• Secretária de Saúde pede aos caetiteenses que não aglomerem em período junino: “Se a população não ajudar, vamos viver momentos muito tristes”

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    20/06/2021 - 13:00


    CAETITÉ

    - A secretária municipal de Saúde de Caetité, Verônica Barbosa, esboçou preocupação por meio de um vídeo divulgado às 12h deste domingo (20), nas redes sociais da prefeitura, por conta da crescente no registro diário de casos de coronavírus na cidade, em que o quadro pandêmico possui 224 casos ativos, dos quais 21 pacientes estão internados. Em seu pronunciamento, Verônica reforçou a necessidade do uso da máscara e da manutenção do distanciamento social, pois de acordo com a chefe da pasta, a segurança não existe nem na própria convivência familiar. A preocupação de Verônica diz respeito a chegada do período junino, em que as pessoas comumente se reúnem para celebrar o São João. “Vamos precisar mais do que nunca do apoio da população. Nossa equipe está reforçada, nossa equipe está nas ruas, nossa equipe está na zona rural. Mas se a população não ajudar, nós vamos viver momentos muito tristes no São João. Infelizmente, tivemos aumento do número de óbitos, aumento no número de casos ativos, nossa rede de saúde está sobrecarregada. Não temos, embora tenhamos ampliado o número de leitos, embora tenhamos ampliado o número de profissionais, estamos com a rede de atenção à saúde muito sobrecarregada. Nossa região já começou o desabastecimento de oxigênio e medicações de entubação”, alertou Barbosa que afirmou que pessoas estão morrendo sem ter acesso a um leito de UTI.

  • Rui Costa faz apelo para que baianos evitem aglomerações durante o São João

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    20/06/2021 - 11:15


    O governador esteve em Amargosa para inaugurações e reforçou o pedido

    BAHIA

    - O governador Rui Costa (PT), aproveitou sua passagem pelo município de Amargosa neste sábado (19), para apelar a população que não promova aglomerações neste São João. Rui entregou as obras da cidade e ressaltou a necessidade de reforçar as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus. Rui disse que insiste em fazer esses avisos pela preocupação com o aumento de casos de Covid-19 no estado. “Quero aqui fazer um apelo não só ao povo de Amargosa, mas a toda à região e a todos baianos. Não queremos impedir a tradição, mas precisamos nos cuidar agora e evitar o pior depois”, afirmou. Rui destacou que a situação da pandemia poderia ser muito diferente no país se não fosse a lentidão da vacina. “Hoje, já era para 70% do povo brasileiro já ter sido vacinado. Infelizmente, o presidente não comprou a vacina no ano passado, quando os laboratórios ofereceram. Como a CPI está mostrando, teve laboratório que ofereceu ao Brasil vacina pela metade do preço e mesmo assim o presidente não comprou”, ressaltou. Ele lembrou que, graças aos avanços na vacinação, na Europa, já está havendo jogos com público nos estádios, enquanto o Brasil se aproxima de uma terceira onda da doença. “Meu apelo é que, mesmo mantendo a tradição cultural do São João, evitem a qualquer custo as aglomerações”, enfatizou o governador, sugerindo que as pessoas façam suas comemorações dentro do grupo familiar com que convivem. O governador esteve no município para a entrega do Hospital Municipal reformado e equipado com recursos estaduais, o Ginásio Poliesportivo reformado por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), o espaço Colaborar, instalado na sede pela Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) para fomentar o empreendedorismo, e duas pontes na zona rural, construídas pela Secretaria da Infraestrutura do Estado.

  • Corregedoria reconstitui ação do Bope que resultou em morte de soldado no Farol da Barra

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues

    20/06/2021 - 11:00


    Wesley Soares de Góes foi alvejado por agentes que negociavam sua rendição durante um suposto surto, no dia 28 de março

