• Homem é morto por disparo de arma de fogo na zona rural de Palmas de Monte Alto

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 21:00


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Um homem identificado como Charles Gomes Rodrigues, de 27 anos, foi morto na localidade de Lagoa do Morão, zona rural de Palmas de Monte Alto, após ser atingido por um tiro de um rifle de pressão, adptado para calibre .22, na tarde deste sábado (08), por volta das 15h. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o autor do disparo identificado como Gilvan da Silva Xavier fugiu após o crime e ainda não foi localizado. A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi, onde passará por necropsia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

  • Brumado possui 280 pessoas em fase de tratamento da Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 20:00


    BRUMADO

    - Conforme boletim epidemiológico, da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), divulgado na noite deste sábado (08), nas últimas 24 horas, 7 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por isso, o número de casos ativos é 280, que apesar da queda significativa, ainda é considerado alto. Em Brumado, 21 pessoas estão internadas, enquanto 58 pacientes aguardam resultado de teste. Ao todo, são 8.256 casos confirmados, com 7.810 curados. No município, desde o início da pandemia, 166 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Em 24 horas, Bahia registra 3.426 casos de Covid-19 e 94 mortes

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    08/05/2021 - 18:45


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 78%

    BAHIA

    - Em 24 horas, a Bahia registrou 3.436 casos de Covid-19 e 94 mortes pela doença, segundo boletim divulgado neste sábado (8) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No total, o estado contabiliza 892.721 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 19.165 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes adultos com coronavírus é de 78% no estado.

  • Caetité registra 6 novos casos de coronavírus neste sábado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - O número de casos ativos de coronavírus tem caído gradativamente em Caetité, mas a Prefeitura Municipal pede à população que reforce ainda mais as medidas de segurança, principalmente no que diz respeito ao uso da máscara. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), divulgado no fim da tarde deste sábado (08), 32 caetiteenses seguem em fase de tratamento da Covid-19, dos quais 6 pacientes estão internados. Aguardam resultado de teste 44 pessoas, ante a 11 que esperam por coleta de material. Ao todo, são 2.021 casos confirmados, sendo que 6 foram registrados nas últimas 24 horas. Com 1.968 casos curados, Caetité perdeu 23 vidas para a Covid-19.

  • Em Guanambi, 256 pacientes aguardam resultado de teste para Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 17:45


    GUANAMBI

    - Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), no fim da tarde deste sábado (08), o município registrou 31 novos casos de coronavírus, nas últimas 24 horas. Com isso, Guanambi passa a ter 227 casos ativos, sendo que destes, 31 precisaram ser internados. Ao todo, em Guanambi, são 6.635 casos confirmados, dos quais 6.340 são de curados, ante 256 pacientes que aguardam resultado de teste. No município, desde o início da pandemia, 68 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Após denúncia anônima, polícia encerra festa clandestina com mais de 100 pessoas em Conquista

    Foto: Reprodução | Blog do Leo Santos Foto: Reprodução | Blog do Leo Santos
    Por Juliana Rodrigues

    08/05/2021 - 16:00


    Evento irregular acontecia em um sítio, no bairro Parque Imperial

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Uma festa clandestina com mais de 100 pessoas foi encerrada por policiais militares, na madrugada deste sábado (8), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), o evento irregular acontecia no sítio Dois Irmãos, no bairro Parque Imperial. A festa foi descoberta após uma denúncia anônima feita por moradores, que reclamaram do alto volume do som. De acordo com o capitão Ricardo Moreira Menezes, comandante em exercício da unidade, o grupo revelou que pretendia fazer um evento para poucos amigos, mas a festa tomou proporções maiores. Onze pessoas, incluindo o proprietário do local, foram conduzidas à delegacia e um aparelho sonoro foi apreendido. Ainda segundo a SSP-BA, o dono do sítio foi autuado por perturbação do sossego e por descumprir o decreto estadual que proíbe a realização de shows e festas, independentemente do número de participantes.

