• Tanque Novo: Policia Militar recupera motocicleta roubada

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    11/01/2022 - 12:03


    Um homem pilotava o veículo por uma via do bairro Pimenta

    TANQUE NOVO

    - Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM) recuperam na manhã desta segunda-feira (10), no município de Tanque Novo, a motocicleta Honda CG Fan 160, vermelha, que havia sido roubada. De acordo com informações da polícia, um indivíduo pilotava o veículo por uma via do bairro Pimentas, quando foi abordado pela guarnição. Ao verificar os dados da moto no sistema, foi contatada a restrição. O condutor e a moto foram conduzidos para a delegacia local, onde as medidas cabíveis ao caso foram adotadas.

  • Hugolino Lima é nomeado secretário de Esporte e Cultura em Livramento

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    11/01/2022 - 12:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Sem secretaria de Esporte e Cultura desde o início da segunda gestão do prefeito Ricardo Ribeiro (Rede), o Ricardinho, a Prefeitura Municipal de Livramento nomeou nesta segunda-feira (10), Hugolino Lima, para assumir a referida pasta. Ficará também sob o comando de Hugolino, as áreas de Lazer e Turismo. A nomeação de Lima já consta no Diário Oficial do Município (DOM). Pela redes sociais, Hugolino, que foi candidato a vereador nas eleições de 2020, disse esperar corresponder às expectativas. “Irei realizar um trabalho de incentivos e promoção do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, com técnica, responsabilidade, dedicação e compromisso, longe da segregação e próximo do desenvolvimento”, escreveu o secretário.

  • Brumado: Motorista tenta passar com veículo sobre ponte e é arrastado pela correnteza

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    11/01/2022 - 12:00


    BRUMADO

    - Na manhã desta terça-feira (11), uma caminhonete Hillux foi arrastada por correnteza formada em decorrência das fortes chuvas na região da zona rural de Brumado. Populares informaram a reportagem do Sudoeste Bahia que o motorista tentava atravessar uma ponte na comunidade Barreiro Branco, próximo ao distrito de Umbuaranas, quando foi arrastado. A ponte estava praticamente submersa, mas ainda assim o condutor tentou a passagem. Ele conseguiu sair do veículo e não teve ferimentos graves.

  • Lacen detecta caso da variante Ômicron em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    11/01/2022 - 11:30


    GUANAMBI

    - O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, um caso de variante Ômicron, mutação do novo coronavírus, na cidade de Guanambi. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta segunda-feira (10). Além de Guanambi, há incidência da Ômicron em Salvador, Seabra, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde. Conforme a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, o cenário exige cautela. “Estamos vendo nos dados uma elevação do número de positivos Covid. Nós vínhamos com uma média de 2 mil casos ativos. Passamos agora a 4.467”, afirma. Ela ainda pontuou que medidas restritivas poderão ser adotadas. No caso de Guanambi, 300 pessoas estão com o vírus em potencial de contágio (casos ativos), sendo que destes pacientes, cinco pessoas estão internadas, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem (10), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi).

  • Iuiú: Decreto proíbe realização de festas e eventos com público superior a 20 pessoas

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    11/01/2022 - 11:00


    REGIÃO

    - Por meio do Decreto Municipal nº 006/2022,  publicado no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Iuiú  determinou que está proibida a realização de “todos os eventos coletivos (shows, torneios, campeonatos, reuniões de associações, vaquejadas, cavalgadas, encontros de som automotivo, casamentos, aniversários, confraternizações, eventos na zona rural, inclusive encontros entre pessoas de diferentes núcleos familiares), que reúnam público superior a 20 (vinte) pessoas, realizados em locais públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, que impliquem na aglomeração de pessoas”. Ainda conforme o documento, publicado nesta segunda-feira (10), a realização de eventos com venda de ingressos e presença de público passa a ser proibida na cidade, independente do público.

