• Traficante que ostentava armas morre em confronto com a PM em Riacho de Santana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Rodrigo Meneses

    19/10/2021 - 17:00


    Homem tem passagens por venda de entorpecentes e estelionato

    RIACHO DE SANTANA

    - Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar localizou, na manhã desta terça-feira (19), Rodrigo Carlos de Jesus Souza, 33 anos, considerado um dos líderes do tráfico de drogas no município de Riacho de Santana. Em confronto com a polícia, o homem morreu. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no local apontado como esconderijo do traficante, os policiais foram recebidos a tiros e, após revide, foi constatado que ele estava ferido. “Prestamos socorro para o Hospital Municipal de Riacho de Santana, mas ele não resistiu”, contou o comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo. Conforme o titular da DT do município, delegado Antônio Rosélio Marques, o homem é investigado desde o mês de setembro, após prisão do seu irmão. “Ele vivia ostentando armas e desafiando a polícia nas redes sociais”, disse o delegado. O homem tem passagens por venda de entorpecentes e estelionato. No local, foram encontrados um revólver calibre 38, 75 trouxas de cocaína, uma balança, dois celulares e um notebook. 

  • Sudoeste: Idoso de 70 anos é preso suspeito de abuso sexual e sequestro de menor

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 16:30


    SUDOESTE DA BAHIA

    - Na manhã desta terça-feira (19), um homem de 70 anos de idade foi preso na BR-116, trecho da cidade de Poções, no sudoeste da Bahia, por ser suspeito de sequestrar uma criança de 11 anos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a prisão, o idoso ainda confessou ter abusado sexualmente da menor e que a levaria para o estado de São Paulo. A PRF informou que a garota é natural da cidade de Iraquara, que fica na Chapada Diamantina, e que foi abordada pelo homem, que estava dirigindo um carro prata, quando estava saindo da escola. De posse das informações do sumiço da criança, os agentes avistaram o automóvel na altura do Km 760, na referida rodovia, e quando deram ordem de parada para o veículo, foi constatado que se tratava da garota desaparecida. O idoso foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Poções, sendo que os pais da vítima foram acionados imediatamente, assim como o Conselho Tutelar. A criança irá receber apoio psicológico, além de realizar exame de corpo delito.

  • Deputada Ivana Bastos e prefeito levam obras de iluminação para Pindaí

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    19/10/2021 - 15:00


    POLÍTICA

    - A população de Pindaí receberá, em breve, uma avenida toda iluminada. Após o trabalho em conjunto entre a deputada Ivana Bastos e o prefeito João Veiga, o Governo da Bahia, através da Superintendência de Energia e Comunicações (Supec), autorizou a execução das obras de iluminação pública do trecho da BR 122, no KM 33 (Centro). O contrato foi assinado pelo prefeito. Os serviços serão realizados pela Coelba, com um investimento de R$ 342 mil, numa extensão de aproximadamente 6,5 km. “A conquista visa assegurar mais segurança e melhores condições de trafegabilidade para os motoristas no trecho, bem como mais desenvolvimento para o município”, afirmou a parlamentar. Ainda a deputada destacou a união de forças para assegurar obras e serviços para a cidade. “Agradeço todo empenho do governo do estado para atender esse pedido tão necessário para o crescimento de Pindaí. Fico muito contente em unir forças com o prefeito, com o secretário de Obras, Tonhão, e levar esse benefício para os munícipes”, disse.

  • Bombeiros combatem incêndios em Barreiras e Barra, na Bahia; Chapada Diamantina continua sem novos focos

    Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros
    Por Geovana Oliveira

    19/10/2021 - 14:30


    BAHIA

    - Os bombeiros continuam combatendo ou monitorando incêndios em três bases da Bahia nesta terça-feira (19). O efetivo permanece nas regiões oeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina. A área da chapada, continua sem novos focos, mas está sendo monitorada. O número de focos em todo o estado diminuiu consideravelmente desde o início da "temporada de incêndios". No momento, segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a guarnição continua realizando o combate direto em Barreiras, totalizando 7 km de linha de chamas debeladas. Em Barra, também segue o combate, com o apoio das aeronaves.  Em Wanderley, os bombeiros também combate os incêndios. E em Miguel Calmon/Parque Sete Passagens, o efetivo está dividido em seis equipes de trabalho que atuam em pontos distintos. Em algumas áreas as árvores com copas altas, mata fechada, dificultam a ação dos bombeiros. As quatro aeronaves permanecem com o lançamento de água e realizando o monitoramento.