  • Homem suspeito de integrar quadrilha que atacou agências bancárias em Correntina morre após trocar tiros com a polícia

    Foto: Divulgação | CIPE Sudoeste Foto: Divulgação | CIPE Sudoeste
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 15:00


    POLICIAL

    - Morreu na noite de ontem (07), por volta das 19h, após troca de tiro com a Companhia Independente de Policiamento Especializado Cerrado (CIPE/Cerrado), um homem de 52 anos, suspeito de integrar uma quadrilha que promoveu ataques a três agências bancárias, da cidade de Correntina, no oeste da Bahia. Conforme informações da Cipe/Sudoeste, o indivíduo foi localizado no povoado de Jacarandá, mas ao ser dada a voz de prisão, o homem resistiu e desferiu diversos disparos contras os policiais, que tiveram que revidar, sendo pior para o resistente, que fora baleado. Os policiais ainda prestaram socorro ao suspeito, que recebeu atendimento médico no Hospital Municipal de Santana, onde veio a óbito. Em posse do cidadão, foram encontrados porção de maconha, um revólver calibre .38 e munições intactas. Ainda de acordo com a CIPE/Sudoeste, na manhã de quinta-feira (06), foram encontrados na cidade de Carinhanha, três veículos carbonizados, que tinham sido usados pelo grupo nos atentados aos bancos. A polícia também informou que as investigações continuam para que a quadrilha seja completamente desarticulada.

  • Em Brumado, vice-presidente se autodeclara presidente da Câmara de Vereadores

    Foto: Reprodução | Luciano Santos Foto: Reprodução | Luciano Santos
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 12:00


    BRUMADO

    - Por meio da Portaria 131/2021, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), se autodeclarou presidente da Casa. A informação é do site 97 News. Isso deve-se ao óbito do vereador José Carlos Marques (PSB), vitimado pela Covid-19, no último dia 04. Ainda segundo o referido site, o ato foi encarado como controverso por parte dos brumadenses, que fizeram uso das redes sociais para expressar uma série de indagações. “Logo em seguida a publicação, se iniciaram uma série de questionamentos, principalmente nas redes sociais, sobre o ato, que, logo de cara, foi analisado como antidemocrático, “ferindo de morte” a Constituição Federal. A princípio a decisão estaria fincada no Regimento Interno da Casa Legislativa, que estaria sendo o “escudo protetor” para a assunção ao cargo de presidente, só que existem algumas brechas jurídicas nessa questão. Especialistas jurídicos afirmam que “embora o regimento interno ofereça essa possibilidade, é preciso  analisar também a Lei Orgânica que reza que o vice pode substituir e não suceder, o que já deixa em aberto a questão”. Argumentos destacam ainda que “a transição deveria ter sido feita com a anuência do plenário, o que não aconteceu”, informou o portal.

  • Palmas de Monte Alto: mulher é presa após golpear companheiro com faca

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 11:00


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Na noite de ontem (07), por volta das 23h30, na cidade de Palmas de Monte Alto, uma mulher foi presa após golpear o companheiro, durante uma discussão. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), Marcos Paulo de Carvalho foi atingido no peito e, por isso, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192), sendo encaminhado para o Hospital Municipal Milton Farias dias Laranjeira, sendo posteriormente transferido para O Hospital Geral de Guanambi (HGG). No entanto, o estado clínico da vítima não foi divulgado. Já a autora da agressão, foi conduzida para a Delegacia Judiciária de Palmas de Monte, onde as primeiras medidas cabíveis foram adotadas.

