• Bahia ultrapassa marca de 20 mil mortes por Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Gabriel Amorim

    18/05/2021 - 19:00


    Primeiro óbito pela doença foi registrado no estado em 20 de março de 2020

    BAHIA

    - A Bahia ultrapassou nesta terça-feira (18) a marca de 20 mil mortes por Covid-19. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados em 14 meses de pandemia um total de 20.019 óbitos. A primeira morte por Covid-19 no estado foi registrada oficialmente em 20 de março de 2020. Segundo divulgou a Sesab à época,. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado da capital, intubado e em diálise contínua. Já o primeiro caso, foi registrado no dia 6 de março em Feira de Santana.

  • Caetité registra mais um óbito por Covid-19 nesta terça-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/05/2021 - 18:45


    CAETITÉ

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), nesta terça-feira (18), mais um óbito em decorrência da Covid-19 foi registrado no município. Trata-se de uma mulher de 74 anos, que tinha histórico de comorbidades. Foi a 26ª perda pela doença na cidade. Boletim epidemiológico: 14 novos casos foram confirmados em 24 horas; 39 casos ativos; 2.083 casos no total; 2.018 curados; 31 pessoas aguardando resultado de teste e 2 pacientes internados.

  • Jornalistas serão vacinados como grupo de prioridade na Bahia

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por André Uzêda

    18/05/2021 - 18:15


    Profissionais de comunicação de 40 anos ou mais estão inclusos nesta lista

    BAHIA

    - Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta terça-feira (18), os profissionais de comunicação (fotógrafos, blogueiros, jornalistas) foram inclusos no grupo prioritário para vacinação em toda a Bahia. A comissão é responsável por definir os passos da vacinação em todo estado. Os requisitos para ser vacinado como profissional de comunicação são: ter mais de 40 anos e estar em atividade externa (na rua) ou em ambientes fechados (estúdios e redação). A resolução será publicada já na próxima quarta-feira (19) pelo governo do estado. A CIB também definiu que 30% das vacinas serão reservadas para reduzir o limite de faixa de idade, de pessoas sem comorbidade. Atualmente, em Salvador, esse limite está em 59 anos. As outras 70% das vacinas continuam atendendo grupos prioritários (gestantes, lactantes e pessoas com comorbidades).

  • Bahia recebe remessa com 39.780 doses da vacina da Pfizer

    Foto: Divulgação | Gov/BA Foto: Divulgação | Gov/BA
    Por Gabriel Amorim

    18/05/2021 - 17:45


    Novo carregamento chegou em Salvador por volta das 16h

    BAHIA

    - A Bahia recebeu, nesta terça-feira (18) nova remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. O avião trazendo a carga com 39.780 doses pousou no aeroporto de Salvador por volta das 16h15. Com mais este envio, a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 recebidas. São 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer. As doses recebidas nesta terça serão destinadas à capital (20% do total) e aos 12 municípios da Região Metropolitana de Salvador (80% do total).

  • Após polêmicas, IBGE planeja Censo para 2022

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Gabriel Amorim

    18/05/2021 - 16:00


    Planejamento será iniciado após decisão do STF

    BRASIL

    - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que começará a planejar a realização do próximo Censo para 2022. O planejamento será iniciado depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que votou para obrigar o governo federal a realizar a pesquisa no ano que vem. O Censo havia sido cancelado pelo Palácio do Planalto com a justificativa de falta de verba no orçamento. Na nota divulgada à imprensa,   o IBGE detalha as fases do planejamento. “O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda neste ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021”, explica. O texto ainda explica que o projeto de planejamento é apenas o primeiro passo até a realização da pesquisa. “Após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022.”

