• Brumado confirma mais duas mortes por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 19:40


    BRUMADO

    - Em Brumado, nas últimas 24 horas, mais duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), na noite desta segunda-feira (29). A pasta também atualizou os números da pandemia no município: 763 casos ativos, 52 pacientes hospitalizados, 128 aguardando resultado de teste e 40 novos casos foram confirmados. O quadro geral de Brumado apresenta 6.873 casos, dos quais 5.990 pessoas podem se considerar recuperadas. Com os óbitos notificados hoje, Brumado contabiliza 120 mortes em decorrência da Covid-19.

  • OMS acredita que coronavírus teve origem animal, aponta relatório

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    29/03/2021 - 19:35


    Hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não é descartada

    SAÚDE

    - A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o novo coronavírus tenha sido transmitido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. O relatório foi montado por uma comissão de especialistas internacionais da OMS, mas ainda não foi publicado oficialmente. As conclusões foram divulgadas nesta segunda-feira (29) pela agência AFP, que teve acesso ao documento. “Apesar de vírus semelhantes terem sido encontrados em morcegos, a distância evolucionária entre esses vírus e o Sars-CoV-2 é estimada em várias décadas, sugerindo um elo perdido. (…) O cenário que prevê um hospedeiro intermediário é considerado de provável a muito provável”, diz um trecho do relatório, que não cita qual animal poderia ter sido esse intermediário. A hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não foi descartada. Esta é a teoria sustentada pela China. A possibilidade de que o vírus tenha ‘escapado’ do Instituto de Virologia de Wuhan, contudo, foi apontada no relatório como “extremamente improvável”. Os especialistas garantem que não existe nenhum registro de vírus semelhante ao Sars-CoV-2 em laboratórios antes de dezembro de 2019.

  • Vacinas da Pfizer e Moderna são eficazes no controle da Covid após 1ª dose, diz estudo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Geovana Oliveira

    29/03/2021 - 19:33


    Análise foi feita a partir dos dados de vacinação dos profissionais da linha de frente

    SAÚDE

    - Um estudo publicado hoje (29) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostrou que as vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna são 'altamente eficazes' no controle da Covid-19. A análise foi feita a partir dos dados de vacinação dos profissionais da linha de frente, em "condições de vida real", e apontou que o risco de infecção caiu 80% após a primeira dose. Resultados que reforçam aqueles apresentados durantes os ensaios clínicos. Além das duas vacinas, que são seguras e eficazes no combate à pandemia da Covid-19, os EUA começaram também a aplicação da vacina de dose única da Janssen, que não entrou no estudo. 

  • Bahia atinge mais de 15 mil mortos durante a pandemia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Adriano Villela

    29/03/2021 - 19:25


    Boletim divulgado nesta segunda confirmou mais 90 óbitos e 1.068 novos casos; há 14.792 pessoas com o vírus ativos

    BAHIA

    - Com acréscimo de 90 mortes no boletim desta segunda-feira (29), a Bahia alcançou 15.050 mortes causadas pelo novo coronavírus durante toda a pandemia. No período, foram confirmados 795.505 infecções e 765.663 pacientes foram curados. Em 24 horas, foram diagnosticados mais 1.068 casos e 2.159 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. No combate à doença, 45.324 profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19. Às 15h desta segunda-feira, a Central Estadual de Regulação contabilizava 198 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 . Outros 69 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Desde 19 de janeiro, quando começou a campanha de imunização, 1.412.664 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na Bahia, dos quais 309.629 receberam também a segunda dose.

  • Nas últimas 24 horas, Caetité registra 44 casos positivos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - De acordo com boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (29), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), mais 44 pessoas testaram positivo para a Covid-19, nas últimas 24 horas. Com os novos casos, Caetité chegou a 1.455 casos confirmados, dos quais 1.301 são de casos recuperados. Portanto, houve um aumento no número de casos ativos, que agora é da ordem 138. Caetité tem ainda 23 pessoas aguardando resultado de teste e 10 pessoas hospitalizadas. Ao todo, desde o início da pandemia, 16 pessoas foram mortas pela Covid-19 em Caetité.

