• Tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido

    Foto: Divulgação | Sociedade Brasileira de Mastologia Foto: Divulgação | Sociedade Brasileira de Mastologia
    Por Agência Brasil

    20/07/2021 - 08:57


    Novidade inclui uma etapa antes da quimioterapia com o uso de droga identificada, a qual enfraquece as células tumorais

    SAÚDE

    - Um composto encontrado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e de Harvard, nos Estados Unidos, pode acelerar em até seis vezes a regressão do tipo mais agressivo do câncer de mama. O tratamento inclui uma etapa antes da quimioterapia com o uso de droga identificada, a qual enfraquece as células tumorais. O trabalho foi publicado na Science Signaling, revista científica distribuída pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). “Nós levantamos 192 compostos, que estavam em uma biblioteca de compostos, de drogas, do laboratório. A gente já sabia onde esses compostos iam operar no metabolismo da célula. Testamos para verificar qual deles atingia a célula especificamente do triplo-negativo”, disse Vinícius Guimarães Ferreira, pós-doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e um dos autores da pesquisa. Triplo-negativo é como se chama o tipo mais severo de câncer de mama. Na universidade norte-americana, Ferreira foi supervisionado pelo professor Anthony Letai, especialista na avaliação de mecanismos que levam as células tumorais à morte. “Eu não quero necessariamente encontrar um composto que sozinho mata a célula, mas eu quero buscar um composto que deixa a célula mais próxima de morrer”, explicou. De acordo com os pesquisadores, ao deixar o tratamento contra o tumor mais eficiente, reduz-se o tempo que o paciente estará sujeito aos efeitos colaterais dos medicamentos tóxicos utilizados na quimioterapia. “É como se fosse um barranco, você empurra a célula perto do barranco para entrar o quimioterápico e dar aquele último empurrão”, comparou Ferreira. Molécula ideal - A primeira parte do estudo analisou os compostos disponíveis para encontrar a molécula ideal. “No final, a gente encontrou alguns que eram os mais promissores e fomos para o modelo animal”, indicou o pesquisador. As drogas que deixaram os tumores mais vulneráveis foram testadas em camundongos com câncer de mama. O teste durou 21 dias e mostrou resultados animadores: usando apenas quimioterápico, houve regressão de 10%. No tratamento combinado, o tumor diminuiu 60%. “A terapia foi 500% mais eficaz.” Os pesquisadores destacam que, conforme dados da Sociedade Americana de Câncer, o câncer de mama triplo-negativo é responsável por cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama e é mais comum em mulheres com menos de 40 anos. É um tipo de câncer que cresce mais rápido, tendo opções de tratamento limitado.

  • Cirurgias eletivas são retomadas na Bahia depois de mais de um ano suspensas

    Foto: Divulgação | Sesab Foto: Divulgação | Sesab
    Por Gabriel Amorim

    20/07/2021 - 07:30


    Procedimentos serão realizados de forma escalonada

    SAÚDE

    - Suspensas desde março de 2020 em razão da pandemia, as cirurgias eletivas foram retomadas nesta segunda-feira (19) na rede pública estadual. O retorno, no entanto, é gradativo e deve  observar o "uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado". No primeiro momento, as unidades poderão realizar todos os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral estão limitadas a 25% da capacidade operacional mensal de cada unidade. A referência para o cálculo desta capacidade deve ser  o ano de 2019. A exceção são para os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, como em cirurgias oncológicas e cardíacas. Outra recomendação da retomada é que os pacientes internados não recebam visitas, mesmo que em leitos de enfermaria. Os acompanhantes estão liberados em unidades de internação abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei.