  • Prefeito de Brumado pede desfiliação do PSB

    Foto: Reprodução | 97 News Foto: Reprodução | 97 News
    19/10/2021 - 13:22


    Eduardo Lima Vasconcelos comunicou decisão por meio de uma carta; recentemente, ele participou de atos pró-Bolsonaro em Brasília

    BRUMADO

    - O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, anunciou sua desfiliação do Partido Socialista Brasileiro, o PSB. Em uma carta, ele comunicou que tomou a decisão por “motivos de ordem pessoal”. “Na certeza do pronto atendimento ao quanto solicitado, aproveito o ensejo para render sinceros agradecimentos pelo apoio e experiência partidária adquirida durante os anos de filiação”, diz trecho do manuscrito redigido pelo prefeito, de acordo com o site do jornal A Tarde. O desembarque de Vasconcelos da sigla socialista teria sido motivado por um desgaste interno, após o gestor participar de atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília. No mês passado, a executiva estadual do PSB já o teria avisado que a tendência seria convidá-lo a deixar o partido. É a segunda possível debandada que a legenda comanda pela deputada federal Lídice da Mata sofre no intervalo de pouco mais de uma semana. No dia 11 de outubro, o prefeito de Mundo Novo, Dr. Adriano declarou apoio “incondicional” a ACM Neto (DEM) em sua possível candidatura ao Palácio de Ondina em 2022. Filiado ao PSB e eleito pela base do governador Rui Costa (PT), o gestor municipal deve ser punido pelo gesto de infidelidade, conforme prometeu a direção da sigla. Até o momento, não houve deliberação sobre o caso.

  • Após gestão desastrosa da pandemia em que 197 brumadenses foram mortos, prefeito de Brumado assina decreto desobrigando uso de máscaras

    Foto: Reprodução | Blog do Anderson Foto: Reprodução | Blog do Anderson
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 13:00


    BRUMADO

    - 197 óbitos e quase 10 mil casos de Covid-19 confirmados. Estes são os números da tragédia da Covid-19 na cidade de Brumado. Durante o pico da pandemia, o município chegou a ter mais de 600 casos ativos da doença e mais de 40 internações. Mesmo com números alarmantes, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) sempre minimizou os efeitos da doença, inclusive se dependesse do gestor, as aulas presenciais teriam voltado mesmo sem alunos e professores vacinados. Admirador e seguidor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que ficou comprovado quando marcou presença nos atos antidemocráticos do dia 07 de setembro, na cidade de Brasília, Vasconcelos seguiu o mesmo receituário bolsonarista: em nenhum momento impôs restrições à circulação de pessoas na cidade, e chegou a defender o ineficaz e sem comprovação científica, tratamento precoce. E com aceno ainda maior, o chefe do Executivo brumadense assinou um decreto, publicado no dia 18 de outubro, em que desobriga, dentro dos limites do município, o uso de máscaras, condição esta, que por negligência pública, já vinha sendo desrespeitada há muito tempo. Conforme consta no decreto, o uso do equipamento só será obrigatório em instituições de ensino público ou privado, para pessoas com sintomas gripais ou que tenham testado positivo para Covid-19. A justificativa da Prefeitura Municipal está baseada no índice vacinal, em que, conforme informações da Secretaria de Saúde de Brumado, 58,79% da população brumadense foi vacinada com as duas doses ou dose única, o que resultou na diminuição dos casos ativos da doença em Brumado, onde oito pessoas estão em fase de recuperação da infecção, sendo que, deste grupo, nenhum paciente está internado.

