• PF apreende pacote com 1,3 kg de cocaína enviado pelos correios em Feira de Santana

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Juliana Rodrigues

    01/07/2021 - 09:15


    Homens que foram à agência retirar encomenda foram presos em flagrante

    CASO DE POLICIA

    - As polícias Federal e Militar da Bahia apreenderam, na tarde desta quinta-feira (30), um pacote com 1,3 kg de cocaína. A droga chegou pelos correios, em Feira de Santana, e homens que foram retirar encomenda foram presos em flagrante. Os policiais foram acionados após a suspeita de que o pacote continha algum material ilícito. Ao conferir o pacote as PM e PF constataram que se tratava de cocaína. Os dois homens que se dirigiram à agência para retirar a encomenda foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia da PF na cidade. Ambos foram autuados por tráfico de drogas.

  • STJ determina soltura de ex-presidente do TJ da Bahia, alvo da Operação Faroeste

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Luciane Freire

    01/07/2021 - 08:00


    Outros alvos da Operação também serão soltos

    JUSTIÇA

    - O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes determinou a revogação da prisão preventiva da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Barreto Santiago, e de outros alvos da Operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões judiciais. Ao determinar a soltura, Og impôs medidas cautelares para eles, como a proibição de manter contato com investigados e o uso de tornozeleira eletrônica. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado contra a soltura.O ministro manteve a prisão do falso cônsul Adailton Maturino, acusado de ser o principal personagem do esquema.

  • Brasil chega à marca de 100 milhões de doses de vacina aplicadas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Agência Brasil

    30/06/2021 - 22:30


    Ritmo de imunização segue acima de 2 milhões de doses ao dia

    COVID-19

    - Segundo dados oficiais do Vacinômetro – ferramenta de dados do Ministério da Saúde que acompanha o ritmo de vacinação no Brasil – o país ultrapassou nesta quarta-feira (30) a marca de 100 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o 4º país do mundo em número absoluto de doses aplicadas. Segundo o Vacinômetro, o país registra 135.060.376 doses distribuídas para os estados e o Distrito Federal, com 101.476.804 doses tendo sido aplicadas. Destas, 74,3 milhões são relativas à primeira dose, enquanto 27,1 milhões correspondem à segunda dose ou dose única (no caso da vacina Janssen). De acordo com o painel de dados, 2,2 milhões de doses foram aplicadas apenas em 24 horas – ritmo acima das expectativas do ministro Marcelo Queiroga. Os dados do Ministério da Saúde mostram que a região Sudeste – a mais populosa do Brasil – foi a que mais vacinou, com 40,8 milhões de doses aplicadas. Nordeste está em segundo, com 22,6 milhões de doses. Sul, Centro-Oeste e Norte seguem nas respectivas posições. A vacina mais aplicada no Brasil é a Butantan Sinovac, que equivale à CoronaVac. Em segundo lugar está a vacina AstraZeneca, que é envasada pela Fiocruz e que deverá passar a ter fabricação nacional até 2022. A vacina ComiRNAty, da Pfizer/BioNTech, segue em terceiro. A vacina da Janssen está em quarto lugar, já que ainda não teve grande volume de entrega e é restrita, no momento, para grupos específicos.

  • PF abre inquérito para investigar acordo de compra da Covaxin pelo governo federal

    Foto: Reprodução | Getty Imagens Foto: Reprodução | Getty Imagens
    30/06/2021 - 20:30


    Apuração foi aberta a pedido do Ministério da Justiça

    POLÍTICA

    - A Polícia Federal abriu inquérito, nesta quarta-feira (30), para apurar suspeitas de irregularidades envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. O inquérito tramitará no Serviço de Inquéritos (Sinq), unidade da PF que investiga políticos com foro privilegiado. A apuração foi aberta a pedido do Ministério da Justiça, depois que a CPI da Covid levantou indícios de problemas envolvendo a compra do imunizante, o mais caro contratado pelo ministério. A empresa intermediária dessa venda no Brasil, a Precisa Medicamentos, é alvo de outras investigações em andamento.

  • Guanambi possui 280 casos ativos de coronavírus

    Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/06/2021 - 19:15


    GUANAMBI

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI) divulgadas nesta quarta-feira (30), nas últimas 24 horas, mais 53 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Com isso, Guanambi chegou a 280 casos ativos da doença, dos quais 35 pacientes estão internados. Ao todo, são 9.667 casos confirmados, com 9.278 casos curados. Com 73 pessoas aguardando resultado de teste, em Guanambi, 108 vidas foram perdidas por conta de complicações causadas pela Covid-19.

