• Assembleia elege conselhos, define estatuto e valor da tarifa a ser cobrada pela Central de Abastecimento de Água em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    19/02/2020 - 18:30


    O projeto visa transferir o gerenciamento do sistema de abastecimento de água das comunidades rurais para as associações comunitárias.

    CAETITÉ

    - Em assembleia realizada nesta quarta-feira (19), no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), foi realizado o ato de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, que teve como finalidade a aprovação do Estatuto Central, a eleição dos Conselhos de Gestão e Fiscal e ainda a aprovação do valor da tarifa a ser cobrada pela Central Caetité. Esta será a terceira Central de Abastecimento de Água implantada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), respectivamente e, atenderá os municípios de Aracatu, Botuporã, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Rio de Contas, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A Central Caetité funcionará num modelo de gestão compartilhada que conta com a participação de Associações Comunitárias, Prefeituras, Governo do Estado e outras parcerias que ajudem a assegurar o abastecimento de água. A implementação da Central Caetité faz parte do conjunto de ações do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, que destina recursos visando a melhoria das condições de saneamento e acesso a serviços de abastecimento de água, em áreas rurais, onde houver sistema de gestão adequado e preestabelecido, e recursos hidrológicos suficientes e identificados.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    O projeto visa transferir o gerenciamento do sistema de abastecimento de água das comunidades rurais para as associações comunitárias. Os sistemas irão dispor de rede de distribuição de água tratada para as casas. Após a implantação do projeto as famílias pagaram a taxa de consumo, segundo medição do hidrômetro ao custo médio de R$ 10,00 por 10 mil litros. Após esse consumo, será cobrado o valor excedente. Os valores arrecadados serão geridos pela central e pelas associações. O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que a Central é uma ação estratégica, inovadora e sustentável: “Costumo fazer uma analogia de que a Central é uma ‘Embasa rural’ do povo, na qual a gestão é feita de maneira compartilhada e tem a ajuda das pessoas que usufruem do serviço. A partir da implantação da Central nós podemos acelerar os investimentos na área rural, para que cada vez mais tenhamos as comunidades atendidas de maneira sustentável, com o abastecimento de água”. Conforme apurado pela reportagem do Sudoeste Bahia, a implantação dos sistemas simplificados de abastecimento e dos hidrômetros nas comunidades deve ser iniciada no mês de junho.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Durante a audiência, Maria Auxiliadora Cavalcanti, Coordenadora do Programa Bahia Produtiva, falou sobre o assunto e ainda a respeito dos investimentos e andamento de atividades que já estão sendo realizadas pelo projeto. Cavalcanti informou que já há contratos firmados para a perfuração de poços, análise físico química da água, estudo da limitação do perímetro da província uranífera de Caetité e Lagoa Real, e sistema integrado de abastecimento de água sendo executado em Ituaçu, mas que passará futuramente para a responsabilidade da gestão para central em Caetité. Ainda conforme Cavalcanti, serão investidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), na Central Caetité, cerca de R$ 133 milhões de reais. Marcondes Ribeiro, consultor contratado pela Bahia Produtiva/ CERB, acompanhou o processo de fundação da Central e destacou a importância e os benefícios que serão alcançados em áreas rurais: “Já existem duas Centrais na Bahia, nos municípios de Jacobina e Seabra, implantadas há mais de 24 anos. A Central Caetité é um avanço Governo Estado para garantir o abastecimento de água, que servirá para consumo humano e outras utilizações”, disse. “Para nós, que somos da zona rural, hoje é um dia histórico, pois a Central representa a chegada de uma água de qualidade em nossa residência”, pontuou Ana Bertunes, presidente da Associação de Produtores de Volta da Serra, que fica em Paratinga, um dos municípios que será atendido pela Central. 

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Para o prefeito Aldo Gondim o projeto irá contribuir para sanar o déficit hídrico da região, castigado pelos longos períodos de estiagem. “Entendemos a importância deste projeto, sobretudo para nossa região semiárida, região que tem uma insuficiência hídrica, que é histórica. Esta assembleia é um grande passo no sentido de consolidar este programa que irá pagar uma grande dívida social do poder público com a região semiárida, que tem insuficiência de políticas públicas e não sanou satisfatoriamente o problema da água ao longo dos anos”, disse o prefeito. Após votação a diretoria da associação ficou assim definida: Conselho de Gestão - Presidente: Ana Borges de Oliveira, Comunidade de Volta da Serra do Município de Paratinga; vice-presidente: Milene de Almeida Santos, Comunidade Ponte, município de Paratinga; 1° Tesoureiro: Marcos Cleiton, comunidade de Mucambo – Paratinga; 2° Tesoureiro: Juscelino Dias Teixeira, Cristalândia – Brumado; 1° Secretária: Rosirene Ribeiro Oliveira, Poção de Santo Antônio – Paratinga; 2° Secretário: Abdias Vieira Teixeira, Morrinhos – Brumado. Conselho Fiscal - José Roberto, Boca do Campo – Tanque Novo; João dos Reis Soares, Lagoa da Laje – Ituaçu; Adriano de Carvalho, Lagoa dos Patos – Ituaçu. Conselheiro Coparticipe Município - Vanderlei Marques Cardoso – Prefeito de Tanque Novo.

  • Caetité

MAIS NOTÍCIAS