• Radialista Jean Rego, 47, morre por Covid-19 no norte do estado

    Foto: Reprodução | Acervo Pessoal Foto: Reprodução | Acervo Pessoal
    Por Geovana Oliveira

    21/05/2021 - 16:30


    Prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, lamentou a perda do jornalista

    BAHIA

    - Morreu nesta sexta-feira (21) o jornalista Jean Rego, de 47 anos, após complicações da Covid-19. O radialista, que atuava em Juazeiro, no norte do estado, ficou internado no Hospital Geral de Urgência (HGU), em Petrolina, por alguns dias, mas não conseguiu resistir às complicações da doença. "Hoje foi a vez de nos despedirmos de Jean Rego, 47 anos, que estava internado lutando contra a Covid-19 e não resistiu. Ele deixa mulher e filho, além de muitos amigos que admiravam sua competência e criatividade na Rádio Juazeiro, seu segundo lar", diz nota do Sindicato dos Jornalistas da Bahia sobre a perda. A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), também lamentou a perda do jornalista. "Perdemos um profissional que, apesar de jovem, ajudou a escrever a história de Juazeiro através das ondas do rádio. Neste momento de tristeza, gostaria de lembrar a família sobre a grandeza de seu legado, que permanecerá vivo entre aqueles que amam o rádio”, destaca. O vice-prefeito lembrou a trajetória de Jean e se solidarizou com os familiares. “A comunicação radiofônica da região está de luto diante da perda desse grande profissional da comunicação que prestou relevantes serviços ao rádio juazeirense. Me solidarizo com os familiares e amigos nesse momento de perda e envio condolência a todos”, disse Leonardo Bandeira.

  • Lula e FHC se encontram para “conversa sobre democracia”

    Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert
    Por Juliana Rodrigues

    21/05/2021 - 14:30


    A aproximação de Lula e FHC contrasta com o histórico entre os 2 ex-presidentes.

    POLÍTICA

    - A equipe de comunicação do ex-presidente Lula postou em suas redes sociais um foto ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O registro ocorreu durante um almoço. De acordo com a publicação, o encontro foi organizado pelo ex-ministro Nelson Jobim. “Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”. O encontro ocorreu no dia 12 de maio. A aproximação de Lula e FHC contrasta com o histórico entre os 2 ex-presidentes. Em abril de 2020, o tucano afirmou que o petista “matou a esquerda” em entrevista ao portal UOL. “Eu conheci o Lula tosco, hoje ele não é mais tosco. Ele aprendeu. Mas o Lula passou. O que ele representava, não representa mais”, afirmou na ocasião. Também em 2020, Lula se negou a participar de um debate com FHC e o ex-presidente Michel Temer. De acordo com a Folha de S.Paulo, o petista dizia a interlocutores que os políticos não eram democratas.

  • Homem é preso por se masturbar em uma praça pública na cidade de Caculé

    Foto: Reprodução | Google Imagens Foto: Reprodução | Google Imagens
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/05/2021 - 11:45


    CACULÉ

    - Um homem de idade não informada foi preso por se masturbar em uma praça pública da cidade de Caculé, por volta das 9h, da última quarta-feira (19). A praça fica localizada no Centro da cidade. Segundo informações da Polícia Militar (PM), populares denunciaram o fato, após o indivíduo ser avistado se masturbando atrás de um carro que estava estacionado na referida praça. Com a chegada da PM, o homem tentou fugir, mas foi alcançado e detido. Por tudo isso, o cidadão foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Caculé, onde medidas judiciais foram adotadas. Este tipo de caso se enquadra no crime de ato obsceno em lugar público e/ou aberto, sendo passível de reclusão por até seis anos.

  • Secretário alerta: Bahia chegou ao limite do crescimento da rede de saúde

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    21/05/2021 - 11:30


    Secretário estadual da Saúde disse que essa semana foi “extremamente difícil”

    BAHIA

    - O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, isse que essa semana foi “extremamente difícil” com os índices de ocupação de leitos de UTI chegando a 85%. Ele ainda alerta que a Bahia chegou ao limite do crescimento da rede de saúde. “Tivemos alguns hospitais nossos importantes no interior com 100% de ocupação e faltou medicamentos em nosso estoque regulador. Aqui em Salvador, felizmente, estamos chegando hoje com um pouquinho mais de oxigênio”, declarou o secretário. O gestor afirma que a partir de um trabalho intenso dos chefes das UTIs e diretores dos hospitais as taxas reduziram para 83%.

