• Bahia registra 2.230 casos e 64 mortes por Covid-19 em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciane Freire

    14/07/2021 - 20:35


    BAHIA

    - A Bahia registrou 2.230 casos de Covid-19 e 64 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados nesta quarta (14) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta data. No total, o estado tem 1.164.162 casos confirmados desde o início da pandemia, com 24.974 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 62%.Situação da regulação de Covid-19 - Às 12h desta quarta-feira, 10 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 7 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Com o avançar da vacinação, Pandemia começa a perder a força em Guanambi

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    14/07/2021 - 20:30


    GUANAMBI

    - Pela primeira vez desde inauguração, o Hospital de Campanha PMG/ nimaUniFG e o Hospital Municipal ficam zerados em internação de pacientes com Covid-19, informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nesta quarta-feira (14), em atualização de boletim epidemiológico. Nas últimas 24 horas, apenas 25 novos casos de coronavírus foram confirmados, o que fez o número de ativos regredir a 126. Ao todo, são 10.089 casos positivos, com 9.849 casos curados. Com 111 pessoas aguardando resultado de teste, em Guanambi, 114 pessoas foram mortas por complicações da doença viral. Vacinação: 36.420 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 13.543 com duas doses e 1.012 com dose única.

  • Matina: Secretaria de Educação oferece curso de tecnologia de informação e comunicação aos professores

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    14/07/2021 - 20:00


    MATINA

    - Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Educação de Matina deu início a mais um curso de formação para docentes. Dessa vez, a capacitação oferecida é na área de tecnologia e atenderá , em média, 160 profissionais da educação. Com a oferta desse curso, a Secretaria objetiva capacitar os professores na área digital e potencializar o processo de construção do conhecimento nas escolas municipais. Presentes na abertura do curso, a Secretária de Educação, Luzia de Marilac, e a Coordenadora Geral, Genismar Cruz, desejaram aos cursistas um excelente aproveitamento e destacaram a importância dessa formação, não só agora no contexto da pandemia, mas no processo educacional como um todo.

  • Casos ativos de coronavírus continuam a cair em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    14/07/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - O município de Caetité regrediu a 129 casos positivos de coronavírus. Isso porque, conforme aponta boletim epidemiológico da Secretaria Municipal (Sesau-CTE), divulgado nesta quarta-feira (14), 21 novos casos foram confirmados, ante 28 casos curados em 24 horas. Portanto, Caetité possui 3.718 casos catalogados, dos quais 3.544 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Estão aguardando resultado de teste 15 pacientes, ao mesmo tempo que 17 estão internados. Em Caetité, desde o início da pandemia, 45 vidas foram perdidas por conta da Covid-19. 

  • Homem morre em colisão entre moto e van na BR- 030, em Caetité

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    14/07/2021 - 17:30


    CAETITÉ

    - No início da tarde desta quarta-feira (14), uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma van, na BR-030, nas imediações do Auto Posto Sabrina, em Caetité, resultou na morte de Rogério de Jesus Santos, de 36 anos, que conduzia uma CG Fan 125, licenciada em Caetité. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ao chegar no local, Rogério já não possuía mais sinais vitais. A van, modelo Sprinter, com licença de São Paulo, estava sendo guiado por  Salvador Santos de Oliveira, de 57 anos. Além da equipe do Samu, foram acionados o Departamento de Trânsito de Guanambi e policiais da 94ª Companhia de Polícia Militar da Bahia (CIPM). O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), sendo encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passará por necropsia. As causas do acidente serão apuradas.

  • Bolsonaro está bem e vai ficar apenas em observação, diz ministro da Casa Civil

    Foto: Reprodução | Reuters Foto: Reprodução | Reuters
    Por Kamille Martinho

    14/07/2021 - 16:00


    POLÍTICA

    - O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, utilizou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (14) para dizer que o presidente Jair Bolsonaro "está bem" e vai ficar "apenas em observação". "Graças a Deus, nosso Presidente está bem. Ele vai ficar apenas em observação depois de alguns exames. Agradeço o carinho dos brasileiros e me junto a eles nas frequentes orações por @jairbolsonaro", escreveu em seu perfil no Twitter.