  • Mesmo com voto de governistas, Bolsonaro critica fundão eleitoral e diz que vai vetar aumento

    Foto: Carolina Antunes | PR Foto: Carolina Antunes | PR
    Por André Uzêda

    20/07/2021 - 07:00


    Presidente deu declarações à TV Brasil criticando o aumento da verba destinada aos partidos

    POLÍTICA

    - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que não vai sancionar o valor de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral, em aumento aprovado em votação pelo Congresso na semana passada. As declarações foram dadas à TV Brasil na última segunda-feira (19).  “O valor é astronômico para se fazer campanha eleitoral. É uma cifra enorme, que está sendo desperdiçada. Posso adiantar para você que não será sancionada. Eu tenho que conviver em harmonia com o Legislativo. Mas a tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito ao trabalhador, ao contribuinte brasileiro”, disse. Bolsonaro, no entanto, não comentou que o projeto foi aprovado por destacados parlamentares da base governista, a exemplo de Carla Zambelli (PSL-SP) e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

  • Guanambi registra 15 novos casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 20:30


    GUANAMBI

    - Nas últimas 24 horas, conforme atualização de boletim epidemiológico, feito pela Secretaria de Saúde de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), na noite desta segunda-feira (19), 15 novos casos de coronavírus foram registrados. Portanto, o quadro de casos ativos do município passou a apresentar 111 incidências, das quais 13 pacientes estão internados. Ao todo, são 10.195 casos positivos, com 9.969 casos curados. Com 40 pessoas aguardando resultado de teste, em Guanambi, 115 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Caetité tem apenas 6 pessoas internadas pela Covid-19, mas casos ativos passam de 100

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 19:00


    CAETITÉ

    - De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19), nas últimas 24 horas, mais 21 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Por conta disso, Caetité passou a apresentar 107 casos ativos, sendo que destes, 6 pacientes seguem internados. Ao todo, são 3.784 casos confirmados, com 3.631 curados. Com 31 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, desde o início da pandemia, 46 pessoas foram vitimadas fatalmente pela Covid-19.

  • Serra do Ramalho: Jovem tenta salvar amigo no Rio São Francisco, e os dois se afogam

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 17:30


    SERRA DO RAMALHO

    - Na tarde de domingo (18), dois jovens morreram afogados no Rio São Francisco, na comunidade de Palmas, na cidade de Serra do Ramalho. A informação é do site Bom Jesus da Lapa Notícias. Segundo informou o referido portal, um dos jovens estava se afogando, momento em que o amigo tentou ajudá-lo, mas acabou se afogando também. Nem o nome e nem a idade das vítimas foram divulgados. A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local para realizar o registro da ocorrência. O Bom Jesus da Lapa Notícias informa ainda que uma das vítimas morava na Agrovila 7, em Serra do Ramalho, e a outra na comunidade de Boa Vista, também em Serra do Ramalho.

  • Ajude a pequena Maria Clara a realizar o sonho de andar

    Foto: Instagram | @ajudeclarinha Foto: Instagram | @ajudeclarinha
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 16:15


    CAETITÉ

    - A pequena e sorridente Maria Clara, de apenas 13 anos, natural de Caetité, tem um sonho: O de andar. Mas para isso, Clarinha, como é carinhosamente chamada, precisa realizar uma cirurgia em seus dois joelhos, e o procedimento médico custa em torno de R$ 120 mil, porém a família da criança não tem condições de arcar com o valor. Por isso, a mãe de Maria, Roberta Lima, juntamente com seu esposo, Edilson Rodrigues, estão organizando uma campanha para arrecadar fundos para a realização da cirurgia da menina. Atualmente, a família de Maria Clara está na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (SP), onde Clara está realizando um tratamento de terapia intensiva, pois ela tem um problema de paralisia cerebral, mas nas palavras de Roberta, pouco afetou o desenvolvimento cognitivo da filha, que sorrir, brinca e conversa, como toda criança de sua idade. Saiba como ajudar: Portanto, para ajudar a pequena Clara, com qualquer valor, basta realizar um PIX na chave 17 997 379 760, ou ainda uma transferência bancária para a seguinte conta poupança: Agência 3501; Op 013; Conta 00011710-6; Titular: Roberta Aparecida Lima, CPF: 056.420.825-66, ou ainda pela plataforma vakinha.  Desde já, Clarinha e sua família agradecem a colaboração de todos. Mais informações sobre a rotina de Clarinha, ela mantém uma conta no instagram em @ajudeclarinha.  