  • Homem é preso em Carinhanha por violência doméstica contra mulher

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 17:30


    CARINHANHA

    - Na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 9h, na rua Pista IV, no bairro São Francisco, na cidade de Carinhanha,  um homem foi preso por agredir e ameaçar a companheira. A prisão do infrator se deu mediante a ação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM). Segundo a PC, o homem discutiu com a mulher e a empurrou contra a parede, provocando um edema na cabeça da esposa. Diante do fato, o homem foi conduzido para a Delegacia Judiciária de Carinhanha, onde se encontra à disposição da Justiça.

  • Ex-prefeito de Itamaraju e pai do deputado baiano Ronaldo Carletto, Aluyr Carletto, morre de Covid-19

    Foto: Reprodução | Acervo Familiar Foto: Reprodução | Acervo Familiar
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 15:00


    BAHIA

    - Morreu no último sábado (27), por complicações da Covid-19, o ex-prefeito de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, Aluyr Tassizo Carletto, aos 83 anos de idade. Aluyr, que era pai do deputado federal pela Bahia, Ronaldo Carletto (PP), estava travando uma luta contra a doença desde novembro do ano passado, na cidade de São Paulo. Tassizo era dono de uma empresa de transporte intermunicipal, e elegeu-se prefeito de Itamaraju em 2000. Nas redes sociais, seu filho, Ronaldo Carletto, disse que o pai cumpriu lindamente a sua missão. “Hoje meu pai virou meu anjo da guarda. Não consigo descrever a minha tristeza e viver sem a presença do meu grande guerreiro não vai ser fácil, mas saber que ele cumpriu lindamente a sua missão e terá agora o descanso merecido, depois de tanta luta, me conforta. Te amo, meu pai! Que Deus lhe receba com todo amor que o senhor merece!”, escreveu o deputado. O corpo do ex-prefeito será cremado, em cerimônia apenas para familiares.

  • Resultados do Enem 2020 serão divulgados nesta segunda às 18h

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Adele Robichez

    29/03/2021 - 14:00


    EDUCAÇÃO

    - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio serão divulgados hoje (29) a partir das 18h. As pessoas que realizaram as avaliações devem consultar as notas das provas objetivas e da redação na página do participante. A nota sai hoje (29) para as pessoas que fizeram o concurso nas versões impressa (primeira e segunda aplicação), digital e para pessoas privadas de liberdade (PPL). Para os treineiros, o resultado ficará disponível no dia 28 de maio. As notas do Enem 2020 poderão ser utilizadas no programa de acesso ao ensino superior, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado por universidades públicas. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 6 a 9 de abril.

  • Mensagem de outdoor em Vitória da Conquista questiona Rui Costa sobre medidas sanitárias aplicadas a bares: ‘respeite meu trabalho’

    Foto: Repdodução | Redes Sociais Foto: Repdodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 12:30


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - A Associação de Bares, Restaurantes e Atividades Conexas, uma das entidades representativas de trabalhadores de bares e restaurantes, por meio de outdoors instalados em diversos pontos da cidade, reivindicam ao governador Rui Costa (PT), uma revisão sobre as medidas restritivas impostas ao setor, por conta da pandemia do novo coronavírus, que por meio de decreto, proíbe o funcionamento de bares, pois conforme o governo do estado, este tipo de segmento econômico se configura como umas das principais formas de aglomeração. Em reação às medidas sanitárias, a associação em questão pede que Costa reveja seu posicionamento. “Governador, respeite meu trabalho. Alimentação fora do lar não é bebedeira”, diz a frase do cartaz. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 69% dos bares e restaurantes na Bahia poderão fechar as portas até o fim da pandemia. Estima-se que, na Bahia, bares e restaurantes empreguem mais de 280 mil trabalhadores.

