• Bahia registra 1.289 casos ativos de Covid-19 e mais 14 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    28/03/2022 - 17:30


    BAHIA

    - O boletim epidemiológico desta segunda-feira (28) registra 1.289 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 52 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%) e 95 recuperados (+0,01%) e mais 14 óbitos. Dos 1.530.106 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.499.145 já são considerados recuperados e 29.672 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.804.936 casos descartados e 327.010 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.891 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.441.938 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.500.488 com a segunda dose ou dose única e 4.741.659 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 793.093 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 131.017 já tomaram também a segunda dose.

  • Iuiú: Mulher é presa após se trancar com filha em quarto e atear fogo em casa

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    28/03/2022 - 12:30


    IUIÚ

    - Na tarde do último domingo (27), uma mulher de 22 anos foi presa em Iuiú, no povoado de Casa Armada, zona rural da cidade, após se trancar com a filha de 2 anos dentro de sua residência e atear fogo na casa. De acordo com informações da Polícia Militar, a motivação do ato teria sido uma discussão com o companheiro. Quando chegou ao local, a guarnição foi informada que o pai da criança e populares já haviam conseguido quebrar a porta do imóvel e salvar as duas, contudo, a mãe teria fugido com a menor para dentro do mato. Buscas foram iniciadas e os militares encontraram a mulher. Ela e a filha foram encaminhas ao hospital. Após o atendimento, a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi presa por tentativa de homicídio.

  • Rui é cotado para assumir Economia em um eventual governo Lula, diz coluna

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    28/03/2022 - 11:37


    O nome do governador também é lembrado pelo senador Jaques Wagner e pelo deputado José Guimarães, do Ceará

    POLÍTICA

    - O nome do governador Rui Costa (PT) é cotado para ocupar a vaga de ministro da Economia em um eventual governo Lula (PT). As informações são da coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que tem trabalhado às escuras como articulador político da campanha do ex-presidente, aposta em Rui Costa como um forte nome, na condição de ex-governador nordestino, para ocupar a cadeira. O nome do governador também é lembrado pelo senador Jaques Wagner (PT) e pelo deputado José Guimarães, do Ceará, prossegue a publicação. Quando se pergunta se ele não preferia um economista ou um técnico, Dirceu responde com autoironia. Diz que os quadros do partido ou já estão velhos ou são como ele, que enfrentam problemas com a Justiça.

  • Vitória da Conquista: 06 pessoas da mesma família morrem em grave acidente em MG

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/03/2022 - 10:30


    REGIÃO

    - Um grave acidente de carro no estado de Minas Gerais resultou na morte de 06 pessoas da mesma família, natural de Vitória da Conquista.  De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente foi registrado no último sábado (26), no município de Francisco Sá, em Minas Gerais. A família, que atualmente morava em Bertioga, em São Paulo, estava em trânsito para a cidade natal, onde visitaria familiares. No trajeto, um caminhão carregado de gesso descia a Serra de Francisco Sá quando perdeu os freios, invadiu a contramão e bateu de frente com o carro, que estava na frente da carreta. O caminhão que provocou o acidente caiu na ribanceira, deixando o condutor ferido, preso às ferragens. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o IML de Montes Claros para serem identificados. Os familiares das vítimas moram no bairro Morada Nova, em Vitória da Conquista.

  • Tragédia na Bahia: Quatro homens morrem e outros três são hospitalizados após tentativa de "gato"

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/03/2022 - 08:00


    A Coelba esteve no local e concluiu que um cabo utilizado irregularmente se rompeu e atingiu as vítimas

    BAHIA

    - Quatro homens morreram eletrocutados enquanto tentavam fazer uma ligação clandestina de energia elétrica, conhecida como "gato". O caso aconteceu na cidade de Valente, cerca de 250 quilômetros de Salvador, no domingo (27). Outras três pessoas foram atingidas pela carga elétrica. Segundo a Polícia Civil, o grupo tentava fazer o "gato" de um poste para uma casa. As vítimas foram identificadas como Diomarques Gordiano, Leilton Carneiro, Misael e Esmeraldo. Os outros três homens que estavam com eles foram socorridos para o Hospital Municipal José Mota e o estado de saúde deles não foi divulgado. A Coelba esteve no local e concluiu que um cabo utilizado irregularmente se rompeu e atingiu as vítimas.

  • Bahia: Homem morre após passar mal durante procedimento de implante capilar

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    28/03/2022 - 06:00


    Caso aconteceu neste domingo (27)

    BAHIA

    - Após passar mal durante um procedimento de implante capilar um homem morreu neste domingo (27), na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. A vítima foi identificada como Cláudio Marcelo de Almeida e chegou a dar entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) mas não resistiu. O levantamento cadavérico do paciente foi feito por volta das 9h30. Segundo informações da Polícia Civil, a clínica onde o homem realizava o procedimento acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contudo o paciente já chegou no hospital em parada cardiorrespiratória. Ainda de acordo com a polícia, a informação repassada a equipe do Samu foi de intercorrência durante tratamento de implante capilar. A Polícia Civil aguarda o resultado do laudo de necropsia para saber a causa da morte.

