• Informe Legislativo - Câmara de Vereadores de Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    21/10/2021 - 09:40


    CAETITÉ

    - A Câmara de Vereadores de Caetité publica semanalmente o Informe Legislativo com a divulgação das ações dos vereadores em rádios e sites, dando mais transparência em tudo que é realizado na Casa Legislativa. Nesta edição foram contemplados os vereadores Arual Rachid, Maria da Serragem e Rodrigo Gondim. 

    Arual Rachid Fernandes Santos, vereador cumprindo atualmente seu terceiro mandato, os quais são caracterizados por muito trabalho em função de melhores condições de vida ao povo caetiteense, especialmente os mais carentes, seja na sede ou na zona rural, defensor da democracia e dos direitos da população, manifestando sempre seu apoio favorável em todos os projetos que beneficiam a população. Participa sucessivamente de todas as sessões da Câmara Municipal, esteve a frete da presidência da Câmara durante um biênio. Além disso, com o apoio de deputados, seu mandato é marcado por lutas, reivindicações e fiscalizações de políticas públicas, que favorecem a Comunidade caetiteense. Nessa perspectiva, tem encaminhado diversas indicações ao Prefeito Municipal, buscando a resolução de problemas existentes no município, dentre essas, a recuperação de estradas, calçamento de ruas, manutenção de poço tubular para restabelecimento d´água, reconstrução de ponte e reparação de iluminação púbica. Construindo assim um mandato participativo e democrático.

    A Vereadora Maria da Serragem está em seu primeiro mandato nesta Casa Legislativa, exercendo o cargo de 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Tem a honra de presidir a Comissão de Educação, Saúde e Saneamento desta Casa. Como Vereadora tem procurado exercer a função da melhor forma possível, dentre elas apresentar algumas indicações: solicitando carros pipas para as comunidades carentes, junto ao setor de Recursos Hídricos que tem atendido; Roçagem de estradas; Patrolamento e encascalhamento das estradas do município, principalmente na região de Brejinho das Ametistas; na assistência à Saúde tem cobrado junto a Secretaria mais eficácia e rapidez, em relação a exames oftalmo, ultrassons, tomografias e outros procedimentos de responsabilidade da pasta. Além de colaborar com cestas básicas, bolas de campo e bolas de quadra, para os eventos de Associação e Igrejas. Vem procurando buscar junto aos Deputados Estaduais e Federais algumas Emendas Parlamentares para amenizar um pouco o sofrimento do nosso povo. Vale ressaltar que algumas das indicações foram respondidas pelos órgãos competentes, que serão executadas em breve. É com muita alegria e satisfação que venho trabalhando em prol do povo a que me confiou esse mandato

    Rodrigo Júnior L. Gondim, que está no exercício do seu primeiro mandato, Líder de bancada, relator da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, vice-presidente da Comissão de Acompanhamento dos Empreendimentos e relator da Comissão de Reforma e Atualização da Lei Orgânica e Regimento Interno desta Casa Legislativa, vem se destacando por sua atuação e participação exímia nas Sessões utilizando-se da Tribuna como porta voz dos anseios, demandas e necessidades da população caetiteense ao indicar e propor ao Executivo Municipal melhorias na infraestrutura da Sede e zona rural, a saber: patrolamento e encascalhamento de diversas estradas vicinais, passagens molhadas, pontes de acesso, rotatórias, melhorias na educação como a celebração de convênio com a UNIFG, reforma das escolas e construção de banheiros nas unidades escolares, melhorias no patrimônio como a reforma da Capela do Senhor do Bonfim no Cemitério Ladeira da Saudade, dos banheiros e instalação de iluminação, e melhorias na saúde, aquisição de carro exclusivo para o uso dos pacientes do TFD, dentre outras. Ato contínuo, votou favorável em importantes Projetos de Lei para o nosso Município de Caetité. Com muito trabalho e empenho conquistou importantes emendas parlamentares que contemplarão diversas Obras em nosso Município trazendo benefícios, qualidade de vida e dignidade para a população, tais como o calçamento do bairro Deoclides Fernandes, no distrito de Brejinho das Ametistas, sistema de água que irá abastecer as Comunidades rurais do Açoita Cavalo, Rio da Faca e Rio das Antas, no distrito de Brejinho das Ametistas, a construção de um Ginásio de Esportes na Sede do distrito de Brejinho das Ametistas, aquisição de um trator agrícola para a Associação Comunitária de Campinas. O meu partido foi, continua e continuará sendo Caetité! Vamos juntos, avante!