  • Jornal conta história de vida da caetiteense Dona Chica

    Foto: Acervo Pessoal Foto: Acervo Pessoal
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 15:00


    Dona Chica sobre as dificuldades da vida: Se fosse, eu poderia dizer que era ruim, mas eu te falo que vida é boa, e só resta vontade de viver

    CAETITÉ

    - Foi veiculado neste último domingo (18), no Jornal Correio, da cidade de Salvador, a história da caetiteense de 74 anos, Francisca Valdivino, conhecida por Dona Chica. A matéria de uma página inteira é assinada pela jornalista Fernanda Santana, que descreve parte da trajetória de Dona Chica, de forma poética, ao mesmo tempo que roteiriza os acontecimentos de vida de Dona Chica. Em um dos trechos da narrativa, Fernanda conta a passagem da vida de Dona Chica, da perda trágica de três dos seus oito filhos, vítimas de suicídio entre os anos de 1998 e 2016. Em vez de se entregar à dor, Dona Chica fez desta perda o impulso para ajudar inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade social em Caetité. “Nos últimos tempos, Francisca Valdivino, conhecida por Dona Chica em Caetité, no sudoeste baiano, diz: “Acho que desaprendi [a cantar], a música foi saindo de mim”. Ainda assim, Dona Chica canta, porque a música não saiu completamente. “Tem gente que fala que a vida é ruim. Se fosse, eu poderia dizer que era ruim, mas eu te falo que vida é boa, e só resta vontade de viver.

    Foto: Acervo Pessoal
    Foto: Acervo Pessoal

    Dona Chica teve três dos oito filhos vítimas de suicídio, entre 1998 e 2016, e queria compor dezenas de músicas para cada um deles. Fez diferente: mandou derrubar o pé de manga e o coqueiro que existiam nos fundos de casa e passou a receber homens, mulheres e crianças que conhecem a fome. Há 13 anos, Dona Chica promove, na casa dela e do marido, um sopão conhecido na cidade. Não é música, mas ela pensou que fazia sentido ajudar outras pessoas. A ideia veio de um vizinho, que um dia a avistou chorando. “Por que você não dá um sopão? Algo para ajudar?”. Mas, Dona Chica tinha pouco, talvez o suficiente para a família”, diz assim um trecho da matéria. A fé de Dona Chica - Dona Chica reza todos os dias. Católica por vocação, ela tem diversas imagens de santos católicos no interior de sua residência. E conforme conta Fernanda, assim que seu coração aperta, ela fecha os olhos e reza. “Tem horas que as pessoas falam: você é uma mulher forte. Eu não sou forte, é de Deus, Deus nunca me deixou parar”, confessou Dona Chica que foi presenteada com um capelinha, ao lado de sua casa, onde ela se abriga para rezar durantes várias vezes ao dia. A íntegra da matéria do Correio pode ser acessada  aqui.

  • Caetité: Secretária de Saúde apresenta ações da Prefeitura durante sessão na Câmara de Vereadores

