• Caetité registra apenas um caso de coronavírus neste domingo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/06/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Nas últimas 24 horas, conforme atualização de boletim epidemiológico, neste domingo (06), feito pela Secretaria de Saúde de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), apenas um caso de coronavírus foi registrado. Portanto, o quadro de casos ativos do município conta com 240 incidências, dos quais 14 pacientes estão internados. Ao todo, são 2.480 casos confirmados, com 2.213 casos curados. Com 175 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, 27 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Rio de Contas: Após agredir companheira, homem ameaçou incendiar a casa

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/06/2021 - 11:00


    RIO DE CONTAS

    - Na madrugada deste domingo (06), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada, por meio de denúncia anônima, sobre a ocorrência de um caso de violência doméstica, de um homem contra sua companheira,  na Rua Tiradentes, na cidade de Rio de Contas. De acordo com informações da 46ª CIPM, no momento em que a guarnição esteve no local para prestar socorro à vítima, o homem ainda ameaçou colocar fogo na casa, usando a mangueira do gás de cozinha, mas a ação foi contida pelos policiais. Diante do fato, o indivíduo teve de ser conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, onde medidas judiciais serão adotadas.

  • Brumado registra mais um óbito por Covid-19 neste sábado

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/06/2021 - 21:15


    BRUMADO

    - Neste sábado (05), conforme informações da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), em atualização de boletim epidemiológico, mais um óbito por conta da Covid-19 foi registrado no município. Foi o óbito de número 176 da cidade. Brumado possui 8.675 casos confirmados, dos quais 8.304 são pessoas curadas da doença. Nas últimas 24 horas, mais 4 novos casos foram registrados. Em Brumado, 13 pacientes estão hospitalizados.

  • Em Guanambi, 628 pessoas aguardam resultado de teste para Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/06/2021 - 21:00


    GUANAMBI

    - Nas últimas 24 horas, conforme atualização de boletim epidemiológico, feito pela Secretaria de Saúde de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), na noite deste sábado (05), 62 novos casos de coronavírus foram registrados. Portanto, o quadro de casos ativos do município passou a apresentar 338 casos ativos, dos quais 45 pacientes estão internados. Ao todo, são 8.146 casos positivos, com 7.724 casos curados. Com 628 pessoas aguardando resultado, em Guanambi, 84 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Vice-prefeito de Capim Grosso morre por complicações da Covid-19

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    05/06/2021 - 19:00


    Frank Neto Oliveira Souza estava internado desde o dia 10 de maio

    BAHIA

    - O vice-prefeito da cidade de Capim Grosso, no norte da Bahia, Frank Neto Oliveira Souza (PT), morreu neste sábado (5), aos 47 anos. Ele estava internado com Covid-19 desde o dia 10 de maio, no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Frank Neto apresentou os primeiros sintomas da doença no início do mês de maio e passou 20 dias internado na capital baiana. Há pouco mais de uma semana, o vice-prefeito apresentou dificuldades respiratórias e precisou ser intubado. Ele deixa a esposa e uma filha. A prefeitura de Capim Grosso emitiu nota de pesar e lamentou a morte do vice-prefeito, assim como o Partido dos Trabalhadores, ao qual Frank Neto era filiado.

  • 38 novos casos de coronavírus foram registrados em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/06/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Segundo boletim epidemiológico divulgado na tarde deste sábado (05), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), mais 38 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Com isso, Caetité tem agora 240 casos ativos, dos quais 14 pacientes estão internados. Ao todo, são 2.479 casos confirmados, ante 2.212 casos curados. Com 175 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, desde o início da pandemia, 27 pessoas perderam suas vidas por complicações da Covid-19.

