• Dois homens são presos em Igaporã por violação de sepultura em cemitério municipal

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/06/2021 - 10:30


    IGAPORÃ

    - Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na tarde de terça-feira (15), dois homens foram presos na cidade de Igaporã por violação de sepultura no cemitério local. A PM foi informada por um popular que no cemitério local havia dois indivíduos praticando atos de vandalismo. O ato foi filmado e repassado à polícia. De imediato, uma guarnição policial se dirigiu para o local para averiguar a denúncia. Após a diligência, foram conduzidos para a delegacia um homem de 22 anos e outro de 26, para que as medidas judiciais neste tipo de caso sejam adotadas. As autoridades não informaram se objetos do cemitério foram furtados pelos autores.

  • Cinco cidades baianas serão imunizadas com vacina Sputnik V, diz governador

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Adele Robichez

    16/06/2021 - 08:30


    Remessa chegará ao estado no início do mês de julho

    BAHIA

    - Em uma reunião entre o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e os governadores da reigão Nordeste realizada nesta terça-feira (15), foi definido que cinco cidades baianas receberão as 300 mil doses da vacina Sputnik V. A remessa chegará ao estado no início do mês de julho.Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), os municípios serão definidos nesta quarta-feira (16), junto com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ele adiantou que todas serão situadas próximas à Salvador e serão completamente vacinadas com o imunizante russo. “Vamos definir hoje com a Saúde Bahia quais as cidades baianas vão receber as doses da vacina Sputnik V. Serão 5 cidades próximas de Salvador, com até 50 mil habitantes, para que nós e a Anvisa possamos acompanhar os resultados. As vacinas devem chegar no início de julho”, escreveu o dirigente nas redes sociais.

  • Sete cidades baianas já confirmaram protestos contra Bolsonaro no sábado

    Foto: Reprodução | DW Foto: Reprodução | DW
    Por Alexandre Santos

    16/06/2021 - 07:50


    POLÍTICA

    - Partidos de oposição, movimentos sociais e centrais sindicais farão, no próximo sábado (19), mais uma mobilização nacional para pedir, dentre outras pautas, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Segundo os organizadores, o objetivo é que os atos sejam maiores que os protestos do dia 29 de maio e tenham ampla adesão nas grandes cidades do país, dentre as quais as principais capitais. Na Bahia, além de Salvador, municípios como Feira de Santana, Paulo Afonso, Jequié e Jacobina já confirmaram participação nos eventos (veja abaixo a lista das cidades). Na capital baiana está prevista uma passeada, a partir das 14h, com saída do Largo do Campo Grande até o Farol da Barra. Sob o mote "Fora, Bolsonaro", os protestos também se posicionarão contra os cortes na educação, a reforma administrativa e as privatizações. Representantes dos movimentos envolvidos orientam, no entanto, que quem for às ruas use máscara, álcool em gel e mantenha o distanciamento social durante as manifestações. "Sabemos dos riscos da pandemia. Riscos a que se submete a maioria do povo todos os dias na batalha pela sobrevivência. Riscos que só são superados pela presença nefasta de Bolsonaro à frente do governo. Por isso podemos e devemos participar, tomando todos os cuidados para evitar contaminação. Aqueles que não tiverem condições de ir às ruas, devem se manifestar de onde estiverem, nas redes, nas janelas, nos portões", diz um texto do Partido dos Trabalhadores dirigidos à militância. Abaixo, as cidades baianas com atos já confirmados: BA – Salvador – Largo do Campo Grande até Farol da Barra | 14h; BA – Jacobina – Praça do Garimpeiro | 8h30; BA – Jequié – Praça Ruy Barbosa | 9h; BA – Feira de Santana – (horário e local não informados); BA – Paulo Afonso – Carreata | 9h (local não informado); BA – São Luís do Curu – saída de ônibus rumo à Fortaleza (horário e local não informados); BA – Serrinha –  Carreata | 14h (local não informado). 

