• Celular de Dominghetti apreendido pela CPI ligariam Bolsonaro à compra de vacinas

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Augusto Romeo

    13/07/2021 - 11:00


    Mensagens conectam presidente e primeira-dama Michelle Bolsonaro a negociações dos imunizantes da Astrazeneca, oferecidos pela Davati Medical Supply

    POLÍTICA

    - Em mensagens apreendidas pela CPI da Covid e divulgadas pelo portal O Antagonista, o policial militar Luiz Paulo Dominghetti dá a entender que, além da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro participou das negociações para a compra das vacinas da Astrazeneca oferecidas pela Davati Medical Supply. Dominghetti, representante da empresa, diz ter recebido propina do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, que foi demitido após a revelação. Ele conversou com um contato identificado em seu celular como “Rafael Compra Deskartpak”. Para o contato, Dominghetti enviou a seguinte mensagem: “Manda o SGS. Urgente. O Bolsonaro está pedindo. Agora”. “SGS” é um certificado que garante que o produto passou por todas as etapas dos processos exigidos por órgãos reguladores. A mensagem não foi escrita por ele, mas reencaminhada. Integrantes da CPI suspeitam que o autor dessas mensagens enviadas a Dominghetti e reencaminhadas a “Rafael Compra Deskartpak” seja o reverendo Amilton Gomes de Paula, que será ouvido pela comissão no Senado. Nas mensagens, Dominguetti também comenta assustado sobre os avanços do reverendo e da relação com a primeira-dama. “Michele (sic) está no circuito agora. Junto ao reverendo. Misericórdia”, escreve. O interlocutor se mostra incrédulo diante do nome da primeira-dama: “Quem é? Michele Bolsonaro?”. Dominguetti retorna: “Esposa sim”.  Não fica claro, quando Dominguetti diz que “Michelle está no circuito”, que tipo de participação a primeira-dama pode ter no caso. Os integrantes da CPI devem avançar sobre esse ponto para entender se a primeira-dama foi usada para que os supostos vendedores de vacinas chegassem a Bolsonaro. As mensagens encontradas no celular do policial militar Luiz Paulo Dominghetti Pereira apontam que ele e o líder da associação privada Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), reverendo Amilton Gomes de Paula, discutiram a venda de vacinas contra a Covid-19 para países como Honduras, Paraguai e Angola. O reverendo apresentou atestado médico para não comparecer à CPI nesta semana.

  • Bahia: Operação da PF investiga fraude milionária na compra de máscaras e testes

    Foto: Divulgação | PF Foto: Divulgação | PF
    Por André Uzêda

    13/07/2021 - 09:30


    BAHIA

    - A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), cumpre nesta terça-feira (13) a Operação Carga Viral. O objetivo é investigar fraudes em compras com dispensa de licitação de insumos para o enfrentamento da Covid-19 na cidade de Juazeiro, norte da Bahia. Ao todo, 32 policiais federais e 9 auditores da CGU cumprem 8 mandados de busca e apreensão. Destes oito, um é em Petrolina (Pernambuco),  seis em Juazeiro e 1 em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Os elementos colhidos durante a investigação apontaram fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria de Saúde, juntamente com empresários da área de saúde, fraudaram contratos e elevaram os preços de máscaras e kits de teste rápido para detecção da Covid-19. Estima-se um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

  • Quase 85 mil baianos não voltaram para tomar segunda dose da vacina, aponta Sesab

    Foto: Reprodução | Sesab Foto: Reprodução | Sesab
    Por Luciane Freire

    13/07/2021 - 08:15


    Deste total, a maior parte corresponde à vacina CoronaVac: 73.499 baianos

    BAHIA

    - Mais de 84.942 baianos não tomaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus, mesmo com o prazo já alcançado no intervalo entre as duas doses. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Deste total, a maior parte corresponde à vacina CoronaVac (73.499). A menor quantidade é relativa a vacina inglesa Oxford/AstraZeneca (11.493). O prazo de entre doses da vacina chinesa é de 28 dias. A vacina inglesa tem um intervalo maior: três meses.