  • Prefeitura de Caetité publica decreto para conter avanço da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    11/01/2022 - 10:00


    Conforme o decreto, ficam temporariamente suspensas as festas no município

    CAETITÉ

    Visando mitigar o avanço da Covid-19 na cidade de Caetité, a Prefeitura Municipal publicou na segunda-feira (10), um decreto que suspende qualquer tipo de atividade que possa gerar aglomerações de pessoas. Como consta no decreto, fica proibida a realização de eventos com a presença de público superior a 200 pessoas, a exemplo de casamentos, formaturas e afins.  Ainda de acordo com o documento, festas em geral, sejam estas de caráter público ou privado, tanto na sede do município, como na zona rural, independente da quantidade de público, estão temporariamente suspensas. A medida também cobrará o comprovante de vacinação para ter acesso às repartições públicas de Caetité. Clique aqui e confira o decreto na intregra. 

  • Em novo recorde, mundo registra mais de 3 milhões de casos diários

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    11/01/2022 - 09:00


    Número crescente de infecções é relacionado por especialistas ao espalhamento da variante Ômicron

    COVID-19

    - Entre a segunda-feira (10) e esta terça-feira (11), foram diagnosticados 3,28 milhões de casos diários de Covid-19, novo recorde da pandemia de Covid-19 iniciada em março de 2020. O recorde anterior foi atingido no último dia 5, quando 2,59 milhões de casos forma confirmados. O número crescente de infecções é relacionado por especialistas ao espalhamento da variante Ômicron. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ômicron deve tornar-se a cepa dominante em vários locais do mundo nas próximas semanas. O número divulgado nesta terça (11) foi puxado pelos Estados Unidos, que somaram 1,48 milhão novas infecções nas últimas 24 horas, segundo a Universidade Johns Hopkins. O número representa novo recorde no país, que havia contabilizado cerca de 1,1 milhão de casos na segunda-feira (3) da semana passada. Os EUA registram 61.558.085 infecções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Fonte: CNN Brasil.

  • Região: Duas pessoas morrem em acidente na BA-641

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    11/01/2022 - 09:00


    SUDOESTE DA BAHIA

    - Um acidente envolvendo um caminhão acabou deixando duas pessoas mortas nesta segunda-feira (10). O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção do veículo, na BA-641, no sudoeste baiano. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma das vítimas foi arremessada para o acostamento. O acidente aconteceu no final da manhã no trecho entre a cidade de Barra do Choça e o distrito de Lucaia, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. O caminhão carregava materiais de construção. O veículos de carga ficou destruído. Além da vítima foi arremessada para o acostamento, a PRE informou que a outra vítima ficou presa às ferragens. Não há informações sobre o que provocou o acidente.

  • TRE-BA suspende atendimento presencial com o aumento da contaminação de Covid-19

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    11/01/2022 - 08:00


    Serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos funcionarão normalmente, mas de forma online

    BAHIA

    - Com o aumento da contaminação de Covid-19 no estado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou que suspende a partir desta segunda-feira (10) o atendimento presencial. A suspensão é válida até o próximo dia 31 de janeiro. Segundo comunicado, os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos funcionarão normalmente, mas de forma online, pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), por meio do site do Eleitoral baiano www.tre-ba.jus.br; através do Telegram (@maiatrebot) e também pelo telefone (71) 3373-7000. O TRE baiano lembra que as solicitações de regularização, alistamento eleitoral (1º título) e atualizações no cadastro (transferência de seção ou domicílio eleitoral, alteração de endereço, nome etc.) podem ser feitas virtualmente, com auxílio do NAVE ou pelo Título Net. A interrupção atende a determinação da Portaria 05/2022. As atividades remotas serão exercidas pelos servidores no horário de expediente normal do Tribunal, estabelecido nos termos da Portaria Nº 159/2019.