    BAHIA

    - A Corregedoria-Geral da Polícia Militar fará, a partir das 14h deste domingo (20), na orla do Farol da Barra, a reprodução simulada da ação que resultou na morte do soldado Wesley Soares de Góes, no dia 28 de março deste ano. Wesley, que tinha 38 anos, foi morto por agente do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) que negociavam sua rendição durante um suposto surto psicótico. Segundo PM, a reconstituição das cenas fazem parte das formalidades do inquérito militar que apura o caso é conduzido em segredo de Justiça. O procedimento tem como objetivo esclarecer as circunstâncias da morte de Wesley por meio de parecer técnico a fim de garantir a lisura e dar suporte à instrução inquérito. Todos os advogados constituídos nos autos do procedimento investigatório, dentre os quis o representante da família da vítima, foram notificados para acompanhar a simulação. No dia do suposto surto, Wesley passou cerca de quatro horas dando tiros para o alto com um fuzil. Ele tinha o rosto pintado de verde e amarelo e gritava palavras de ordem diante de um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Alvejado por homens do Bope que tentavam demovê-lo do protesto solitário, ele chegou a ser socorrido por uma ambulância do Samu (Serviço Móvel de Urgência) para o HGE (Hospital Geral do Estado), mas não resistiu aos ferimentos.

  • Há culpados pelas 500 mil mortes e eles serão punidos, dizem membros da CPI da Covid

    Foto: Reprodução | TV Senado Foto: Reprodução | TV Senado
    Por Juliana Rodrigues

    20/06/2021 - 07:00


    Nota de membros da comissão diz que crimes contra a humanidade, morticínios e genocídios não se apagam

    POLÍTICA

    - Uma nota divulgada por integrantes da CPI da Covid na tarde de sábado (19) lamenta a marca de 500 mil mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Brasil e diz que há culpados por essa situação. “No que depender da CPI, serão punidos exemplarmente”, diz trecho do texto. No documento, os senadores ainda sugerem que os óbitos representam um crime contra a humanidade, morticínio e genocídio. Embora não cite nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, cita erros, omissões, desprezos e deboches. A palavra “deboche” foi usada em diversos momentos pelos integrantes do colegiado, em particular pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) para descrever algumas falas do presidente a respeito da pandemia. “Asseguramos que os responsáveis pagarão por seus erros, omissões, desprezos e deboches. Não chegamos a esse quadro devastador, desumano, por acaso. Há culpados e eles, no que depender da CPI, serão punidos exemplarmente”, afirma a nota. “Os crimes contra a humanidade, os morticínios e os genocídios não se apagam, nem prescrevem. Eles se eternizam e, antes da justiça Divina, eles se encontrarão com a justiça dos homens”, completa a nota. O texto é subscrito por sete dos onze senadores titulares da comissão, além de três dos sete suplentes. Assinam, por exemplo, a cúpula da comissão, formada pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM), Renan e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A nota também afirma que esse sábado é uma data “dolorosamente trágica” e transmite os mais profundos sentimentos ao país e aos familiares dos mortos.

  • Região: quase 700 mil reais são apreendidos em fazenda de irmão de prefeito

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    Por Juliana Rodrigues

    19/06/2021 - 19:50


    O prefeito que já foi condenado pela Justiça de São Paulo por disparo de arma de fogo em via pública, também é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas.

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Seiscentos e setenta mil reais foram apreendidos na noite de quinta-feira (17), em uma fazenda do Povoado de Encruzilhada, no município de Vitória da Conquista. A fazenda pertence ao irmão de um prefeito de um município do Estado de São Paulo, que se encontrava no momento da ação. O gerente da fazenda foi preso em flagrante, com armas e munições. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, foram apreendidos com o gerente uma pistola calibre 380, uma carabina calibre 22 e mais de 250 munições. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além disso, no momento do cumprimento da ordem judicial, foi encontrada uma aeronave modelo King Air, estacionada da pista de pouso e ao entrar na sede da fazenda, e a quantia de R$ 670 mil. O prefeito de uma cidade de São Paulo, negou ser o proprietário do imóvel e do dinheiro. Ainda não foram entregues documentos que comprovam a origem do dinheiro. O prefeito que já foi condenado pela Justiça de São Paulo por disparo de arma de fogo em via pública, também é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas. Foi arbitrada a fiança de R$ 27 mil para o gerente, que imediatamente foi paga. Os policiais investigam se o dinheiro faz parte de corrupção ou de alguma outra atividade ilícita. De acordo com a polícia, o nome não pode ser divulgado devido a Lei de Abuso da Autoridade. Participaram da operação intitulada “Narco Divisa”, a 10ª Coorpin de Conquista, a 21ª Coorpin de Itapetinga, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Conquista e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

  • Guanambi possui 441 casos ativos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/06/2021 - 19:45


    GUANAMBI

    - Conforme informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), em atualização de boletim epidemiológico, na noite deste sábado (19), nas últimas 24 horas, mais 38 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, agora, Guanambi possui 441 pessoas em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 9.143 casos positivos, dos quais 8.604 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Na cidade, 243 pacientes aguardam resultado de teste, enquanto 52 seguem internados. Com média móvel de 68,4, em Guanambi, 98 pessoas perderam a vida por conta de complicações causadas pela Covid-19.