  • Bahia registra 1.346 casos ativos de Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    27/03/2022 - 17:15


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid adulto está em 20%, e pediátrico 80%.

    BAHIA

    - O boletim epidemiológico deste domingo (27) registra 1.346 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 48 horas, foram registrados 1.046 casos de Covid-19, 1.130 recuperados e mais 01 óbito. Dos 1.530.054 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.499.050 já são considerados recuperados e 29.658 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid adulto está em 20%, e pediátrico 80%.

  • União de Ivana e Warlei assegura início de licitação para obras de asfalto em Urandi

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    27/03/2022 - 14:13


    POLÍTICA

    - Foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (19), o aviso de licitação para contratação de empresa que executará as obras de pavimentação asfáltica dos acessos a BA 263 e a BR 122, no município de Urandi, numa extensão de cerca de 4km. O investimento foi garantido após uma luta do mandato da deputada Ivana Bastos e do prefeito Warlei junto à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A abertura da licitação será realizada no dia 28 de abril, às 14h30. Os detalhes do edital podem ser consultados no site http://www.infraestrutura.ba.gov.br/. Para Ivana Bastos, a publicação representa mais uma demonstração da união de forças com a gestão municipal e o governo do estado, através da Seinfra, com o compromisso de levar mais desenvolvimento para o município e melhores condições de trafegabilidade. “Seguimos acompanhando os próximos passos até ver essa obra sair do papel”, destacou Ivana Bastos.

  • Deputado Zé Rocha confirma que vai se filiar ao União Brasil

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    27/03/2022 - 10:00


    Deputado afirma que vai ser filiar “para participar do partido de ACM Neto nessa campanha vitoriosa pra governador"

    POLÍTICA

    - O deputado federal Zé Rocha afirmou neste domingo (27) que vai se filiar ao União Brasil para disputar a reeleição ao Congresso Nacional. O parlamentar acompanhou neste sábado (26) o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), em visita ao município de Santa Maria da Vitória, no Oeste do Estado. Já se filiou ao partido o filho de Zé Rocha, Manuel Rocha, ex-prefeito de Coribe e pré-candidato a deputado estadual. “Neto esteve aqui em Santa Maria da Vitória, onde teve uma das maiores manifestações políticas havidas aqui, em prol da sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Eu estarei filiando ao União Brasil na próxima semana para participar do partido de ACM Neto nessa campanha vitoriosa pra governador”, afirmou. Ele reforçou que buscará seu décimo segundo mandato como parlamentar, sendo o oitavo para deputado federal. Ele lembrou ainda do início de sua caminhada política com o apoio do ex-senador Antônio Carlos Magalhães. “Portanto, é uma alegria muito grande, porque eu iniciei na minha vida pública como deputado estadual sendo apoiado pelo seu avô, Antônio Carlos Magalhães. Militamos durante vários mandatos juntos e agora retorno para continuarmos essa caminhada, que eu sei que é importante para os baianos transformar a Bahia num estado melhor para se morar, para se viver”, disse.

  • MP-BA aponta irregularidades nos contratos de saúde em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    27/03/2022 - 07:30


    Órgão recomenda a rescisão imediata de todos os contratos firmados pela gestão municipal com empresas que apresentam quadro societário com participação de qualquer servidor público

    GUANAMBI

     

    - O Ministério Público estadual recomendou ao prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, e à secretária Municipal de Saúde, Nancy Ferraz da Silveira, a rescisão imediata de todos os contratos firmados pela gestão municipal com empresas que apresentam quadro societário com participação de qualquer servidor público. De acordo com o MP-BA, a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires recomendou ainda que não sejam realizadas novas contratações nem prorrogados contratos firmados nos mesmos moldes “ilegais e imorais”. Na recomendação, expedida na última terça-feira (22), a promotora de Justiça orienta a imediata instauração e conclusão efetiva de processo administrativo disciplinar, com o objetivo de aplicar sanção aos médicos servidores públicos municipais que celebraram, por meio de suas pessoas jurídicas, contratos de credenciamento com a Prefeitura, “mesmo já tendo vínculo com o Município”. No documento, recomenda-se também a adequação dos termos de credenciamento subsistentes e dos que serão celebrados futuramente às normas constitucionais e àquelas previstas na Lei de Licitações.

  • Bahia registra apenas um óbito por Covid nas últimas 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    26/03/2022 - 20:00


    Demais dados da doença não foram divulgados devido a problemas técnicos

    BAHIA

    - Nas últimas 24 horas, foi registrado um óbito por Covid-19 na Bahia, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Os demais dados da doença não foram divulgados neste sábado (26), por causa de problemas na base de dados do Ministério da Saúde. Até o momento 11.490.075 pessoas estão vacinadas com a primeira dose contra o coronavírus, 10.498.789 com a segunda dose ou dose única e 4.702.523 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 789.376 crianças já foram imunizadas com a primeira dose 114.905 já tomaram também a segunda dose.

  • Bahia sofre sexto aumento de gasolina no ano

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    26/03/2022 - 14:00


    Estado tem a gasolina mais cara do país

    BAHIA

    A Bahia terá um novo aumento no preço da gasolina. De acordo com o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), distribuidoras e postos de combustíveis foram informados do sexto aumento dos preços da gasolina e do diesel na manhã deste sábado (26). Segundo o sindicato, a Acelen, operadora da Refinaria Mataripe, aumentou em R$0,15 o preço do litro da gasolina A, e em R$0,56 o preço do litro do diesel S10 para as distribuidoras. Por meio de nota, a Acelen justificou o aumento com a guerra que ocorre na Ucrânia.  "Nos últimos 26 dias, com o agravamento da crise gerada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, o preço internacional do barril de petróleo disparou, superando os US$120 por barril, o que gerou impacto direto nos custos de produção". Ainda segundo a Acelen, o aumento será de 12,5% para o Diesel S10 e 3,7% para a Gasolina A, enquanto o Diesel S500 não sofre mudanças no preço. A refinaria já começa a vender os combustíveis às distribuidoras com o novo reajuste a partir de hoje. Já a decisão de repassar os aumentos ou não aos consumidores - ou seja, aumentar ou não o preço na bomba de gasolina para quem abastece - cabe às distribuidoras e a cada posto. As informações são do Metropress.

  • Região: PRF apreende mais de 1 tonelada de material explosivo

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    26/03/2022 - 12:30


    Pólvora estava acondicionada em pequenos tubos e escondida em fundo falso do baú do caminhão

    JEQUIÉ

    - Policiais Rodoviários Federais apreenderam, nesta sexta-feira (25), 115 caixas contendo 25 mil tubos de pólvora, na BR 116, na altura do município de Jequié, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a PRF, no decorrer da abordagem, os ocupantes do veículo repassaram informações desencontradas quando questionados da viagem e apresentaram um nervosismo exacerbado. Diante da situação de fundada suspeita e expertise dos policiais envolvidos na ocorrência, foi realizada busca técnica avançada de fiscalização no veículo, e assim constatado que existia no seu compartimento de carga um fundo falso, preparado para esconder e transportar algo. Em seguida a equipe conseguiu acesso ao fundo falso e ali foram encontradas as caixas, contendo o material explosivo, com peso total aproximado de 1.304 Kg, desprovido de qualquer documentação que comprovasse a licitude do transporte. Ao serem questionados, informaram que receberam a carga na cidade de Lagoa da Prata/MG e levariam para a cidade de Feira de Santana/BA, onde entregariam para um empresário. Não souberam informar qual o valor da carga, muito menos o seu fim. Assim, ocupantes ilesos e em pleno gozo de suas capacidades físicas e mentais, veículo e pólvora encaminhados à Polícia Judiciária local. O Exército Brasileiro também foi informado acerca da apreensão. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Fabrico, fornecimento, aquisição posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante.

  • Vestindo uniforme de socorrista, homem invade sede do Samu em Brumado

    Foto: Luciano Santos l 97NEWS Foto: Luciano Santos l 97NEWS
    26/03/2022 - 07:00


    Durante a fuga, o homem abandonou a motocicleta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fugiu usando o carro. No entanto, ele bateu em outro veículo e foi capturado

    BRUMADO

    - Um homem foi preso na sexta-feira (25) suspeito de invadir a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia. O suspeito invadiu o local com facilidade, na madrugada do dia anterior, passando pelo segurança vestido com o macacão e a motocicleta de uso dos funcionários do Samu. Durante a fuga, o homem abandonou a motocicleta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fugiu usando o carro. No entanto, ele bateu em outro veículo e foi capturado. Segundo a Polícia Civil, essa é a terceira vez que este homem é preso. Com ele, foram apreendidos uma motocicleta, um capacete, uniforme, celular e pasta com medicamentos do Samu roubados. A coordenação do Samu informou que vai intensificar a segurança no local.

  • Idoso é preso após ser flagrado se masturbando em veículo no Centro de Caetité

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    25/03/2022 - 19:30


    CAETITÉ

    - Um idoso, de 64 anos, foi preso na manhã dessa sexta-feira (25), depois de ser flagrado se masturbando e fazendo gestos obscenos dentro de um veículo na Rua Barão, no Centro de Caetité. Imagens gravadas por populares mostram o idoso fazendo movimentos com as mãos próprios da masturbação. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, ele ainda fez gestos obscenos para pedestres que passavam pelo local. A Polícia Militar (PM) foi acionada e deu voz de prisão ao idoso. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi ouvido e liberado. Após os procedimentos sobre os fatos serem concluídos, o homem será indiciado pelo crime de importunação sexual. A polícia segue investigando o caso.