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Por Ascom/PMC

    19/07/2021 - 14:25


    CAETITÉ

    - De forma transparente e com muita segurança, a secretária municipal de Saúde, Verônica Barbosa, apresentou as ações da Prefeitura de Caetité na área de saúde, principalmente as ações de enfrentamento a covid-19 no município, durante sessão da Câmara de Vereadores de Caetité, realizada nesta segunda-feira (19). Mesmo encontrando a saúde desorganizada, a atual gestão tem trabalhado incansavelmente para melhorar o atendimento aos cidadãos, como a reabertura das Unidades Básicas, o pleno funcionamento da Unacon, a parceria com a Fundação Senhora Santana, além das ações educativas, campanhas de vacinação, de fiscalização da Vigilância Sanitária e combate a Covid-19, que tem registrado a queda dos casos em Caetité. Durante a sessão, transmitida no Facebook da Câmara de Vereadores, o público elogiou a atual gestão e as respostas seguras e esclarecedoras de Verônica. “Parabéns Veronica está fazendo um belíssimo trabalho em Caetité onde a saúde está chegando a todos”, comentou Nete Santos. “Parabéns secretária tá tudo melhor”, disse Edicarlos Matos. “Aqui em Maniaçu na gestão passada a tínhamos que ir pra Caetité marcar.. agora marcamos aqui na UBS”, elogiou João Paulo. Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Verônica Barbosa, a sessão foi muito positiva tanto para apresentar as ações da Prefeitura, bem como ouvir as sugestões dos vereadores, pois o diálogo e a transparência são valores da atual gestão para construir um novo tempo em Caetité.

  • Vitória da Conquista: Cúpula da SSP vai ao município acompanhar investigações sobre mortes de PMs

    Foto: Divulgação | SSP/BA Foto: Divulgação | SSP/BA
    19/07/2021 - 12:30


    CASO DE POLICIA

    - O secretário da SSP, Ricardo Mandarino, a delegada-geral, Heloísa Campos Brito e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho aterrissaram em Vitória da Conquista nesta segunda-feira para acompanhar as investigações sobre as mortes do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos. As polícias Civil e Militar procuram seis pessoas envolvidas de forma direta e indireta nos crimes. Além dos seis foragidos, outros três integrantes da organização criminosa morreram em confrontos, nas cidades de Vitória da Conquista e de Itiruçu, e um deles acabou preso em flagrante durante a ação do duplo homicídio. O homem terminou ferido no braço e, após atendimento, foi autuado. “Estou aqui para prestar toda a minha solidariedade à Polícia Militar, atingida de forma brutal por conta desse ataque covarde. Parabenizo a PM e a Polícia Civil pelo empenho na identificação e localização dos autores”, declarou o secretário Ricardo Mandarino.

  • Faroeste: Em nova denúncia, PGR pede prisão de Maurício Barbosa, diz coluna

    Foto: Divulgação | GOV/BA Foto: Divulgação | GOV/BA
    Por Juliana Rodrigues

    19/07/2021 - 12:16


    Ex-chefe de Gabinete da SSP e promotora também teriam sido alvo do pedido de prisão

    JUSTIÇA

    - A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nova denúncia pedindo a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, no âmbito da Operação Faroeste. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, o pedido consta no trecho de 100 páginas que foi anexado à denúncia oferecida, sob sigilo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Maurício é acusado de integrar uma organização criminosa envolvida na grilagem de terras no Oeste da Bahia e venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ele foi exonerado do cargo em dezembro do ano passado. Ainda segundo a publicação, a PGR teria pedido também a prisão da delegada e ex-chefe de gabinete da SSP, Gabriela Caldas e da promotora de Justiça Ediene Lousado, chefe do Ministério Público de 2016 a 2020.

  • ONG Jardim das Borboletas, sediada em Caculé, assiste crianças por todo o país portadoras de doença rara de pele

    Vale a pena conhecer e divulgar esse trabalho - Foto: Divulgação Vale a pena conhecer e divulgar esse trabalho - Foto: Divulgação
    19/07/2021 - 11:31