  • Em Caetité, 55 pessoas aguardam resultado de teste para Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/06/2021 - 18:20


    CAETITÉ

    - Segundo atualização de boletim epidemiológico feita pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), no fim da tarde desta quarta-feira (30), nas últimas 24 horas, mais 35 novos casos de coronavírus foram registrados. Agora, o município totaliza 232 casos ativos da doença, ao mesmo tempo que 15 destes casos necessitaram de internação. Ao todo, são 3.355 casos confirmados, com 3.084 casos curados. Com 7 pessoas aguardando coleta, em Caetité, 39 vidas foram interrompidas pela Covid-19, desde o início da pandemia.

  • Bahia tem 1.683 novos casos e mais 106 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Leilane Teixeira

    30/06/2021 - 18:15


    A taxa de ocupação dos leitos é de 61% na Bahia. O total de casos ativos passa dos 11 mil.

    REGIÃO

    - A Bahia registrou 1.683 novos casos de Covid-19 e mais 106 mortes pela doença nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta terça-feira (29). Desde o início da pandemia, a Bahia contabiliza 1.124.994 casos confirmados. Desses, 1.089.638 já são considerados recuperados, 11.344 encontram-se ativos e 24.012 tiveram óbito confirmado, o que representa letalidade de 2,13%. Leitos Covid-19 - Segundo o boletim desta quarta, a Bahia tem 3.467 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 2.118 estão com pacientes, o que representa taxa de ocupação geral de 61%. Dos leitos ativos, 1.608 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, que no momento tem 1.181 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 73%. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h desta quarta-feira, 21 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 5 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia. Vacinação - O boletim informa também a situação da vacinação na Bahia. No estado, 4.873.232 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 1.849.259 receberam também a segunda aplicação, e mais 66.456 vacinados com o imunizante de dose única.

  • ‘Uma CPI com sete bandidos não vai me tirar daqui’, contra-ataca Bolsonaro

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    30/06/2021 - 18:00


    Presidente da república é alvo de um 'superpedido' de impeachment e vê gestão envolvida em contrato suspeito da Covaxin e pedido de propina

    POLÍTICA

    - Alvo de um ‘superpedido’ de impeachment entregue nesta quarta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro resolveu subir o tom no contra-ataque. Não vai ser com mentiras ou com CPI integrada por 7 bandidos que vão nos tirar daqui”, disse Bolsonaro em discurso ao participar da inauguração de um radar da Força Aérea em Ponta Porã (MS). Instalada no Senado, a CPI da Pandemia investiga suspeitas em torno do contrato de compra da vacina indiana covaxin. Na terça-feira (29), o documento teve seus efeitos suspensos. Na sexta-feira (25), o deputado Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, o servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, afirmaram em sessão da CPI que as denúncias foram levadas ao conhecimento de Bolsonaro. Também na quarta-feira, surgiu a suspeita de cobrança de propina pelo diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, já exonerado. Com base nas afirmações dos irmãos Miranda, senadores pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma investigação de Bolsonaro, afirmando haver “grandes chances” de o mandatário ter cometido o crime de prevaricação ao não ter atuado sobre as suspeitas de irregularidades. A Procuradoria Geral da República (PGR) respondeu à Suprema Corte considerar melhor esperar as conclusões finais da CPI. Com informações do portal Terra.

  • Desemprego mantém recorde e atinge 14,8 milhões de brasileiros, diz IBGE

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    30/06/2021 - 17:30


    Resultado veio em linha com o esperado pelo mercado

    ECONOMIA

    - O desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, segundo divulgou nesta quarta (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 14,8 milhões de pessoas desempregadas. "Essa taxa e o contingente de desocupados mantêm o recorde registrado no trimestre encerrado em março, o maior da série desde 2012", destacou o IBGE. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego era menor, de 12,6%. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado.

  • PRF apreende 126 mil maços de cigarros contrabandeados em Urandi

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Juliana Rodrigues

    30/06/2021 - 17:30


    Mercadoria estava avaliada em R$ 630 mil e era transportada de forma oculta, encoberta por uma carga de caixas de verduras.