  • Matina: Mais um dia de agenda positiva da prefeita Olga em Salvador

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    15/06/2021 - 21:00


    MATINA

    - Na tarde desta terça feira (15), a prefeita Olga acompanhada pela deputada Ivana Bastos esteve em audiência na SERIN – Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, com o Secretário Caetano, onde apresentou um série de demandas do municipio de Matina. Na oportunidade a prefeita solicitou a secretaria o encaminhamento ao governo do estado das seguintes demandas: Equipamentos de saúde para o PSF Jaime Rodrigues da Silva; Reforma do Hospital Hermenegildo Cardoso de Castro; Uma ambulância para transporte de pacientes; Pavimentação da estrada de Matina a Riacho de Santana; Calçamento de diversas ruas. Na audiência, alem da deputada Ivana Bastos, acompanhavam a prefeita, o vice - prefeito Irineu Fernandes, o secretário de administração e finanças Mateus Fernandes e o ex - prefeito Zezito. Olga e Ivana consideram a audiência produtiva e saíram confiantes quanto ao atendimento dos pleitos apresentados.

  • Guanambi registra mais 43 novos casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/06/2021 - 20:30


    GUANAMBI

    - Conforme informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), em atualização de boletim epidemiológico, na noite desta terça-feira (15), nas últimas 24 horas, mais 43 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, agora, Guanambi possui 311 pessoas em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 8.800 casos positivos, dos quais 8.394 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Na cidade, 517 pacientes aguardam resultado de teste, enquanto 50 seguem internados. Com média móvel de 58,9, em Guanambi, 95 pessoas perderam a vida por conta de complicações causadas pela Covid-19.

  • Bahia registra 5.347 novos casos diagnosticados e 102 óbitos em decorrência da Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    15/06/2021 - 19:30


    Durante a pandemia, 1.071.899 infectados foram diagnosticados e ocorreram 22.703 mortes; Bahia tem 4,1 milhões de vacinados

    BAHIA

    - Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirma mais 5.347 diagnósticos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O estado registrou mais 4.670 altas e 102 mortes. Durante toda a pandemia, houve 1.071.899 contaminados, 1.035.647 pacientes considerados recuperados e 22.703 vítimas fatais. Outros 237.815 pessoas têm suspeitas de contágio pelo novo coronavírus. A Bahia soma 4.176.091 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.625.548 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta terça. A Sesab explanou ainda que 13.549 pacientes estão com o vírus ativo ativos. Destes, 10.977 estão com acompanhamento domiciliar e 2.572 foram hospitalizados. Atualmente, a taxa de ocupação em leitos de UTI Covid-19 adulto está em 82% – 1314 pacientes internados. Em Salvador, onde 601 pessoas recebem terapia intensiva, a taxa é de 77%. Na Central Estadual de Regulação, 113 solicitações aguardam uma vaga em UTI Adulto Covid-19, em toda a Bahia.

  • Sindicato solicita ampliação de faixa etária para vacinação de jornalistas

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Gabriel Amorim

    15/06/2021 - 19:15


    Vacinação da categoria ainda é alvo de ação no Supremo Tribunal Federal (STF)

    BAHIA

    - O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) enviou, nesta terça-feira (15), ofício ao Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, Stela Souza, em que solicita a ampliação da faixa etária dos profissionais de imprensa a serem vacinados contra a Covid-19. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorizou no último dia  18 de maio, a vacinação dos profissionais de imprensa que atuam na linha de frente e possuem mais de 40 anos no último dia . Alvo de disputa judicial, a decisão foi questionada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, mas o mandado de segurança teve seu pedido liminar negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia no dia 2 de junho. Logo após, os municípios baianos que ainda não haviam iniciado a imunização da categoria em razão do processo judicial começaram a vacinar os jornalistas. Agora, com o processo de imunização em curso tanto na capital quanto no interior, o Sinjorba solicitou que a CIB analise a redução da idade dos profissionais de imprensa, visto a grande quantidade de jovens vitimados pelas novas cepas da Covid-19. Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, é fundamental ampliar a idade do público vacinado. “A maior parte dos profissionais de imprensa que está em serviço presencial nas redações de rádio, TV, jornais, sites e assessorias encontra-se na faixa etária abaixo dos 40 anos. Para cada trabalhador vacinado pela resolução 085/2021 da CIB, outros dois ficaram de fora do direito e continuam arriscando suas vidas no trabalho cotidiano”, explicou Neves.