    CACULÉ

    - Você já ouviu falar em crianças borboletas? São crianças que nascem com Epidermólise Bolhosa (EB) - uma doença grave de pele, de origem genética e hereditária, incurável e não contagiosa, que provoca a formação de bolhas e feridas causadas por mínimos atritos sofridos na pele, podendo ser equivalentes a queimaduras de terceiro grau. Há casos em que até mesmo o banho, mudança climática, um vento ou um toque podem ser a causa das bolhas de pus pelo corpo. Diante da grande sensibilidade da pele dessas pessoas, elas são carinhosamente comparadas à fragilidade das asas das borboletas. A doença requer um tratamento custoso, difícil, inacessível para muitos, podendo chegar a R$ 50 mil reais/mês. Além disso, quando não ocorre precocemente e de maneira adequada, pode causar morte já nos primeiros anos de vida.  A Organização Não Governamental Jardim das Borboletas surgiu com o intuito de assistir às pessoas acometidas com Epidermólise Bolhosa em suas necessidades, proporcionando lhes mais qualidade de vida. O Jardim oferece amor, assistência em saúde, acompanhamento multidisciplinar, orientações, cuidados, encaminhamentos, apoio familiar, doações diversas e tudo mais para que o portador EB tenha os seus sofrimentos amenizados e os seus direitos garantidos. Atualmente, 100 borboletas fazem parte desse Jardim, que existe e exerce um trabalho grandioso totalmente por meio de doações, sem apoio de qualquer instituição pública. 
     

    Saiba as formas de se tornar um parceiro, acesse o site: jardimdasborboletas.org. Foto: Divulgação
    Saiba as formas de se tornar um parceiro, acesse o site: jardimdasborboletas.org. Foto: Divulgação

    O Jardim das Borboletas - A Organização Não Governamental (ONG), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tem sede localizada no município de Caculé, no sudoeste da Bahia, situada a 617 km de Salvador. Apesar da região em que a ONG está sediada não existir casos da doença, a Instituição tem atuação em 20 Estados do país e também no Distrito Federal. Ao todo, 100 crianças carentes portadoras da Epidermólise Bolhosa são assistidas pelo Jardim, que dia a dia trabalha para transformar a vida dessas borboletas, proporcionando-lhes mais motivos para sorrir, mais dignidade e uma vida com qualidade e, desta forma, amenizar as suas dores físicas, emocionais e também as do preconceito - já que as feridas na pele parecem ser contagiosas. Apesar de não contar com nenhum apoio governamental, o Jardim está apto a assistir, com muito amor, a cada uma de suas borboletas em todas as suas necessidades e por toda a vida – amparados sempre pela fé em Deus! Já que, com as bênçãos do Senhor, o Jardim das Borboletas apresenta ascensão de atuação desde a sua fundação (em 2017), e tem como meta principal ampliar o seu atendimento não só aos portadores de EB como também a outros problemas graves e raros de pele.
    Hoje a ONG conta com 22 colaboradores diretos (funcionários) e milhares indiretos – que são os responsáveis pela concretização e continuidade desse lindo trabalho em prol das pessoas borboletas. Nesses quatro anos de funcionamento, o Jardim das Borboletas tem 100% dos seus custos arcados unicamente por meio de doações diversas, vindas de todas as partes do mundo. Uma causa que felizmente toca pessoas de bom coração, que acreditam em um mundo solidário e justo. O tratamento da EB é muito dispendioso. São muitos medicamentos e suprimentos caros, muitas vezes importados, curativos específicos. Cada borboleta do Jardim gera um custo entre R$ 2 mil e 50 mil reais ao mês. Somando-se a isso, a ONG não tem sede própria, precisa manter as despesas administrativas - fixas e variáveis, além de gastos com equipamentos, reformas adaptativas das residências dos assistidos, viagens da equipe e dos pacientes, investimentos nas lojas de produção. Nos dias atuais, o Jardim das Borboletas totaliza um gasto médio entre R$ 350 a 500 mil /mês. A partir desse valor tão dispendioso é que se compreende o motivo pelo qual as doações são essenciais para continuidade desse trabalho!

    Cada borboleta do Jardim gera um custo entre R$ 2 mil e 50 mil reais / mês. Ajude o Jardim a ajudar!
    Cada borboleta do Jardim gera um custo entre R$ 2 mil e 50 mil reais / mês. Ajude o Jardim a ajudar!