  • Pela primeira vez em seis meses, Bahia registra menos de mil pessoas internadas com Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    12/07/2021 - 21:30


    BAHIA

    - A Bahia registrou nesta segunda-feira (12) o menor número de pessoas internadas com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) desde março deste ano. A taxa de ocupação em leitos de UTI caiu para 62%, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Nas redes sociais, o titular da pasta, Fábio Vilas Boas, comemorou que pela primeira vez em seis meses o número de internados ficou abaixo de mil.  "Esse é um dos efeitos da vacinação e do atendimento adequado aos pacientes que desenvolvem sintomas da doença", escreveu em seu perfil no Twitter. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.297 casos da Covid-19 e 64 óbitos pela doença. Desde o início da pandemia, foram 1.159.419 casos confirmados de coronavírus e 24.834 mortes. Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h desta segunda-feira, 14 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 4 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Ao som da ultima trombeta

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por José Roberto

    12/07/2021 - 21:25


    ARTIGOS

    - Vendo hoje a foto do prefeito de Guanambi com o presidente em Brasília, me lembrei da frase histórica de Prisco Viana: “Vamos nos unir aos bons!” E cá com meus botões confabulei que a representação de Guanambi foi a Brasília fazer exatamente o contrário. No pior momento da República, com o presidente acuado por denuncias de negligência e peculato, nos episódios que envolvem o seu Ministério da Saúde; com uma CPI no seu calcanhar; desgastado e repudiado no mundo inteiro, sob acusações de genocídio por não comprar há tempo as vacinas que poderiam ter salvo boa parte dos mais de 530 mil óbitos da pandemia. Bem, o presidente, que em Brasília só fala para o “gado” (nome dado aos seguidores que o chamam de Mito, que o esperam todas as manhãs no “cercadinho”- nome dado ao gradio montado em frente ao Palácio da Alvorada), hoje recebeu a delegação ilustre de Guanambi; imagino que devam ter ido levar apoio político ou uma palavra de conforto ao presidente nesse momento que seu governo agoniza. Mas não estranhem, apesar de ter negado durante a última campanha, o prefeito é bolsonarista, e como dizia o pensador Waan Oliver, “os iguais se reconhecem e se atraem”, por isso não tomem essa vergonha para si.

  • Pai do vereador Marcelinho é a 45ª vítima da Covid-19 em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    12/07/2021 - 19:30


    CAETITÉ

    - O pai do vereador Marcelinho (PSD) é a 45ª vítima fatal da Covid-19 da cidade de Caetité. Manoel Frota Araújo morreu nesta segunda-feira (12), aos 73 anos de idade. A informação foi confirmada pela Câmara de Vereadores de Caetité por meio de nota de pesar. Sr. Manoel deixa esposa e mais 7 filhos. O presidente da Câmara, João do Povo (PSD), prestou solidariedade à família e aos amigos de Sr. Manoel. E de acordo com a Secretaria de Saúde Municipal (Sesau-CTE), a vítima não possuía histórico de comorbidades. Ainda conforme a Sesau-CTE, nas últimas 24 horas, mais 19 casos de coronavírus foram confirmados. O número de casos ativos agora é 135, em tempo que Caetité já registrou 3.656 casos positivos da doença, dos quais 3.476 são de pessoas curadas. Com 70 pessoas aguardando resultado de teste, 13 pessoas estão internadas em fase de tratamento da Covid-19.

  • Em Guanambi, 25 pessoas aguardam resultado de teste para Covid-19

    Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    12/07/2021 - 19:00


    GUANAMBI

    - O município de Guanambi chegou a 186 casos positivos de coronavírus. Isso por conta que, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal (Sesau-GBI), divulgado nesta segunda-feira (12), mais 44 novos casos foram confirmados. Portanto, Guanambi possui 10.044 casos catalogados, dos quais 9.744 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Estão aguardando resultado de teste 25 pacientes, ao mesmo tempo que 17 estão internados. Em Guanambi, desde o início da pandemia, 113 vidas foram perdidas por conta da Covid-19. 

  • Em aniversário de nascimento de Anísio Teixeira, historiadora rememora legado do educador caetiteense

