• Em Guanambi, reunião analisa pontos que podem flexibilizar a abertura do comércio; novo decreto pode ser publicado ainda hoje

    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia
    06/04/2020 - 15:30


    A reunião em questão prevê a análise de flexibilização apenas para comércios do atacado e varejo.

    GUANAMBI

    - Nesta segunda-feira (06), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, vice-prefeito Hugo Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Alvisa Prates, e comerciantes se reuniram para definir pontos que possam culminar na possível publicação de um novo decreto que possa flexibilizar a abertura do comércio. Dentro os pontos abordados, foi proposta a abertura do comércio de forma restrita e controlada; controle de entrada e saída dos estabelecimentos sobre forma de conter aglomerações; uso de EP'is por parte dos colaboradores nas medidas antisépticas e sanitárias; fiscalização colaborativa por parte do empresariado que autuar a seus pares caso for preciso; estabelecimento de multas e as demais sanções possíveis; estímulo para entrada de clientes apenas com máscaras; controle alfabético para acesso aos bancos por parte dos aposentados; obrigatoriedade do poder público de efetuar a higienização dos ambientes abertos com produtos pertinentes a higiene das ruas (como o protocolo de intenção); feira livre de forma linear com espaçamento de 3 metros; reprodução das solicitações tributárias já realizadas em ofício pela CDL;  prioridade em agências bancárias no atendimento a grupos de risco e priorizar o uso de meios eletrônicos para pagamento evitando o uso de moeda. Ouça a entrevista concedida pelo vice prefeito Hugo Costa:

    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia

    Os comerciantes também se propuseram a doar máscaras e adotar medidas nas entradas como a aplicação de álcool em gel nas mãos dos clientes. Cabe lembrar que a reunião em questão prevê a análise de flexibilização apenas para comércios do atacado e varejo. As academias, bares e similares continuam com as atividades suspensas até ulterior deliberação. Bares e restaurantes, continuam a funcionar apenas no sistema delivery.  A presidente da CDL, Alvisa Prates fez uma análise sobre a situação nas agências bancárias e ressaltou que se faz necessária a normatização das filas nestes locais. Sugeriu a convocação dos aposentados e pensionistas por ordem alfabética e com hora marcada. O vice-prefeito Hugo Costa, por sua vez, disse que o Comitê de Saúde da Covid-19 e o 17° Batalhão de Polícia Militar são contra, nesse momento, a abertura do comércio. Diante do que foi apresentando, o prefeito Jairo Magalhães disse que as decisões e sugestões serão levadas para o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 e posteriormente fará uma coletiva de imprensa para a divulgação de um possível cronograma. Um novo decreto pode ser publicado ainda hoje. Ouça a entrevista concedida pela presidente da CDL Alvisa Prates:

  • Guanambi

MAIS NOTÍCIAS