• Operação da PM apreende 410 kg de maconha no oeste do estado

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    27/04/2022 - 08:00


    Material estava em um caminhão em posto de combustível

    BAHIA

    - Policiais militares da 85ª e 83ª CIPMs apreenderam, na madrugada desta terça-feira (26), 410 kg de maconha. O material, que estava em um caminhão na zona urbana de Luís Eduardo Magalhães (LEM), foi apresentado na delegacia da região e o motorista acabou preso. Segundo a Polícia Militar, as guarnições das duas Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) foram acionadas após o recebimento de uma denúncia anônima sobre o transporte de carregamento de drogas. Ao chegarem ao local, um posto de combustível da cidade, os policiais localizaram diversas caixas empilhadas e prontas para serem carregadas em um caminhão. No interior do baú do veículo, foram encontradas caixas contendo 342 tabletes de maconha, duas motocicletas, uma bicicleta e notas fiscais de produtos diversos. O condutor do caminhão, um homem de 49 anos, foi apresentado na delegacia da região, onde todo material foi apresentado.

  • Bahia registra 467 novos casos de Covid-19 e três mortes pela doença nas últimas 24h

    Foto:Reprodução | AFP Foto:Reprodução | AFP
    26/04/2022 - 18:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto está em 15% e os pediátricos está em 77%

    COVID-19

    - A Bahia registrou 467 novos casos de Covid-19 e três mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim epidemiológico deste terça-feira (26), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número de casos ativos de Covid no estado está em 336. Desde o início da pandemia, 1.541.563 casos foram confirmados e 29.846 pessoas morreram por causa da doença. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 15%, ou seja, 58 dos 390 leitos estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 32 dos 43 leitos ocupados, o que corresponde a 77% de ocupação.

  • Mais um grande investimento chega para a população de Caetité

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    26/04/2022 - 15:30


    CAETITÉ

    - Após o trabalho da deputada Ivana Bastos e do prefeito Valtécio Aguiar, em parceria com o Governo da Bahia, foi publicado no Diário Oficial do Estado, do último sábado (23), o aviso de licitação para as obras de recuperação da pista do aeroporto. “É uma conquista enorme, que garante uma melhor estruturação do aeroporto, proporcionando maior segurança e eficiência nos pousos e decolagens. Agradeço ao secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o diretor de Terminais e Aeroportos da Seinfra, Denisson de Oliveira, e toda equipe de governo por atender mais essa demanda de Caetité”, afirmou a deputada. A abertura dos envelopes acontecerá no dia 31 de maio às 9h00. Os interessados em participar do processo licitatório poderão obter informações no telefone (71) 3115-2174, no site: www.infraestrutura.ba.gov.br e e-mail: [email protected].

  • Caetité: TJ-BA desobriga prefeitura de suspender seleção de feirantes para o novo Mercado Municipal

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    26/04/2022 - 15:30


    CAETITÉ

    - Em solenidade realizada na última sexta-feira (22), feirantes oriundos do município de Caetité receberam, por meio da Prefeitura Municipal de Caetité, na Praça do Mercado, as chaves dos boxes que serão utilizados para a realização das suas respectivas atividades. Os contemplados realizaram previamente um cadastro que possibilitou que concorressem aos 44 boxes disponibilizados pela prefeitura. Devido ao ato, em dezembro de 2021, o prefeito Valtércio Aguiar (PDT) foi acionado na justiça por comerciantes de confecções que se sentiram excluídos do processo de seleção do novo Mercado de Utilidades. No entanto, em decisão nesta segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu recurso do prefeito e reverteu a obrigação de suspender a seleção de comerciantes para o mercado municipal. Em sua defesa, a prefeitura declarou que os reclamantes esperavam ocupar determinados espaços no local, mas não se atentaram às definições de quem ocuparia os boxes.

  • Lula promete derrubar sigilos de 100 anos de Bolsonaro se for eleito presidente

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    26/04/2022 - 13:00


    Um dos primeiros e mais conhecidos sigilos de 100 anos impostos pelo presidente refere-se à sua carteria de vacinação contra a Covid-19

    POLÍTICA

    - O pré-candidato ao Planalto e ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (26), que pode derrubar os decretos de sigilo de 100 anos impostos pelo governo, prática que se tornou frequente na gestão Bolsonaro. Em entrevista a blogueiros de esquerda, o petista disse que Bolsonaro é refém do Congresso Nacional. "Ele vive de favor, fazendo decreto lei, fazendo indulto fora de hora, transformando qualquer coisinha que os filhos dele façam em sigilo de 100 anos. Tudo é sigilo de 100 anos. Mas se preparem que nós vamos dar um jeito nisso", afirmou Lula. Um dos primeiros e mais conhecidos sigilos de 100 anos impostos pelo presidente refere-se à sua carteria de vacinação contra a Covid-19. O mais recente refere-se aos encontros entre Bolsonaro e os pastores Gilmar e Arilton, lobistas do Ministério da Educação (MEC). Anterior à fala de Lula, ao ser questionado por um internauta sobre o uso indiscriminado de sigilos, Bolsonaro ironizou: "Em 100 anos saberá". 