  • Secretário de Recursos Hídricos de Caetité é exonerado

    Foto: Reprodução    Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 12:00


    CAETITÉ

    - O Secretário de Recursos Hídricos da cidade de Caetité, Paulo Humberto Vilas Boas Ledo, foi exonerado do cargo desde o último dia 10. Em seu lugar, assumindo o posto de forma interina, foi nomeado o gerente de Recursos Hídricos Jefrson Carvalho de Brito Fernandes, que passará a responder cumulativamente pelas funções. A informação foi publicada no Diário Oficial de Caetité do último dia 14. Não foi informado pela Prefeitura Municipal de Caetité (PMC) o motivo da exoneração de Paulo Humberto Ledo.

  • Alegando instabilidade nas redes sociais, Prefeitura de Caetité divulga boletim epidemiológico da Covid-19 com atraso

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - A Prefeitura Municipal de Caetité (PMC) alegou instabilidade nas redes sociais como motivo de não ter divulgado o boletim epidemiológico da Covid-19 na segunda-feira (18). No entanto, o boletim foi divulgado na manhã de hoje (19). Os números são os seguintes: 5 casos ativos; 4.280 casos confirmados; 4.228 casos curados; 12 pessoas aguardando resultado de teste; nenhum paciente internado e 47 óbitos. Nas últimas 24 horas, apenas um novo caso de Covid-19 foi registrado.

  • Matina: Secretaria de educação promove curso presencial sobre o PDDE

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    19/10/2021 - 10:30


    MATINA

    - Foi realizada no dia 13 de outubro, mais uma ação formativa da Secretaria Municipal de Educação. Dessa vez, a formação contemplou os diretores das unidades escolares e a diretoria de todas as Associações de Pais e Mestres das Escolas. O curso, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi ministrado pela coordenadora Técnica da Secretaria, Paula Teixeira, em parceria com a coordenadora, Darleide Maria. O curso visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar deve se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa, declarou Paula Teixeira.

  • Escolas de Matina passam por desinfecção

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    19/10/2021 - 09:30


    MATINA

    - No dia de ontem (18), funcionários da vigilância sanitária realizaram a desinfecção de todas as escolas da sede do municipio. È mais uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Educação no sentido de promover um ambiente seguro para a volta às aulas de forma presencial que estão previstas para essa quarta-feira (20). As escolas que estão localizadas no campo serão desinfectadas nesta terça-feira. Para a desinfecção e limpeza das áreas internas e externas das escolas foi utilizado produto específico recomendado pelas autoridades de vigilância sanitária, eficaz na eliminação do novo coronavírus. Todo o trabalho é feito com máquinas de aplicação rápida e os agentes que atuam na desinfecção também estão devidamente protegidos com EPIs. "Vamos voltar de forma presencial, mas com toda segurança, respeitando os protocolos," declarou a secretária municipal de educação, Luzia de Marilac.

  • Gasolina sobe 3,3% em uma semana e já custa R$ 7 em seis estados

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Gabriel Amorim

    19/10/2021 - 09:00


    Valor médio do produto atinge R$ 6,321 por litro, segundo a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis

    ECONOMIA

    - O impacto do reajuste no preço da gasolina promovido pela Petrobras já chegou às bombas de combustíveis e, por tabela, ao bolso dos brasileiros. O produto, que subiu 3,3% na semana passada, atinge o valor médio de R$ 6,321 por litro, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O aumento, de 7,2%, entrou em vigor no último dia 9 para, de acordo com a estatal, compensar parte da elevação das cotações internacionais do produto. A Petrobras também aumentou o preço do gás de cozinha no mesmo percentual. Com os repasses, já é possível encontrar gasolina a mais de R$ 7 por litro em pelo menos seis estados, conforme a pesquisa da ANP: Mato Grosso, Piauí, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O preço mais alto, R$ 7,499 por litro, foi registrado em Bagé (RS).

  • Bahia: Funcionários são feitos de reféns durante assalto à fazenda

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 08:00


    CASO DE POLICIA

    - Um grupo armado assaltou uma fazenda na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e durante o crime fez seis funcionários de reféns. O fato aconteceu na tarde de domingo (17), numa localidade conhecida como Estrada do Café. Segundo informações do site G1, 120 toneladas de milho foram roubadas, mas ninguém ficou ferido. Ainda segundo o G1, o grupo amarrou os reféns em um cômodo da fazenda, mas por volta da meia noite, parte deles foram obrigados a ajudarem os bandidos a carregarem o caminhão que foi usado para transportar a mercadoria roubada. A Polícia ainda não tem pistas sobre os assaltantes. 