     

    CÂMARA DE VEREADORES DE CAETITÉ 

    A CASA DO POVO!

  • Caminhoneiros realizam 'lockout' em 6 estados do país; parte da Bahia é afetada

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    21/10/2021 - 08:00


    Paralisação que ocorre nesta quinta (21) é organizada por empresas, por isso não pode ser considerada greve

    BAHIA

    - Caminhoneiros de empresas transportadoras de combustíveis decidiram paralisar as atividades a partir da meia noite desta quinta-feira (21). O movimento faz parte de um protesto organizado por sindicatos e associações de empresários do ramo, em que pedem pela redução do preço do diesel , do gás de cozinha e da gasolina. A informação é do portal Poder360. O Rio de Janeiro deve ser o foco principal das paralisações, porém mais outros cinco estados devem participar da paralisação: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Góias e parte da Bahia. O movimento não conta com a participação de associações e sindicatos de trabalhadores que já atuam na organização de uma greve para o dia 1° de novembro.

  • Bahia registra 460 novos casos de Covid e mais seis mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Geovana Oliveira

    20/10/2021 - 21:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto segue em 35%

    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 460 novos casos de Covid-19 (crescimento de 0,03%) e mais seis mortes provocada pela doença. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No total, o estado acumula 1.241.122 infecções confirmadas desde o início da pandemia, com 26.992 óbitos pela doença e há 2.199 casos ativos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus segue em 35%.

  • Em Guanambi, mais de 60 pessoas aguardam resultado de teste para Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/10/2021 - 19:00


    GUANAMBI

    - Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI) desta quarta-feira (20), nas últimas 24 horas, nenhum novo caso de Covid19 foi registrado no município. O quadro pandêmico completo de Guanambi é o seguinte: 66 pessoas aguardando resultado de teste; 8 casos ativos; 10.926 casos positivos; 10.789 casos curados; 01 paciente internado e 129 óbitos.

  • Casos ativos de Covid-19 em Caetité mantém estabilidade nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/10/2021 - 18:00


    CAETITÉ

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), em atualização de boletim epidemiológico desta quarta-feira (20), nas últimas 24 horas, nenhum novo caso de Covid-19 foi registrado no município. No entanto, não houve declaração de novos pacientes curados. Com isso, a situação da pandemia em Caetité é a seguinte: 7 casos ativos; 4.282 casos confirmados; 4.228 casos curados; 15 pessoas aguardando resultado de teste; nenhum paciente internado e 47 óbitos.

  • Há 30 anos, Senna conquistava seu tricampeonato e o Brasil o último título na F1

    Foto: Reprodução     Foto: Reprodução
    Por André Uzeda

    20/10/2021 - 15:00


    Senna venceu Mansell no GP de Suzuka, no Japão, para confirmar seu terceiro título mundial

    ESPORTE

    - Na madrugada do dia 20 de outubro de 1991, Nigel Mansell perdia o controle da sua Williams e rodava na caixa de brita no Grande Prêmio do Japão. A barbeiragem do inglês o tirava da disputa e dava matematicamente ao brasileiro Ayrton Senna seu terceiro título mundial de Fórmula 1. Então com 31 anos, no auge da carreira, não dava para imaginar que aquele seria a última conquista de Senna na principal categoria mundial do automobilismo — e consequentemente também do Brasil, que nos anos seguintes chegaria três vezes ao vice-campeonato (duas com Rubens Barrichello, 2002 e 2004, e uma com Felipe Massa, em 2008). Em 1994, Senna morreria em um acidente fatal, na curva Tamburello, no GP de San Marino, no dia 1º de maio. Há exatos 30 anos, a bordo da McLaren-Honda, Senna conquistaria sete vitórias, sendo quatro nas primeiras quatro corridas do ano, até então um recorde. Mansell ficou com o vice-campeonato e a McLaren ainda faturou o título de construtores, com os pontos somados da dupla Senna e o austríaco Gerhard Berger. O título de 1991 também marcou o último de um piloto com o câmbio manual. A partir de 1992, todos os campeões teriam câmbio automático nos volantes para a troca de marchas.