  • Caetité: Ivana e Valtécio buscam fortalecimento da saúde na SESAB

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    14/07/2021 - 15:00


    POLÍTICA

    - A deputada Ivana Bastos, esteve na última terça-feira (13), na Secretaria Estadual de Saúde com o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, e a secretária de Saúde do município, Verônica Barbosa, para tratar da ampliação e fortalecimento da assistência à saúde no município. Participou da reunião também o secretário de Relações Institucionais de Caetité, Leonardo Américo. Entre os pontos abordados com o secretário Fábio Vilas Boas, foi destaque o planejamento das ações para o pleno funcionamento da Unacon, uma luta da deputada Ivana Bastos e do prefeito, por meio do Governo do Estado para a oferta de serviços de oncologia. Porém, em decorrência da pandemia do coronavírus, o atendimento na unidade segue voltado aos pacientes da Covid-19. De acordo com o secretário, a previsão é que o hospital comece a partir de agosto a ofertar à população as cirurgias e os atendimentos oncológicos. “Sabemos da importância dessa unidade de saúde para toda a região sudoeste. Temos a plena certeza, que muito em breve, a Unacon ofertará os serviços de oncologia para a população que necessita do atendimento com brevidade”, ressaltou Ivana. Ainda em busca de fortalecer a assistência à saúde em Caetité, Ivana e Valtécio pediram o apoio do secretário para aquisição de equipamentos para a implantação de um centro de especialidades médicas. Outro ponto tratado na reunião foi a ampliação da cobertura de atenção básica do município, através da criação de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a secretaria de Saúde da cidade, a cobertura hoje é em torno de 65%. O município dispõe de terreno para a implantação das unidades. Fábio Villas Boas se comprometeu a empenhar esforços para colaborar com a gestão municipal nas ações essenciais para uma melhor assistência médica à população de Caetité.

  • Jovens são presos com 65 quilos de maconha em porta-malas de carro na BR-116

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por André Uzêda

    14/07/2021 - 14:00


    Motorista relatou que foi contratado para transportar uma encomenda de São Paulo até Salvador e só depois soube que não era "coisa boa"

    REGIÃO

    - Um casal foi preso pelo crime de tráfico de drogas após ser flagrado com 65 quilos de maconha na madrugada desta quarta-feira (14) em Milagres, distante 245 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga, avaliada em R$ 65 mil estava no porta-malas de um veículo Hyundai/HB20, abordado na BR-116. Por volta de 00h10, policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao HB20, conduzido por um homem de 20 anos. Ele desobedeceu o comando e passou a ser perseguido pelos agentes. O motorista tentou despistar a equipe, mas foi interceptado no pátio externo de um posto de combustível que fica às margens da pista. Ao ser abordado, o motorista apresentou nervosismo e informações desencontradas em relação ao motivo e destino da viagem. Ele estava acompanhado de uma mulher de 22 anos de idade. Desconfiados, os policiais decidiram fazer uma busca no automóvel. Ao vistoriar o porta-malas do carro, a equipe encontrou sessenta e dois tabletes de maconha, correspondente a 65 quilos da droga. Questionado, o motorista relatou que foi contratado para transportar uma encomenda de São Paulo até Salvador. Disse ainda que receberia R$ 5 mil pelo serviço e só no meio do caminho ficou sabendo que a encomenda não se tratava de ‘coisa boa’. O casal foi detido e apresentado à autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia Civil, para formalização dos trâmites cabíveis.