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    12/07/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - Neste 12 de julho, completam-se 121 anos do nascimento do caetiteense Anísio Teixeira, que é considerado um dos principais educadores do país. A historiadora Fernanda de Oliveira Matos, que é Mestre em Educação e Contemporaneidade e Doutora em Memória: linguagem e Sociedade, pesquisadora da História da Educação em Caetité e Educação Patrimonial, rememorou em um pequeno, mas sublime testemunho sobre o legado de Anísio Teixeira. “Ele (Anísio Teixeira) buscou referências culturais no mundo inteiro; fez muitas viagens e leu muitas obras. E ali nascia o jovem educador e intelectual da educação Anísio Teixeira. Anísio interferiu muito no que diz respeito à educação na Bahia e no Brasil. Foi por intermédio de Anísio Teixeira que a escola normal de Caetité foi reaberta em 1926, também foi ele que fez uma atualização sobre a legislação escolar na Bahia e também da carreira de professor. Ele é conhecido na Bahia e no mundo inteiro por defender uma escola igualitária que desse oportunidades para todas pessoas. Anísio Teixeira também é referência na educação em tempo integral”, explicou Fernanda. Além de introduzir uma escola nova, em que os conteúdos ensinados iam além da simples memorização, Teixeira era defensor assíduo que este modelo fosse acessível a todos os cidadãos, conforme explicou Fernanda. “Anísio acreditava em escola pública, democrática e para a vida. Uma escola que permeasse todos os sentidos da vida. Talvez, o legado deixado por ele seja ainda hoje um desafio para a educação em geral. Naquele tempo, Anísio já pregava que não se constrói uma nação sem a educação. Portanto, o principal legado deixado por Anísio é o da crença na educação, a crença na escola pública, fazer com que esta bandeira seja levantada pelo Estado. Por isso, eu vejo na mensagem de Teixeira, como sendo a essência de seu legado, a de termos uma escola pública que forme cidadãos e que contribua para diminuir as diferenças da nossa sociedade”, completou a historiadora.

  • Motociclista é detido por atropelar mulher na Av. Santos Dumont em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    12/07/2021 - 17:30


    GUANAMBI

    - Um motociclista identificado como sendo Jair Batista dos Santos Júnior, de 20 anos, foi detido no último domingo (11), por atropelar Tamires da Silva Bernardes, 32 anos, na Avenida Santos Dumont, no Centro de Guanambi. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o caso ocorreu por volta das 21h58. Tamires foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital Municipal, com escoriações. Ainda de acordo com a PM, Jair e a motocicleta foram encaminhados para a Delegacia Judiciária de Guanambi, onde as medidas cabíveis foram tomadas.

  • Serra do Ramalho: Suspeitos de assassinar homem e queimar o corpo são presos

    Foto: Reprodução | Acervo Pessoal Foto: Reprodução | Acervo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    12/07/2021 - 16:30


    SERRA DO RAMALHO

    - Foi preso na noite de domingo (11), na cidade de Serra do Ramalho, Marcos Luiz Pereira dos Santos, de 21 anos, e Mayara Brilhante Dos Santos, de 25 anos. Os dois são suspeitos de terem matado e queimado Paulo Nunes Pereira, de 49 anos. O corpo da vítima foi encontrado na manhã de ontem (11), na cidade de Serra do Ramalho, no interior de um automóvel, que também foi incendiado. Segundo informações da Polícia Civil, o casal teria levado Paulo até o local do crime, nas imediações do Parque de Vaquejada, na Agrovila 9, em seu próprio carro e, em seguida, o colocou no porta-malas, ateando fogo. Neste momento, os jovens encontram-se presos na Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, onde aguardam determinação da Justiça. A motivação do assassinato ainda não foi informada.

  • Caso Covaxin: PF abre inquérito para investigar Bolsonaro

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    12/07/2021 - 15:24


    Apuração avaliará se presidente cometeu crime de prevaricação

    POLÍTICA

    - A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) prevaricou no caso das supostas irregularidades envolvendo as negociações para importação da vacina contra a Covid-19 Covaxin. O crime de prevaricação consiste na omissão de um funcionário público frente a uma irregularidade. No caso de Bolsonaro, isso teria ocorrido quando, ao ser avisado pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) sobre as “pressões atípicas” para a liberação da vacina, o presidente não fez nada para impedir o avanço da negociação. Apesar de Bolsonaro ter foro privilegiado, a apuração pôde ser aberta, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). 

  • Inscrições para o Enem terminam nesta quarta-feira

    Foto: Divulgação | Inep Foto: Divulgação | Inep
    Por Luciane Freire

    12/07/2021 - 15:00


    Provas digitais e impressas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

    EDUCAÇÃO

    - Termina na próxima quarta-feira (14) o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do certame, isentos ou não, devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fazê-lo, na Página do Participante. A informação é da Agência Brasil. A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

  • Por efeito da vacina, 'destinos juninos' registram ligeiro aumento de casos 19 dias após festa

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Kamille Martinho

    12/07/2021 - 13:17


    Em 2020, municípios da Bahia registraram um aumento de 500% de novos casos. Em 2021, o número não passou de 16%