  • Em acordo no STF, Saúde se compromete a assegurar esquema vacinal completo à Bahia

    Foto: Reprodução | Estadão Conteúdo Foto: Reprodução | Estadão Conteúdo
    Por Juliana Rodrigues

    19/10/2021 - 08:00


    A audiência de conciliação entre a União e o estado da Bahia, convocada pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi realizada nesta segunda-feira (18).

    COVID-19

    - O Ministério da Saúde se comprometeu, nesta segunda-feira (18), a assegurar o esquema vacinal para o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia e nos demais estados da federação, observadas informações técnicas da pasta sobre o cálculo da quantidade de doses para envio. O acordo foi firmado no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 3520, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência de conciliação, por videoconferência, convocada pelo relator, ministro Ricardo Lewandowski. A União declarou que dará andamento, em até 10 dias, ao processo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) referente à equalização das doses de vacina da Bahia, tratando de todas as questões firmadas no acordo. Defasagem de doses - Na ação, o estado alega uma defasagem de mais de um milhão de doses no envio de vacinas contra a covid-19 pela União. A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia sustenta que, inicialmente, as vacinas foram distribuídas aos estados com maior contingente de grupos prioritários e, posteriormente, o critério foi adequado para abranger o restante da população em ordem decrescente de idade. A partir dessa alteração, os estados que receberam menos doses na fase inicial deveriam ser compensados. Acordo firmado - Durante a audiência, a União afirmou que, em 15/9, foram enviados imunizantes para toda a população adulta do estado, de acordo com números do IBGE. Informou, ainda, que o Ministério da Saúde solicitou ao estado, por meio de ofício, a confirmação do recebimento das doses necessárias, observando que, após a resposta, adequações poderão ser realizadas, caso haja defasagem na quantidade enviada. Por sua vez, o estado da Bahia comprometeu-se a responder ao pedido a partir das informações que serão encaminhadas pelos 417 municípios, no prazo de 10 dias. A mediadora da audiência de conciliação, juíza instrutora Helena Campos Refosco, registrou em ata que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a abranger a cobertura vacinal dos adolescentes de 12 a 17 anos após o ajuizamento da ACO 3520. No documento também consta que não há objeção da União para a reposição das doses interditadas da Coronavac, outra questão que ocorreu posteriormente à propositura da ação referente às doses não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e interditadas em setembro. Em relação a essa questão, o Ministério da Saúde comprometeu-se a enviar imunizantes, no prazo de 10 dias, conforme ajuste a ser feito com a Secretaria Estadual de Saúde e as devoluções dos municípios.

  • Prefeitura de Caetité não divulga situação da Covid-19 nesta segunda-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/10/2021 - 22:00


    CAETITÉ

    - Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura Municipal de Caetité (PMC) não divulgou o boletim epidemiológico da Covid-19 desta segunda-feira (18). Apesar da tranquilidade vivida no município com o avançar do processo vacinal, pois vale ressaltar que nenhum caetiteense encontra-se internado tratando a doença, segundo informou o boletim de domingo (17), porém, a atualização da situação pandêmica se faz necessária, pois os índices de transmissão do vírus ainda não devem ser ignorados. A PMC não justificou o motivo de não ter atualizado o boletim. 

  • Guanambi não registra novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Foto: Acervo Sudoeste Bahia Foto: Acervo Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/10/2021 - 19:00


    GUANAMBI

    - Nenhum novo caso de Covid-19 foi registrado em Guanambi nas últimas 24 horas. A informação é da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), que realizou a atualização do boletim epidemiológico nesta segunda-feira (18). Os números do boletim são os seguintes: 14 pessoas aguardando resultado de teste; 14 casos ativos; 10.926 casos confirmados; 10.783 casos recuperados; nenhum paciente internado e 129 óbitos.