  • 28 novos casos de coronavírus foram registrados em Caetité neste sábado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/06/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico neste sábado (19), nas últimas 24 horas, 28 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por isso, Caetité passou a ter 224 casos ativos, dos quais 21 pacientes estão internados. Ao todo, 2.980 casos positivos foram confirmados, com 2.726 casos curados. Com 117 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, desde o início da pandemia, 30 pessoas tiveram suas interrompidas por conta de complicações da Covid-19.

  • Bahia registra 4.737 novos casos de Covid e 96 mortes em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    19/06/2021 - 18:00


    Ocupação dos leitos de UTI está em 82%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 4.737 novos casos de Covid-19 e 96 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram realizados hoje. No total, o estado contabiliza 1.092.772 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 23.104. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid é de 82% no estado. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h deste sábado, 74 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 56 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Prefeitura de Guanambi irá cumprir integralmente decreto do governo da Bahia; confira as atividades que serão permitidas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/06/2021 - 15:00


    GUANAMBI

    - Conforme Decreto Municipal da Prefeitura de Guanambi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), neste sábado (19), ficou determinado que o município irá cumprir integralmente o Decreto Estadual  nº 20.553, de 18 de junho de 2021. O Decreto Estadual impõe medidas restritivas em Guanambi e mais 22 cidades do sudoeste baiano, visando conter os avanços da Covid-19, principalmente por conta dos festejos juninos, em que as aglomerações e festas clandestinas certamente acontecerão. Confira as principais medidas: Comércio e setor de serviços seguem funcionando normalmente até 30 minutos antes do Toque de Recolher diário (19h30); academias fechadas até 01/07; restaurantes e lanchonetes só em delivery até às 24h até 01/07; suspensão dos atos religiosos presenciais até 01/07; proibição de venda de bebida alcoólica até 01/07; fechamento de bar e distribuidoras de bebida até 01/07; suspensão do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC Estadual até 01/07. A Polícia Civil, Polícia Militar e Vigilância Sanitária Municipal farão a fiscalização para o cumprimento dos decretos, sob a pena de sanções judiciais em caso de descumprimento. A íntegra do documento pode ser acessada clicando aqui. 

  • Brasil chega à marca de 500 mil mortes por Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    19/06/2021 - 15:00


    País contabiliza 500.022 óbitos e 17.822.659 casos, segundo consórcio de veículos de imprensa

    BRASIL

    - O Brasil ultrapassa a marca de meio milhão de vidas perdidas em decorrência da Covid-19. A média geral é de mais de 1 mil mortos por dia, mas o ritmo variou e subiu bastante desde o começo de 2021. No pior momento, em abril, chegamos a registrar média móvel semanal acima de 3 mil mortos diários; nos últimos dias, voltamos a ver essa média bater a marca de 2 mil vidas por dia, o que preocupa diante da lenta evolução nos números de vacinados. No início da tarde deste sábado (19), o total de mortos chegou a 500.022, e o de casos confirmados, a 17.822.659, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa , a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

  • No ritmo atual, país só atingirá cobertura vacinal em 2022, aponta estudo

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    19/06/2021 - 12:10


    Ainda é preciso aplicar 204 milhões de doses; atualmente, há 160 milhões de cidadãos elegíveis para imunização

