• Caetité: nova área de mineração de urânio em processo de licenciamento

    Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité/ BA (Foto: Marcelo Correa) Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité/ BA (Foto: Marcelo Correa)
    17/10/2014 - 20:55


    CAETITÉ

    As Indústrias Nucleares do Brasil estão licenciando uma nova jazida situada na área da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio em Caetité: é a jazida do Engenho que será minerada a céu aberto a partir de 2015, através de 3 cavas. Esta nova jazida tem capacidade para produzir 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos, mantendo uma média de produção anual de 340 toneladas. Nas terras da INB se encontra a chamada Província Uranífera de Lagoa Real, onde estão identificados 33 depósitos do mineral urânio com alto grau de pureza; doze desses depósitos já foram pesquisados, passando a ser chamados de “jazidas”. Quando se inicia a exploração da jazida ela é chamada de “mina”. 

     

    Um Plano de Controle Ambiental com todas as características da jazida do Engenho está sendo analisado pelo IBAMA. O documento contém os estudos de viabilidade, os processos de produção e de controle a serem adotados e os impactos associados à sua exploração. Nele também estão descritas as áreas de influência do empreendimento e as ações de comunicação e responsabilidade social a serem desenvolvidas com os objetivos de  manter a população informada sobre as atividades da empresa e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da região. Desde a sua implantação, a INB em Caetité vem explorando a céu aberto a mina Cachoeira, que produziu um total de 3.640 toneladas de concentrado de urânio. Para extrair o minério restante nessa mina, será necessário adotar a mineração subterrânea, que também está em processo de licenciamento, com previsão de inicio de operação no próximo ano. 

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS