• Ivana e Valtécio levam energia elétrica para comunidade de Formosa II em Caetité

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    06/05/2022 - 17:39


    POLÍTICA

    - Após o trabalho da deputada Ivana Bastos e do prefeito Valtécio Aguiar junto ao Governo da Bahia, toda comunidade de Formosa II receberá a tão sonhada energia elétrica. As obras já foram iniciadas e estão sendo executadas pela Coelba. “A chegada da luz elétrica proporciona mais qualidade de vida e desenvolvimento. Estivemos várias vezes na Superintendência de Energia e Comunicações do Estado, cobrando essa obra ao superintendente Celso Rodrigues, que nos assegurou o início dos serviços. Ouvimos a comunidade que ansiava por esse benefício e assumimos o compromisso de batalhar pela obra, que hoje se torna realidade”, afirmou Ivana Bastos. A deputada falou também do trabalho ao lado do prefeito. “A gestão de Valtécio é de transformações. Caetité tem recebido diversos investimentos, graças a uma administração séria e comprometida com a população. Tenho muito orgulho em somar esforços com essa gestão”, destacou a parlamentar.

  • Bahia registra 311 casos ativos de Covid-19 e mais 6 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    06/05/2022 - 17:15


    BAHIA

    - O boletim epidemiológico desta sexta-feira (06) registra 311 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 295 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 268 recuperados (+0,02%) e mais 6 óbitos. Dos 1.544.295 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.514.115 já são considerados recuperados e 29.869 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.857.579 casos descartados e 332.482 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 63.262 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.501.512 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.631.397 com a segunda dose ou dose única, 5.548.257 com a dose de reforço e 50.784 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 900.667 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 389.811 já tomaram também a segunda dose.

  • Guanambi: Cadeirante é preso ao ser flagrado com substância análoga à maconha

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/05/2022 - 15:00


    GUANAMBI

    - Durante patrulhamento no município de Guanambi, na noite desta quinta-feira (05), policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) prenderam um cadeirante de 33 anos, identificado como Diogo Carvalho, após este ser flagrado com substância análoga à maconha. De acordo com informações da polícia, o referido foi preso na rua D, no Residencial dos Pássaros. Ao avistar a viatura, Diogo teria jogado uma bolsa preta na área de uma residência. Os policiais deram voz de abordagem, no entanto, ele resistiu e se jogou no chão. O homem ainda, de acordo com a polícia, teria desferido palavras de baixo calão, desobedecendo e desacatando os militares com xingamentos. Diogo, juntamente com todo o material apreendido:  diversas embalagens para acondicionamento da droga, sendo 12 petecas de maconha, 01 cigarro de maconha, embalagens para acondicionamento e o valor de R$ 190,00 em espécie, foram conduzidos a delegacia local.

  • Hospital Geral de Guanambi tem nova direção nomeada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/05/2022 - 13:30


    GUANAMBI

    - Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta sexta-feira (06), o governador Rui Costa (PT) assinou a exoneração de Paula Luísa Lima Melo do cargo de diretora do Hospital Geral de Guanambi, nomeando Kelly Pozzi Malheiros Martins de Oliveira para o cargo. De acordo com a publicação, a exoneração de Paula Melo ocorreu a pedido, ou seja, ela desejou sair da diretoria da unidade de saúde. Kelly Pozzi chega à direção do HGG depois de cerca de nove anos atuando na unidade como enfermeira hospitalar. Na Prefeitura de Guanambi já atuou como Enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Enfermeira Reguladora e Apoiadora Institucional das Unidades Básicas de Saúde da Atenção Básica. Ela também é professora do curso de Medicina na FIP-Guanambi. Ela é formada como enfermeira desde 2019 pela UniFG (na época Faculdade Guanambi) e Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, pelas Faculdades Unidas do Nortes de Minas (Funorte). Atualmente é aluna da especialização em Gestão em Saúde, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

  • Restos mortais de Waldick Soriano são trazidos para Caetité e novo sepultamento é realizado

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    06/05/2022 - 10:30


    Waldick Soriano morreu em 2008, aos 75 anos, no Rio de Janeiro

    CAETITÉ

    - Nesta sexta-feira (06), foi realizada no município de Caetité a cerimônia para enterro dos restos mortais do cantor Waldick Soriano. O sepultamento aconteceu no Cemitério Bosque da Paz, com a presença limitada a familiares do cantor e alguns convidados. Nascido em Caetité em 13 de maio de 1933, Eurípedes Waldick Soriano viveu a infância, trabalhou na zona rural, foi engraxate e garimpeiro, mas se tornando um dos grandes nomes da música “brega”, fazendo sucesso com alguns títulos como:  “Eu não sou cachorro não”, “Tortura de Amor”, “Paixão de um homem”.  Ele morreu em 2008, aos 75 anos, no Rio de Janeiro, onde os restos mortais estavam sepultados. Fãs do artista se queixavam de que o túmulo de Waldick estava abandonado, sem receber os devidos cuidados. Daí começou a mobilização para trazer os restos mortais de Waldick para Caetité. Se estivesse vivo, Waldick completaria 89 anos na próxima sexta-feira.

  • Sudoeste baiano: Homem morre após caminhão carregado com argamassa tombar na BR-330

    Foto: Reprodução | Blog do Marcos Frahm Foto: Reprodução | Blog do Marcos Frahm
    06/05/2022 - 09:07


    REGIÃO

    - Um caminhão transportando um carregamento de argamassa tombou e provocou a morte de um homem de 26 anos na madrugada desta quinta-feira (5) na Rodovia BR-330, trecho do povoado de Morro Verde, área que compreende o Município de Jequié, região sudoeste da Bahia. De acordo com o Blog do Marcos Frahm, ao sair da pista, o veículo precipitou-se numa ribanceira às margens da estrada e matou o ajudante, identificado como Alan dos Santos, natural de Itabaianinha/SE. O motorista foi socorrido com ferimentos ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV. Ainda segundo o blog, o acidente teria ocorrido por volta das 04h30 e as causas estão sendo apuradas pela Polícia Rodoviária Federal –PRF, que esteve no local acionou o Departamento de Polícia Técnica para remoção do corpo do jovem.

  • Bahia: Mulher é presa por matar filho autista de 5 anos envenenado

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    06/05/2022 - 09:00


    Outras duas mulheres também foram detidas por participação no crime. Trio responderá pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

    BAHIA

    - Uma mulher foi presa por envenenar e matar o próprio filho, de 5 anos, na cidade de Ibiquera, a cerca de 400 km de Salvador. O corpo da criança foi encontrado em uma cova rasa, na quinta-feira (5). Outras duas mulheres também foram presas por envolvimento no crime. A Polícia Civil, no entanto, ainda não detalhou a participação das duas no caso. O nome de nenhuma das investigadas foi divulgado, por causa da Lei de Abuso de Autoridade. De acordo com o G1, a vítima foi o Romério Sampaio Vaz. Testemunhas afirmam que o crime foi cometido porque a criança tinha transtorno do espetro autista. No entanto, a polícia ainda não confirmou essa motivação. Conforme os investigadores, depois de presa, a mãe do menino confessou o ato e levou os policiais ao local onde o corpo do garoto estava enterrado. As mulheres deverão responder pelos crimes de homicídio, destruição, subtração ou ocultação de cadáver. O caso é investigado pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba.

  • Região: Jovem perde controle de motocicleta e morre ao parar embaixo de caminhão

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    06/05/2022 - 07:00


    SUDOESTE DA BAHIA

    - Um acidente acabou com a morte de uma jovem de 24 anos na Avenida César Borges, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A vítima, identificada como Natália Silva Melo, morreu nesta quinta-feira (5) após perder o controle da motocicleta que pilotava e cair embaixo de um caminhão, durante uma tentativa de ultrapassagem. De acordo com a Polícia Civil da cidade, a vítima tentou ultrapassar o caminhão e bateu em outra motocicleta. Com a batida, a jovem perdeu o controle do veículo, caiu debaixo do caminhão e foi atropelada. Natália Silva morreu no local. O corpo da jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Jequié.

  • Operação Faroeste: MPF defende continuidade do uso de tornozeleira eletrônica por desembargadora do TJBA

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    05/05/2022 - 22:00


    Magistrada faz parte do grupo de investigados da operação que apura venda de sentenças na Bahia

