• Big Data: ACM Neto chega a 48% em pesquisa com Otto candidato a governador

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/02/2022 - 10:00


    Sondagem da Realtime Big Data apresentou dois cenários, em que o pré-candidato enfrenta o senador Jaques Wagner (PT) ou o senador Otto Alencar (PSD)

    POLÍTICA

    - O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta quarta-feira (23). Por causa das novas possibilidades de composição da chapa governista, o instituto fez a pesquisa em dois cenários – ambos estimulados, em que os nomes dos candidatos são apresentados. Quando o senador Jaques Wagner aparece como candidato a governador, ACM Neto aparece com 45% das intenções de votos, contra 30% do petista, e 9% do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). Bernandete (Psol) foi citada por 5% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 7% enquanto 4% não souberam responder. Quando o candidato do grupo do governador Rui Costa (PT) é o senador Otto Alencar (PSD), ACM Neto fica com 48% de preferência, contra 17% do presidente estadual do PSD. Neste cenário, João Roma sobe para 10%, e Bernadete tem 7%. Branco/nulo e não sabe somaram 10% e 8% dos entrevistados, respectivamente. Foram ouvidas 1.200 pessoas, por telefone. Com margem de erro de 3% e confiança de 95%, a pesquisa da RealTime Big Data está registrada no TSE sob o número BA-07144/2022.

  • Possibilidade de rompimento de barragem no município de Riacho de Santana preocupa comunidades rurais de Matina

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    23/02/2022 - 09:33


    RIACHO DE SANTANA

    - Por meio de comunicado publicado na última segunda-feira (21), a Comissão Municipal de Defesa Civil de Matina informou que a Barragem de São Francisco está na eminência de romper a qualquer momento, podendo atingir comunidades como Mamoninha, Mucambo, Coloco e Plaquinha. “Decidimos enviar uma equipe para levar o alerta a essas comunidades, recomendando providências simples como retirar os animais das áreas de pasto mais baixas e manter o estado de atenção”, disse Mateus Fernandes, coordenador Municipal da Defesa Civil. A Defesa Civil de Riacho de Santana está monitorando a situação.

  • Ministério da Saúde estuda transformar pandemia em endemia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Metrópoles

    23/02/2022 - 09:30


    Alguns países europeus adotaram a medida, reduzindo restrições; secretários e conselhos serão ouvidos pela pasta

    COVID-19

    - O Ministério da Saúde planeja avaliar, depois do Carnaval, a transformação da pandemia de Covid-19 em endemia. A medida está sendo adotada em alguns países europeus e, na prática, significa o fim de algumas limitações, como obrigatoriedade de apresentação de teste negativo de Covid para entrada no país e a exigência do uso de máscaras de proteção facial em locais abertos. A secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, admitiu que a pasta estuda reavaliar o status da Covid-19, mas observou que haverá discussão os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems). Além disso, o órgão consultará a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O ministério espera chegar a decisão final em três a quatro semanas. De acordo com a secretária, será observada a dinâmica do contágio – se há queda – e o comportamento da subvariante BA.2, da cepa Ômicron. No país, foram notificados 12 casos positivos da subvariante BA.2 – sete em São Paulo, três no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais. “Não dá pra falar disso ainda neste momento, porque os casos estão altos, é todo um processo”, afirmou a médica. ” Vai ter o cuidado que a gente teve na mobilização. Agora, [será] da desmobilização”, frisa a médica”.

  • Bahia é o quinto estado do país com mais vagas no Prouni; inscrições estão abertas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    23/02/2022 - 08:00


    Estado tem mais de 17 mil vagas

    EDUCAÇÃO

    - A Bahia é o quinto estado com maior número de vagas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). No estado são 17.179 disponibilizadas em instituições privadas. As inscrições estão abertas desde terça-feira (22) no site e ficam disponíveis até sexta-feira (25). A primeira chamada será feita no dia 2 de março. Com o programa, é possível conseguir dois tipos de bolsas em faculdades particulares. O candidato pode obter a bolsa integral caso comprove renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (R$ 1.818). Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, a renda mensal por pessoa deve ser de até três mínimos (R$ 3.636). Além disso, o candidato precisa se encaixar em uma dessas cinco categorias: ter cursado o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral; ter cursado parcialmente o ensino médio em escola da rede pública e parcialmente em particular, como bolsista integral; ser PCD (pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino no exercício da profissão. É preciso ter tirado ao menos 450 no Enem e não ter zerado a redação.

  • Micks Fibra chega a Caetité com promoções e muitos benefícios

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    23/02/2022 - 08:00


    CAETITÉ

    - A Micks Fibra, provedor de internet e telefonia móvel há 27 anos no mercado, prepara sua chegada a Caetité, dando continuidade à sua expansão para atuação em mais cidades. Com atuação em Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Candiba e Pindaí. Para o lançamento, prestigiando os cidadãos caetiteenses, a Micks realizará uma Super Live de prêmios, que sorteará 01 TV Samsung 50 polegadas, 3 meses de internet fibra óptica de 500 megas, dois anos de Cine Micks (a plataforma de filmes da empresa), uma assinatura do Micks TV com mais de 90 canais e 3 meses de uso do Chip Micks, para ligações ilimitadas para qualquer operadora e 4 gigas de acesso móvel à internet. A Super Live acontecerá no Instagram da Micks Brasil no dia 21/03, às 19:30h. Para concorrer aos prêmios, basta se cadastrar no siteVagas de trabalho em Caetité - Em sua chegada a Caetité, a Micks Fibra gerou um alto volume de oportunidades de trabalho, sendo 30 vagas para consultor de vendas, 2 vagas para atendente de loja, 16 vagas para técnico de rede e 1 vaga para supervisor comercial. Interessados podem se candidatar no site de vagas da Micks. Recentemente, a Micks Fibra foi eleita como uma das Melhores Empresas para Se Trabalhar pela Great Place to Work, em uma avaliação que contempla empresas do mundo todo. Para os clientes, a Micks tem preparado um universo de vantagens que tornarão a assinatura ainda mais vantajosa. Isto se soma ao serviço de atendimento premiado e humanizado, que é a marca registrada da empresa.

  • Bebê de 8 meses é arremessado de moto em acidente no oeste do estado

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues

    23/02/2022 - 07:00


    Criança estava com os pais e foi atingida por um veículo em alta velocidade; vítima está em estado grave

    BAHIA

    - Um bebê de apenas oito foi arremessado de uma moto após um acidente ocorrido na terça-feira (22), no município de Barra, no oeste do estado. A criança, que estava acompanhada dos pais na motocicleta, foi arremessada após o trio ser atingido por um carro em alta velocidade. A vítima está internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, em estado considerado grave. Câmeras de segurança registraram o acidente e mostram a violência com que as vítimas foram atingidas. A gravação mostra o casal e o bebê seguindo em baixa velocidade, na motocicleta. Quando a família chega no cruzamento com outra via, o carro surge em alta velocidade e atinge os três. As imagens mostram que os três foram arremessados e caíram no chão. O motorista do carro parou e prestou socorro às vítimas. Inicialmente, o bebê foi levado para o Hospital Ana Marianni, mas acabou sendo transferido por causa da gravidade dos ferimentos. Os pais da criança também estão internados, mas o estado de saúde deles não foi divulgado. O condutor do carro será ouvido pela polícia.

  • Cai para 71 o número de casos ativos em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/02/2022 - 07:00


    GUANAMBI

    - A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, por meio de boletim epidemiológico, informou que foram confirmados, desde o início da pandemia, 14.787 casos de covid-19, destes, 134 vieram a óbitos, 14.582 recuperados e 71 ativos. Os casos notificados são de pacientes com Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), dentre esses, alguns entram nos critérios para exames da Covid-19. O município tem o total de 178.113 doses de vacina aplicadas. É necessário continuar seguindo os protocolos de segurança para frear a propagação do vírus, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

  • Caetité registra 43 casos ativos da covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/02/2022 - 07:00


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, o município registra atuais 43 casos ativos da covid-19. Até o momento, 25 pessoas aguardam resultado de exame e 04 pessoas estão internadas em decorrência da doença. Há 42 casos suspeitos da covid-19. Desde o início da pandemia, 6200 casos foram confirmados e 51 pessoas morreram. Até o momento, 13.280 exames para detecção da covid-19 foram realizados.

  • Bahia registra 48 mortes por Covid e 3.791 novos casos da doença em 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    23/02/2022 - 06:00


    Taxa de ocupação de leitos de UTI adulto está em 55% e a pediátrica está em 82%

    BAHIA

    - A Bahia registrou 3.791 novos casos de Covid-19 e 48 mortes pela doença em 24 horas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (22). Ainda de acordo com o levantamento da pasta, a Bahia contabilizou 13.683 casos ativos. Desde o início da pandemia, 28.977pessoas morreram no estado em decorrência da Covid e 1.489.594 tiveram a infecção confirmada. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 55% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 82%. Vacinação - Até o momento a Bahia tem 11.400.192 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.319.654 com a segunda dose ou dose única e 3.522.089 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 514.911 crianças já foram imunizadas.

  • Paulinha Abelha está respirando com suporte de aparelhos, diz novo boletim médico médico

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Vitor Silva

    22/02/2022 - 14:30


    Artista está internada com problemas renais

    DIVERSOS

    - De acordo com novo boletim médico publicado nesta terça-feira (22) nas redes sociais sobre o quadro de saúde da cantora da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha que está internada no Hospital Primavera, em Aracaju, a artista está respirando com suporte de aparelhos. “Informamos que a paciente Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, segue internada em unidade de terapia intensiva. Mantém quadro neurológico, sem necessidade de medicamentos para ajuste da pressão, respirando com suporte de aparelhos, mantenho a oxigenação adequada e necessitando de hemodiálise para ajuste da função renal”, diz comunicado. A artista está internada desde o último domingo (13), realizando terapia renal substantiva. 

  • Vitória da Conquista: Polícia identifica dupla que furtou objetos em condomínio de luxo avaliados em 500 mil

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    22/02/2022 - 13:00


    CASO DE POLICIA

    - A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), identificou como Matheus Alexandre Gomes de Morais e Nathan Henrique Oliveira Rizzi de Magalhães a dupla acusada de participação em assalto a um condomínio de luxo no bairro Candeias, em Vitória da Conquista. O crime ocorreu em outubro do ano passado e outro indivíduo também participou do crime, porém, este ainda segue sem identificação. De acordo com informações da polícia, os assaltantes furtaram, bolsas, joias, cartões bancários, notebook, além de dinheiro nas moedas real, euro e dólar, totalizando mais de R$ 500 mil. Matheus foi preso no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (21), e está detido no Presídio Nelson Hungria, onde ficará à disposição da Justiça. Nathan está foragido da Justiça. “As informações que nós temos é de que se trata de uma organização criminosa de São Paulo, que atuou no estado do Rio de Janeiro, na Bahia nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador, e na Paraíba. Eles vêm de ônibus, aqui pegam um táxi e assim eles ingressam”, disse o delegado titular da DRFR, Ney Brito.

  • Caetité: Homem aborda mulher e tenta colocá-la a força dentro de carro no centro da cidade

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    22/02/2022 - 12:30


    A Polícia Civil está investigando o caso para tentar saber qual o objetivo do criminoso.

    CAETITÉ

    - Na noite do último domingo (20), por volta das 21h25, câmeras de monitoramento instaladas em um estabelecimento comercial situado na Rua Barão, no Centro de Caetité, registraram o momento em que uma mulher que foi abordada por um homem, o qual ainda tentou colocá-la a força dentro de um veículo Fiat Palio, de cor prata. Nas imagens é possível ver que o homem já estava no local. Ele sai do carro, percebe a aproximação da vítima e abre a porta traseira. Quando a mulher se aproxima, ele a aborda e empurra para dentro do automóvel. Ela entra em luta corporal com o bandido e consegue fugir. O homem foge em seguida, no sentido contrário a vítima. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Caetité. A Polícia Civil está investigando o caso para tentar saber qual o objetivo do criminoso. As imagens ajudarão na identificação do suspeito.

  • Prefeito de Caetanos posta foto de filha portando armas

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    22/02/2022 - 10:15


    REGIÃO

    - O prefeito de Caetanos, Paulo de Reis (PCdoB), publicou na rede social Instagram, na aba “story”, foto de sua filha portando armas. A publicação seria em virtude do aniversário da criança. Segundo o site Bahia Notícias, a reportagem tentou contato com o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o momento não houve retorno. As armas expostas em 03 fotos são muito similares a armamento verdadeiro e, como o prefeito não se pronunciou, ainda não há a informação se podem ser réplicas.

  • Acusado de feminicídio em Aracatu é preso em SP

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    22/02/2022 - 10:00


    ARACATU

    - Um homem identificado como Edvaldo Nascimento Porto, de 52 anos, acusado do crime de Feminicídio, praticado no município de Aracatu no ano de 2020, foi preso no Estado de São Paulo. Na ocasião do crime, Edvaldo deixou o corpo da ex-companheira por cerca de três dias ao lado do filho, de 4 anos. Após diversas diligências, o núcleo de inteligência da 34ª CIPM/Brumado descobriu que o referido estaria escondido em São Paulo e, munidos das informações passadas pela Polícia  Militar brumadense, a Polícia Paulista efetuou o cumprimento ao mandado de prisão emitido pela Vara Criminal de Brumado, apresentando o suposto autor de homicídio na sede da Delegacia de Polícia Civil, no município de Morungaba (SP).

  • Sem reajuste salarial há 02 anos, professores da rede municipal protestam em Sebastião Laranjeiras

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    22/02/2022 - 09:00


    SEBASTIÃO LARANJEIRAS

    - Em protesto por aumento salarial, professores da rede municipal de ensino de Sebastião Laranjeiras, na região sudoeste da Bahia, protestaram na tarde da última segunda-feira (21), e voltaram a se mobilizar na manhã desta terça-feira (22), na Praça da Feira. De acordo com o sindicato da categoria, não há reajuste salarial há 02 anos e o prefeito, Pedro Malheiros não sinalizou nenhum tipo de acordo ou previsão para o reajuste. O sindicato reforçou ainda que já apresentou os meios legais ao chefe do Executivo, no entanto, o prefeito não cumpre o acordo assinado em ATA. “Só queremos que o prefeito pague o que é de direito, não queremos mais nada”, ressaltou uma professora.