    BAHIA

    - Além da saudade, o São João de 2020 trouxe um grande aumento no número de casos de Covid-19 em toda a Bahia. Cidades como Amargosa, Ibicuí e Santo Antônio de Jesus tiveram um aumento de 500% nos infectados e o município de Cachoeira chegou a registrar um aumento de 785%. Em 2021, entretanto, a situação é diferente. Com mais de 50% da população baiana adulta vacinada com pelo menos uma dose ou com a dose única da vacina, o aumento no número de casos foi ínfimo, comparado ao ano anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), após 15 dias do período junino, o município de Cachoeira registrou um aumento de novos casos de 11%; Santo Antônio de Jesus 12,8%; Ibicuí 8% e Amargosa 16%. Em um cenário completamente diferente de um ano atrás, o governador da Bahia, Rui Costa, alerta que, com a vacinação, estamos no caminho certo, mas devemos seguir firmes para não relaxar com as medidas de prevenção de contágio até "vencermos a guerra".

  • Pela primeira vez, Bahia registra mais óbitos e menos nascimentos em um semestre

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Kamille Martinho

    12/07/2021 - 12:46


    Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen)

    BAHIA

    - Estatísticas da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) apontam que, pela primeira vez em toda a Bahia, foi registrado mais mortes e menos nascimentos em um único semestre. Os dados são inéditos desde o início da série histórica, em 2003. Até o final de junho, os cartórios do estado registraram 52.834 mortes de todo tipo de natureza, número 22% maior do que o ocorrido no mesmo período do ano passado. Quando comparado com 2019, ano anterior à pandemia, o aumento no número de mortes foi de 18,4%. Os dados são compilados pelos cartórios desde 2003. Com relação aos nascimentos, até o final do mês de junho foram registrados 89.960 nascimentos, número 18% menor que a média de nascidos no estado desde 2003, e 2% menor que no ano passado. Com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 13% na Bahia.

  • Polícia prende homem apontado como maior fornecedor de drogas do sudoeste baiano

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    Por Juliana Rodrigues

    12/07/2021 - 12:30


    Segundo a Polícia Civil, ele faz parte do núcleo familiar de Jasiane Silva Teixeira, a "Dona Maria", apontada como maior traficante da Bahia

    REGIÃO

    - Um homem considerado o maior fornecedor de drogas da região sudoeste do estado, foragido desde 2018 do sistema prisional, foi preso no sábado (10), em ação integrada entre a Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Civil informou que ele teria ido a Conquista para se reunir com membros do grupo criminoso, a fim de traçar novas estratégias de distribuição e venda de drogas. Segundo a corporação, ele faz parte do núcleo familiar de Jasiane Silva Teixeira, a "Dona Maria", líder da organização criminosa e apontada como maior traficante da Bahia. Ela foi presa em 2020 e solta no mesmo ano pela Justiça. A distribuição dos entorpecentes ficou prejudicada na região, após a prisão de um dos integrantes do grupo criminoso em São Paulo, feita também pela DH com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Bernardo do Campo. A chegada do traficante, então, passou a ser aguardada. "Ele precisou vir na cidade para organizar as coisas, porém a gente já o vinha investigando e sabíamos a data e o veículo em que ele estava", disse o titular da unidade, delegado Cléber Rocha Andrade. A investigação contou com a colaboração da Polícia Civil dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. "Ele fugiu do Sistema Prisional de Pernambuco em janeiro de 2018 e, desde então, estaria usando documentos falsos. Neste sábado, tivemos informações que ele estaria trafegando entre Conquista e Poções em um carro Toyota Corolla, placa QYP 0I81", explicou o delegado. A Polícia Rodoviária Federal fechou o cerco na pista e abordou o carro. "Durante a abordagem, ele apresentou o documento falso e recebeu voz de prisão em flagrante. Na delegacia, também cumprimos o mandado de prisão em seu desfavor após a fuga", relatou. O acusado tinha várias passagens pela polícia. Ele foi preso em 2008 pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Vitória da Conquista, com 15 quilos de pasta-base de cocaína. Em 2009, ele fugiu do Presídio Nilton Gonçalves. Já em 2010, ele foi capturado em Petrolina (PE), com três quilos de cocaína. Dentro do sistema prisional, ele comandava a distribuição de droga na região sudoeste da Bahia e foi alvo em 2011 da Operação Cerco Fechado, realizado pela Polícia Federal.