca, na presidência do Consórcio Alto do Sertão. O deputado Luciano Ribeiro desejou a nova gestão um bom mandato, mais fortalecido, ao considerar que o consórcio é um importante instrumento para o desenvolvimento da região. “Ao trabalhar unidos, com os mesmos objetivos, os resultados são obviamente mais satisfatórios, daí a importância do nosso consórcio. Desejo um novo mandato de muitas novas conquistas”, salientou o deputado.

Relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki morre em acidente aéreo

Quinta - 19/01/2017 - 16h49
Foto: Rosinei Coutinho | SCO/STF

Aos 68 anos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morreu, na tarde desta quarta-feira (19/01), após a queda do avião que viajava. A aeronave, que estava o ministro, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, no litoral fluminense. O avião, prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, pertencia a Emiliano Empreendimentos e Paticipações Hoteleiras. O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. O corpo será velado no STF e o enterro será em Santa Catarina.

Três pessoas morrem em queda de avião em Paraty; Teori Zavascki estava a bordo

Quinta - 19/01/2017 - 14h26
Foto: Ailton de Freitas | Agência O Globo

Três pessoas morreram em uma queda de avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19/01), segundo o Corpo de Bombeiros fluminense. A família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que é relator das ações da Operação Lava Jato na Corte, confirma que ele estava na aeronave. O avião decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há um sobrevivente, mas nenhum nome foi divulgado. A aeronave, prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras. O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. Relator – Responsável pelo processo da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, tem trabalhado na delação premiada da Odebrecht. A expectativa era de que ele retirasse o sigilo da maioria dos cerca de 900 depoimentos tão logo acordos fossem homologados, em fevereiro.

PM confirma que há mortos em Alcaçuz após confronto de facções

Quinta - 19/01/2017 - 10h39
Foto: Andressa Anholete | AFP

A Polícia Militar confirmou que há mortos após um confronto de detentos de facções rivais nesta quinta-feira (19/01) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. O número não foi divulgado. De acordo com o G1, entre feridos está o diretor da unidade, Ivo Freire, que se machucou de raspão com estilhaços de um tiro. A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, chegou ao sexto dia nesta quinta-feira. Nas primeiras horas da manhã, detentos voltaram ao teto de ao menos três pavilhões da unidade. Do lado de fora, muitos tiros disparados por policiais militares e agentes penitenciários eram ouvidos, assim como o barulho de bombas de efeito moral.

Guanambi: Polícia Civil apreende menor de idade com armas e quase meio quilo de crack

Quinta - 19/01/2017 - 07h32
Por: Vilson Nunes
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Durante ações da “Operação Monte Pascoal”, policiais da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin) apreenderam na quarta-feira (18/01), em Guanambi, no bairro de mesmo nome da operação, um menor de idade que foi flagrado  portando drogas e armas. Segundo a polícia, foram apreendidas 41 pedras supostamente de crack, com peso total de 423 gramas; uma espingarda calibre 12; uma submetralhadora e duas pistolas de uso restrito. Também foram apreendidas várias munições do mesmo calibre das usadas em diversos crimes na cidade. A polícia suspeita que as armas e drogas pertençam aos integrantes da quadrilha liderada pelo traficando ‘Delton’, atualmente preso na penitenciária de Serrinha, na região de Salvador. O menor permanece à disposição da justiça e as armas e as drogas foram encaminhadas para exame pericial.

Em consulta on-line, MEC cogita fazer Enem em 1 dia e pelo computador

Quarta - 18/01/2017 - 21h08
Foto: Reprodução

Em consulta popular aberta na internet nesta quarta-feira (18/01), o Ministério da Educação (MEC) cogita a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em apenas um dia, e não mais dois. Também há uma pergunta sobre a possível realização da prova no computador. Não há perguntas na consulta sobre o fim da redação, medida já defendida por alguns especialistas. Além de perguntas sobre a aplicação do Enem em apenas um dia, o MEC pergunta se, caso a prova seja mantida em dois dias, quais datas seriam mais adequadas (domingo e segunda-feira, em dois domingos seguidos ou no formato atual, em um único fim de semana). Ainda há um campo para que os participantes da consulta deixem um texto de sugestão para aprimoramento do exame. A consulta faz parte da estratégia do MEC para mudar o exame. Um dos objetivos do governo é reduzir os custos com a prova.