  • Comissão da Câmara de Acompanhamento dos Empreendimentos de Caetité se reúne com Comissão de Trabalhadores do município

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    18/05/2021 - 14:30


    CAETITÉ

    - Na manhã desta terça-feira (18), a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Trabalhos de Mineração, das Empresas de Energia Eólica, Energia Solar e de Urânio, através dos seus membros: Jairo da Mecaterra (Presidente), Rodrigo Gondim (Vice Presidente) e Jorge Ladeia (Relator), reuniu com a Comissão dos Trabalhadores de Caetité, para buscar uma alternativa em relação ao desemprego. Na oportunidade, os Edis debateram sobre os empregos que estão sendo gerados em nosso município, mas que não estão sendo ofertados para os munícipes caetitieenses pelas empresas que estão na cidade e outras que virão. Os trabalhadores, ora desempregados, relataram a falta de comprometimento do SineBahia e do executivo em não ofertar as vagas de emprego para trabalhadores do município de Caetité.  Ainda na reunião, ficou acertado do Legislativo encaminhar Ofício solicitando uma reunião urgente com o Prefeito Municipal, Valtécio Aguiar, em busca de uma solução em prol dos trabalhadores da nossa Caetité. Os vereadores, Jairo da Mecaterra, Rodrigo Gondim e Jorge Ladeia explanaram a situação atual do município, juntamente com a participação do vereador Álvaro Montenegro (Nen de Dácio), que teceu comentários em busca de uma solução e assim lutar para que os caetittenses possam ser privilegiados em suas respectivas funções de trabalho.

  • Secretário da saúde prevê “desastre epidemiológico” com festas clandestinas de São João

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Kamille Martinho

    18/05/2021 - 14:00


    Fábio Vilas-Boas salienta que só a fiscalização não é suficiente, "é preciso que a consciência coletiva prevaleça"

    BAHIA

    - Os meses de junho e julho na Bahia serão “extremamente difíceis” em decorrência da transmissão da Covid-19 nas festas clandestinas de São João, segundo previsão do secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Ele salienta que, caso aconteçam, os festejos ilegais vão "aumentar ainda mais a taxa de transmissão [do vírus] e já estamos em um patamar extremamente elevado". "O governador Rui Costa já anunciou que vai proibir transporte de ônibus intermunicipal e vai colocar policias pra proibir as festas. Faremos o que for possível, mas não temos o dom de estar em todos os locais ao mesmo tempos. É preciso que a consciência coletiva prevaleça, senão teremos um desastre epidemiológico no meio do ano", alertou. Na manhã desta terça-feira (18) o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que os números de casos e mortes por Covid-19 na capital baiana estão "saindo do controle" e que o cenário é "extremamente preocupante".

  • Ufba denuncia orçamento igual ao de 2010 e lembra vítimas da Covid-19

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por André Uzêda

    18/05/2021 - 12:00


    Ato 'Educação contra a Barbárie' denuncia corte de verbas e desmonte da estrutura acadêmica

    EDUCAÇÃO

    - Com manifestações artísticas lembrando as vítimas da Covid-19 e pontuando os ataques à universidade pública, o ato 'Educação contra a Barbárie' pontuou os desmontes do governo Jair Bolsonaro (sem partido) na formação acadêmica do país. O ato foi organizado pela reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) com a participação de treze entidades nacionais. Os professores falaram dos cortes e complicações que a universidade vive por conta da retenção de verba. O professor Eduardo Mota falou da evolução do orçamento da universidade e pontuou que a verba disponível hoje para a Ufba é a mesma que a de 2010 — a exatos 11 anos atrás.O ato teve participação ainda do presidente da OAB, Luiz Viana, da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e representantes de outras importantes entidades nacionais —  SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Abrasco, Andifes, UNE, ANPG, Fenaj, ABI, Proifes, Andes, Fasubra e Conif.

