• Guanambi: Capitão da reserva da PM é preso por ser suspeito de abusar sexualmente de uma menor

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 13:00


    GUANAMBI

    - Um capitão da reserva da Polícia Militar (PM) foi preso na última quinta-feira (22), na cidade de Guanambi, por ser suspeito de abusar sexualmente de uma menor de apenas 12 anos de idade. De acordo com informações da PM, toda documentação a ser levantada neste tipo de caso, foi enviada por meio de consulta ao Ministério Pública Estadual (MPE), além da Polícia Civil (PC), para que um processo administrativo seja instaurado. Por dentro do caso - O militar atuava na Escola Municipal Josefina Teixeira, instituição de ensino que adota metodologia militar, onde a menor é aluna. Os abusos teriam começado em fevereiro do ano passado e se estenderam até novembro do mesmo ano, mesmo com as aulas suspensas. Após a suspensão das aulas presenciais, o capitão reformado passou a visitar a casa da vítima, na ausência dos pais da jovem, com o falso pretexto de trazer atividades escolares para a menina. O crime só foi descoberto em abril deste ano, após a mãe da criança ter descoberto mensagens do suspeito no celular da filha. Assim que o caso foi denunciado, o policial militar aposentado foi afastado de suas atividades na escola pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). À Polícia Civil, a jovem relatou a forma que ocorriam os abusos. A vítima foi transferida da unidade de ensino e está recebendo assistência psicológica de profissionais do 17º BPM.

  • Após um ano de pandemia, 377 brasileiros perderam o emprego por hora, diz pesquisa

     Foto: Jeso Carneiro | Flickr Foto: Jeso Carneiro | Flickr
    Por Juliana Rodrigues

    24/07/2021 - 12:30


    Números são de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril

    BRASIL

    - A crise provocada pela pandemia de coronavírus deixou marcas no mercado de trabalho. Em média, 377 brasileiros perderam o emprego por hora em um ano, segundo números de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril – os últimos disponíveis – da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. As informações são do portal G1. Os números mostram que no mês de abril, o Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. Calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pnad Contínua leva em conta tanto o mercado de trabalho forma como o informal. “Na pandemia, a queda do emprego foi recorde na comparação ano contra a ano”, afirma Bruno Ottoni, analista da consultoria IDados e responsável pelo levantamento. “A partir de abril, maio e junho (de 2020), houve uma retração muito grande do emprego, o que mostra que a pandemia afetou fortemente o mercado de trabalho.” Na comparação anual (mês contra igual mês do ano anterior), o estudo do IDados mostra que, se o efeito da pandemia ainda se arrasta no mercado de trabalho, o estrago já foi muito pior. Em agosto do ano passado, no período mais agudo da crise, quase 1,4 mil brasileiros perdiam o emprego por hora. Naquele momento, o país tinha 81,6 milhões de ocupados, quase 12 milhões a menos na comparação anual.

  • Homem suspeito de estuprar criança de 11 anos na cidade de Riacho de Santana é preso

    Foto: Reprodução | Polícia Civil Foto: Reprodução | Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 11:30


    RIACHO DE SANTANA

    - Na sexta-feira (23), por volta de 12h, na cidade de Bom Jesus da Lapa, um homem de nome Durval Oliveira Machado, de 48 anos, foi preso por ser suspeito de estuprar uma criança de 11 anos de idade. O mandado de prisão foi executado pela 24ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin). Segundo informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na cidade de Riacho de Santana no dia 12 de junho deste ano. Ainda de acordo a polícia, Durval teria oferecido à criança a quantia de R$ 100 para que ela tivesse relação sexual com ele.