  • Após rumores de desabastecimento, Petrobras confirma que não atenderá demanda em novembro

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciana Freire

    20/10/2021 - 14:00


    Confirmação vem após a Associação das Distribuidoras afirmar que a petroleira teria avisado diversas associadas sobre "uma série de cortes unilaterais nos pedidos feitos de gasolina e óleo diesel"

    ECONOMIA

    - A Petrobras afirmou em comunicado que não poderá atender todos os pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, que teriam vindo acima de sua capacidade de produção, uma  "demanda atípica", acendendo um alerta para distribuidoras, que apontaram para risco de desabastecimento no país. A confirmação vem após a Associação das Distribuidoras de Combustíveis Brasilcom – que representa mais de 40 distribuidoras regionais de combustíveis – ter afirmado na semana passada que a petroleira teria avisado diversas associadas sobre "uma série de cortes unilaterais nos pedidos feitos para fornecimento de gasolina e óleo diesel" para novembro. Segundo a associação, "as reduções promovidas pela Petrobras, em alguns casos chegando a mais de 50% do volume solicitado para compra, colocam o país em situação de potencial desabastecimento". E continua: isso porque as empresas não estão conseguindo comprar combustíveis no mercado externo, pois os preços do mercado internacional "estão em patamares bem superiores aos praticados no Brasil".

  • Bahia tem a menor ocupação de leitos UTI da Covid desde início do ano

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Geovana Oliveira

    20/10/2021 - 12:30


    O avanço da vacinação tem resultado na constante desaceleração de internados pela doença

    BAHIA

    - O boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (19), divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mostrou que dos 750 leitos de alta complexidade destinados à Covid-19, 227 estavam ocupados, o que representa 30% do total. Essa é a menor taxa de ocupação de leitos de UTI desde o início do ano. Os dados mostram ainda que, desde o fim de junho, a redução de internados tem sido constante. Os números animadores se repetem no resto do Brasil. O país está com a menor média móvel de mortes e casos desde o início da pandemia. O alerta fica para a alta ocupação dos leitos de UTI infatis, em que 22 das 29 unidades estão ocupadas.

  • Bahia: Fugitivos do Sistema Prisional são recapturados pela polícia

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Gabriel Amorim

    20/10/2021 - 11:00


    BAHIA

    - Dois fugitivos do Conjunto Penal de Itabuna foram recapturados pela polícia no município, no sul do estado, durante ações distintas das equipes da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ilhéus). Segundo a polícia, os dois tiveram direito à saída temporária do Conjunto Penal de Itabuna e não retornaram. A primeira prisão ocorreu por volta das 7h, na rua Laranjeira, situada no bairro de Ilhéus II. Durante patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito, que utiliza tornozeleira eletrônica, caminhando pela localidade. O indivíduo, que possuía mandado de prisão, tentou fugir, mas acabou alcançado.  Horas depois, por volta das 20h30, a guarnição efetuava abordagens a veículos quando um carro modelo Uno foi parado.  Após consulta, os PMs constataram que o condutor também havia fugido do Sistema Prisional de Itabuna. Além do veículo, um revólver calibre 38 foi apreendido com o criminoso. Os suspeitos foram encaminhados para a 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Ilhéus). 

  • Deputados aprovam na Alba as Diretrizes Orçamentárias para 2022

    Foto: Reprodução | Alba Foto: Reprodução | Alba
    Por Maria Clara Andrade

    20/10/2021 - 10:00


    LDO prevê orçamento de R$ 52,6 bilhões

    BAHIA

    - Durante sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (19), os deputados estaduais baianos aprovaram, em dois turnos, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022. A sessão foi comandada pelo presidente interino da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Paulo Rangel (PT). O PL nº 24.179/2021, de autoria do Executivo, começou a ser discutido na sessão do dia 5, quando houve a leitura do parecer favorável do relator, deputado Zé Raimundo (PT). Entretanto, após a explanação do relatório, o deputado Soldado Prisco (PSC) pediu vistas ao projeto, adiando sua análise (reveja). A LDO 2022 prevê orçamento de R$ 52,6 bilhões, sendo R$ 51,6 bilhões para áreas de seguridade social e fiscal, e R$ 1 bilhão destinado a investimento das empresas, integrado pelas estatais não  dependentes. Segundo o relator Zé Raimundo, a previsão orçamentária está desenhada sobre um cenário de dificuldades econômicas e de crise sanitária devido à pandemia do coronavírus, com projeção de crescimento do PIB baiano em torno da média esperada para o Brasil, que é de cerca de 2,3%.

  • Bombeiros seguem no combate a incêndios no oeste e norte; Chapada tem novo foco

    Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros
    Por Maria Clara Andrade

    20/10/2021 - 09:00


    BAHIA

    - O Corpo de Bombeiros segue no comabate aos incêndios florestais nas regiões oeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina. Na área da Chapada, nesta quarta-feira (20), os bombeiros atuam para debelar um foco no município de Ibipitanga, bem como a manutenção do monitoramento da região como um todo. No momento, a guarnição continua realizando o combate direto em Barreiras, totalizando 7 km de linha de chamas debeladas. Em Barra, também segue o combate, com o apoio das aeronaves. Em Wanderley, os bombeiros também combate os incêndios. E em Miguel Calmon/Parque Sete Passagens, o efetivo está dividido em seis equipes de trabalho que atuam em pontos distintos. Em algumas áreas as árvores com copas altas, mata fechada, dificultam a ação dos bombeiros. As quatro aeronaves permanecem com o lançamento de água e realizando o monitoramento.

