• Brumado registra mais um óbito por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 21:00


    BRUMADO

    - Em atualização de boletim epidemiológico feita na noite desta sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo) notificou o óbito de mais uma vítima da Covid-19, no município. Trata-se, portanto, da 166ª morte pela doença desde o início da pandemia. Em Brumado, 273 pessoas estão em fase de tratamento da doença (casos ativos), enquanto 69 brumadenses aguardam resultado de teste para Covid-19. Ao todo, são 8.249 casos, com 7.810 curados. Com 21 pacientes internados, em Brumado, nas últimas 24 horas, 15 novos casos foram registrados.

  • Casos ativos de coronavírus em Guanambi continuam subindo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 20:45


    GUANAMBI

    - Mesmo com as medidas de contenção adotadas pelo Governo do Estado e também pela Prefeitura Municipal de Guanambi, o número de casos ativos de coronavírus tem oscilado, mas nos últimos dois dias, têm apresentado alta. Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (07), divulgado pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), os números do quadro pandêmico são os seguintes: 214 casos ativos; 30 pacientes internados; 194 aguardando resultado de teste; 50 casos positivos em 24 horas; 6.604 casos confirmados e 6.322 curados. Em Guanambi, a pandemia do novo coronavírus já vitimou fatalmente 68 pessoas.

  • CDS Alto Sertão tem buscado mais recursos junto a órgãos federais, afirma presidente

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 20:00


    CAETITÉ

    - Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão (CDS Alto Sertão), o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, falou dos avanços que o CDS Alto Sertão tem obtido, no intuito de promover desenvolvimento e progresso para região. De acordo com Pedro, à frente do consórcio há quatro meses, sua gestão se aproximou ainda mais dos órgãos federais. “Estamos trabalhando juntos aos órgãos federais e aos do estado também, para desenvolver a nossa região. A nossa região vinha sendo esquecida há algum tempo, mas com o consórcio, estamos colhendo muitos frutos do nosso trabalho conjunto. A gente tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de estradas, estamos trabalhando também iluminação pública e na regularização fundiária. E agora estamos com o projeto junto ao Governo do Estado para pavimentar, em cada município, 21 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica”, enumerou o gestor. Pedro falou de infraestrutura urbana, além de formas de tratamento de resíduos sólidos, visando o menor impacto ao meio ambiente. Ouça a entrevista na íntegra no áudio abaixo.

  • Número de mortes por coronavírus na Bahia ultrapassa 19 mil

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    07/05/2021 - 18:30


    Novo boletim apontou mais 91 óbitos em decorrência da doença

    BAHIA

    - Desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 19.071 mortes em decorrência do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (7), a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) contabilizou mais 91 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. O boletim epidemiológico apontou ainda que 4.579 baianos contraíram a doença nas últimas 24 horas. Dos 925.001 casos confirmados desde o início da pandemia, 889.108 já são considerados recuperados e 16.822 estão com o vírus ativo. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.217.510 casos descartados e 202.095 em investigação. Na Bahia, 47.726 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Conforme a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. Regulação - Às 12h desta sexta-feira, 58 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 23 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia. Vacinação - Com 2.630.872 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.240.151 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.

  • Caetité registra mais um óbito em decorrência da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Nesta sexta-feira (07), conforme publicação da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesa-Cte), foi confirmada a morte de mais um pessoa no município, vítima da Covid-19. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que residia na sede, que era portadora de insuficiência renal aguda. Toda a equipe do site Sudoeste Bahia se solidariza à família e aos amigos da vítima. Com o referido óbito, Caetité chegou a 23 perdas. Boletim epidemiológico: 29 casos ativos; 44 aguardam resultado de teste; 2.015 casos confirmados; 1.965 curados e 5 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, em Caetité, 3 novos casos foram registrados.

  • Mega força-tarefa no Ceará prende chefe de tráfico da Bahia

    Foto: Reprodução | PF Foto: Reprodução | PF
    Por André Uzêda

    07/05/2021 - 17:30


    BAHIA

    - Uma força-tarefa das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar do estado do Ceará prendeu nesta sexta-feira (7) um homem suspeito de comandar uma facção criminosa na Bahia. O suspeito tem 35 anos e é investigado pelos crimes de homicídios, tráfico de drogas, roubos e organização criminosa. A ação contou com apoio da PF na Bahia a partir da troca de informações de inteligência que apontavam que foragido estaria no Ceará.  A prisão aconteceu no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