    Quando o Jardim floresce na vida de uma borboleta – Ao adotar uma borboleta, é realizada uma visita técnica, com base no protocolo da ONG, para a elaboração de um relatório de ações voltado ao atendimento imediato de todas as necessidades da nova borboleta integrante do Jardim.  As ações visam um convívio adequado e mais ameno com a doença. A partir de então, essa borboleta passa a receber: Construções e/ou reformas para adaptações necessárias na residência; Caixa de produtos: mensalmente são enviados todos os suprimentos necessários, conforme prescrição médica: medicamentos, curativos de silicones que não grudam na pele, cosméticos especiais – géis e hidratantes e suplementos alimentares, etc.; Equipamentos como cadeiras de roda, macas, cadeira de banho e o que mais for necessário; Atendimento profissional multidisciplinar: assistência social, jurídica, psicológica, nutricional, enfermagem, etc.; Acompanhamento-sócio familiar; Orientações diversas e encaminhamentos; Custeio de visitas médicas, exames, procedimentos, cirurgias; Custeio de viagens; Visitas técnicas. Como você pode ajudar: São diversas as formas de se tornar um jardineiro que vem contribuir para que o nosso Jardim permaneça florido e cheio de lindas e felizes borboletinhas. Faça doação avulsa. Seja um mantenedor: doe mensalmente o valor que desejar. Seja um padrinho: adote os custos de uma criança. Participe do grupo do WhatsApp só de padrinhos e madrinhas: (77) 9 8815-2565. Adote um cofrinho: coloque-o disponível no seu comércio para que os clientes depositem as moedas. Seja doador do Imposto de Renda: doe 3% do IR para a ONG. Doe curativos de silicones, medicamentos ou insumos diversos: confira a lista de dos produtos no site www.jardimdasborboletas.org ou ligue para (77) 9 8853-4604. Compre, presenteie e divulgue a nossa loja de personalizados: camisas, canecas, colares, bonés, panos de prato, chaveiros, etc. Acesse: www.ongjardimdasborboletas.com/loja/ ou @presentesdojardim (Instagram). Lucro revertido para a ONG. Encomende uniformes e fardamentos com a nossa Oficina de Confecção. Lucro revertido para a ONG. Seja voluntário: Doe talento, tempo e trabalho para a prestação do serviço voluntário. Não há necessidade de experiências, basta ter a vontade e o desejo de ajudar. Ajude na divulgação da ONG. Compartilhe as nossas histórias em mídias sociais, WhatsApp, boca a boca. Conheça os nossos Projetos. Torne esse Jardim presente na vida das pessoas, pois precisamos delas para o nosso trabalho continuar. E acima de tudo: Coloque o Jardim das Borboletas em suas orações. Por que Deus está sempre por nós e abençoa cada ação da ONG. Junto aos nossos jardineiros, está Ele fazendo tudo isso acontecer e tornando o nosso Jardim cada vez mais florido e com lindas borboletinhas!

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    Como nasceu esse lindo Jardim - Uma história de muito amor e empatia. Em 2012, Aline Teixeira da Silva soube de uma criança que sofria com um sério problema de pele, ela residia em uma zona rural da terra natal de Aline - Rio do Antônio, Estado da Bahia (602 Km da capital). Nesse tempo, Aline já casada e residindo em Caculé, município vizinho, buscou ir conhecer a realidade dessa criança e se sensibilizou profundamente com a sua situação. Natália estava com 2 anos de idade e havia muitas feridas pelo corpo e sem nenhuma estrutura para os cuidados devidos. Aline então se dedicou intensamente a ajudar Natália. Primeiramente buscou médicos da cidade e da região até ser diagnosticada a Epidermólise Bolhosa. Então, Aline se motivou em aparar a criança por completo: cuidados com a pele, alimentação, medicamentos, orientação familiar, buscou apoio governamental, do SUS, pediu doações a empresas, instituições públicas e privadas e pessoas físicas. Movimentou mídia social, lançando a campanha “Tudo por Natália”. Um esforço satisfatório, que transformou para melhor a vida de Natália e da sua família. Foi assim que Aline passou a entender todas as dores e necessidades de uma pessoa com Epidermólise Bolhosa e, com essa bagagem, se sentiu apta e preparada a ampliar seu campo de atuação e de amor aos próximos. Resolveu então se dedicar a essa causa e lutar mais, atendendo a outras borboletas espalhadas pelo seu Estado. Em 2016 decidiu fundar a ONG Jardim das Borboletas. Um belo trabalho de muito amor, dedicação e doação. Conheça, divulgue e torne um parceiro, acesse o site: jardimdasborboletas.org e siga o Instagram: jardimdasborboletas_.