  • Após ser cobrada, Ivete rebate Fábio Vilas-Boas, mas comete erro grosseiro de português

    Foto: Reprodução | Google Imagens Foto: Reprodução | Google Imagens
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 11:00


    DIVERSOS

    - A cantora baiana Ivete Sangalo foi cobrada pelo Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em uma postagem no Twitter, por maior envolvimento com causas sociais, em que Vilas-Boas referia-se especificamente à situação da pandemia, tanto na Bahia, como no Brasil. Escreveu então Fábio: “Ivete Sangalo você deveria ser mais envolvida em mais questões sociais. O Brasil está no caminho do colapso da saúde. O que você para ajudar a evitar?”, questionou o secretário. Rápida no gatilho como sempre, a cantora rebateu Vilas-Boas: “Não gosto de politicagem. Isso já está claro para todos que me acompanham. Cada um deve saber das suas responsabilidades. Portanto, me respeite quando for falar a meu respeito. Não me faça ensinar o seu trabalho, pois não permitirei que faça o meu”, rebateu Ivete.

    Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Foto: Reprodução | Redes Sociais

    A partir daí, um intenso ‘bate-boca’ se deu entre a cantora e o chefe da pasta da Saúde. Porém, em um dos tuítes, a diva do axé cometeu um erro crasso de português, que não passou em branco pelos internautas. “Boa tarde, sr Secretário de saúde da Bahia Fábio Vilas Boas. Venho por meio dessa rede social, a qual o Sr utilizou para revelar o quanto pouco me conhece e o quanto pouco conhece  a cerca [Sic] da maneira que trabalho e da forma que realizo as atividades as quais me disponho!”, tuitou Ivete que errou escrevendo “a cerca”, que da forma que está, é sinônimo de gradeamento, quando o certo seria grafar ‘acerca’. Após o mal-entendido com Sangalo, Fábio pediu desculpas.

  • Comandante avalia como 'necessária' ação que resultou em morte de soldado: 'Colocou equipes em risco'

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Matheus Simoni

    29/03/2021 - 10:30


    Comandante avalia como 'necessária' ação que resultou em morte de soldado: 'Colocou equipes em risco'

    BAHIA

    - O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, prestou esclarecimentos sobre a ação da PM na contenção do policial Wesley Soares, morto em uma troca de tiros na noite de ontem (28). Wesley dirigiu-se ao Farol da Barra, em Salvador, aparentando um quadro de surto psicótico e, por volta das 14h, começou a atirar com um fuzil, primeiramente para o alto e, no final da tarde, contra a própria tropa da Polícia Militar presente no local. Houve uma reação, o soldado foi baleado e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde acabou morrendo no final da noite. Segundo o comandante da PM, foram utilizados recursos de uso progressivo da força, no momento da atuação. “A situação não permitia, inclusive pela distância, a utilização de uma pistola de condicionamento. A tropa estava sendo atacada com uma arma de guerra, um fuzil. Efetivamente, é um potencial de letalidade grande. As ações foram desencadeadas com o objetivo de retirá-lo do enfrentamento”. O coronel informou também que a PM possui equipe de psicólogos para atender a tropa. “Temos uma equipe de psicólogos e fomos reforçados, recentemente, com 20 psicólogos clínicos para atendimento de policiais militares em todo o estado”. O coronel Coutinho destacou ainda que a instituição está prestando todo o apoio à família de Wesley. “Um policial militar que não apresentava  problemas de comportamento, não deu sinais em qualquer momento de distúrbios, trabalhava em Itacaré, assumiu o serviço ontem [domingo, dia 28] pela manhã em Itacaré e dirigiu-se ao Farol da Barra, armado, pra fazer aquela situação que nós nos envolvemos como ocorrência crítica, no veículo dele próprio. Trouxemos, inclusive, uma irmã dele, no helicóptero da corporação, em uma tentativa de negociação para encerrar aquela situação”, revelou o comandante-geral.