  • Peças do acervo arqueológico chegam ao MASB, em Caetité

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 16:25


    CAETITÉ

    - O Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), em Caetité, recebeu ontem (06), as peças do acervo arqueológico. O acervo é composto por mais de 60 mil peças, e só poderia ser abrigado no MASB, caso este  atendesse às exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foram obtidas em janeiro deste ano. Conforme fala da diretora do MASB, Hilda Bárbara, além de patrimônio histórico mineral, o acervo conta com documentos e livros. “Cerâmica, fragmentos líticos (pedra lascada, polida e etc.), muita coisa representativa também de agrupamentos humanos mais recentes, fruto de escavações (dentre tantas) na própria sede do MASB, na Casa da Chácara. O acervo documental é mais o que acompanha esse acervo gerador, que contém cerca de 5 caixas ou mais de livros e documentos”, disse. O MASB é o primeiro museu arqueológico do interior da Bahia, que tem por finalidade preservar o patrimônio arqueológico oriundo das obras de instalação dos parques eólicos.

  • Inscrições Abertas para o II Fórum Digital do CDS - Alto Sertão

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Mauri Oliveira

    07/05/2021 - 16:18


    REGIÃO

    - O Consórcio Público do Alto Sertão em parceria com o Sebrae, realizará o II Fórum Digital em 20 de maio, com o objetivo de oferecer aos donos de pequenas empresas, lojas virtuais e microempreendedores, um momento de inspiração e transformação digital com capacitação prática para ingressar ou melhorar a atuação no modelo de negócios virtuais. O evento reunirá players do mercado digital para apresentar ferramentas, técnicas, práticas e informações que permitam aos empreendedores, ingressar neste cenário ou implementar mudanças e melhorias nas vendas online, com baixo custo e fácil acesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do WhatsApp: (77) 9937-2744. O Consórcio disponibilizará um certificado personalizado aos participantes. - II Fórum Digital - Local: Plataforma Google Meet. Data: 20 de Maio. Horário: 19h. Evento gratuito! Inscreva-se já!

  • Distritos de Caetité passarão a contar com sinal de telefonia celular

    Foto: Reprodução | Google Imagens Foto: Reprodução | Google Imagens
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 15:00


    CAETITÉ

    - Conforme informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), por meio do Programa Fala Bahia, os distritos de  Brejinho das Ametistas, Maniaçu, Pajeú dos Ventos e Caldeiras, em Caetité, serão contemplados com uma torre de sinal de telefonia móvel. O Programa Fala Bahia consiste na inclusão de localidades que não possuem sinal de celular, em que são oferecidas as operadoras, por meio de licitação, concessões financeiras e fiscais. No caso de Brejinho das Ametistas, a previsão para instalação da antena é para o 2º semestre deste ano. Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil, são 240,6 milhões de aparelhos celulares. Quando o recorte é feito na cidade de Caetité, o município possui 35.875 usuários de linhas móveis, de acordo com a Anatel. Com sinal de telefonia móvel, o usuário, além de ter acesso ao serviço telefônico, poderá acessar a internet em celulares ou tablets, e até mesmo em computadores pessoais.

  • Livramento de Nossa Senhora registra mais um óbito por conta da Covid-19

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 13:15


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Em atualização de boletim epidemiológico feito no início da tarde desta sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Livramento de Nossa Senhora (Sesau-Lvto) notificou o óbito de mais uma vítima da Covid-19, no município. Trata-se, portanto, da 54ª morte pela doença desde o início da pandemia. Em Livramento, 70 pessoas estão em fase de tratamento da doença (casos ativos), enquanto 27 livramentenses aguardam resultado de teste para Covid-19. Ao todo, são 2.177 casos, com 2.053 curados.

  • Colisão entre dois automóveis é registrada na BA-148, na Serra das Almas

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 12:00


    REGIÃO

    - Na manhã desta sexta-feira (07), por volta das 8h30, um acidente envolvendo dois automóveis aconteceu na BA-148, trecho da Serra das Almas, na entrada da cidade de Rio de Contas. Segundo informações preliminares obtidas pelo site Sudoeste Bahia, um dos veículos, uma caminhonete, realizou uma ultrapassagem, momento em que se deparou com o outro automóvel, que trafegava em sentido contrário, colidindo frontalmente. A Polícia Militar (PM) esteve no local e realizou o registro da ocorrência. E conforme informações da PM, as duas vítimas do acidente são de Livramento, e apenas o condutor de um Voyage apresentou ferimentos e, por isso, precisou receber atendimento médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192). A PM também sinalizou a via para conferir fluidez ao tráfego da região. 