  • Em nova pesquisa presidencial, Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Augusto Romeo

    21/05/2021 - 11:20


    Em pesquisa realizada pelo EXAME/IDEIA, Lula aparece com 45% enquanto Bolsonaro tem 37% das intenções de voto

    POLÍTICA

    - O projeto EXAME/IDEA divulgou, nesta sexta-feira (21), pesquisa presidencial que mostra ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). No possível cenário eleitoral de 2022, Lula aparece com 45% das intenções de voto enquanto Bolsonaro tem 37%. A pesquisa é a primeira a ser divulgada após Lula confirmar que será candidato em 2022 - embora os pesquisadores tenham feito levantamento, por telefone, antes da confirmação do petista. Lula ampliou a vantagem desde a última sondagem, realizada há um mês pelo projeto, e consolidou o favoritismo ao Palácio do Planalto. Em outra pesquisa, do Datafolha, o petista venceria o ex-presidente com 23% de vantagem no 1º turno e 18% no 2º turno. Em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa, qualquer candidato perde para Bolsonaro ou Lula. Entretanto, há alguns destaques, como o do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). Ele aparece com 37% em um segundo turno contra o atual presidente, que tem 40%. Já na disputa com Lula, Ciro tem 35% e o petista 43%. A eleição mais acirrada de uma terceira via com Lula é contra o ex-juiz Sergio Moro (43% X 40%). Contra Luciano Huck, Lula aparece com 44% e Huck com 40%. A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Para 54% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro não merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato. Em relação ao ex-presidente Lula, 50% que acham que ele não merece comandar o país novamente. A rejeição a Bolsonaro também é alta quando os eleitores são questionados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Entre os entrevistados, 39% disseram que não dariam mais uma chance ao atual presidente. Lula aparece com 36%, seguido de João Doria, com 25%, e Sergio Moro, com 21%. Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une o Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.200 pessoas por telefone entre os dias 19 e 20 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

  • Com avanço da pandemia, Rui Costa avisa que haverá novas medidas restritivas no estado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por André Uzêda

    21/05/2021 - 11:00


    Governador escreveu que sentará com prefeitos para anunciar novas medidas

    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que haverá novas medidas restritivas no estado para tentar conter o avanço da pandemia. Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos subiu em várias regiões. O anúncio foi feito na conta pessoal do governador no twitter. Rui, no entanto, não especificou quais serão as medidas adotadas e nem quando elas passarão a valer. "Abrimos o máximo que era possível. Vou conversar hoje com os prefeitos para alinhar medidas e anunciar hoje ou amanhã". Embora tenha dado uma declaração nos últimos dias que ainda não se pode falar em terceira onda na Bahia, Rui Costa reconheceu que "poderemos não ter leitos de UTI suficientes nas próximas semanas". Escreveu ainda que, neste momento, rivalidades políticas devem ficar em segundo plano, diante da necessidade de salvar vidas."Desde o início, faço questão de tomar medidas em sintonia com prefeitos, independente de partidos políticos. Essa não é hora de disputa, mas de passar uma mensagem única para salvar vidas".

  • Homem é preso por furtar cofre de igreja em Licínio de Almeida

    Foto: Divulgação | 94ª CIPM Foto: Divulgação | 94ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/05/2021 - 10:30


    LICÍNIO DE ALMEIDA

    - Um homem de 36 anos foi preso na quinta-feira (20), na cidade de Licínio de Almeida, por furtar oferendas do cofre da Igreja Matriz. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após ter recebido a denúncia, uma ronda foi realizada pelas ruas da cidade, e localizou o indivíduo na praça da feira do município. Ao ser questionado, o homem confessou o crime e disse que arrombou o cofre. Com ele, foi apreendido uma corrente dourada de material não especificado e a quantia de R$ 24,35. Diante da prova material, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Licínio de Almeida, juntamente com os bens furtados.