  • Adolescente fica gravemente ferido após ser atropelado por caminhão em Caetité

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    24/07/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - Na noite de ontem (23), por volta das 19h40, um adolescente de 15 anos, identificado como Samuel Silveira Prisco Fausto, foi atropelado na Avenida Waldick Soriano, no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, e o estado de saúde do jovem é grave. Segundo informações recebidas pelo Sudoeste Bahia (SB), o caminhoneiro não prestou socorro a Samuel. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o adolescente, encaminhado-o para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Até o momento, ainda não há informações sobre o atual estado clínico do jovem.

  • Fiocruz libera mais 3,8 milhões de vacinas contra covid-19

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Rodrigo Meneses

    24/07/2021 - 10:00


    Com nova remessa, Fiocruz entregou ao governo 74,2 milhões de doses

    SAÚDE

    - O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entrega hoje (23) mais 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Com a nova remessa, o total de doses liberadas pela fundação chega a 74,2 milhões. O montante sobe para 78,2 milhões com as 4 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum, da Índia. Essas doses foram importadas prontas do país asiático, mas tiveram que passar pela Fiocruz para checagem e rotulagem em português. Com sede no Rio de Janeiro, Bio-Manguinhos vai liberar 197 mil doses da entrega desta semana diretamente para o governo fluminense, enquanto as demais seguem para o almoxarifado do Ministério da Saúde. O total de vacinas já liberado pela Fiocruz se aproxima de 75% das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica anglo-sueca. Segundo o contrato, Bio-Manguinhos receberá ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado para produzir as doses. Outro acordo assinado com a empresa europeia prevê a transferência de tecnologia para que Bio-Manguinhos possa produzir o IFA no Brasil, tornando-se autossuficiente na produção da vacina. Pesquisadores da Fiocruz já estão conduzindo esse processo, que será certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve gerar as primeiras entregas a partir de outubro. O Brasil recebeu nesta semana mais 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca entregues pelo consórcio Covax Facility, iniciativa global que o país integra com quase 200 nações. Até o fim do ano, o Covax deve enviar 42,5 milhões de doses ao Brasil. Dessas, já chegaram ao país cerca de 6 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca e 842 mil da Pfizer/BioNtech.

  • Brasil tem 58,5% do público-alvo vacinado com a primeira dose contra a Covid-19

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Cristiele França

    24/07/2021 - 09:00


    Ao todo foram distribuídas 164,4 milhões de doses aos estados

    BRASIL

    - Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que foram aplicadas no país mais de 130 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a Agência Brasil, desse total, 93,6 milhões de pessoas receberam a 1ª dose – 58,5% do público-alvo definido pela pasta, de 160 milhões. Os números, divulgados hoje (23), mostram ainda que 36,7 milhões de pessoas receberam a 2ª dose ou dose única contra a Covid-19. Até o início da noite, haviam sido distribuídas 164,4 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal.

  • Obras da Fiol e BR-030 serão acompanhadas e fiscalizadas por consórcio de prefeitos

    Foto: Divulgação | Seplan Foto: Divulgação | Seplan
    Por Juliana Rodrigues

    24/07/2021 - 07:00


    Encaminhamento foi tirado de encontro realizado em Jequié, com a presença do vice-governador João Leão