    REGIÃO

    Cento e vinte e seis mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira (30), em Urandi, cidade a cerca de 740 km de Salvador. Segundo a PRF, a mercadoria, avaliada em R$ 630 mil, era transportada de forma oculta, encoberta por uma carga de caixas de verduras. A apreensão aconteceu quando agentes realizavam ações de fiscalização e combate ao crime. Na ocasião, os policiais flagraram um caminhão transitando na rodovia com a lanterna traseira queimada. Durante a abordagem, foram solicitados os documentos do veículo e do condutor e, segundo a PRF, o motorista apresentou nervosismo e contradições durante a entrevista, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no veículo. Ao realizar vistoria no compartimento de carga, os policiais encontraram o material. O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis. Em 2021, a PRF na Bahia já retirou de circulação mais de 10 milhões de unidades de cigarros contrabandeados nas rodovias federais que cortam o estado. A PRF ainda informou que muitos dos contrabandistas utilizam os recursos obtidos com o cigarro para financiar organizações criminosas, ligadas muitas vezes ao tráfico de drogas e armas.

  • Oposição protocola superpedido de impeachment contra Bolsonaro

    Foto: Reprodução | Midia Ninja Foto: Reprodução | Midia Ninja
    Por Juliana Rodrigues

    30/06/2021 - 17:00


    Mais de 120 pedidos foram reunidos em um único documento

    POLÍTICA

    - A oposião e movimentos sociais protocolaram nesta quarta-feira (30) o superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonao (sem partido). No entanto, não há apoio político para que o processo avnce na Câmara dos Deputados. Cerca de 120 pedidos foram reunidos em um só, apontando mais de 20 tipos de acusações. O superpedido de impeachment é resultado de uma articulação de partidos de oposição a Bolsonaro e ex-aliados do presidente. Esse grupo reúne cerca de 140 deputados. Para eventual impeachment passar pela Câmara, são necessários 342 votos dos 513 deputados. Assinam o superpedido centrais sindicais, movimentos sociais, deputados da oposição e de centro-direita, associação de juristas e personalidades, entre outros. No texto, os autores da ação lembram que, até esta quarta, já foram protocolados 122 denúncias de prática de crimes de responsabilidade junto à Câmara dos Deputados —seis delas foram arquivadas. Apesar do ciclo de desgaste político do presidente e da baixa tração nas pesquisas eleitorais de 2022, o centrão permanece disposto a barrar a iniciativa de opositores ao governo. A fissura nessa aliança traz mais riscos para Bolsonaro no projeto de ser reeleito. Por ora, está mantida a blindagem para que o atual mandato seja concluído. Além disso, com o desgaste provocado pelas denúncias envolvendo a negociação da Covaxin, a avaliação é que o Centrão ganhou ainda mais poder de barganha junto ao Executivo. O presidente da Câmara dos Deputados é o responsável por analisar pedidos de impeachment do presidente da República e encaminhá-los. Se o pedido for aceito, a denúncia é encaminhada a uma comissão especial e depois ao plenário da Casa. São necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados para o processo seguir para o Senado. A próxima etapa seria uma votação para o Senado confirmar ou não a abertura da investigação. Se o processo for aberto na Casa, o presidente da República é afastado até a conclusão do julgamento e é substituído pelo vice.

  • Adolescente é apreendido com drogas na cidade de Livramento

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/06/2021 - 16:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Durante uma ronda realizada na Rua Joaquim Manoel Alves, em Livramento de Nossa Senhora, por volta das 12h, desta quarta-feira (30), pela Polícia Militar (PM), um indivíduo foi avistado em comportamento que foi considerado suspeito pelos policiais. Segundo a PM, foi dado a voz de abordagem e foi encontrado com o suspeito, um jovem de apenas 17 anos, no interior de um porta óculos, uma porção de substância análoga à maconha. Ainda de acordo com a PM, no momento da vistoria, o menor não portava documento de identificação. Diante do fato, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Livramento, juntamente com o material apreendido (um aparelho celular, um triturador, substância análoga à maconha), onde as medidas cabíveis serão tomadas.

  • Tradicional Romaria de Bom Jesus da Lapa será realizada virtualmente pela segunda vez

    Foto: Divulgação | Santuário da Lapa Foto: Divulgação | Santuário da Lapa
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    30/06/2021 - 14:00


    BOM JESUS DA LAPA

    - A cidade de Bom Jesus da Lapa integra no Brasil o chamado turismo religioso, e é visitada todos os anos por centenas de milhares de católicos. Celebrada há mais de 40 anos, a tradicional Romaria de Bom Jesus da Lapa, pelo segundo ano seguido, por conta da pandemia, será realizada de forma virtual, nos dias 02 e 03 de julho. O tema deste ano será “Terra, Água, Teto, Trabalho: Aliança por Justiça!”, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Faz parte das celebrações, missas, vigílias, terços e demais ritos católicos. A programação começará no sábado (03), com o Grande Plenário, das 14h30 às 16h30.