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    A Epidermólise Bolhosa - Doença genética, grave, não contagiosa e incurável, causada por um defeito genético nas estruturas que unem as duas camadas de pele, a derme e epiderme, o que acarreta em uma sensibilidade aguda na pele e das membranas mucosas. A falta de produção de colágeno dos portadores da EB faz com que qualquer pequeno atrito ou trauma causem lesões semelhantes a das queimaduras. A principal característica é o aparecimento de bolhas nas áreas do corpo de maior exposição. A doença se manifesta, na maioria das vezes, no nascimento, com sintomas variados e que costumam piorar ao longo do tempo. A doença causa também lesões internas acometendo o trato digestivo, da boca ao reto, além de causar outras complicações, como a atrofia de membros (pés, mãos e braços); lesões em olhos e na boca, com perda dos dentes; câncer de pele, alopecia, dentre outros. Levando em consideração que atualmente a EB é uma doença sem cura, os cuidados das feridas e reconhecimento precoce das complicações são essenciais para o seu tratamento adequado. O custo do tratamento de um paciente com EB varia conforme a gravidade/quantidade de feridas externas e internas. O ministério da Saúde catalogou mais de 30 tipos da doença e estima-se que a Epidermólise Bolhosa acometa 500 mil pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde existem 19 casos para cada milhão de pessoas. No Brasil são registrados 1.600 casos.

  • Rui diz não ter "desespero" em lançar candidatura e promete mandato até o fim

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por André Uzêda

    19/07/2021 - 11:30


    Declaração foi dada na manhã nesta segunda-feira durante agenda no bairro da Santa Cruz

    POLÍTICA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou na manhã desta segunda-feira (19) não ter interesse em deixar o segundo mandato pelo caminho para se lançar numa eventual pré-candidatura ao Senado em 2022. "Terei o maior prazer de ficar até o último dia do meu mandato. Eu não tenho essa ansiedade, esse desespero de sair candidato a senador. Eu nunca fiz da minha vida essa obsessão por cargo público nem por carreira política. Eu faço parte de um grupo político", declarou o governador em conversa com jornalistas durante uma agenda no bairro de Santa Cruz, em Salvador. "O que for melhor pra esse grupo político, que vem transformando a Bahia e que quer ajudar a salvar o Brasil, eu estarei a disposição desse grupo", reiterou. Partidos da base aliada, dentre eles o PP, têm defendido que o petista renuncie ao cargo para viabilizar uma postulação ao Legislativo federal. Nesse movimento, caberia ao vice-governador João Leão (PP) assumir o comando do Palácio de Ondina pelo período de nove meses. Leão, por sua vez, vem externado interesse em concorrer ao comando do Executivo no próximo ano. Publicamente, também tem repetido que chegou a hora de o PT abrir mão da cabeça da chapa e ceder a vaga para correligionários.