  • Caetité: 63ª zona eleitoral alerta para fim do prazo para regularizar título de eleitor

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    26/04/2022 - 10:00


    A regularização do documento pode ser feita pelo portal do TSE

    CAETITÉ

    - Os eleitores da 63ª zona eleitoral, que abrange o município de Caetité e Lagoa Real, que estão com pendências no título de eleitor tem até o próximo dia 04 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. A regularização do documento pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento. Antes de qualquer alteração, é ideal que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas. Se for o caso, basta gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento e aguardar a identificação da quitação pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito. Após conferir a situação eleitoral, reúna os dados que serão anexados ao requerimento – realizado por meio do sistema Título Net, no site do TRE correspondente. Será necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos: Documento oficial de identidade com foto (frente e verso). Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço). Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver). Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos). Faça, também, uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros. “Devemos lembrar que esse prazo não será prorrogado pela Justiça Eleitoral, pois foi uma resolução definida com prazo de 150 dias antes das eleições”, disse Claudio Bonfim, assistente de Chefe de Cartório da 63ª zona eleitoral, em entrevista ao Sudoeste Bahia.

  • Mulher fica ferida após ser atropelada por caminhão em Guanambi

    Foto: Divulgação | SMTran Foto: Divulgação | SMTran
    26/04/2022 - 09:30


    GUANAMBI

    - Na tarde de segunda-feira (25), uma mulher identificada como Daiane da Conceição e sua filha, de apenas 08 anos de idade, ficaram feridas após serem atropeladas por um caminhão no bairro Novo Horizonte, em Guanambi. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito de Guanambi (SMTran), o acidente ocorreu no cruzamento da rua Euclides Pereira, com a Avenida Juscelino Kubitschek, quando mãe e filha transitavam a bordo de uma motocicleta. Elas foram atropeladas por um caminhão com licença de Riacho de Santana. Daiane sofreu fratura exposta na perna, foi socorrida e encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Geral de Guanambi, (HGG). A menina não sofreu nenhum ferimento.

  • PF deflagra operação para apurar supostos desvios na compra de respiradores pelo consórcio Nordeste

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    26/04/2022 - 08:00


    Os agentes da PF cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema

    POLÍTICA

    - A Polícia Federal deflagrou operação, na manhã desta terça-feira (26), para investigar supostos desvios na compra de respiradores pelo consórcio do Nordeste, no valor de cerca de R$ 45 milhões. De acordo com o jornal O Globo, os agentes da PF cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. Não há mandados contra governadores na operação. Em Salvador, os mandados são cumpridos no Corredor da Vitória. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues.

  • Acidente envolvendo três veículos deixa seis pessoas feridas na BR-324

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    26/04/2022 - 07:00


    Motorista perdeu o controle do carro e bateu de frente com caminhão

    BAHIA

    - Uma batida envolvendo um carro de passeio, uma caminhonete e um caminhão deixou seis pessoas feridas em um trecho da BR-324, na região do município de Jacobina, no centro-norte da Bahia. O acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (25), na altura do Balneário Sombra e Água Fresca. Segundo guardas municipais que atuaram na ocorrência, a motorista do carro perdeu o controle da direção do veículo, invadiu a pista contrária e acabou batendo de frente com o caminhão. A caminhonete que seguia atrás bateu no carro e caiu em uma ribanceira às margens da pista. No carro de passeio estavam, além da motorista, mais duas mulheres e duas crianças. Todos os passageiros foram levados ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, e não corriam risco de morte. Não há detalhes sobre o atual estado de saúde deles.

  • Professores de universidades estaduais da Bahia vão realizar paralisação nesta quarta

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 18:15


    Docentes discordam de reajuste aprovado pelo governo Rui Costa (PT)

    BAHIA

    - Os professores das universidades estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) vão paralisar as atividades na próxima quarta-feira (27), para cobrar reajuste salarial. Na data, os docentes realizarão um ato público em Salvador, na Praça da Piedade, a partir das 14h. "Ao longo do governo Rui Costa, foram diversos ataques ao Estatuto do Magistério, a lei que regula a carreira docente. Direitos como progressões e promoções estão parados, processos de dedicação exclusiva seguem represados e são recorrentes as decisões que desrespeitam a autonomia das universidades. Tudo isso impacta diretamente a qualidade do ensino e da educação pública no nosso estado", diz panfleto sobre a paralisação. De acordo com as associações de docentes das universidades, o reajuste aprovado não repõe a inflação do período após sete anos de congelamento salarial. Outra reivindicação é de que o governador Rui Costa (PT) não retomou a mesa de negociação permanente, inclusa no acordo que finalizou a greve em 2019, após varias tentativas do movimento docente. "Sem qualquer tipo de diálogo, o governo cedeu um reajuste salarial de apenas 4%, longe de repor as perdas inflacionárias que já ultrapassam 50% em sete anos de arrocho", diz nota da Adusc (Associação de Docentes da Uesc). 