  • Iuiú é comtemplado com um trator e implementos agrícolas para as comunidades rurais através dos vereadores, Zé Burica e Rahy Castro

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Marcos Paulo

    14/07/2021 - 12:30


    IUIÚ

    - Na última segunda feira (12/07) 0 município de Iuiú, na região sudoeste da Bahia foi contemplado com um trator e implementos agrícolas fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo. O benefício é resultado da luta dos vereadores Zé Burica e Rahy Castro ambos do PT. Os parlamentares que não medem esforços para contribuir na melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural que merece todo o apoio, respeito e parceria. Um trator com implementos agrícolas contribuirá como um braço forte para auxilia-los na Agricultura Familiar, gerando renda e contribuindo para o progresso econômico do município de Iuiu. Na oportunidade os vereadores do PT agradecem ao Governador Rui Costa PT, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo pelo empenho e conquista bem como a parceria das lideranças Mella de Castro (in memorian), Sr. Verim e Geovanne Guedes e parabeniza em especial toda a comunidade rural de Iuiu. Para a população “essa é uma grande vitória, tendo em vista o grande potencial agrícola que o município possui”.

  • Região: Mandados são cumpridos em ação que investiga postos de combustíveis

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Adele Robichez

    14/07/2021 - 11:30


    JEQUIÉ

    - A Polícia Civil de Jequié cumpriu, nesta terça-feira (13), dois mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis localizados no bairro Cidade Nova. Na ação, computadores e documentos foram apreendidos. Os mandados fazem parte das investigações que apuram uma possível formação de cartel, na Operação Loki. Segundo o titular da DT/Jequié, delegado Moabe Macedo Lima, a polícia busca identificar a movimentação financeira dos postos alvos da ação. O material apreendido será encaminhado para perícia, que será realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). “As investigações continuam e outras diligências serão realizadas”, acrescentou Moabe.

  • Prefeitura de Guanambi frustra população ao não lançar concurso para agentes de trânsito

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    14/07/2021 - 10:30


    GUANAMBI

    - Em abril deste ano, a Prefeitura de Guanambi havia anunciado pelas redes sociais, que seria aberto um concurso em meados do mês de maio para agentes de trânsito. No entanto, até o presente momento, o certame ainda não foi publicado, o que gerou grande frustração por parte dos interessados ao cargo e também na população guanambiense. De acordo com informações do site BR 122, a portaria com a nomeação de uma comissão responsável pela viabilização do concurso foi publicada no dia 29 de abril, com validade de 60 dias, sendo que este prazo foi expirado no dia 29 de junho. À época, foram anunciados 15 postos de trabalho para agente de trânsito de vagas remanescentes da Superintendência Municipal de Trânsito. Até o momento, a Prefeitura de Guanambi ainda não divulgou nenhuma informação sobre a não realização do concurso.

  • Alunos da rede municipal de Matina recebem mais um kit da merenda escolar

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    14/07/2021 - 09:30


    MATINA

    - A Secretaria Municipal de Educação de Matina, concluiu a entrega de mais um kit da Merenda Escolar, com absoluto êxito , graças o engajamento de toda equipe do Semae, os conselheiros do CAE, secretaria, o pessoal das escolas e os motoristas do transporte escolar. Como preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, a nutricionista do municipio orientou a composição dos Kits e a equipe do SEMAE, preparou os kits, segundo as necessidades nutricionais de cada grupo de alunos e de acordo com o valor repassado por aluno ao município. Kit para os alunos da Creche: Arroz parbolizado, macarrão espaguete, feijão carioca, flocos de milho, ovos de galinha , leite em pó integral, peito de frango, banana prata, abóbora, laranja e cenoura. Kit para os alunos da Pré- Escola: Arroz parbolizado, macarrão espaguete, feijão carioca, flocos de milho, ovos de galinha , banana prata, abóbora e laranja. Kit para os alunos do Ensino Fundamental I, II e EJA: Arroz parbolizado, macarrão espaguete, feijão carioca, ovos de galinha , banana prata e abóbora. Nessa etapa, em torno de 2.220 alunos receberam a merenda escolar; a secretária de educação de Matina considera mais uma etapa vencida e uma vitória para o município. A prefeita Olga e a Secretária de Educação Luzia de Marilac, agradeceram os servidores pelo empenho.