    REGIÃO

    - Um encontro de prefeitos, realizado em Jequié, no Sudoeste baiano, nesta sexta-feira (23), com a presença do vice-governador João Leão, debateu o andamento das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e da BR-030. Juntos, os dois empreendimentos vão viabilizar o escoamento da produção de grãos e minérios de ferro na Bahia, possibilitando um acréscimo de até 25% à receita do estado. Durante o evento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), os prefeitos decidiram criar dois consórcios para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras nos municípios do traçado da ferrovia e da rodovia. Outro encaminhamento foi a elaboração de uma carta a ser entregue ao Ministério da Infraestrutura, demonstrando a importância econômica do projeto. O presidente da UPB, Zé Cocá, prefeito anfitrião do evento que reuniu gestores de 33 cidades, destacou a necessidade de um planejamento conjunto das ações dos municípios na defesa da Fiol e BR-030. Ele ressaltou que a criação do consórcio favorece a organização dos prefeitos e a articulação para o andamento da obra, que permitirá a interiorização do desenvolvimento no estado. “Precisamos de um marco, um consórcio para que a gente leve a Fiol à frente. Precisamos avançar mais e nos unir. Não estamos falando de uma simples passagem de trem, mas de uma obra que pode mudar a Bahia”, afirmou, ao exaltar que a presença do vice-governador no encontro fortalece a pauta dos municípios. João Leão comandou uma apresentação de dados levantados pela Seplan para mostrar como a industrialização dos municípios da Bahia pode melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “A região metropolitana concentra 76% da atividade econômica, na Bahia. Se juntarmos com o Litoral Norte, temos 87% da receita do estado concentrada em um território que representa apenas 4,3% da nossa população. Está errado isso, é inconcebível. Precisamos aumentar a receita de todos os territórios. Eu vim aqui cuidar daquilo que a gente pode consubstancialmente fazer para aumentar a receita e o desenvolvimento dos municípios. Para isso, temos essas duas obras fundamentais”, pontuou. Ao final do evento foi criada uma comissão de prefeitos, que se reúne na próxima terça-feira (27), em Salvador, para configurar a formação dos consórcios. O encontro contou ainda com a presença dos deputados federais Cacá Leão, Leur Lomanto Júnior, Jorge Solla e os deputados estaduais Antônio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Fabíola Mansur, Euclides Fernandes, Zé Raimundo, Josafá Marinho e o secretario estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães.

  • Bahia registra 1.941 novos casos de Covid e 47 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    23/07/2021 - 19:00


    A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 56%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.941 novos casos de Covid-19 e 47 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado tem 1.182.673 casos confirmados desde o início da pandemia, com 25.457 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 56%. Situação da regulação de Covid-19 -  Às 12h desta sexta-feira, 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 7 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Em Guanambi, 106 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19

    Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia Foto: Arquivo Site Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/07/2021 - 18:30


    GUANAMBI

    - De acordo com atualização do boletim epidemiológico feito pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), no município, 106 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19 (casos ativos). Nas últimas 24 horas, 22 novos casos foram registrados. Ao todo, são 10.276 casos positivos, com 10.055 casos curados, ao mesmo tempo que 109 pacientes aguardam resultado de teste. Com 15 pessoas internadas, em Guanambi, desde o início da pandemia, 115 vidas foram interrompidas por conta da Covid-19.

  • Número de casos ativos de coronavírus volta a aumentar em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/07/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - O registro diário de casos de coronavírus voltou a ter um aumento em Caetité. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE) divulgado nesta sexta-feira (23), nas últimas 24 horas, foram 31 novos casos ante 11 casos curados. Com isso, Caetité passa a somar 151 casos ativos, dos quais 9 pacientes estão internados. Em Caetité, ao todo, 3.893 casos positivos da doença foram registrados, com 3.696 curados, ao mesmo tempo que 36 pacientes estão aguardando resultado de teste. Em Caetité, desde o início da pandemia, 46 vidas foram perdidas por conta da Covid-19.

  • Para secretária de Educação de Caetité ainda não há condições seguras para retorno às aulas

    Foto: Reprodução | Prefeitura de Caetité Foto: Reprodução | Prefeitura de Caetité
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    23/07/2021 - 17:00


