• Senado aprova feriado em homenagem à Santa Dulce dos Pobres

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Danielle Campos

    23/11/2021 - 08:00


    Comemoração seria fixada em 13 de março

    BRASIL

    - Um projeto, de autoria do senador baiano  Ângelo Coronel (PSD), foi aprovado na  Comissão de Educação do Senado para criar um feriado para celebrar Santa Dulce dos Pobres. De acordo com o projeto o novo feriado nacional seria no dia 13 de março. Aprovado na última quinta-feira (18), o projeto agora segue para análise na Câmara de Deputados. A data escolhida para o feriado é o dia da morte de Irmã Dulce, que faleceu em 1992, em Salvador. Após a aprovação na Câmara, o projeto precisa passar pela sanção presidencial para entrar em vigor. Desde setembro de 2019, o governo da Bahia declarou o dia 13 de outubro, dia da canonização da Santa, como Dia de Irmã Dulce no estado, porém a data não é considerada feriado. Já a igreja Católica celebra a Santa Dulce em 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira. Em 13 de outubro de 2019, Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco no Vaticano e se tornou a Santa Dulce dos Pobres.O Vaticano considera Santa Dulce a primeira santa brasileira. Dulce foi a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos pela Igreja Católica.

  • Em Guanambi, 11 pessoas estão em fase de recuperação da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/11/2021 - 19:30


    GUANAMBI

    - Nas últimas 24 horas, na cidade de Guanambi, mais três novos casos de Covid-19 foram registrados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesau-Gbi), em divulgação de boletim epidemiológico, na tarde desta segunda-feira (22). A situação da pandemia no município é a seguinte: 34 pessoas aguardam resultado de teste; 11 casos ativos; 10.981 casos positivos; 10.841 pessoas recuperadas; 00 pacientes internados; 03 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Bahia registra 172 novos casos de Covid-19 e mais 11 óbitos pela doença

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    22/11/2021 - 18:15


    BAHIA

    - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 172 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 252 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 11 óbitos. Dos 1.255.653 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.692 já são considerados recuperados, 2.720 encontram-se ativos e 27.241 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.614.043 casos descartados e 250.117 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.476 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação: Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 62 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, não será possível consolidar os dados relativos à vacinação nesta segunda-feira. Até este domingo (21), 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

  • Número de casos ativos de Covid-19 em Caetité está abaixo de 10

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/11/2021 - 18:00


    CAETITÉ

    - Regrediu para seis o número de casos ativos de Covid-19 na cidade de Caetité. Isso porque, nas últimas 24 horas, cinco pacientes foram declarados curados da doença, ante apenas um novo caso registrado, informou a Secretaria de Saúde (Sesau-Cte), que atualizou o boletim epidemiológico nesta segunda-feira (22). Dados os referidos destaques, a situação da pandemia está assim no município: 06 casos ativos; 4.334 casos positivos; 4.281 casos curados; 08 pessoas aguardam resultado de teste; 01 paciente internado e 47 óbitos.

  • Em um ano, preço da gasolina na Bahia aumentou mais do que a média nacional

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    22/11/2021 - 17:00


    Aumentos foi de 57% no estado de outubro de 2020 e outubro de 2021

    ECONOMIA

    - O valor médio da gasolina na Bahia teve um aumento de 57% em um ano, maior do que a média nacional registrada. Já no Brasil, o preço da gasolina comum subiu 46% entre os meses de outubro de 2020 e outubro de 2021. Os dados foram obtidos pela “Fiquem Sabendo” no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em outros nove estados o preço da gasolina também subiu acima da média brasileira. As maiores variações foram registradas no Piauí (56%), Espírito Santo (55%) e Amazonas (55%). A ANP realiza um acompanhamento dos preços praticados por revendedores de combustíveis automotivos e de gás por meio de uma pesquisa semanal de preços. No levantamento de preços realizado pela agência, é possível encontrar informações sobre etanol hidratado, gasolina aditivada, gasolina comum, GLP, GNV, óleo diesel e óleo diesel S10. Além da pesquisa nacional, também é feito um estudo por região, por estado e por município.

  • Ex-vereador é agredido em casa e está em estado grave

    Foto: Reprodução | Acervo Pessoal Foto: Reprodução | Acervo Pessoal
    Por Maria Clara Andrade

    22/11/2021 - 16:18


    BAHIA

    - O ex-vereador Ramon Santos Celestino foi agredido na noite do último domingo (21), após ter sua casa invadida. Ramon era vereador da cidade de Jacobina. Nesta segunda (22), ele está internado no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em estado grave. As informações da Polícia Civil é de que os homens que realizaram o ataque não foram identificados ainda e que, além de terem agredido brutalmente a vítima, eles ainda teriam quebrado objetos na casa do ex-vereador. Além de ex-vereador, Ramon também é oficial de justiça. Ele havia sido eleito em 2012, pelo então PMDB. Agora, o caso segue investigado pela Delegacia de Jacobina.