  • Prefeitura de Guanambi flexibiliza medidas restritivas no município para bares e restaurantes

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/05/2021 - 11:00


    Neste novo Decreto, fica estabelecido, até a próxima segunda-feira (10), o horário de 22h às 05h para o Toque de Recolher. Os estabelecimentos devem limitar a venda de bebidas alcoólicas até às 21:30h

    GUANAMBI

    - Foi publicado no Diário Oficial de ontem (06), um novo Decreto Municipal, flexibilizando as medidas restritivas de locomoção e permanência nas vias públicas de Guanambi. Neste novo Decreto, fica estabelecido, até a próxima segunda-feira (10), o horário de 22h às 05h para o Toque de Recolher. Os estabelecimentos devem limitar a venda de bebidas alcoólicas até às 21:30h. Está proibido a utilização de som ambiente, seja com performances ao vivo ou mecânica, de qualquer natureza. Permanecem todas as recomendações sanitárias e orientações para evitar aglomerações. Neste sentido, permanece, ainda, a obrigatoriedade de uso de máscara facial, disponibilização e utilização de álcool em gel, distanciamento entre as mesas, limitação na capacidade de atendimento, entre outras medidas que vinham sendo adotadas anteriormente.

  • Candiba e outras duas cidades baianas entram em estado de emergência por estiagem prolongada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por André Uzêda

    07/05/2021 - 10:36


    Com o estado de emergência, as prefeituras tem acesso à linhas mais diretas de transferência de verba e contratações mais céleres.

    CANDIBA

    Três cidades do interior da Bahia tiveram situação de emergência reconhecidas pelo governo do estado por conta da prolongada estiagem. O decretos foram publicados nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial. As cidades de Candiba, Riachão do Jacuípe e Barro Alto têm prazos distintos de duração do estado de emergência.Em Candiba, sudoeste da Bahia, o decreto vale por 180 dias (contados a partir desta sexta). Em Riachão do Jacuípe e Barro Alto, o prazo é de 90 dias -- mas contados de datas diferentes. A primeira cidade, a partir do dia 5 de abril e a segunda, a partir do dia 15. Com o estado de emergência, as prefeituras tem acesso à linhas mais diretas de transferência de verba e contratações mais céleres.

  • Ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa punido por contratação irregular de pessoal

    Foto: Divulgação | TCM Foto: Divulgação | TCM
    07/05/2021 - 08:59


    BOM JESUS DA LAPA

    - Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios acataram, em parte, termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira, em razão de irregularidades na contratação de pessoal para o enfrentamento à pandemia do Covid-19. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do processo, imputou ao gestor multa de R$2 mil. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (04/05), realizada por meio eletrônico. Foi determinado, ainda, a rescisão das contratações tidas como irregulares, exceto daqueles profissionais que atuam diretamente no combate a pandemia do Covid-19, desde que seja efetivada comprovação perante a área técnica do TCM. De acordo com o termo de ocorrência, o gestor não encaminhou ao tribunal os atos das contratações temporárias para enfrentamento da pandemia do Covid-19, para o devido controle, bem como não inseriu esses dados no sistema SIGA, do TCM, o que impede a área técnica da corte de comprovar que se trata efetivamente de admissões feitas em decorrência da pandemia do Covid-19. Para o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, o gestor tinha o dever de apresentar, no prazo legal, toda a documentação relativa às contratações, com destaque para relatório que contenha a “correlação dos cargos com o combate à pandemia, suas especificações e funções, bem assim as remunerações e jornadas de trabalho, prazo total do ajuste pactuado e comprovação da qualificação dos contratados para a finalidade específica da celebração dos contratos”. Cabe recurso da decisão.

  • Dupla tenta matar homem a tiros, no bairro Estocada, em Livramento

    Foto: Reprodução | PM-BA Foto: Reprodução | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 08:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um homem de 27 anos foi vítima de uma tentativa homicídio, que ocorreu no fim da noite de ontem (06), por volta das 23h45, na Rua Padre Gaspar Bertone, conhecida popularmente como “rua das cobras”, que fica localizada no bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o indivíduo estava transitando pela referida rua, quando foi surpreendido por dois homens a bordo de uma motocicleta, e um deles efetuou diversos disparos na direção da vítima. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192), encaminhando-o para o Hospital Municipal de Livramento, enquanto uma guarnição policial realizou rondas nas imediações do local do crime, com o objetivo de localizar os autores, mas não obteve êxito. Não se sabe o que teria motivado o atentado.