Criminosos assaltam supermercado no bairro Pedro Cruz, em Caetité

Quarta - 18/01/2017 - 20h48
Por: Marcos Oliveira
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A Polícia Militar procura por dois homens que roubaram um supermercado no Bairro Pedro Cruz, em Caetité, na noite desta quarta-feira (18/01). O crime ocorreu por volta das 20h15. Segundo a PM, eles chegaram ao local de moto e anunciaram o assalto. Um dos autores, que estava armado, entrou no supermercado e não retirou o capacete. Ele ameaçou os funcionários e pegou todo dinheiro do caixa. O outro criminoso permaneceu do lado de fora do estabelecimento. A ação dos bandidos foi rápida. Em seguida os suspeitos fugiram. Até a publicação desta reportagem, não havia sido informado o valor da quantia levada e ninguém havia sido preso. Câmeras de monitoramento do supermercado registraram a ação dos bandidos e devem ajudar a polícia nas investigações.

Caetité: Matrícula na rede municipal começa amanhã (19), mas desde hoje pais já formam filas em frente às escolas

Quarta - 18/01/2017 - 16h04
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A fim de garantir as vagas para os estudantes na rede de ensino municipal - ensino fundamental - pais e responsáveis formaram grandes filas nesta quarta-feira (18/01) em frente às escolas do município de Caetité, embora as matrículas só tenham início amanhã, quinta-feira, dia 19 de janeiro. De acordo com a Secretaria de educação, as matrículas serão encerradas na próxima terça-feira (24/01) e segue o seguinte cronograma: Matrículas da sede - Dias 19 e 20 de janeiro, das 08h às 16h (sem intervalo para almoço); Dias 23 e 24 de janeiro, das 08h às 14h (sem intervalo para almoço). Matrículas da zona rural - Dias 19, 20, 23 e 24 de janeiro, das 08h às 14h (sem intervalo para almoço). Os alunos matriculados na rede municipal ganharão um Kit do Estudante, contendo materiais escolares necessários ao aprendizado. 

Barranco cede e caminhão Munck tomba em construção de posto de combustível em Bom Jesus da Lapa

Quarta - 18/01/2017 - 14h44
Por: Rick Ribeiro
Foto: Rick Ribeiro | Sudoeste Bahia

Na tarde desta quarta-feira (18/01), um incidente foi registrado nas obras de construção do Novo Posto Satélite, no município de Bom Jesus da Lapa. Conforme informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, um barranco cedeu quando o caminhão Munck baixava o tanque de combustível. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Saúde: Minas Gerais confirma sete mortes por febre amarela

Quarta - 18/01/2017 - 11h49
Foto: Divulgação | OMS

Pelo menos sete mortes por febre amarela foram confirmadas no estado de Minas Gerais. A informação é da Secretaria de Saúde do estado, que recebeu a notificação dos óbitos por meio do Instituto Evandro Chagas. Até o momento, não havia nenhuma morte confirmada em Minas Gerais pela doença, todas estavam sob suspeitas. O último boletim epidemiológico contabilizava 184 casos notificados da doença, sendo 37 casos prováveis, além de 53 óbitos suspeitos, sendo 22 óbitos prováveis por febre amarela. A Bahia ainda não registrou nenhum caso suspeito da doença, mas a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um estado de alerta e recomendou a vacinação contra a febre amarela em 45 municípios do estado. Enquanto isso, o estado investiga se seis macacos morreram infectados pela doença em Coribe, município na região oeste baiana.