  • Guanambi chega a 300 casos ativos de Covid-19; em Caetité, 151 pessoas aguardam resultado de teste

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 21:00


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi, atualizaram nesta segunda-feira (10), a situação da pandemia do novo coronavírus nos referidos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 16 casos em 24 horas; 70 casos ativos; 4.444 casos confirmados; 4.326 casos curados; 151 aguardando resultado de teste; 02 pacientes internados e 48 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 317 aguardam resultado de teste; 300 casos ativos; 11.579 casos positivos; 11.150 casos curados; 05 internados; 69 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Ator e humorista Batoré morre aos 61 anos em São Paulo

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    10/01/2022 - 19:30


    Ivanildo morreu vítima de um câncer

    CULTURA

    - O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo, vítima de câncer. De acordo com nota da prefeitura, que lamenta o falecimento, Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital. Seu principal personagem, Batoré, integrou o elenco do programa "A Praça é Nossa", do SBT. Já em 2016, Ivanildo foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico".

  • Bahia registra 367 novos casos de Covid e mais 15 mortes pela doença em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    10/01/2022 - 18:00


    Ocupação de leitos de UTI adulto está em 63% no estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou mais 367 novos casos de Covid-19  e mais 15 mortes pela doença nas últimas 24 horas, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (10). Desde o início da pandemia, 27.607 pessoas morreram no estado em decorrência da doença e há 4.499 casos ativos no momento. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 63% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 86%. Vacinação - Até o momento temos 10.836.914 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.867 com a dose única, 8.902.277 com a segunda dose e 1.588.035 com a dose de reforço.

  • Em Botuporã e Novo Horizonte choveu mais de 300 mm em dezembro

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/01/2022 - 16:30


    REGIÃO

    - Dos 14 municípios que integram a Bacia do Paramirim, as cidades de Botuporã e Novo Horizonte foram as mais atingidas pelas chuvas no mês de dezembro. Segundo dados da Embrapa, em Botuporã e Novo Horizonte choveu 359 mm, em cada município. A medida em milímetros (mm) equivale, para cada unidade, um litro de água por metro quadrado. Em Livramento de Nossa Senhora, maior polo agrícola da Bacia do Paramirim, choveu quase 300 mm, 298 mm para ser mais exato. E a cidade que menos foi assolada pelas chuvas foi Dom Basílio, com 242 mm.

  • Decreto reduz para 3 mil pessoas o número máximo de público em eventos e estádios na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    10/01/2022 - 15:30


    Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos

    BAHIA

    - Após reunião realizada no fim da manhã desta segunda-feira (10), o governador Rui Costa decidiu reduzir para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O novo decreto será publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) e substitui o atual, que permite até 5 mil pessoas em eventos e teria validade até o dia 14 de janeiro. De acordo com o governador, dois parâmetros foram determinantes para a decisão. “Estamos lidando com uma situação de pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais, assim como uma verdadeira explosão do número de casos ativos. Estamos lidando com essa pandemia desde março de 2020 e, com a experiência desse tempo, ficou comprovado que toda vez que se restringe o contato, restringimos o contágio. Esperamos que essa medida sirva de alerta também para quem organiza eventos, que passem a exigir o atestado de vacinação com maior rigor”, afirmou. Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.

  • Fiocruz inicia produção de vacina 100% nacional

    Foto: Leonardo Oliveira | FioCruz Foto: Leonardo Oliveira | FioCruz
    10/01/2022 - 15:30


    Fundação espera entregar 20 milhões de doses ao Ministério da Saúde

    COVID-19

    - A produção da vacina 100% nacional contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi iniciada nesta segunda-feira (10). Inicialmente, 20 milhões de doses do imunizante serão entregues ao Ministério da Saúde. A fábrica está preparada para produzir um milhão de doses por dia. Na última sexta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para o uso do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional na produção de vacinas produzidas pela fundação. O processo de elaboração da vacina começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada à espera da aprovação. Esse procedimento demora três dias para ser concluído. A previsão é de que o processo todo, que vai desde a produção até o controle de qualidade, demore cerca de 20 dias. Ou seja, a finalização deve ocorrer ainda no mês de janeiro, de modo que as primeiras entregas sejam feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro. A Fiocruz espera os resultados de experimentos científicos feitos no Reino Unido para saber se conseguirá usar a fórmula para vacinar crianças e adolescentes. Os cientistas também querem verificar se a vacina terá algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do coronavírus.