  • Bahia registra 348 casos ativos de Covid-19 e mais 3 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    25/04/2022 - 17:30


    BAHIA

    - O boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) registra 348 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 19 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%) e 22 recuperados (+0,001%) e mais 3 óbitos. Dos 1.541.096 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.905 já são considerados recuperados e 29.843 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.841.559 casos descartados e 331.275 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 63.169 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.491.675 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.619.819 com a segunda dose ou dose única e 5.374.880 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 871.268 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 303.849 já tomaram também a segunda dose.

  • Prefeitura de Guanambi confirma realização do São João do Gurutuba neste ano

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    25/04/2022 - 16:00


    GUANAMBI

    O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte confirmou de forma oficial na tarde desta segunda-feira (25), após diálogo com o prefeito Nilo Coelho, vice Nal e a primeira-dama Solange Coelho, a realização do São João do Gurutuba na Praça do Feijão, neste ano. A festa já tem data e será realizada de 14 a 19 de junho. Após dois anos sem ser realizado devido a pandemia da Covid-19, o evento já está sendo planejado pela pasta e contará com o apoio de outros setores. A primeira-dama Solange Coelho, idealizadora do tradicional festejo há quase duas décadas, auxiliará na formatação da festa. Segundo Victor, “o São João do Gurutuba oferecerá entretenimento para as famílias da cidade e visitantes da região, além de movimentar a economia da cidade e fomentar a classe artística”.

  • Jovem atleta de Lagoa Real é classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    25/04/2022 - 14:00


    LAGOA REAL

    - A jovem carateca Eduarda Vitória, 16 anos, foi classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, no Belém do Pará. Natural de Lagoa Real, a adolescente venceu a etapa classificatória e sagrou-se campeã na 2ª etapa brasileira de karatê, promovida pela Confederação Brasileira de Karatê no dia 08 de abril de 2022. “Foi graças ao apoio da Prefeitura Municipal e de todos os apoiadores de Lagoa Real e amigos que eu pude trazer esse título para minha cidade e estado”, disse a jovem que participará da competição em outubro deste ano.

  • Paramirim: Câmara de Vereadores arquiva projeto de 13º salário de vereadores

    Foto: Reprodução | Jornal O Eco Foto: Reprodução | Jornal O Eco
    25/04/2022 - 13:00


    PARAMIRIM

    - Devido a inúmeras críticas compartilhadas por populares nas redes sociais, na última sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Paramirim arquivou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2022, que criava o 13º salário para vereadores, projeto este de autoria do vereador Orlando Flor e Silva (PSD). A proposta há havia sido aprovação na primeira votação, realizada no último dia 08 de abril, mas a repercussão negativa resultou no arquivamento. Na ocasião da votação, os vereadores Agnaldo Oliveira da Silva (PCdoB), Antônio Maria Sousa Ramos Vianna (PSD), o Tõe de Geralda, Cleuziomar Lima dos Santos (PSD), a Márcia de Cecéu, Eduilson Leão Moraes (PSD), o Pom, Francisco Carlos Castro Teixeira (PSB), o Chico do Samu, João Batista Rodrigues Silva (PP), o João de Jorge, José Inácio de Souza (PSD), o Tiziu e Orlando Flor e Silva (PSD) votaram a favor do projeto.

  • ACM Neto mantém liderança; Jerônimo e Roma crescem e somam dois dígitos, diz pesquisa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    25/04/2022 - 11:30


    O ex-prefeito de Salvador é seguido pelo ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ex-ministro João Roma (PL)

    POLÍTICA

    - O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia, mostra levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (25). De acordo com a pesquisa, ACM Neto tem 55,4% das intenções de voto, seguido pelo ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 16,1%. Na sequência, aparece o ex-ministro da Cidadania João Roma (Republicanos), com 10,1%. Por fim, aparecem o professor Kléber Rosa (PSOL), com 1,%; e o também professor Giovani Damico (PCB), com 0,5%. Entre os entrevistados, 7,2% disseram que não sabem em quem irão votar ou não responderam, e 9,5% afirmaram que irão votar em nenhum, em branco ou nulo. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita com 1.820 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 80 municípios da Bahia e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-06739/2022.