    BRASIL

    - O Brasil ainda precisa aplicar cerca de 204 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para atingir a desejável cobertura de 90% da população acima de 18 anos — uma meta segura para controlar a pandemia de Covid-19. Apesar do novo calendário acelerado de vacinação, na velocidade atual a cobertura vacinal completa desta população pode ser alcançada apenas em meados de 2022. Segundo a colunista Mônca Bergamo, do jornal Folha de S. Palo, os dados e as conclusões são de um estudo feito por professores da USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com base no banco de dados oficial do Ministério da Saúde. O país tem hoje 160 milhões de cidadãos brasileiros com mais de 18 anos e que são elegíveis para a vacinação. O caminho para se chegar ao percentual seguro de 90% de imunizados (ou 144 milhões de pessoas) ainda é longo: até a quinta (17), 60 milhões, ou 37,5% da população adulta, já tinham recebido pelo menos a primeira dose da vacina. Destes, apenas 24 milhões, ou 14,9% da população adulta, receberam também a segunda dose. No país há hoje, portanto, 62,5% de brasileiros, ou 100 milhões de pessoas, que ainda não receberam nem sequer uma dose do imunizante. E 85,1% que ainda não tomaram a segunda dose e por isso não estão completamente imunizados. Ainda de acordo com a Folha, os professores calculam que, para que a imunização coletiva seja atingida ainda neste ano, será necessário aplicar mais de um milhão de doses diárias de vacinas até dezembro. A meta é considerada factível por eles, “considerando o histórico de sucessos de campanhas de vacinação do SUS”. Mas não será alcançada “se mantidas as médias abaixo de 700 mil doses diárias que vêm sendo observadas”, diz o professor Guilherme Loureiro Werneck, da UERJ, um dos coordenadores do trabalho.

  • Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da vacina Pfizer

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    19/06/2021 - 12:00


    Farmacêutica vai avaliar segurança e capacidade da resposta imune do fármaco

    SAÚDE

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje um estudo clínico para testar uma dose de reforço da vacina da Pfizer em pessoas que já foram vacinadas com as duas primeiras doses. Os testes clínicos serão feitos nas cidades de Salvador e São Paulo. Segundo a agência, qualquer pessoa com mais de 16 anos que tenha recebido as duas doses do imunizante produzido pela farmacêutica há pelo menos seis meses poderá ser incluído na pesquisa. O estudo pretende recrutar 443 participantes no centro clínico do Hospital Santo Antônio da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, na capital baiana, e 442 participantes no Cepic (Centro Paulista de Investigação Clínica e Serviços Médicos), na capital paulista.

  • Sobe para 10 o número de mortes por Covid-19 no município de Pindaí

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/06/2021 - 10:30


    PINDAÍ

    - Nas últimas 24 horas, a cidade de Pindaí registrou mais duas mortes por Covid-19, conforme informou a Secretaria de Saúde Municipal de Pindaí, em atualização de boletim epidemiológico. As vítimas são um homem de 37 anos, sem comorbidades e uma mulher de 66, com histórico de comorbidades. Ainda de acordo com a pasta, em Pindaí, 821 pessoas testaram positivos para a doença na cidade, das quais 764 se recuperaram da doença. Em Pindaí, 49 pacientes estão com o vírus em potencial de contágio (casos ativos).

  • Municípios da região de Guanambi têm venda de bebidas alcoólicas proibidas até 1º de julho

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    19/06/2021 - 09:30


    REGIÃO

    - A partir deste sábado (19), fica determinada a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h em 23 municípios da região de Guanambi. Também está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, estão publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes e lanchonetes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery) apenas de alimentos, até as 24h. Demais estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar, encerrando suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado pela restrição de locomoção noturna, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. As restrições valem até o dia 1º de julho, nos municípios de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Também fica proibida, nesses 23 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 1º de julho. Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Esses estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, cujo funcionamento esteja autorizado, deverá ser definida em ato editado por cada Município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações. Academias e eventos - O decreto proíbe ainda, nos 23 municípios, o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, até 1º de julho, exceto os espaços voltados ao atendimento de fisioterapia, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, a exemplo de atos religiosos litúrgicos, cerimônias de casamento, solenidades de formatura, passeatas, eventos desportivos coletivos e amadores e eventos recreativos em logradouros públicos ou privados. As festas e os shows permanecem proibidos em toda a Bahia. Outras medidas - Ficam suspensos ainda, de 19 de junho a 1º de julho, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos 23 municípios. O decreto suspende também as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com Guardas Municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

  • Em Brumado, duas pessoas morreram por Covid-19 nos últimos dois dias

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/06/2021 - 09:00


    BRUMADO

    - Dois óbitos em decorrência da Covid-19 foram registrados em Brumado nos últimos dois dias. Uma morte ocorreu na quinta-feira (17), enquanto a outra ocorreu na sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (BDO). Portanto, o município contabiliza 179 vítimas fatais da Covid-19. Em Brumado, conforme boletim epidemiológico de ontem, 230 pessoas estão em fase de recuperação da doença (casos ativos), das quais 20 seguem internadas. Brumado já acumula 8.938 casos positivos da doença, ante 8.529 casos de pessoas que podem se considerar curadas da doença.