    CAETITÉ

    - Muito tem se falado do retorno às aulas na modalidade semipresencial (aulas em formato híbrido: parte pela internet e parte de em sala de aula) na Bahia. O posicionamento do governador Rui Costa (PT) é que as aulas retornem para o ensino fundamental no mês de agosto. No entanto, a retomada das atividades divide professores e pais de alunos. Para a maioria dos professores, ainda não existe segurança sanitária para trabalho, dado que a pandemia do novo coronavírus ainda está descontrolada. Este posicionamento é compartilhado pela Secretaria Municipal de Educação de Caetité. Para a secretária de Educação Dete Gonçalves, a decisão deve ser tomada de forma responsável, com ampla discussão com a comunidade escolar e, em hipótese nenhuma qualquer medida deva ser tomada de forma abrupta. E para que o retorno das aulas aconteça em Caetité, na rede municipal, Dete explica que um protocolo está sendo construído juntamente com a Vigilância Sanitária, para que não haja exposição nem de alunos, nem muito menos de professores e demais profissionais a qualquer tipo de risco pandêmico. A chefe da referida pasta afirmou também que um formulário será enviado para as famílias, para que elas possam opinar sobre a volta das aulas na rede municipal de ensino.

  • Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução | GOV/SP Foto: Reprodução | GOV/SP
    Por Juliana Rodrigues

    23/07/2021 - 15:00


    Remessa será distribuída para todo o país por meio do Programa Nacional de Imunizações

    SAÚDE

    - O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira (23) ao Ministério da Saúde mais 1 milhão de doses da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus. A remessa será distribuída para todo o país por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o momento, já foram disponibilizadas 58,6 milhões de doses do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. No último dia 13 de julho, o Butantan recebeu mais 12 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que permitirão a produção de mais 20 milhões de doses da vacina CoronaVac. A previsão é que, até o fim de agosto, o instituto conclua a entrega de 100 milhões de doses de vacina referentes aos dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. Se cumprida, a estimativa antecipa em um mês o prazo estipulado pelos termos para conclusão das entregas.

  • ACM Neto nega ter conversado sobre fusão entre DEM, PP e PSL: "Especulação"

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Geovana Oliveira

    23/07/2021 - 13:00


    Com 121 deputados e 15 senadores do chamado centrão, nova sigla se tornaria a maior do Congresso

    POLÍTICA

    - O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, negou que o seu partido esteja negociando uma fusão com o PSL e o PP. “Houve conversas de gente com esse interesse, mas eu não participei. Neste momento, esse assunto é especulação", declarou ele, segundo o site O Antagonista.Conforme noticiou o Poder360, se a suposta união se confirmar, a nova sigla contaria com 121 deputados e 15 senadores do chamado centrão e se tornaria a maior do Congresso. As tratativas estariam em seus últimos estágios, e a fusão deve ser anunciada em breve. Ao site, integrantes do PSL dizem que a movimentação é totalmente encabeçada por Luciano Bivar, presidente da legenda. No DEM, ACM Neto ainda tem resistência ao suposto arranjo.

  • Matina: Plano Municipal de Educação esta em processo de monitoramento e avaliação

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    23/07/2021 - 11:16


    MATINA

    - Nesta quinta-feira (22), a Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação – ETMA , do Plano Municipal de Educação de Matina reuniu-se para discussão de ações de monitoramento e avaliação do Plano. A equipe, determinada por ato legal, é formada por conselheira do Fundeb, Conselheira do Conselho de Educação, representante de Sindicato, representante de gestores escolares, representante técnico- pedagógico da Secretaria de Educação e Secretária de Educação. Esta equipe é responsável por organizar o trabalho; estudar o plano; e monitorar continuamente as metas e estratégias. O documento passará por um processo de avaliação que será realizado em forma de Conferência ou Audiência Pública.

  • Corpo em estágio avançado de decomposição é encontrado em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    23/07/2021 - 11:00


    BOM JESUS DA LAPA

    - Na manhã de quinta-feira (22), por volta das 9h, na Vila do Posto Formoso, zona rural de Bom Jesus da Lapa, populares encontraram um cadáver em estágio avançado de decomposição. De acordo com informações da Polícia Civil (PC), os moradores do local estavam incomodados com o forte odor, quando resolveram averiguar do que se tratava. No entanto, a identificação do corpo só poderá ser feita após um exame de DNA. Os restos mortais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. A PC instaurou um inquérito para apurar o caso.