  • Caetité possui 340 pessoas em fase de tratamento da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/06/2021 - 18:00


    CAETITÉ

    - No fim da tarde desta terça-feira (15), em atualização de boletim epidemiológico feita pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), foi notificado que 41 pessoas testaram positivo para Covid-19 no município, nas últimas 24 horas. Com os novos casos registrados, Caetité tem agora 340 munícipes em fase de tratamento da doença causada pelo coronavírus (casos ativos). Ao todo, são 2.849 casos confirmados, com 2.481 casos de pessoas que podem se considerar curadas da doença. Com 22 pacientes internados e 122 aguardando resultado de teste, em Caetité, desde o início da pandemia, 28 vidas foram perdidas por conta de complicações da Covid-19.

  • Auxílio Emergencial: pagamento da terceira parcela é antecipado; saiba mais

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    15/06/2021 - 16:00


    Mudança vale para o público inscrito via canais digitais e do Cadastro Único

    ECONOMIA

    - O governo federal antecipou os pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial 2021 para o público inscrito via canais digitais e do Cadastro Único. O novo calendário foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15). Os pagamentos irão começar já na sexta-feira (18), enquanto os saques em dinheiro serão liberados a partir de 1º de julho. O calendário anterior estabelecia que o crédito em poupança digital só iniciaria no dia 20, com saques a partir de 13 de julho.

    Foto: Divulgação | Ministério da Cidadania
    Foto: Divulgação | Ministério da Cidadania

    Para o público do Bolsa Família, o calendário continua o mesmo, com repasses feitos de acordo com o calendário habitual do programa. Em junho, os repasses começam na próxima quinta-feira (17) para quem tem Número de Identificação Social (NIS) com final 1. O calendário de pagamento do programa é realizado nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Veja o novo calendário para Cadastro Único e inscritos via app e site na imagem ao lado.

  • Operação da PF prende dois ex-prefeitos e afasta atual de Santa Cruz Cabrália

    Foto: Reprodução | PF Foto: Reprodução | PF
    Por André Uzêda

    15/06/2021 - 15:00


    BAHIA

    - Uma operação da Polícia Federal prendeu seis pessoas na manhã desta terça-feira (15) nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador. Entre os detidos estão os ex-prefeitos José Robério e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente. A operação, chamada de Fraternos e inicada em 2017, investiga uma organização criminosa responsável por fraudar e desviar cifras milionárias em licitações fraudulentas nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. As fraudes teriam ocorrido entre os anos de 2008 a 2017. Ainda na operação foi determinado o afastamento do cargo do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD). Também foi determinado o sequestro de bens e valores de cerca de 11 milhões de reais dos investigados. Segundo nota da PF, "no curso da investigação ficou comprovado que o grupo se instalou inicialmente na Prefeitura de Eunápolis, expandindo-se nos anos seguintes para as prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro". A Polícia Federal informa ainda que a organização criminosa criou mais de uma dezena de empresas de fachada em nome de parentes e simulou a disputa para vencer as licitações.