  • Senado aprova auxílio gás para famílias carentes

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcelo Brandão

    20/10/2021 - 08:00


    Projeto volta para a Câmara para análise de financiamento

    POLÍTICA

    - O Senado aprovou nesta terça-feira (19) a criação do Programa Gás para os Brasileiros, o chamado auxílio gás. O programa vai auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. O projeto de lei (PL) prevê que cada família receba bimestralmente o equivalente a 40% do preço do botijão de gás. O projeto retorna à Câmara. De acordo com o PL aprovado, serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional. Entre as justificativas do autor do projeto, senador Eduardo Braga (MDB-AM), está o aumento do preço do gás de cozinha nos últimos meses o que tem feito com que famílias optem pelo o uso de lenha, carvão e, até mesmo, etanol para o preparo dos alimentos o que provocou o aumento de doenças pulmonares e acidentes com queimaduras. Para ele, o projeto traz “justiça social”, devolvendo à população parte do lucro da Petrobras obtido no mercado. “Estamos fazendo uma justiça social quando estabelecemos fontes de financiamento que não são fiscais. A fonte de financiamento diz respeito aos dividendos que a União recebe pelas suas ações da Petrobras, pelo lucro que a União obtém. Estamos pegando o lucro das ações da Petrobras e devolvendo pro povo humilde.” Na avaliação do relator do projeto no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), a mais recente política de preços da Petrobras, adotada na gestão do presidente Michel Temer, com a estatal sob comando de Pedro Parente, pavimentou a crise dos combustíveis vivida hoje. “A primeira providência que ele [Parente] tomou foi eliminar os subsídios, deixar de controlar os preços da Petrobras e atrelou os preços dos combustíveis ao mercado internacional, ao preço em dólar do barril de petróleo. Então, eliminando o subsídio dos combustíveis, evidentemente, eliminou o subsídio do GLP, do gás de cozinha”, disse o senador. “Com a política que foi feita, nós sabemos das consequências, da greve dos caminhoneiros. Mas o fato é que, à medida em que o petróleo aumenta de preço, imediatamente, de 15 em 15 dias, aumenta de preço aqui no Brasil. Se o dólar se valoriza e o nosso real se desvaloriza, aumenta de preço também. E isso levou ao que nós estamos vivendo hoje: uma gasolina de R$ 7 o litro e o GLP de R$ 100, R$ 120, R$ 130”, acrescentou. O PL retorna para nova apreciação dos deputados porque Castro alterou a forma de financiamento do programa. O texto que saiu da Câmara previa o uso de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), imposto sobre a importação e a comercialização de gasolina. Mas o relator entendeu que o aumento de tributos provocaria “um indesejável impacto inflacionário”.

  • Bahia registra 391 novos casos de Covid e 10 mortes pela doença nas últimas 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Luciana Freire

    19/10/2021 - 20:30


    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 391 novos casos de Covid-19 (crescimento de 0,03%) e mais 10 mortes provocada pela doença. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No total, o estado acumula 1.240.662 infecções confirmadas desde o início da pandemia, com 26.986 óbitos pela doença e há 2.167 casos ativos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus segue em 28%.

  • Guanambi não registra casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 18:30


    GUANAMBI

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), em atualização de boletim epidemiológico desta terça-feira (19), nas últimas 24 horas, nenhum novo caso de Covid-19 foi registrado. Com isso, o quadro pandêmico da cidade ficou assim: 45 pessoas aguardando resultado de teste; 12 casos ativos; 10.926 casos positivos; 10.785 casos curados; 1 paciente internado e 129 óbitos.

  • Caetité registra mais dois casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/10/2021 - 18:00


    CAETITÉ

    - Mais dois casos de Covid-19 foram registrados em Caetité nas últimas 24 horas. A informação é da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), que realizou a atualização do boletim epidemiológico nesta terça-feira (19). Os números do boletim são os seguintes: 12 pessoas aguardando resultado de teste; 7 casos ativos; 4.282 casos confirmados; 4.228 casos recuperados; nenhum paciente internado e 47 óbitos.