  • Em 24 horas, Bahia registra 3.936 casos de Covid-19 e 98 óbitos pela doença

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/06/2021 - 17:45


    BAHIA

    - A Bahia registrou, em 24 horas, 3.936 casos de Covid-19 e 98 óbitos pela doença, segundo dados divulgados neste sábado (5) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado registra 1.032.454 casos confirmados desde o início da pandemia, com 21.707 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes adultos com coronavírus é de 84%. Até as 12h deste sábado, 170 pacientes aguardavam regulação para UTI.

  • Nordeste estuda concentrar primeiras doses da Sputnik V em poucas cidades

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    05/06/2021 - 17:00


    BRASIL

    - O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou neste sábado (5) que os governadores do Nordeste estudam aplicar as primeiras doses da vacina Sputnik V em uma cidade de cada Estado. O imunizante foi aprovado na sexta-feira (4), com condicionantes, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia é reproduzir um experimento realizado na cidade de Serrana (SP), pelo Instituto Butantan, para avaliar a eficácia da CoronaVac. Segundo Dias, que é o coordenador para vacinação do Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste, a proposta foi discutida em uma reunião realizada na manhã deste sábado. "A ideia que a gente discutiu hoje é de, provavelmente, escolher cidades. Piauí, por esse 1%, duas doses, vai receber 64 mil doses. Vamos escolher uma cidade que tenha mais ou menos 32 mil pessoas para vacinar. Vamos aplicar a primeira e a segunda dose, como foi feito em Serrana, acompanhado pelo Butanta. E assim, cada um dos Estados. É mais ou menos essa a ideia", explicou, durante live do grupo de advogados Prerrogativas. Na sexta-feira, a Anvisa autorizou a importação excepcional e temporária de doses da Sputnik V feita pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí, além da vacina indiana Covaxin. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não significa uma autorização de uso emergencial pela agência. Inicialmente, poderão ser importadas 4 milhões de doses da Covaxin e outras 928 mil da Sputnik V. Após o uso das doses autorizadas, a agência vai analisar os dados de monitoramento do uso da vacina para poder avaliar os próximos quantitativos a serem importados.

  • Região: Acidente entre carro e caminhão-baú deixa dois mortos

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    05/06/2021 - 15:30


    Vítimas ficaram presas entre as ferragens do veículo pequeno

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Um acidente deixou dois mortos na noite desta sexta-feira (4), no anel viário da BR-330, em Jequié, sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam em um carro que bateu de frente contra um caminhão-baú. As vítimas, identificadas como Olindino Santos Pereira, de 69 anos e Alzenete Lima Pereira, de 66 anos, ficaram presas entre as ferragens do carro, que foi destruído com o impacto da batida. No momento do acidente, chovia na região, mas as causas da colisão são desconhecidas. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica.

  • Prefeito de Palmas de Monte Alto é condenado por improbidade administrativa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/06/2021 - 10:30


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Em decisão do dia 27 de maio, o Ministério Público Federal (MPF), em ação ajuizada pelo Juiz Federal Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, condenou o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD‎), por improbidade administrativa, o que resultou na perda de seu mandato. No entanto, a decisão cabe recurso. A ação judicial envolve recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em processo licitatório de 2008, em que recursos do fundo foram usados para aquisição de material de construção. À época, a defesa do prefeito alegou que não houve irregularidade no processo licitatório, pois o procedimento ocorreu com ampla concorrência de empresas. Foram citados na decisão Julianne Badaró castro, Monica Jane Pires de Magalhães Santana, Hermógenes Nogueira Neto, Gerson Santana Porto Filho, Lucenete da Silva Neves, Carlos Magno pires de Magalhães, Jarbas Rego Evangelista, Andréia Magalhães Nogueira, Andréia Magalhães Nogueira e Magalhães Nogueira LTDA e Cosme Maicon Pires de Magalhães. Assim como o prefeito, os envolvidos também poderão ter seus direitos políticos suspensos.