  • Ânima Educação lança o NPJ-Digital para estudantes de direito

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    21/05/2021 - 08:00


    No novo ambiente de aprendizagem, estudantes da UniFG desenvolverão habilidades do futuro, relacionadas ao universo jurídico e ao mercado de trabalho, desde o primeiro dia na graduação

    GUANAMBI

    - A Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais de ensino superior do País, que integra o Centro Universitário UniFG, tem buscado cada vez mais a tecnologia como uma importante aliada para o desenvolvimento das competências e habilidades de seus estudantes. A companhia acaba de lançar o ambiente de aprendizagem NPJ-Digital (Núcleo de Práticas Jurídicas Digital), planejado para conectar o estudante ao mundo jurídico em constante transformação. A novidade permitirá que os estudantes do curso de Direito, desde o seu primeiro dia na graduação, aprendam por meio de situações práticas jurídicas, com foco na prevenção e na resolução de conflitos sociais contemporâneos, aliando experiências profissionais sob a orientação de professores especialistas na área. O NPJ-Digital propicia a utilização de novas tecnologias, conectando o estudante aos mais recentes recursos digitais na área jurídica, em linha com as recentes alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito, promovida pelo MEC, em abril deste ano. De acordo com a profa. Maria Bartira Muniz de Oliveira, Diretora da Área de Ciências Jurídicas da Ânima Educação, “O NPJ-Digital tem por objetivo reproduzir os ambientes das profissões jurídicas, fortemente impactados pela transformação digital. Se existe inovação no mundo do trabalho, é necessário que a inovação tecnológica também faça parte da formação do estudante. No NPJ-Digital, todos os alunos trabalharão com casos práticos inspirados em situações sociais contemporâneas. É uma forma de aprender que não separa teoria e prática. E o estudante, ao se formar, terá a experiência de ter atuado em dezenas de casos com a orientação de professores”. O NPJ-Digital supera a divisão de espaços físicos e virtuais e permite que os estudantes aprendam por meio de processos reais e simulados, construam o seu portfólio de produtos jurídicos, desenvolvam o trabalho de conclusão de curso e realizem estágios internos e externos. Estará disponível aos estudantes da área de Ciências Jurídicas de diversas instituições de ensino no país, tais como Ages (BA e SE), FASEH (MG), UniSociesc (SC), Universidade São Judas Tadeu (SP), UniBH (MG), Una (MG e GO), UniFG (BA), UniCuritiba (PR) e UniSul (SC). “O NPJ-Digital, somado às diversas práticas inovadoras do nosso currículo, é a demonstração de que, quando bem utilizada, a tecnologia traz inovação para a educação. E esse é um dos pilares da Ânima Educação. Por isso nós oferecemos aos estudantes um ensino de qualidade, para que eles apliquem na prática aquilo que aprenderam na sala de aula. O NPJ-Digital coloca nossos estudantes em um outro patamar, proporcionando a eles experiências do universo jurídico desde o primeiro dia de aula”, afirma Alessandra Mara de Freitas Silva, Assessora da Área de Ciências Jurídicas da Ânima Educação. Para apresentar oficialmente o NPJ-Digital, a Ânima Educação realizará um evento 100% online no dia 27/05, às 19h. O encontro contará com a participação da comunidade jurídica e acadêmica de todo o país. Para participar basta acessar o canal da Ânima no YouTube através deste link: https://youtu.be/kbCelAwElcU0

  • PM prende homem suspeito de tráfico de drogas em Igaporã

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/05/2021 - 22:00


    IGAPORÃ

    - Um homem de 20 anos, suspeito de tráfico de drogas, foi preso na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 14h30, na cidade de Igaporã. Segundo informou a Polícia Militar (PM), durante uma ronda pela cidade, o indivíduo foi avistado juntamente com outras pessoas, que fugiram assim que avistaram a viatura, mas o jovem foi alcançado e detido. Com ele, foram encontrados 64 porções de maconha embaladas e prontas para serem distribuídas, R$ 24,75 em espécie, um revólver calibre .38, um simulacro de pistola e munições. Diante das provas, o jovem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Guanambi, juntamente com o material apreendido.