  • Bolsonarista agride servidor público em Rio do Pires após críticas ao presidente Bolsonaro

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/05/2021 - 11:00


    O agressor tem histórico de comportamento rude e violento

    REGIÃO

    - Na última quinta-feira (13), um servidor público municipal Manoel Neto dos Santos, 64 anos, da cidade de Rio do Pires, no sudoeste da Bahia, foi agredido por um homem, também servidor municipal, após ter feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O caso aconteceu na Secretaria de Saúde de Rio do Pires. A vítima afirma que o bolsonarista se descontrolou, em um momento em que foi feito um comparativo entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente. “Entramos em uma discussão sobre Bolsonaro e Lula. Conversa vai, conversa vem, eu citei uma palavra que ele não gostou. Ele chamou Lula de ladrão e eu falei que isso já está no sangue do político. Quando eu falei isso, ele se alterou”, descreveu. Ao sentir o nervosismo do colega, Manoel tratou de pedir desculpas na tentativa de apaziguar os ânimos, mas de nada adiantou. “Quando eu tentei sair, ele me pegou pela gola da camisa e me deu vários golpes; chutes e  pontapés. Não sei por que razão. Até agora não consegui entender", descreveu. Dos Santos realizou exame de corpo de delito e pretende acionar à Justiça pela agressão. “Irei ingressar na Justiça também. Quero que ele pague. Tem que doer no bolso. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer porque sou uma pessoa de bem. Foi uma violência do nada”, disse o servidor que registrou um boletim de ocorrência na delegacia local. Por conta da ação, o agressor foi afastado pelo prefeito Antônio dos Santos (PP). Um processo administrativo disciplinar foi aberto para apurar o caso. Em relação ao bolsonarista, consta que ele já teve comportamento violento em outras ocasiões.

  • Região: PRF apreende 2,5 Kg de pasta base com passageiro em ônibus de turismo

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/05/2021 - 10:00


    Com apreensão, a PRF estima um prejuízo ao tráfico de drogas em torno de R$ 300 mil

    CHAPADA DIAMANTINA

    - Na tarde desta segunda-feira (17), na BR-242, em Seabra, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2,5 Kg de pasta base, sendo transportado por um homem de 24 anos, que estava a bordo de um ônibus de turismo, que fazia a linha Alta Floresta - Recife. Durante a abordagem dos passageiros, os policiais perceberam nervosismo incomum por parte de um dos ocupantes do ônibus. Ao fazer uma revista na bagagem do mesmo, os PRFs encontraram a substância que serve como insumo para fabricação de cocaína. Ao ser questionado, o jovem afirmou que receberia R$ 3 mil para transportar a droga de Cuiabá (MT) para Feira de Santana (BA). O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado com o entorpecente para a Polícia Civil de Seabra. De acordo com a PRF, a pasta base serve de matéria-prima para a preparação de todas as demais drogas derivadas da cocaína. Cada quilo de pasta base pode fazer até 4 Kg de cocaína refinada para venda. Ainda de acordo com a PRF, o prejuízo estimado ao tráfico com a apreensão foi de R$ 300 mil.

  • Barreiras: Pássaros silvestres são resgatados pela polícia na BR-242

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/05/2021 - 09:00


    BARREIRAS

    - Na noite da última segunda-feira (17), uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) resultou na apreensão de nove pássaros silvestres, que estavam sendo transportados em um ônibus de turismo. A abordagem aconteceu na altura do Km-800, na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com informações da PRF, as aves estavam amontoadas em gaiolas, em um compartimento escuro e sem ventilação, submetidas a ampla falta de higiene e cuidados. Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro e canário. O responsável pelos animais não apresentou qualquer documento emitido por órgãos ambientais e ainda afirmou que receberia R$ 200 para transportar os animais da cidade de Araras (SP) até a cidade piauiense de São Raimundo Nonato, a pedido de um criador. Diante do fato, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

  • Luiz Augusto assume cadeira na Alba nesta terça-feira

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Matheus Morais

    18/05/2021 - 08:34


    Suplente fica no lugar deixado por Nelson Leal, novo secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia

    POLÍTICA

    - O suplente Luiz Augusto (PP) assume nesta terça-feira (18) a cadeira deixada por Nelson Leal (PP) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Leal foi nomeado como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do governo estadual. Segundo a edição do Diário Oficial do Legislativo, publicada nesta terça, a cerimônia de posse está marcada para 14h na presidência da Casa. Luiz Augusto foi vice-presidente da Alba e tentou se reeleger no pleito de 2018, quando teve 42.418 votos, mas não conseguiu se manter no Legislativo baiano.

  • Tremor de terra é registrado em Amargosa; abalo é nono na Bahia em 2021

    Foto: Reprodução | Google Maps Foto: Reprodução | Google Maps
    Por Adele Robichez

    18/05/2021 - 07:30


    Situação ocorreu à noite, por volta das 20h27, com magnitude preliminar calculada em 1,8 mR

    BAHIA

    - Mais um tremor de terra foi registrado no município de Amargosa, no recôncavo baiano, nesta segunda-feira (17). A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo o LabSis, o abalo ocorreu à noite, por volta das 20h27, com magnitude preliminar calculada em 1,8 mR. No início deste mês, no dia 3 de maio, o laboratório registrou outro tremor em Amargosa, com magnitude de 1,4 mR. No total, aconteceram, apenas em 2021, nove eventos sísmicos na Bahia. As outras cidades atingidas foram Jacobina, Maracás, Ubatã, Caldeirao Grande, Dias d'Ávila, Ipiaú e Curaçá. 

  • Quase 300 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam à Bahia

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Por Juliana Rodrigues

    18/05/2021 - 07:30


    Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ainda há a previsão de chegada de quase 40 mil doses da Pfizer

    BAHIA

    - A Bahia recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), 297,3 mil doses de vacinas contra Covid-19. Desse total, 246,3 mil doses são das vacinas de Oxford/AstraZeneca e 51 mil são da CoronaVac. Segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, após a contagem e divisão dos imunizantes, eles seguirão para os municípios e serão usados para as segundas aplicações. O titular da pasta ainda anunciou a previsão de chegada de mais 39.780 doses da vacina da Pfizer ainda na tarde desta terça. Os imunizantes serão distribuídos para as cidades-polo do interior que dispõem de ultracongeladores.

  • Prefeitura de Guanambi atualiza decreto municipal de enfrentamento ao Coronavírus e mantém toque de recolher diário para às 22h

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/05/2021 - 21:53


    GUANAMBI

    - A Prefeitura de Guanambi publicou em edição do Diário Oficial desta segunda-feira (17), o Decreto Municipal nº 288, que retifica o Decreto nº 243, de 19 de abril de 2021. Toque de Recolher Diário – 22h - Fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h, de 17 de maio até 24 de maio de 2021.” Bares e restaurantes devem obedecer ao horário de venda de bebidas alcoólicas - Os bares e restaurantes devem obedecer a uma série de normas para que possam funcionar. Desde o distanciamento das mesas, disponibilização de álcool em gel, não promover aglomerações, não aceitar a utilização de nenhum tipo de sonorização, respeitar o horário limite de venda de bebidas alcoólicas até às 21:30h, do dia 17 de maio de 2021 ao dia 24 de maio de 2021, etc. O desrespeito às regras, podem levar a interdição do estabelecimento pela Vigilância Sanitária. Proibição de atividades esportivas coletivas - Fica vedada a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas, amadoras e profissionais, até o dia 24 de maio de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Funcionamento de academias - Fica autorizado o funcionamento das academias, inclusive as situadas nos condomínios de casas e edifícios, e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, de 17 de Maio até 24 de maio de 2021, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos.” Eventos em geral - Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, shows, circos, cinemas, clubes, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas, carreatas e afins, até o dia 24 de maio de 2021.” Atividades econômicas - Fica autorizado o funcionamento dos empreendimentos de atividades econômicas, até o dia 24 de maio de 2021 ou ulterior deliberação.