  • 'Não me arrependo de nada', diz Sergio Moro sobre Lava Jato

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    29/03/2021 - 10:00


    POLÍTICA

    - O ex-juiz Sergio Moro afirmou ontem (28) não ter arrependimentos por seu trabalho no âmbito da Lava Jato, apesar de sua atuação no caso do ex-presidente Lula ter sido considerada parcial em decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante uma live promovida pelo grupo Parlatório, com a presença de empresários e políticos. A informação é da Folha. “Não me arrependo de nada. Pelo contrário. Tenho muito orgulho do que foi feito na Operação Lava Jato”, afirmou. O ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de erros na Lava Jato, mas não propositais. “Pode ter tido algum erro aqui ou ali. Mas algum abuso, algo intencional? Nada”, disse. Moro ainda avaliou ser necessário desmistificar a narrativa de criminalização da política por parte da Lava Jato. "O que havia são pessoas que receberam ou que pagaram suborno", afirmou.

  • Professora de 53 anos morre por complicações da Covid-19 em Candiba

    Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    29/03/2021 - 09:00


    CANDIBA

    - Na noite de ontem (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Candiba (Sesau-Candiba) confirmou a morte da oitava vítima da Covid-19 na cidade. De acordo com informações apuradas pelo Sudoeste Bahia (SB), o óbito foi de uma professora da cidade, de nome Luciene Silva de Azevedo, de 53 anos, que era conhecida em Candiba como “Lena”, que tinha histórico de comorbidades (trombose), que havia sido admitida no Hospital Municipal de Candiba, no dia 06 de março. Seis dias depois, a docente foi transferida para um leito de UTI na cidade de Vitória da Conquista, mas seu quadro clínico apresentou piora e Lena morreu na noite do último domingo (28). Em Candiba, 49 pessoas estão com o vírus em potencial de contágio, das quais quatro estão internadas.

  • Prefeitura de Matina celebra convênio com a UniFG

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    29/03/2021 - 07:50


    MATINA

    - A Prefeitura de Matina, através da Secretaria Municipal de Educação, celebrou uma parceria com a UniFG/ÂNIMA, com a assinatura do Convênio Corporativo que facilita o acesso de servidores públicos municipais e seus dependentes aos cursos do Centro Universitário. Pelas regras, serão disponibilizados descontos de 20% em toda grade de cursos, a exceção apenas para o curso de Medicina e o estudante pode concorrer a bolsas que variam de 30 a 70% através da pontuação do vestibular. Os candidatos do município conveniado, devem se inscrever no vestibular para o curso desejado e terão um prova exclusiva; a inscrição é gratuita e a prova digital está marcada para o dia 10 de abril. O convênio possibilita vantagens também para os candidatos aos cursos de Pós Graduação. Para maiores informações os interessados devem acessar venhaserunifg.com.br/vestibular ou procurar a Secretaria.

  • Morre o soldado da PM após surto e tiroteio no Farol da Barra

    Foto: Reprodução | SSP-BA Foto: Reprodução | SSP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    28/03/2021 - 23:30


    SALVADOR

    - O soldado Wesley Soares Goés, lotado na 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itacaré, no sul do estado, morreu após atirar contra policiais e, em seguida, ser baleado na noite de hoje (28). Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) e foi atendido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Wesley invadiu a área do Farol da Barra em um surto psicótico, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Fontes ligadas ao órgão confirmaram a morte do policial. Ele efetuou disparos para cima e danificou uma viatura e objetos de pessoas que abandonaram a região. Ainda de acordo com a SSP, às 15h, uma equipe do Bope iniciou a negociação. O soldado alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos. Além dos tiros de fuzil, o soldado arremessou grades, isopores e bicicletas, no mar. Ainda não se sabe o motivo que levou Wesley a cometer a ação. Três viaturas quatro rodas também foram desengranadas e direcionadas para guarnições que isolavam o local. Aproximadamente às 18h35, Wesley disse que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope, que revidou. Após pelo menos 10 tiros, o soldado foi neutralizado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). "O nossos objetivos primordiais são preservar vidas e aplicar a lei. Buscamos, utilizando técnicas internacionais de negociação, impedir um confronto, mas o militar atacou as nossas equipes. Além de colocar em risco os militares, estávamos em uma área residencial, expondo também os moradores", declarou o comandante do Bope, major Clédson Conceição.