• Eleições 2014: por dentro das últimas...

    18/08/2014 - 15:43


    POLÍTICA

    Pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, captou o cenário eleitoral após a morte de Eduardo Campos e com Marina Silva substituindo o pernambucano como candidata à Presidente: Dilma Roussef (PT) 36%, Marina Silva (PSB) 21%, Aécio Neves (PSDB) 20%, Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1%, os demais candidatos não pontuaram. Em um eventual segundo turno, Marina alcançaria 47% dos votos, contra 43% da Presidenta Dilma Roussef.

     

    A coordenação da campanha de Aécio considera como esperado o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda, dia 18, colocando Marina Silva à sua frente em segundo lugar. Para o grupo de Aécio, o resultado é natural devido ao clima de emoção que tomou conta do país, devido à morte de Eduardo Campos. Essa é a mesma explicação para o aumento da diferença de Dilma contra Aécio em um eventual segundo turno (47% a 39%), segundo o Datafolha. A coordenação está confiante no desenrolar da campanha por acreditar que Aécio mostrará as melhores propostas ao eleitor.

     

    A baiana Lídice da Mata, candidata ao Governo do Estado pelo PSB, retoma parcialmente sua agenda de campanha nesta segunda, em viagem à Brasília. Os trabalhos foram suspensos desde a morte de Eduardo Campos. Lídice participará de reuniões com os outros nomes da sua chapa e com o comando nacional do Partido para discutir os novos rumos da campanha para as eleições de outubro.

     

    O comando da campanha à reeleição da Presidenta Dilma Rousseff avalia que Marina poderá tirar o apoio aparentemente consolidado, que Dilma tinha no Nordeste, devido à comoção gerada com a morte de Eduardo Campos. O PT já conta com a certeza do segundo turno e se mostra preocupado com a disputa entre Dilma e Marina, já que considera Aécio um candidato mais fácil de ser batido. Os novos rumos da campanha, com Marina na disputa, já serão base da entrevista de Dilma, hoje, no Jornal Nacional da Rede Globo.

     

    O Juiz Eleitoral Salomão Viana, concedeu direito de resposta a Paulo Souto (DEM), no site de campanha do petista Rui Costa, motivada por matéria veiculada que acusava o ex-governador e ex-senador, sobre possíveis irregularidades no repasse dos valores recolhidos como salário educação. Para o Juiz, houve manipulação e distorção deliberada dos fatos  , ao atribuir culpa a Souto sobre um problema do qual ele não teve responsabilidade. A resposta do democrata deverá ser publicada pelo dobro de dias da matéria original, com todos os destaques possíveis.

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS