• Oeste: Piloto de 35 anos morre em queda de avião durante voo teste

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    21/01/2022 - 07:30


    Aeronave decolou e ao fazer uma manobra de retorno, perdeu altura e bateu em uma fiação elétrica

    Luís Eduardo Magalhães

    - O piloto Bruno Gomes de Oliveira, 35 anos, morreu depois que o avião agrícola que pilotava caiu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (20). Bruno morreu no local. O corpo dele, preso às ferragens do avião, foi retirado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 19h30. O Serviço de Atedimento Móvel de Urgência (Samu), também foi acionado. A queda do avião aconteceu às margens da BR-242, no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães, próximo a uma empresa de alimentos. Informações iniciais apontam que o piloto deixou o aeródromo da cidade baiana para fazer um voo de teste após a aeronave passar por manutenção.

  • Matina confirma 2ª morte por H3N2 no município

    20/01/2022 - 22:30


    O primeiro óbito por H3N2 em Matina foi registrado no dia 14 deste mês

    MATINA

    - Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Matina emitiu comunicado informativo sobre a morte de um jovem de 27 anos, vítima do vírus Influenza A H3N2. De acordo com dados da secretaria, o jovem deu entrada no Hospital Municipal Hermenegildo Cardoso de Castro no último dia 13 de janeiro, mas não resistiu as complicações da doença e veio a óbito no mesmo dia. O primeiro óbito por H3N2 em Matina foi registrado no dia 14 deste mês. A vítima foi um idoso de 64 anos, portador de comorbidades, que deu entrada no Hospital Municipal no dia 10 de janeiro.

  • Bolsonaro negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Agência Brasil

    20/01/2022 - 22:16


    Medida prevê fim da cobrança da PIS/Pasep e Cofins nestes produtos

    POLÍTICA

    - O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi disponibilizado, mas os alvos da redução seriam a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). “Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou durante sua live semanal nas redes sociais. O presidente está no Suriname, onde faz uma visita oficial. Segundo Bolsonaro, há um processo de inflação generalizada que não afeta apenas o Brasil. Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol, de 62,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o diesel teve alta de cerca de 47% no mesmo período. Além dos impostos federais, a comercialização de combustíveis também paga o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, e por isso, não seria abrangido por uma eventual aprovação da proposta anunciada por Bolsonaro. Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo não deu estimativa sobre quanto custaria zerar os tributos federais sobre os combustíveis. Em 2018, após a greve de caminhoneiros, o então governo de Michel Temer zerou impostos federais sobre o diesel, mas por meio de decreto e com compensação orçamentária correspondente por meio do aumento de outros impostos. Entre março e abril do ano passado, o governo Bolsonaro suspendeu a cobrança de impostos sobre o diesel, decisão que foi compensada com a elevação da carga tributária em outros setores.

  • PoderData: Lula chega a 42% das intenções de voto com possibilidade de ganhar no 1º turno

    Foto: Reprodução | João Romas Foto: Reprodução | João Romas
    Por Leilane Teixeira

    20/01/2022 - 22:07


    Bolsonaro aparece em segundo, com 28% das intenções de voto

    POLÍTICA

    - A pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (20) indica que Lula (PT) se mantém em liderança na disputa à Presidência. Ele aparece com 42% das intenções de voto. Todos os adversários, somados, chegam a 45%, o que indica possibilidade de vitória do petista no 1º turno. Jair Bolsonaro (PL) é o 2º colocado, com 28%. A seguir, aparecem Sergio Moro (Podemos), com 8%; Ciro Gomes (PDT), com 3%; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 2% cada; Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB), com 1% cada. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não chegaram a 1%. Já em um possível segundo turno, as projeções indicam vitória de Lula em qualquer cenário: contra Bolsonaro, por 54% a 32%; contra Moro, por 49% a 26%; contra Ciro, por 47% a 19%; e contra Doria, por 48% a 16%. A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 511 cidades nas 27 unidades da Federação de 16 a 18 de janeiro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  • Guanambi chega a 988 casos ativos de Covid-19; Caetité registra 77 novos casos em 24h

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/01/2022 - 19:30


    COVID-19

    - As secretarias de Saúde de Caetité e Guanambi, atualizaram nesta quinta-feira (20), a situação da pandemia do novo coronavírus nos referidos municípios. Boletim epidemiológico de Caetité: 77 casos em 24 horas; 360 casos ativos; 4.925 casos confirmados; 4.516 casos curados; 185 aguardando resultado de teste; 03 pacientes internados e 49 óbitos. Boletim epidemiológico de Guanambi: 457 pessoas aguardam resultado de teste; 988 casos ativos; 12.624 casos positivos; 11.506 casos curados; 11 internados; 102 casos em 24 horas e 129 óbitos.

  • Cantora Elza Soares morre aos 91 anos

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    Por Luciana Freire

    20/01/2022 - 18:11


    Artista morreu de causas naturais; informação foi divulgada pela sua assessoria

    CULTURA

    - A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela sua assessoria. "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado ."Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação [...] A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim". Elza Gomes da Conceição é cantora e compositora. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. 