  • Região: Homem morre após bater com motocicleta em muro

    Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/07/2021 - 10:45


    URANDI

    - Um homem de nome Ailton Soares Silva, de 29 anos, morreu após colidir com uma motocicleta em um muro, na cidade de Urandi, no sudoeste da Bahia, na noite de domingo, por volta das 19h30. Segundo informações repassadas ao site Sudoeste Bahia (SB), Ailton perdeu o controle do veículo, uma moto Honda CG 125, na cor prata, colidindo de frente com o muro. Populares que presenciaram o acidente trataram de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima sofreu diversas fraturas e, por conta disso, morreu ainda no local do acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia da área, bem como o levantamento cadavérico, encaminhando o corpo de Silva para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde foi realizado o exame de necropsia. 

  • O que pode levar a um mal súbito?

    Por Andréia Vitório

    19/07/2021 - 10:29


    Em 90% dos casos, a arritmia cardíaca é a responsável pelo mal súbito, que pode acometer pessoas de qualquer idade

    ARTIGOS

    - Mal súbito é caracterizado por uma perda súbita da consciência, geralmente seguida de acometimento das funções vitais e consequente parada cardiorrespiratória. No Brasil, o mal súbito é a causa de em torno de 320 mil óbitos por ano. Mas, afinal, o que pode levar uma pessoa a um mal súbito? De acordo com o Dr. Mozart Cardoso Filho, cardiologista da Diagnoson a+, do Grupo Fleury, existem diversas condições que predispõe a incidência desse quadro. “Desde um simples distúrbio hidroeletrolítico, como uma desidratação, até casos mais graves, como infarto agudo do miocárdio, picos elevados da pressão arterial ou acidente vascular cerebral. Porém as pessoas aparentemente saudáveis também estão incluídas neste grupo”, como no caso de alguns atletas que recentemente apresentaram esse episódio, explica o especialista. Ainda, segundo o Dr. Mozart, sintomas como palpitação, dor torácica, falta de ar, palidez, tontura ou dor de cabeça são os mais comuns, porém muitas vezes o paciente não consegue se manifestar sobre os sintomas, evoluindo instantaneamente com perda da consciência. A maioria das ocorrências são fora do ambiente hospitalar, sendo necessário atendimento rápido para que seja evitada a morte definitiva ou sequelas decorrentes da parada cardíaca. Havendo uma alta incidência entre a população mais idosa, 86% das vezes o mal súbito ocorre dentro dos lares das vítimas e 14% ocorrem em locais públicos de grande concentração de pessoas, como em shoppings, aeroportos, aeronaves e estádios de futebol. Além de fazer contato com o serviço de emergência (SAMU), as medidas de socorro prestadas à vítima devem ser feitas, de preferência, por uma pessoa bem treinada que poderá avaliar as vias aéreas, a respiração, a circulação e o nível de consciência do paciente. Se necessário, deve-se utilizar as manobras de ressuscitação cardiorrespiratória, até que o SAMU chegue ao local da ocorrência. Quando disponível, o uso de um desfibrilador externo automático (DEA) poderá identificar o ritmo cardíaco e realizar automaticamente um choque elétrico no coração, revertendo uma arritmia ou parada cardíaca. “Por isso a importância de cada vez mais termos pessoas leigas bem informadas e treinadas para um suporte básico de vida, que poderão salvar muitas vidas até que um serviço de atendimento médico de urgência (SAMU) chegue para atender a vítima”, comenta o médico. Os portadores de doenças cardiovasculares, neurológicas, diabetes, obesidade mórbida, tabagistas, usuários de drogas e pacientes com história familiar de morte súbita estão dentro do grupo de risco das pessoas que podem sofrer um mal súbito. Como medida de prevenção, as pessoas enquadradas no grupo de risco devem fazer um check-up anual orientado por um médico clínico ou cardiologista, quando serão realizados exames simples como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de esforço, exames de sangue de rotina e específicos de acordo com o perfil de cada pessoa. “Em 90% dos casos, a arritmia cardíaca é responsável pelo mal súbito que pode acometer pessoas de qualquer idade”, conclui Dr. Mozart.