• Laticínio é o primeiro empreendimento de Paramirim a receber a certificação do Serviço de Inspeção Municipal

    Foto: Marta Medeiros | SDR Foto: Marta Medeiros | SDR
    13/02/2020 - 20:16


    PARAMIRIM

    - O Laticínio Paula, instalado na sede de Paramirim, é o primeiro empreendimento do município a receber a certificação do Serviço Municipal de Inspeção (SIM). A solenidade de entrega do certificado aconteceu nesta quinta-feira (13), no  Colégio Antônio Carlos Magalhães, em Paramirim. A certificação acontece durante a reunião de trabalho do Parceria Mais Forte, em continuidade ao debate realizado durante o seminário realizado no município de Dom Basílio uma estratégia do Governo do Estado para impulsionar a execução das ações voltadas para o desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar dos municípios, em parceria com os consórcios públicos, prefeituras e organizações da agricultura familiar. Durante o encontro, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou as etapas previstas para a execução dessas ações em parceria. No Território de Identidade Bacia do Paramirim foram escolhidas as cadeias produtivas da fruticultura, bovinocultura de leite e apicultura, para serem trabalhadas no território, nesse primeiro momento. Dias explicou ainda que um dos próximos passos é a verificação de quais prefeituras irão aderir, por meio do Consórcio, à execução dessas políticas públicas, a exemplo da contratação de assistência técnica e extensão rural (Ater), ações de regularização fundiária e ambiental, insumos produtivos, implantação ou requalificação de agroindústria, crédito rural, apoio de rede de especialistas temáticos, entre outros.

    Foto: Marta Medeiros | SDR
    Foto: Marta Medeiros | SDR

    Sobre a primeira entrega da certificação do SIM, o diretor-presidente da CAR destacou que é um passo importante na vida da agricultura familiar e do desenvolvimento rural no território Bacia do Paramirim: "Esta é uma janela de oportunidade para muitos outros empreendimentos que, certamente, ainda vão existir aqui no território, além de sei uma oportunidade para a agricultura familiar escoar sua produção, com a colocação desses produtos nos mercados e, o melhor de tudo, gerando emprego e desenvolvimento para o território. Na medida que as riquezas produzidas por esses empreendimentos são aproveitados localmente, geram não só empregos, mas também oportunidades de melhorar e ampliar as bases de produção. Tudo isso que nós estamos fazendo e falando é em nome do desenvolvimento do território da Bacia do Paramirim". A certificação é uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paramirim. Conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na estruturação do Serviço de Inspeção Municipal e disponibilização de ferramentas para viabilizar a execução de suas atividades. O laticínio de produção familiar, de pequeno porte, irá comercializar, inicialmente, os queijos minas frescal, minas padrão, mozzarella e coalho no palito. A capacidade de processamento do empreendimento é de 1.000 litros por dia.

    Foto: Marta Medeiros | SDR
    Foto: Marta Medeiros | SDR

    O proprietário do empreendimento, Edson Medrado, destacou que o impacto no laticínio, com a chegada do SIM, depois de muito esforço de anos, será bem significativo: “A certificação nos dará, e também aos nossos fornecedores, todos pequenos produtores, a segurança de comercialização da produção. Com esse dinheiro certo, o produtor pode se planejar, investir na produção ou na família, ou nos dois. É um resgate da dignidade de muitas dessas famílias e a possibilidade de  trazer os filhos desses produtores para trabalharem em suas propriedades”. Por meio de convênio com a CAR/SDR, o Consórcio Bacia do Paramirim está auxiliando os 16 municípios consorciados na implantação e fortalecimento do SIM. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de pequenas agroindústrias, a partir do processo de legalização para a comercialização dos produtos da agricultura familiar nos municípios, com a qualificação e adequação desses produtos às normas sanitárias vigentes. “A certificação é resultado do convênio entre o Consórcio e a CAR/SDR, e visa fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal em todos os municípios da Bacia do Paramirim”, afirmou Naianne Celeste Saraiva, coordenadora do SIM. 

    Foto: Marta Medeiros | SDR
    Foto: Marta Medeiros | SDR

    A certificação é responsável por garantir a segurança alimentar, assegurando a qualidade sanitária dos produtos de origem animal, que são produzidos no município e chegam até a mesa do consumidor. O produto passa a ser identificado com um selo nos rótulos dos produtos. Sistema SIS-SIM - O convênio inclui ainda a utilização do Sistema do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para a realização do registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; Inspeção e fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; controle de qualidade dos produtos; notificação, emissão de relatórios e rastreamento de produtos; realização de outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, porventura, forem delegadas ao SIM. Outra ferramenta é o Portal do SIM, onde é possível acessar, por meio do website, a disponibilidade de projetos executivos com plantas de agroindústrias de pequeno/médio porte para atendimento da demanda do SIM; manual de boas práticas para o SIM e material de formação, capacitação e legislação.

  • Paramirim

MAIS NOTÍCIAS