  • Em 20 dias, casos ativos de Covid crescem 705% na Bahia e ultrapassam 14 mil

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Adele Robichez

    20/01/2022 - 17:40


    Em 24 horas, foram registradas mais 3.889 novas infecções e 20 mortes pela doença

    BAHIA

    - A Bahia atingiu 14.743 casos ativos da Covid-19 nesta quinta-feira (20), número 705% maior do que o registrado no primeiro dia do ano. Em 1º de janeiro, a notificação estava em 1.830. Desde então, os casos ativos vêm crescendo cada vez mais. As informações são do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ainda de acordo com o levantamento da pasta, a Bahia registrou 3.889 novos casos do coronavírus e mais 20 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 27.731 pessoas morreram no estado em decorrência da doença e 1.303.045 tiveram a infecção confirmada. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 68% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 66%. Vacinação - Até o momento há 11.009.610 pessoas vacinadas com a primeira dose, 263.539 com a dose única, 9.195.329 com a segunda dose e 1.985.168 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 13.652 crianças já foram imunizadas.

  • Sudoeste: Mulher é presa em flagrante maltratando 14 cachorros

    Foto: Divulgação | Polícia Civil    Foto: Divulgação | Polícia Civil
    20/01/2022 - 17:07


    Os animais foram encontrados fome e bastante desnutridos. A polícia pede apoio da população para adotá-los

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Uma mulher acusada de maltratar 14 cachorros foi presa em flagrante na última quarta-feira (19), por policiais da Delegacia Territorial de Jaguaquara. Eles receberam uma denúncia e constataram que os animais estavam com fome e desnutridos. “Depois de conduzi-la para a delegacia, voltamos ao local e alimentamos os animais. Em Jaguaquara não dispomos de um local adequado para que possamos levar. Após a decisão judicial, vamos contar com o apoio da população para adotar os animais de forma responsável”, disse o titular da DT de Jaguaquara, delegado Chardison Castro de Oliveira. A mulher foi encaminhada para a DT, onde foi autuada em flagrante por maus tratos, ficando à disposição do Poder Judiciário. 

  • Biofábrica da Bahia vai entregar 6.700 mudas aos agricultores familiares de Jequié

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    20/01/2022 - 15:34


    BAHIA

    - Como é bom poder contar com um instituto público de fomento e desenvolvimento agro-sócio-ambiental que produz mudas em escala industrial, amparado pela ciência e que dão vida às melhores mudas pra atender nossa agricultura familiar. A Biofábrica possui 40 mil metros² de extensão, com capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas, em 20 viveiros. Toda esta estrutura apoiada pelo Governo do Estado permite que iniciemos o ano com milhares de entregas de mudas aos agricultores familiares de Jequié, mais precisamente na Associação Comunitária do Povoado de Deus Dará. Os associados terão acesso a 6.700 mudas de alta qualidade pra fortalecer a agricultura familiar local. É o Governo do Estado investindo no potencial do nosso povo pra gerar emprego, renda, garantir soberania alimentar e melhorar a vida das pessoas. Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

  • Área técnica da Anvisa recomenda o uso da Coronavac em crianças de 6 a 17 anos

    Foto: Divulgação | Sesab    Foto: Divulgação | Sesab
    20/01/2022 - 15:26


    O pedido original do Butantan previa que o imunizante poderia ser usada em crianças a partir dos 3 anos de idade

    COVID-19

    - A área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta quinta-feira (20), que o uso da Coronavac seja feito em crianças de 6 a 17 anos. O pedido original do Butantan previa que o imunizante poderia ser usada em crianças a partir dos 3 anos de idade.  Outra recomendação da agência foi de que a vacina não seja aplicada em crianças imunocomprometidas. Com relação à posologia aplicada, seria a mesma dosagem que os adultos recebem e no mesmo período de tempo, com intervalo entre 2 a 4 semanas entre a primeira dose e a segunda. A versão pediátrica da vacina da Pfizer funciona de maneira diferente, com uma posologia menor. A aprovação ou não do imunizante para crianças depende da votação da Diretoria Colegiada do órgão, que ainda está em andamento. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Saúde Leo Prates já deram declarações em que afirmam que, caso aprovada, a Coronavac será a escolha principal para vacinação de crianças contra a Covid-19. Nesta sexta, inclusive, o prefeito voltou a torcer pela aprovação do imunizante. 