  • Rui Costa autoriza concurso com mil vagas para Polícia Civil

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    14/07/2021 - 09:15


    Convocação será no primeiro semestre de 2022

    BAHIA

    - Por meio de sua conta oficial no Twitter, o governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (13), que será realizado um novo concurso para a Polícia Civil na Bahia. As secretarias da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) vão organizar um concurso para que 1 mil vagas sejam oferecidas. “Autorizei a preparação de um novo concurso para a Polícia Civil da Bahia. O concurso será realizado no segundo semestre de 2021, com 1000 vagas: 100 vagas para delegados, 100 escrivães e 800 agentes”, disse Rui, ao revelar que a convocação será no primeiro semestre de 2022.

  • Rui Costa: professores que não comparecerem ao trabalho terão salários cortados

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Rayllanna Lima

    14/07/2021 - 09:12


    Governador da Bahia reafirmou que as aulas retornam dia 26 de julho

    BAHIA

    - Os professores que não retornarem às salas de aula a partir do dia 26 de julho terão o salário cortado. A data prevista para o retorno das aulas na Bahia foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT) na terça-feira (13). Por decisão judicial, os professores estão cobertos a só retornarem ao trabalho após imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Segundo o sindicato da categoria, o governo estadual não dialogou com os trabalhadores. Nesta quarta (14), em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, após posicionamento da APLB (Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Estado da Bahia) , contrário à volta às aulas, o governador Rui Costa sinalizou o corte de salários. “Dia 26 as aulas retornam e , a partir daí, serão contabilizadas as presenças para, evidente, implicar na remuneração dos professores. Serão remunerados com os dias que derem aula, assim como todo trabalhador. Todos os trabalhadores do Brasil inteiro já estão trabalhando. Os professores, eu diria, reunido em uma condição que nenhum outro trabalhador reuniu, de ir para a aula já vacinados”, disse. E acrescentou: “Todas as atividades praticamente voltaram ao normal. A educação é prioridade, não poderia não voltar.  Tenho visitado as escolas, mesmo nesses período de recesso, tenho encontrado professores já. Tenho a absoluta confiança que a grande maioria dos professores são sensíveis a educação, a situação dos jovens mais carentes, vulneráveis a convites para o mundo que nenhum de nos quer, para o mundo errado”.

  • Governador diz que baianos estarão 100% imunizados se Anvisa liberar Spuntik sem restrição

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Adele Robichez

    14/07/2021 - 09:00


    Com permissão, Rui estima que imunização atingirá toda a população com mais de 18 anos até novembro deste ano a expetativa é que, em torno de 15 dias, essa vacina esteja no brasil, na bahia.

    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), garantiu que 100% da população com mais de 18 anos estará vacinada contra a Covid-19 até novembro deste ano, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a importação de todas as 10 milhões de doses da Spunik V, compradas pelo estado. A declaração foi dada em entrevista à TV Bahia, nesta quarta-feira (14). No início de julho, a Anvisa autorizou a importação da vacina russa contra o coronavírus, mas limitou o quantitativo de doses de vacinas a serem importadas a 300 mil para a Bahia, parte das 9,7 milhões de doses compradas pelo estado. A decisão indica que, em um primeiro momento, o imunizante será utilizado em um estudo de efetividade para avaliar, posteriormente, a autorização da importação integral das doses. “Como eu já antecipei, vamos definir quatro a seis cidades para completar a imunização de 100% da população acima de 18 anos. Com isso, nós queremos ter um efeito demonstração rápido, onde a gente possa comprovar a eficácia, eficiência, da vacina e possa, com isso, internalizar as 10 milhões de doses, o que nos daria condições de imunizar 5 milhões de baianos. Com esses 5 bilhões, nós passaríamos de 75% da população em condição de [se] vacinar [imunizada]. Com isso, a gente garante que 100% da população que pode receber a vacina estará vacinada ainda este ano. Eu diria, garantindo essa vacinação até o mês de outubro, novembro no máximo”, disse o dirigente. A previsão é da chegada das primeiras doses da vacina Sputnik V ao estado em 15 dias. Segundo o chefe do Executivo estadual, a Bahia conseguiu cumprir as 28 condições impostas pela Anvisa para importação do imunizante.