  • Moro ultrapassa Ciro nas intenções de voto e vira maior rival de Lula e Bolsonaro

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    22/11/2021 - 14:53


    Ex-juiz surge com percentuais que variam em torno de 11%, enquanto o pedetista tem cerca de 6%

    POLÍTICA

    - Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 16 e 19 de novembro apontou que o pré-candidato à presidência da República, Sergio Moro (Podemos) ultrapassou Ciro Gomes (PDT) nas intenções de voto para as eleições de 2022. O ex-ministro da Justiça agora aparece como o maior rival de Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido). Segundo a pesquisa divulgada pela revista Veja, o ex-juiz surge com percentuais que variam em torno de 11%, enquanto o pedetista tem cerca de 6% das intenções de voto. No principal cenário, Lula lidera com 34,9% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (29,2%), Moro (10,7%) e Ciro (6,1%). Na sequência, aparecem o tucano João Doria (3,1%) e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do DEM (1,2%). Nas duas simulações de segundo turno, Lula venceria tanto Bolsonaro (42,5% a 35,6%) quanto Moro (40,7% a 29,8%). A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de todos os estados e no Distrito Federal por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  • Bahia: Polícia apreende R$ 1 mi em cigarros contrabandeados

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Gabriel Amorim

    22/11/2021 - 14:00


    Em outra ação, uma equipe interceptou um veículo com cerca de mil pássaros silvestres

    BAHIA

    - Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decarga) apreenderam, na madrugada de domingo (21), cigarros contrabandeados do Paraguai que estavam em uma carreta. A carga é avaliada em R $1 milhão. A abordagem ocorreu por volta das 3h, próximo ao Posto Elite, na BR-101, município de Feira de Santana. "O motorista foi autuado em flagrante por contrabando e pode até perder a propriedade da carreta, registrada em seu nome", explicou Gustavo Coutinho, titular da Decarga. Na oportunidade, os investigadores da unidade, em abordagem a outro veículo suspeito, encontraram escondidas no porta-malas cerca de mil aves silvestres. Elas estavam acondicionadas em caixas de madeira. Os dois indivíduos que estavam no veículo Ford Focus interceptado foram presos em flagrante por crime ambiental. "Os pássaros estavam em situação de maus tratos e alguns não suportaram as péssimas condições de transporte. As aves sobreviventes foram entregues ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para soltura em local adequado", afirmou o delegado. A carreta com os cigarros apreendidos ficará à disposição da Justiça.

  • Empresário preso durante Operação Basura, Raik Amaral mantém contrato milionário com Prefeitura de Livramento

    Foto: Divulgação      Foto: Divulgação
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    22/11/2021 - 12:30


    SUDOESTE DA BAHIA

    - O empresário Raik Portugal Amaral foi um dos alvos da Operação Basura, organizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MP-BA). Segundo informou o site Bahia Notícias, Raik foi preso na última sexta-feira (19), juntamente com o vice-prefeito da cidade de Mirante, no Sudoeste da Bahia, Emerson Meira, além de mais três pessoas. A ação teve como objetivo combater um esquema de desvio de recursos públicos do município de Encruzilhada, também no Sudoeste baiano. Conforme o Gaeco, durante as fases de investigação, descobriu-se que o grupo captou de forma ilegal a cifra de mais de R$ 21,5 milhões. No caso de Raik Portugal, o empresário é dono da empresa RP Amaral Transportes e Atividades de Saúde Eirelli, que mantém junto com a Prefeitura Municipal de Livramento um contrato de locação de veículos da ordem de R$ 3.473.282,21 (três milhões e quatrocentos e setenta e três mil e duzentos e oitenta e dois reais vinte e um centavos). Inclusive, o contrato foi denunciado ao Ministério Público (MP) pelo economista Lucas Spínola. Para o Lucas, a empresa é uma intermediária que serve de suporte para emissão de notas fiscais. O denunciante também acredita que existe uma série de possíveis irregularidades e beneficiamento direto do prefeito  Ricardo Ribeiro (Rede)  e parentes próximos.

  • ‘Não dá para flertar com o autoritarismo’, diz Sergio Moro sobre Lula

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    22/11/2021 - 11:23


    Ex-ministro criticou a atitude do petista de 'minimizar a repressão contra protestos na ditadura cubana'

    POLÍTICA

    - O pré-candidato à presidência da República, Sergio Moro (Podemos) voltou, neste domingo (21), a atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Através das redes sociais, o ex-ministro da Justiça afirmou que o petista “flerta com o autoritarismo”. Em sua conta oficial no Twitter, Moro criticou a atitude do ex-presidente de ‘minimizar a repressão contra protestos na ditadura cubana’. “Antes, o PT elogiou as eleições na Nicarágua, onde os opositores foram presos. Agora, é o Lula quem minimiza a repressão contra protestos na ditadura cubana e critica os Estados Unidos, uma democracia. Não dá para flertar com o autoritarismo”, escreveu Moro. Na publicação, o ex-ministro da Justiça compartilhou uma manchete de uma notícia veiculada no portal UOL, sobre Lula ter amenizado críticas a Cuba, além de ter afirmado que Moro ‘sem toga’ é candidato como ele. 