  • Rui celebra liberação da Sputnik V, mas lamenta limitação de doses: "Muito abaixo da necessidade"

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Alexandre Santos

    05/06/2021 - 09:00


    Agência autorizou que estado use, de forma excepcional e temporária, apenas 300 mil doses do imunizante russo para aplicação na população

    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comemorou na noite desta sexta-feira (4) a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorizar, em caráter excepcional e temporário, estados do Nordeste a importar a Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus. Pelo Twitter, o chefe do Executivo estadual afirmou, no entanto, estar "muito abaixo da real necessidade" a quantidade de imunizantes liberados para uso de somente 1% da população nacional — o que permitirá ao governo baiano aplicar apenas 300 mil doses das 9,7 milhões já compradas. “É apenas o início, mas depois de muita luta conseguimos aprovação para importar e aplicar a Sputnik V. A quantidade autorizada pela Anvisa está muito abaixo da real necessidade. Agora, é batalhar para fazer chegar logo o que foi aprovado e vacinar nosso povo. Vacina salva vidas”, escreveu o governador no Twitter. Assinado em março, o acordo para a aquisição da Sputnik V faz parte de uma negociação do Consórcio Nordeste com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, que fornecerá o total 37 milhões de doses ao Brasil. No dia 26 de abril, a Anvisa rejeitou, por unanimidade, a importação e o uso do fármaco russo pelo Brasil. Um dos técnicos do órgão apontou “falta de documentação” e possíveis riscos do imunizante à saúde, dentre os quais a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina.

  • Brumado confirma mais um óbito por Covid-19

    Foto: Reprodução | 97 News Foto: Reprodução | 97 News
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/06/2021 - 22:15


    BRUMADO

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), em atualização de boletim epidemiológico desta sexta-feira (04), nas últimas 24 horas,  mais uma pessoa foi vítima da Covid-19. Trata-se, portanto, do óbito de número 174 da cidade de Brumado. Boletim epidemiológico:  mais 22 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, o quadro de casos ativos de Brumado possui 197 incidências. Ao todo, são 8.671 casos confirmados, 8.299 curados e 13 brumadenses internados.

  • Guanambi possui 43 pessoas internadas por conta da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/06/2021 - 20:45


    GUANAMBI

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi) divulgadas na noite desta sexta-feira (04), nas últimas 24 horas, mais 32 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Com estes casos, Guanambi chegou a 336 pessoas em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Ao todo, são 8.084 casos confirmados, com 7.664 guanambienses que podem se considerar recuperados da doença. Em Guanambi, 603 pacientes aguardam resultado de teste, enquanto 43 estão internados. Com média móvel de 57, em Guanambi, 84 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Quarto bebê com anticorpos na Bahia é filho de mãe que não se vacinou

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Geovana Oliveira

    04/06/2021 - 19:30


    Grace Kelly foi diagnosticada com a doença dois meses antes de ficar grávida

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Outro bebê nasceu com anticorpos na Bahia. Pietro Kevin Brito Barbosa, nascido há 10 dias em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, passou por exame sorológico que detectou a proteção contra o coronavírus. Segundo matéria da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, o menino nasceu no dia 24 de maio com pouco mais de dois quilos. A mãe dele, Grace Kelly Brito Silva, de 25 anos, trabalha como auxiliar de farmácia e intensivista na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente, que fica no município. Grace Kelly não foi vacinada contra a Covid-19, mas foi diagnosticada com a doença dois meses antes de ficar grávida. Pietro é o quarto bebê que nasceu com anticorpos na Bahia. Os outros três (em Salvador, Irecê e Feira de Santana) nasceram de mães que foram vacinadas contra o vírus. 

  • Caetité ultrapassa 200 casos ativos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/06/2021 - 19:30


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (04), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), nas últimas 24 horas, mais 47 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Com isso, o número de casos ativos saltou para 205, dos quais, 10 caetiteenses estão internados. Ao todo, são 2.441 casos confirmados, sendo que destes 2.209 são de casos curados. Com 175 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, 27 vidas foram perdidas por conta da Covid-19.