  • Aconteceu na Bahia: operação policial apreende uma tonelada de maconha

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/05/2021 - 09:00


    SALVADOR

    - Na noite de ontem (07), na cidade de Salvador, uma operação policial resultou na apreensão e no desmantelamento de um laboratório de drogas, onde foi encontrada uma tonelada de maconha. De acordo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) repassadas ao site G1, a ação se deu mediante a rondas contra grupos criminosos conhecidos por “bondes”, quando a Polícia Militar (PM) foi avisada, por meio do sistema de comunicação, sobre a existência de um laboratório clandestino de drogas. Além de maconha, os agentes também apreenderam cerca de 50 Kg de cocaína, 8 Kg de pasta base e uma balança de precisão. Ninguém foi preso, pois não havia pessoas no local. Todo o material foi apresentado no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

  • Brumado registra mais um óbito por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 21:00


    BRUMADO

    - Em atualização de boletim epidemiológico feita na noite desta sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo) notificou o óbito de mais uma vítima da Covid-19, no município. Trata-se, portanto, da 166ª morte pela doença desde o início da pandemia. Em Brumado, 273 pessoas estão em fase de tratamento da doença (casos ativos), enquanto 69 brumadenses aguardam resultado de teste para Covid-19. Ao todo, são 8.249 casos, com 7.810 curados. Com 21 pacientes internados, em Brumado, nas últimas 24 horas, 15 novos casos foram registrados.

  • Casos ativos de coronavírus em Guanambi continuam subindo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 20:45


    GUANAMBI

    - Mesmo com as medidas de contenção adotadas pelo Governo do Estado e também pela Prefeitura Municipal de Guanambi, o número de casos ativos de coronavírus tem oscilado, mas nos últimos dois dias, têm apresentado alta. Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (07), divulgado pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), os números do quadro pandêmico são os seguintes: 214 casos ativos; 30 pacientes internados; 194 aguardando resultado de teste; 50 casos positivos em 24 horas; 6.604 casos confirmados e 6.322 curados. Em Guanambi, a pandemia do novo coronavírus já vitimou fatalmente 68 pessoas.

  • CDS Alto Sertão tem buscado mais recursos junto a órgãos federais, afirma presidente

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 20:00


    CAETITÉ

    - Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão (CDS Alto Sertão), o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, falou dos avanços que o CDS Alto Sertão tem obtido, no intuito de promover desenvolvimento e progresso para região. De acordo com Pedro, à frente do consórcio há quatro meses, sua gestão se aproximou ainda mais dos órgãos federais. “Estamos trabalhando juntos aos órgãos federais e aos do estado também, para desenvolver a nossa região. A nossa região vinha sendo esquecida há algum tempo, mas com o consórcio, estamos colhendo muitos frutos do nosso trabalho conjunto. A gente tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de estradas, estamos trabalhando também iluminação pública e na regularização fundiária. E agora estamos com o projeto junto ao Governo do Estado para pavimentar, em cada município, 21 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica”, enumerou o gestor. Pedro falou de infraestrutura urbana, além de formas de tratamento de resíduos sólidos, visando o menor impacto ao meio ambiente. Ouça a entrevista na íntegra no áudio abaixo.

  • Número de mortes por coronavírus na Bahia ultrapassa 19 mil

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    07/05/2021 - 18:30


    Novo boletim apontou mais 91 óbitos em decorrência da doença

    BAHIA

    - Desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 19.071 mortes em decorrência do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (7), a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) contabilizou mais 91 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. O boletim epidemiológico apontou ainda que 4.579 baianos contraíram a doença nas últimas 24 horas. Dos 925.001 casos confirmados desde o início da pandemia, 889.108 já são considerados recuperados e 16.822 estão com o vírus ativo. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.217.510 casos descartados e 202.095 em investigação. Na Bahia, 47.726 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Conforme a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. Regulação - Às 12h desta sexta-feira, 58 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 23 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia. Vacinação - Com 2.630.872 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.240.151 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.

  • Caetité registra mais um óbito em decorrência da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    07/05/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Nesta sexta-feira (07), conforme publicação da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesa-Cte), foi confirmada a morte de mais um pessoa no município, vítima da Covid-19. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que residia na sede, que era portadora de insuficiência renal aguda. Toda a equipe do site Sudoeste Bahia se solidariza à família e aos amigos da vítima. Com o referido óbito, Caetité chegou a 23 perdas. Boletim epidemiológico: 29 casos ativos; 44 aguardam resultado de teste; 2.015 casos confirmados; 1.965 curados e 5 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, em Caetité, 3 novos casos foram registrados.