  • Homem dado como morto é encontrado vivo após passar seis horas em freezer de necrotério

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    22/11/2021 - 11:19


    O caso aconteceu em um hospital em Moradabad, cidade ao leste de Nova Délhi, na Índia

    MUNDO

    - Por pouco, um homem indiano não morreu por um engano. Srikesh Kumar, de 45 anos, foi declarado morto após ser atropelado por uma motocicleta na quinta-feira (18). Na manhã de sábado, após passar pelo menos seis horas em uma câmara fria de necretório, seus familiares foram reconhecer seu corpo, e perceberam que ele ainda se mexia. De acordo com o jornal local The Economic Times, Kumar estava respirando, mas em estado crítico. Ele permanece inconsciente. O caso aconteceu em um hospital em Moradabad, cidade a leste de Nova Délhi. O chefe de saúde do hospital afirmou que uma investigação foi aberta, mas que o oficial de emergência havia examinado o homem três vezes e, em todas, não havia encontrado batimentos cardíacos. Já o superintendente do hospital considerou a recuperação de Kumar um milagre. As informações são do Metropress.

  • Governo sanciona lei do vale-gás para famílias de baixa renda

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Luciana Freire

    22/11/2021 - 10:36


    Famílias beneficiadas vão receber um valor equivalente a no mínimo 50% do preço médio nacional do botijão de 13kg

    ECONOMIA

    - O auxílio-gás para a população de baixa renda foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. O programa, batizado de Gás dos Brasileiros, tem como objetivo reduzir o impacto do preço do botijão de 13kg no orçamento das famílias. A Lei 14.237 — que entra em vigor imediatamente e terá validade de cinco anos — foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). O pagamento, porém, ainda depende de recursos do Orçamento. As famílias beneficiadas vão receber um valor equivalente a no mínimo 50% do preço médio nacional do botijão de 13kg (Gás Liquefeito de Petróleo - GLP). O pagamento será feito a cada dois meses.

  • Homem atira no próprio irmão durante discussão em Palmas de Monte Alto

    Foto: Divulgação | PM-BA      Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    22/11/2021 - 10:00


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Uma discussão envolvendo dois irmãos, ocorrida na tarde deste domingo (21), por volta das 16h00, na comunidade de Pé de Serra, em Palmas de Monte Alto, resultou em uma tentativa de homicídio. Segundo informações da Polícia Militar (PM), um homem de 42 anos teria atentado contra a vida do próprio irmão, um homem de 48 anos, por meio de um disparo originado de uma espingarda. Ainda de acordo com a PM, o desentendimento entre dois irmãos foi por motivo fútil, mais precisamente por causa de um passarinho. A polícia realizou uma ronda para localizar o autor do crime, mas não obteve sucesso. A vítima foi encaminhada para o Hospital Geral de Guanambi por profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), onde recebeu atendimento médico. 

  • Bahia: Motorista é preso após avançar com carro sobre multidão

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Luciana Freire

    22/11/2021 - 09:30


    Houve tentativa de agressão física e uma equipe da Polícia Militar foi acionada

    BAHIA

    - Um homem foi preso pela Polícia Militar depois de avançar o carro sobre uma multidão e atropelar pelo menos 10 pessoas na cidade de João Dourado, na região norte da Bahia, na noite de sábado (20). O caso aconteceu durante uma comemoração promovida por apoiadores do prefeito eleito, Di Cardoso (PL), em uma praça no centro da cidade. Músicos se apresentavam em cima de um trio elétrico e as pessoas estavam aglomeradas quando o homem passou com o carro. Segundo informações da assessoria do prefeito eleito, ele não estava presente no momento do acidente. Houve tentativa de agressão física e uma equipe da Polícia Militar foi acionada. Segundo as testemunhas, a PM fez disparos para o alto, dispersou a multidão e prendeu o motorista, que estava visivelmente alcoolizado - a informação não foi confirmada pela polícia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou socorro às vítimas.

  • Primeiro dia de aplicação do Enem tem abstenção de 26%

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Maria Clara Andrade

    22/11/2021 - 08:00


    Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que nega interferência no Enem

    EDUCAÇÃO

    - O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 26% de abstenção. No último domingo (21), cerca de 2,9 milhões de estudantes realizaram a prova - este número, costumava ser o dobro, em edições anteriores. Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que, apesar da alta abstenção, considerou o exame um "sucesso". Ribeiro negou ainda que tenha tido interferência na prova. Segundo ele, se houvesse interferência, algumas questões não poderiam constar no exame, por serem contrárias ao posicionamento conservador do governo. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que uma das questões que falava sobre luta de classes, com texto do coautor do Manifesto Comunista, havia sido retirada da prova após uma "leitura crítica" feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, depois voltou a compor o exame deste domingo. Ainda segundo apuração do Estadão, o alto número de abstenção e a baixa quantidade de inscritos para o Enem deste ano, se deve ao ensino remoto precário e à necessidade que alguns jovens tiveram de trabalhar, em meio à crise econômica.