    JUSTIÇA

    - O Ministério Público Federal (MPF) posicionou-se contrário à retirada da tornozeleira eletrônica da desembargadora afastada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Lígia Cunha, investigada no âmbito da Operação Faroeste, que apura a venda de sentenças para a legalização de terras no oeste do estado. Em manifestação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, também defendeu a continuidade do afastamento da magistrada do cargo na Corte baiana. No parecer, o MPF informa que a defesa da desembargadora não apresentou motivos novos e relevantes que possam fundamentar a revogação do monitoramento eletrônico como medida substitutiva à prisão preventiva. O órgão ministerial também considerou o pedido de revogação do afastamento do cargo de desembargadora como “genérico”. Em janeiro deste ano, a Corte Especial do STJ acatou, por unanimidade, o pedido do MPF para prorrogar por mais um ano o afastamento cautelar da desembargadora e outros cinco magistrados investigados na Operação Faroeste. Na ocasião, os ministros entenderam que a medida seria imprescindível para “o correto andamento da persecução penal”. Segundo a vice-PGR, o pedido feito pela defesa de Lígia Cunha não esclarece, de modo concreto, as circunstâncias supervenientes capazes de justificar a retirada do aparelho de monitoramento. “Trata-se, na realidade, de uma simples tentativa de ressuscitar matéria já apreciada pelo colegiado, com fundamento em mero inconformismo que, se pertinente, deve ser apresentado na via recursal própria”, destaca no parecer. A vice-procuradora-geral observou, ainda, que a petição expõe indevidamente a imagem de crianças como uma “tentativa de prestar esclarecimentos indubitavelmente fora de contexto, referentes a outro inquérito”. A representante do MPF ressalta que a medida, além de não contribuir na intenção defensiva, viola o direito à preservação de imagem dos infantes, previsto no art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • Contas das prefeituras de Anagé, Cândido Sales e Tucano são rejeitadas

    Foto: Divulgação | TCM Foto: Divulgação | TCM
    05/05/2022 - 18:16


    Contas são relativas ao exercício de 2020 e foram consideradas irregulares

    BAHIA

    - O Tribunal de Contas do Município rejeitou, nesta quinta-feira (5), as contas de três cidades: Anagé, da responsabilidade de Elen Zite Pereira dos Santos; de Cândido Sales, Elaine Pontes de Oliveira; e de Tucano, Luiz Sérgio Soares de Souza Santos. Essas contas são relativas ao exercício de 2020 e foram consideradas irregulares em razão da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que, segundo TCM, viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Após a aprovação dos votos, com os pareceres sugerindo a rejeição pelas câmaras de vereadores dessas contas, os conselheiros relatores apresentaram as Deliberações de Imputação de Débito – DID, propondo multa de R$1,5 mil (Anagé); R$3 mil (Cândido Sales); e R$7 mil (Tucano); pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos. Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os cinco gestores, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal. Cabe recurso às decisões.

  • Carinhanha: Polícia Civil prende acusado de tentativa de estupro contra adolescente de 15 anos

    Foto: Divulgação | Policia Civil Foto: Divulgação | Policia Civil
    05/05/2022 - 17:57


    CARINHANHA

    - Um homem investigado por tentativa de estupro teve mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Carinhanha na manhã desta quinta-feira (05). De acordo com informações da polícia, o acusado, mediante grave ameaça e com emprego de arma de fogo, levou a vítima que estava em um bar localizado no Balneário Pontal, em uma motocicleta e, quando iria iniciar os atos, a vítima conseguiu derrubar o acusado junto com a motocicleta e fugiu do local. De acordo com o delegado Zanderlan Fernandes, quanto ao segundo caso, o acusado nas mediações do bairro Pequizeiro, mediante emprego de um facão, levou a vítima de 15 anos para um matagal e praticou a conjunção carnal sem a utilização de preservativos. Ainda de acordo com o delegado, o acusado possui uma extensa ficha criminal no município, onde constam tráfico de drogas; desacato; resistência; furto qualificado; lesão corporal. As informações são do site Folha do Vale.

  • Bahia registra 290 casos ativos de Covid-19 e mais 1 óbito

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    05/05/2022 - 17:30


    COVID-19

    - O boletim epidemiológico desta quinta-feira (05) registra 290 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 136 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,01%), 188 recuperados (+0,01%) e mais 1 óbito. Dos 1.544.000 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.513.847 já são considerados recuperados e 29.863 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.855.692 casos descartados e 332.322 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 63.253 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.500.995 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.637.565 com a segunda dose ou dose única, 5.514.499 com a dose de reforço e 49.060 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 896.429 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 378.372 já tomaram também a segunda dose.