  • Três homens acusados de homicídio em Iuiú são presos em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/06/2021 - 14:30


    GUANAMBI

    - Foram presos na tarde de segunda-feira (14), em Guanambi, três homens acusados de matar Aguinaldo Dias Alves, de 44 anos. O homicídio aconteceu no dia 09 de maio deste ano, no distrito de Pindorama, na cidade de Iuiú. Segundo informações da Polícia Civil (PC), o trio responde também por uma tentativa de homicídio contra João Rodrigo Ferreira dos Santos e Jayne Montalvão Gomes, sendo que esta última ficou paraplégica após ser atingida por um tiro. A PC também afirmou que os três indivíduos são apontados como autores do crime, mas um inquérito para elucidar o papel de cada um dos envolvidos deve ser concluído em breve, sendo enviado posteriormente ao Ministério Público (MP).

  • Agricultor assassinado em Barreiras denunciou tentativa de invasão por investigado na Faroeste

    Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
    Por Rodrigo Meneses

    15/06/2021 - 11:30


    Crime acontece nove meses depois de a vítima (foto) denunciar tentativas de invasão às suas fazendas

    BARREIRAS

    - A execução do agricultor Paulo Antonio Ribas Grendene, 62 anos, na noite da última sexta-feira em Barreiras reacendeu o clima de violência no Oeste baiano envolvendo disputas de terras. Em setembro do ano passado, ele denunciou que foi ameaçado de expulsão de duas fazendas de sua propriedade, em Formosa do Rio Preto, por um grupo armado. O bando estaria a serviço de um empresário que, segundo a vítima, seria um dos alvos da Operação Faroeste. A operação apura a atuação de uma suposta organização criminosa composta por advogados e servidores do TJBA que fariam a intermediação na venda de decisões judiciais por desembargadores e juízes para favorecer a grilagem de terras no Oeste da Bahia. Seis investigados na operação continuam presos preventivamente. O coordenador da 11ª Coorpin (Barreiras), delegado Rivaldo Luz, disse ao Metro1 que a vítima estava envolvida em uma disputa de terra. “Ele denunciou uma grilagem de terra em uma fazenda dele em Formosa do Rio Preto. Mas a motivação e autoria ainda estão sendo investigadas. Estamos analisando imagens de câmeras e ouvindo testemunhas”, explicou o delegado. O crime - Grende estava no bairro Bandeirantes dentro de seu veículo, um Renault Sandero branco, quando dois indivíduos encapuzados em outro carro se aproximaram e efetuaram vários disparos. A Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangabeiras (Aprochama) emitiu nota denunciando “o grave clima de violência instaurado na região Oeste da Bahia” em decorrência do assassinato de Grendene. “A Aprochama vem alertando constantemente as autoridades sobre a crescente tensão na região. Agricultores, que ajudaram a transformar o Oeste em uma das áreas mais prósperas do país, são constantemente ameaçados por bandos armados a abandonar suas terras”, diz trecho da nota. A Aprochama informou que, na próxima semana, o assassinato de Paulo Antônio Ribas Grendene será levado ao conhecimento do ministro Og Fernandes, relator no Superior Tribunal de Justiça da ação criminal relativa à Operação Faroeste.

  • Sudoeste: Menor de apenas 11 anos morre após brincar de ‘roleta-russa’

    Foto: Ilustrativa Foto: Ilustrativa
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    15/06/2021 - 11:00


    JEQUIÉ

    - Uma criança de 11 anos de idade, de nome Taila Jesus de Souza, morreu na tarde de segunda-feira (14), após jogar ‘roleta-russa’, com mais três jovens, em uma residência, na cidade de Jequié. Roleta-russa consiste em carregar um revólver calibre .32 ou .38, com apenas uma bala, girar o tambor e puxar o gatilho. As investigações da Polícia Civil (PC) apontam que o tiro foi disparado por um conhecido da vítima. Todos os envolvidos são adolescentes e todos eles foram envolvidos pela polícia, sendo que um deles escondeu a arma do crime, conforme informou a PC ao site G1. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e removeu o corpo da menor e o encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. O crime será investigado por meio de inquérito policial.