  • Ex-prefeita de Igaporã assume cargo na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur)

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    20/01/2022 - 14:49


    IGAPORÃ

    - O governador Rui Costa (PT) publicou na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial do Estado da Bahia a nomeação da ex-prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim, para o cargo de diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em substituição a Antônio Marcelo Passos Silva, que pediu exoneração. A ex-prefeita já assumiu cargo no governo do Estado. Anteriormente, foi assessora de Coordenação de Articulação Política (Coaf) na Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A agora nomeada para cargo estadual já teve nome envolvido em polêmicas até mesmo antes de se tornar prefeita. Ela foi colocada pelo marido como candidata a prefeita de Igaporã menos de 24h antes da eleição. O também ex-prefeito Deusdete, na ocasião, teve o pedido de registro de candidatura indeferido e esperou até as vésperas das eleições para indicar a substituta. Diante disso, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) chegou a cassar o mandato de Cotrim, após considerar a medida como uma “manobra política”, sendo ela considerada “candidata surpresa”. Já em 2017, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) formulou ao Ministério Público do Estado (MP-BA) uma denúncia contra a ex-prefeita pela prática de ato de improbidade administrativa. A corte entendeu que, em 2016, ela realizou a contratação de um “elevado número de servidores temporários”, o que, na cisão do tribunal, representou um gasto total de R$ 7.649.901,76. 

  • Pela 3ª vez, presidente da Câmara de Brumado testa positivo para Covid

    Foto: Reprodução | 97 News Foto: Reprodução | 97 News
    20/01/2022 - 14:13


    BRUMADO

    - Através de comunicado publicado nas redes sociais, a presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT) informou que testou positivo para Covid-19 pela terceira vez. "Boa noite, depois que passou os sintomas de dor abdominal e vômito, eu comecei com nariz entupido e sintomas gripal, como sempre tive minha consciência tranquila em me precaver e transmitir esse sentimento para todos, vim fazer o teste para Covid e, mais uma vez, me decepcionei com o resultado, testei positivo pela terceira vez. Só peço a Deus que nos abençoe e proteja, e que vocês me  coloque em suas orações, um forte abraço, a Covid quer me levar a todo custo, mas Deus e minha fé é mais forte que esse vírus maldito”, escreveu a parlamentar.

  • Rui Costa reduz para 1,5 mil o limite de público em eventos na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mattheus Miranda

    20/01/2022 - 13:09


    Governador anunciou a medida nesta quinta-feira (20)

    COVID-19

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), uma nova redução do limite de público em eventos no estado. O gestor confirmou que o número cairá de 3 mil para 1,5 mil pessoas, com ocupação máxima de 50% da capacidade dos locais. “A regra é o seguinte pode até 50% (da capacidade do local) e isso permanece, mas estamos reduzindo o limite máximo de 3 mil para 1,5 mil pessoas em festas e eventos. Isso visa portanto diminuir a propagação do vírus, já que ela acontece em uma velocidade impressionante. A velocidade de propagação dessa variante (Ômicron) é muito, mas muito superior do que a da variante anterior”, disse o governador. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) registrou, nesta quinta-feira (20), um aumento de 683% na positividade de testes para a Covid-19 nos últimos 19 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), a cada 100 exames analisados, o número saltou de 6,55% testes positivos para 51,29% neste período.

  • CBF adia jogo de estreia do Bahia pela Copa do Nordeste

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    20/01/2022 - 11:49


    Pelo Campeonato Baiano, o tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (26), contra o Doce Mel, na Fonte Nova

    ESPORTE

    - O que seria o primeiro jogo do Bahia pela Copa do Nordeste foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na noite da última quarta-feira (19). A partida, que iria acontecer neste sábado (22), às 17h45, foi remarcada para o dia 24 de fevereiro, um quinta-feira. O Bahia enfrenta o Sampaio Corrêa, na Fonte Nova. A nova data, porém, ainda não tem horário definido. O motivo da alteração também não foi divulgado. Agora, o Bahia fará sua estreia pelo Nordestão em jogo válido pela segunda rodada, no dia 29 de janeiro, contra o Campinense, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande. Pelo Campeonato Baiano, o tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (26), contra o Doce Mel, na Fonte Nova. 

  • Golpista usa fake de amiga no Instagram e lesa caetiteense em R$ 5 mil

    Foto: Reprodução | Ilustrativa     Foto: Reprodução | Ilustrativa
    Por Jorge Santana | Sudoeste Bahia

    20/01/2022 - 10:30


    CAETITÉ

    - Uma pessoa se passou por amiga usando um perfil no Instagram, em que foi oferecido mercadorias para uma caetiteense. Enganada, a vítima acabou realizando um investimento no valor de R$ 5 mil, que seriam destinados a compra de uma geladeira, de um smartphone e de uma televisão. No entanto, a oferta era um golpe, pois o estelionatário fez uso de um fake para extrair o dinheiro da pessoa. Segundo informações, outro criminoso tentou aplicar o mesmo golpe em morador do município, mas este por sua vez, realizou uma verificação na rede social, constatando se tratar de perfil falso. Diante do fato, um boletim de ocorrência foi realizado na Delegacia de Polícia Judiciária de Caetité. O que fazer quando uma pessoa oferece algo pela internet - A primeira atitude a ser tomada é verificar a veracidade do perfil na internet. Uma ligação convencional deve ser feita antes. Em caso de pessoas conhecidas, certifique-se pessoalmente de se tratar de uma venda real.