  • Ivana e grupo político garantem o asfalto de Julião a Canabrava, em Malhada

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    05/05/2022 - 15:00


    POLÍTICA

    - Como resultado da luta da deputada Ivana Bastos, do deputado federal Charles Fernandes, do prefeito Gimmy, o vice-prefeito Manoel Rufino, os vereadores e todo o grupo político, foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (05), o aviso de licitação para o asfaltamento dos mais de 38 quilômetros da rodovia BR-030, que liga Julião ao distrito de Canabrava. Um investimento estimado em R$35 milhões. “Estive no dia 29 de abril no município, participando da assinatura da ordem de serviço para a construção da escola estadual de tempo integral, no valor de 18 milhões, e na ocasião anunciei que essa obra do asfalto seria licitada. Foi um compromisso do governador e, hoje, está aqui a realidade”, afirmou a deputada. A parlamentar falou ainda da união de forças para a concretização do pleito. “O nosso governador Rui Costa não tem medido esforços para realizar transformações em nossa Bahia, e Malhada tem recebido grandes investimentos. Agradeço, em especial, ao nosso secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, por atender essa grande reivindicação da população”, disse Ivana. Essa rodovia, que é importante para o escoamento da produção agrícola e ligação da Bahia com o estado de Minas, atenderá também os moradores de Julião, Lagoa do Arroz, Alto Bonito, Mocambo, Pedrinhas, Serra de João Alves, Lagoa da Onça e Canabrava.

  • Por uma cidade empreendedora: dialogia e cultura colaborativa com a sociedade caetiteense

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    05/05/2022 - 14:26


    ARTIGOS

    - Observa-se que a dinâmica do contemporâneo tem redefinido a maneira de como se observa o município de Caetité. É preciso avaliar os reflexos da crise sanitária da COVID-19. Vê-se um momento oportuno para trazermos para nossos lugares de fala, enquanto cidadãos, a pauta do empreendedorismo. O evento da última terça-feira (03), no Recanto Recreativo com a presença do especialista em inovação e empreendedorismo Me. Cláudio Luvizzotti veio arrebatar nossa expansão da consciência. Que possamos dar vazão às iniciativas que priorizem os microempreendedores do campo e da cidade. Pensemos também, em um contexto amplo, além do aspecto econômico para a cidade. As possibilidades assertivas de desenvolvimento para o individuo, para o bairro, ou a comunidade rural, no contexto de resolução de problemas, além da geração de capital social pra si e pra vida em sociedade. 

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia

    Compreendo que o primeiro passo seja um diagnóstico sobre o que temos, isto é, qual realidade econômica da cidade. Pensa-se numa proposta de educação empreendedora, vista a partir das potencialidades que lhes são inerentes. Visualizar um processo de transformação da prática e de aprendizados viáveis em resultados funcionais, inclusive, de modo a ser compartilhado. Um exemplo fantástico é a Feira da Agricultura Familiar, ideia replicada em outros municípios da região. Afinal, num mundo de constantes mudanças e velocidade, nós temos o vir a tona a emergência de múltiplos paradigmas: modos de fazer, de pensar. Que as palavras do Luvizzotti “a sua alma tem sede daquilo que seus olhos ainda não viram”, possam se concretizar no município. Parabéns SEBRAE, CDL, Sala do Empreendedor por organizar essa monumental oportunidade para agregar conhecimentos.

  • Caetité: Novo secretário Municipal de Desenvolvimento Social priorizará viabilização e fortalecimento das políticas públicas

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    05/05/2022 - 14:11


    CAETITÉ

    - Miguel Nogueira assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caetité e em entrevista ao site Sudoeste Bahia mostrou que irá priorizar em sua gestão a viabilização e fortalecimento das políticas públicas que contemplem os cidadãos em vulnerabilidade social, garantindo direitos dentro dos recursos financeiros e limitações que a administração pode ofertar, como por exemplo, o direito ao acesso a moradia, através do Aluguel Social, e avanço dentro dos indicadores necessários para a conquista do Selo UNICEF. Nogueira destacou que Caetité é o um dos municípios que mais investe em política de assistência social, citando, dentre outros pontos, a cesta básica que é uma das maiores e mais completa da região. Citou, ainda, o Programa Profissionalizar, que oferece diversos cursos profissionalizantes e acompanhamento de alunos durante todo o processo, para que estes tenham as habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho. Sobre o Selo UNICEF, o secretário informou que o município assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Citou, os esforços realizados pelo município de Caetité para implementar políticas públicos voltadas para crianças e adolescentes, como por exemplo: 1ª infância no SUAS, qualidade no ensino, merenda escolar, transporte escolar, entre outros indicadores com ações no município voltadas para o selo.