  • Guanambi registra mais de 90 casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/05/2021 - 21:15


    GUANAMBI

    - Segundo informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), em atualização de boletim epidemiológico, na noite desta quinta-feira (20), no município, 292 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19, sendo que deste público, 40 pessoas estão hospitalizadas. Ao todo, são 7.195 casos confirmados, com 6.827 curados. Com 367 pessoas aguardando resultado de teste, em Guanambi, 76 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Abastecimento de combustíveis está ameaçado no Estado, alerta Sindicato

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    20/05/2021 - 21:00


    Problema técnico na Refinaria Landulpho Alves pode causar paralisação

    BAHIA

    - Pode faltar combustíveis nos postos de toda a Bahia nos próximos dias. De acordo com o Sindicombustíveis Bahia uma paralisação técnica para manutenção da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) pode causar a falta de abastecimento. “O problema da refinaria está no bombeio da gasolina, do diesel S10 e diesel S500 para as distribuidoras”, relata o presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis, Walter Tannus Freitas. Segundo Tannus, a previsão da regularização do problema pela RLAM é até sábado (22). “Tempo suficiente para comprometer o abastecimento no Estado, considerando que a capacidade de estoque dos postos é de dois dias”, explicou.  Ele chama a atenção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e demais órgãos fiscalizadores para a situação. “Se o problema não for sanado até sábado, teremos comprometimento no abastecimento dos combustíveis”, comenta. Além da parada de manutenção, a Refinaria já vem operando, desde 2017, com reduzido efetivo operacional em consequência da decisão da Petrobrás de implantar o O&M (Organização e Método).

  • Brumado registra 29 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/05/2021 - 20:15


    BRUMADO

    - Segundo informou a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), em atualização de boletim epidemiológico na noite desta quinta-feira (20), nas últimas 24 horas, mais 29 novos casos de coronavírus foram registrados no município. São 258 casos ativos, dos quais 14 estão internados. Ao todo, são 8.453 casos confirmados, com 8.024 curados. Com 55 pessoas aguardando resultado de teste, em Brumado, 171 vidas foram perdidas por conta da doença.

  • Bahia registra 5.111 novos casos de Covid-19 e 77 mortes pela doença nas últimas 24 horas

    Por Juliana Rodrigues

    20/05/2021 - 19:00


    Taxa de ocupação de leitos de UTI é de 83% no estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou 5.182 novos casos de Covid-19 e 74 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram realizados nesta data. No total, o estado contabiliza  971.450 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 20.205 mortes. Entre os profissionais da saúde, 48.233 foram diagnosticados com o coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid é de 83% no estado.

  • Em Caetité, mais 9 casos de coronavírus são registrados

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/05/2021 - 18:20


    CAETITÉ

    - Conforme informou a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), no fim da tarde desta quinta-feira (20), em atualização de boletim epidemiológico, nas últimas 24 horas, mais 9 casos de coronavírus foram registrados nas últimas 24 horas. Com os novos casos, Caetité passa a ter 36 casos ativos, dos quais 4 pacientes estão internados. Ao todo, 2.098 casos positivos, sendo que deste contingente, 2.035 pessoas podem se considerar recuperadas. Em Caetité, desde o início da pandemia, 27 pessoas tiveram suas vidas interrompidas por conta da doença.

  • Ivana e Valtécio comemoram publicação do aviso de licitação para sistema de abastecimento de água em Caetité

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/05/2021 - 17:31


    CAETITÉ

    - Em resposta à luta da deputada Ivana Bastos e do prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, para ampliar a oferta hídrica na cidade, foi publicado no Diário Oficial do Estado, da última segunda-feira (17), o aviso de licitação para a realização das obras do sistema  integrado de abastecimento de água em diversas localidades do município. O benefício vai contemplar as comunidades de Serra do Cachimbo, Barreira, Morro, Varginha, Salinas, Campinas, Baixão de Santa Luzia, Canabrava, Tamanduá, Lagoa Azul, Lagoa do Vargem, Jacaré, Jacú e Galho Torto. Uma resposta positiva à luta do nosso mandato e do prefeito Valtécio para garantir mais qualidade de vida aos moradores. Ivana Bastos, que tem como uma das principais bandeira do mandato a luta para que mais famílias tenham acesso a esse bem vital, avalia o ato como mais uma importante iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), através da CERB, para levar esse importante benefício que representa mais vida, saúde e qualidade de vida. A obra será realizada por meio do Programa Bahia Produtiva. Para os interessados em participar do processo licitatório, o recebimento de propostas acontecerá no dia 15 de junho. O Edital encontra-se disponível para download no site da CERB: www.licitacoescerb.ba.gov.br - no menu licitações. Caso persista a pandemia do coronavírus, a cerimônia de abertura será realizada por teleconferência através do link disponibilizado no site da CERB.