  • Baiano acusado de assassinatos no DF é atingido, mas foge de cerco da polícia

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Juliana Rodrigues

    15/06/2021 - 10:12


    Lázaro Barbosa tem 33 anos e é suspeito de matar a família Vidal Marques, em Ceilândia

    CASO DE POLICIA

    - O baiano acusado de ser o autor da chacina de Ceilândia, no Distrito Federal, continua em liberdade. A Polícia Militar tentou um cerco ao criminoso, mas ele furiu, embora tenha sido ferido por um caseiro da chácara que invadiu na noite da última segunda-feira (14). Lázaro Barbosa tem 33 anos e nasceu na cidade de Barra do Mendes, no centro-norte da Bahia. Ele é suspeito de assassinar a tiros e facadas a família Vidal Marques. As vítimas foram o pai e a mãe (Cláudio e Cleonice) e os filhos (Carlos Eduardo e Gustavo). A operação para capturar aquele que já está sendo chamado de 'serial killer de Brasília' possui mais de 200 homens. Segundo o comando da operação, toda a região de chácaras da cidade de Edilândia está cercada. Entre sexta e sábado, Lázaro baleou três homens e ateou fogo em outra chácara. Em Barra do Mendes, ele já havia cometido outros dois assassinatos.

  • Governo desviou dinheiro de campanha contra a Covid-19 para enaltecer ações do Executivo

    Foto: Reprodução | Reuters Foto: Reprodução | Reuters
    Por Augusto Romeo

    15/06/2021 - 09:15


    Créditos extraordinários, liberados por medida provisória para combate à pandemia, foram usados para propaganda institucional da Presidência da República

    POLÍTICA

    - O governo Jair Bolsonaro desviou R$ 52 milhões previstos para campanhas com peças informativas sobre o combate ao coronavírus para fazer propaganda institucional de ações do Executivo. Os recursos foram alocados pela medida provisória 942, de abril de 2020. A MP abriu créditos extraordinários para enfrentamento da pandemia dentro do chamado "orçamento de guerra", uma modalidade criada para atender despesas urgentes e imprevisíveis. O mecanismo é permitido em três situações: guerra, comoção interna ou calamidade, como é o caso da crise sanitária causada pela Covid. Pela justificativa da MP, o dinheiro reservado à Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) tinha "o objetivo de informar à população e minimizar os impactos decorrentes da proliferação da doença", mas peças publicitárias entregues à CPI mostram que o dinheiro bancou a divulgação de feitos do presidente sem referências a medidas preventivas contra a Covid. Vídeos de 15 a 30 segundos, áudios e informativos foram veiculados em TV aberta e fechada, rádio, internet e mídia exterior para enaltecer a liberação de recursos para pagamento de salários em micro e pequenas empresas e repasses a estados e municípios. Os informes também trataram de ações relacionadas ao Bolsa Família, ao auxílio emergencial, à suspensão de pagamento da conta de luz e aos saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As medidas são do Ministério da Economia. Há ainda vídeos sobre compra de equipamentos, medicamentos e EPIs (equipamentos de proteção individual), usados por profissionais na linha de frentes. Trata-se, portanto, de realizações do Ministério da Saúde. Em requerimento de informação enviado pelo órgão ao deputado Elias Vaz (PSB-GO), a Secom explicou que foi necessária a realização de quatro dos chamados TEDs (termos de execução descentralizada). Pelo instrumento, o órgão repassou dinheiro às pastas para pagamento de campanhas de divulgação das ações do governo. No entanto, Cidadania e Saúde perderam margem de gastos com publicidade de seu próprio interesse. A Secom, que à época a Secom era comandada por Fabio Wajngarten, afirmou que as campanhas abrangem diversas áreas impactadas pela pandemia. Já a Saúde, também em nota, disse que as peças contêm orientações de saúde, medidas de prevenção "e outros temas de balanço do governo federal". Procurado, o Ministério da Cidadania não respondeu.