  • Delegado e três policiais civis são presos por suspeita de envolvimento com tráfico

    Foto: Divulgação | SSP/BA Foto: Divulgação | SSP/BA
    Por Juliana Rodrigues

    30/06/2021 - 13:12


    Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos

    BAHIA

    - Um delegado, três policiais civis e um empresário do município de Seabra foram presos na manhã desta quarta-feira, no âmbito da nova fase da Operação Casmurro. A Justiça também autorizou a busca e apreensão em endereço residencial. Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos. Investigações da Polícia Civil descobriram, em junho de 2020, uma extensa plantação de maconha no Povoado de Baixio da Aguada, zona rural de Seabra, com previsão de colheita de três toneladas da droga. A investigação revelou que os traficantes e os policiais, com o intermédio de um empresário da região, com grande influência na Polícia local, estabeleceram propina de R$220 mil e a droga apreendida não foi completamente incinerada. Os policiais permitiram a colheita do restante da droga, e ainda ajudaram a transportá-la dentro das viaturas da polícia, para armazenamento em propriedade rural do empresário, até que fossem finalmente enviadas para a cidade de Salvador. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias Criminais e de Patrimônio Público de Seabra, em conjunto com a Força Tarefa de combate a Crimes praticados por Policiais Civis e Militares, da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

  • Ivana Bastos quer instituir o Programa Emancipar em apoio aos agricultores familiares do estado

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    30/06/2021 - 13:07


    POLÍTICA

    - A deputada Ivana Bastos apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei Nº 24.223/2021 cujo objetivo é estabelecer uma Política Estadual do Programa Emancipar destinado às famílias detentoras de Empreendimentos Familiares da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia. O projeto traz um conjunto de ações e propostas de apoio assistido às famílias em toda a cadeia produtiva, por meio da concessão de linhas de crédito de produção, acompanhamento domiciliar, comercialização e controle social. A iniciativa visa ainda promover a inclusão social e econômica das famílias fomentando o desenvolvimento local com ênfase no aumento da renda familiar, a partir da geração de oportunidades de trabalho e renda; além do fortalecimento do cooperativismo e o associativismo baiano, dentre outros objetivos. Segundo a parlamentar, para gestão e fortalecimento da política será ofertado ao associado ou cooperado o acompanhamento domiciliar, antes, durante e após a concessão da linha de crédito, utilizando-se de ferramentas metodológicas aplicáveis para o desenvolvimento familiar produtivo, negocial, gerencial e administrativo. “Nossa proposta visa garantir a independência financeira do produtor rural, e das ricas experiências da economia solidária resgatando seus direitos e elevando-os ao patamar de autossustentação, gerando desenvolvimento profissional e humano. A medida articula a perspectiva de um estado emancipador, através da integração dos órgãos governamentais com empreendimentos familiares rurais e de economia solidária que gerarão emprego e renda para os agricultores. O estado de Goiás possui legislação semelhante, a exemplo da Lei Estadual nº 20.553, e a Bahia não pode ficar de fora desse importante projeto”, afirmou a proponente. O Programa também tem como finalidade estabelecer normas gerais de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação, tendo em vista que os órgãos de controle externo e interno do Poder Executivo, assim como demais entes responsáveis criarão, segundo suas competências próprias ou na forma de rede integrada, mecanismos adequados à fiscalização e ao monitoramento da execução do Emancipar. Trilogia em defesa da agricultura familiar - A proposta se une ao leque de projetos da deputada Ivana Bastos que visam o fortalecimento da agricultura familiar e a economia solidária, a exemplo do PL./22.902/2018, que institui a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar PAAFamiliar, voltada aos agricultores familiares e às organizações de agricultores familiares e dá outras providências; bem como ao PL./24211/2021, o qual dispõe sobre a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no âmbito do Estado da Bahia e dá outras providências. “Desde o início da minha vida política, trabalho em defesa das comunidades rurais, dos agricultores familiares, e seguirei na luta para criar legislações que valorizem estes que são responsáveis pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população”, concluiu Ivana Bastos.