• COOPMAC realiza pela primeira vez distribuição de sobras, contemplando mais de 150 cooperados

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/05/2022 - 12:15


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na última terça-feira (26), a COOPMAC (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense) realizou, no auditório de sua sede administrativa, a primeira cerimônia de distribuição de sobras da Cooperativa, evento que contou com a presença da diretoria executiva, diretoria administrativa e colaboradores. Ao todo, 160 associados da COOPMAC serão contemplados com sobras após o exercício de 2021. O cerimonial teve início com o discurso do presidente, que destacou o importante momento que a Cooperativa vive, com reformulações que a conduziram para os resultados positivos que está desfrutando. “A COOPMAC superou obstáculos, qualificou a administração e recuperou sua saúde financeira. Hoje, a Cooperativa pode enfim compensar financeiramente aos sócios ativos. As novas práticas implantadas estão comprovadamente dando resultados positivos”, destacou. O diretor executivo, Isaac Figueira, também comemorou essa nova fase. “Quando a gente distribui, mostramos que estamos fazendo o verdadeiro cooperativismo. E o cooperado também está ajudando. Fazendo um ato cooperado, ele está usando a cooperativa pra melhorar o seu negócio. Portanto, esse é um marco importantíssimo para a COOPMAC”. Luís Augusto Monguilod, cooperado que mais se destacou em termos de utilização dos serviços da Cooperativa conquistense, foi premiado com um cheque simbólico referente ao valor que recebeu em sobras. Ele contou que o retorno financeiro o motiva a reforçar ainda mais a fidelidade com a COOPMAC. “Quero agradecer a oportunidade de participar do grupo como cooperado. É uma satisfação enorme ser reconhecido por essa parceria. Isso é um incentivo a todos para continuar melhorando a fidelidade à Cooperativa”.

  • Ivana vai a Caetité e conhece o projeto Prefeitura Itinerante

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/05/2022 - 12:13


    POLÍTICA

    - A gestão municipal de Caetité tem se pautado em realizar ações para o progresso do município, bem como iniciativas que promovam a melhoria de vida das pessoas. No último sábado (29), a deputada Ivana Bastos esteve no município para, ao lado do prefeito Valtécio Aguiar, do deputado federal Josias Gomes e todo o time do trabalho, participar de mais uma ação louvável da gestão, o Projeto Prefeitura Itinerante. A primeira realizada em Caetité, na localidade de Caldeiras. Durante a iniciativa, na localidade, foram realizadas palestras sobre empreendedorismo, ministrada por Everaldo; e sobre o tema sexualidade, por Ana Lúcia; na escola Municipal Emiliana Nogueira Pita. “É uma grande satisfação presenciar mais essa grande ação da gestão de Valtécio e saber que o nosso mandato faz parte desse grupo que trabalha de maneira séria e comprometida para a melhoria de vida das pessoas”, ressaltou Ivana Bastos. Estiveram presentes na ocasião, a primeira-dama Hildete, o vice-prefeito Walmique Trindade, os vereadores, Donizete, Léo Monteiro, Marcelinho e Paulão. Além do time do secretariado municipal e moradores da região.

     

  • Secult de Guanambi inicia a montagem da ornamentação da praça do Feijão, para o São João do Gurutuba

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/05/2022 - 12:09


    GUANAMBI

    - Uma equipe de vinte homens, comandada pelo “Seu Geraldo”, já trabalha a todo vapor para montar toda ornamentação da Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), palco do São João do Gurutuba. “Vamos trabalhar todos os dias para entregar o melhor que pudermos e atender o pedido do secretário Victor Boa Sorte e de nossa primeira-dama dona Solange Coelho”, garante seu Geraldo. Criatividade em muitas cores - O talento do artista é sinônimo de beleza e, sobretudo, um espetáculo à parte. Seus projetos de ornamentação são cada vez mais desafiadores a sua própria capacidade criativa, que surpreende a todos a cada ano. Grade de atrações sendo finalizada - O São João do Gurutuba acontecerá de 14 a 19 de junho e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Victor Boa Sorte está finalizando a grade de atrações musicais a ser anunciada nos próximos dias. 1 milhão de reais para o São João do Gurutuba - O deputado federal Arthur Maia disponibilizou emenda parlamentar de  R$ 1 milhão de reais para a realização do São João do Gurutuba. O tradicional evento movimenta a economia local, o setor de serviços e valoriza artistas e trabalhadores da área.  “Fico feliz em poder ajudar minha terra, depois de dois anos, realizar este importante evento”, destacou.

  • Caetité: Comandante da 94ª CIPM apresenta relatório de gestão do policiamento na Câmara de Vereadores

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/05/2022 - 10:00


    CAETITÉ

    - Na noite desta segunda feira (02), o Major PM Vidal, comandante da 94ª CIPM, esteve presente no plenário da Câmara de Vereadores, á convite do Legislativo, onde teve a oportunidade de apresentar para a comunidade o Relatório de Gestão do Policiamento Ostensivo da unidade. Durante sua fala, o comandante destacou o modelo eficiente de administração e os projetos implementados visando a melhoria do policiamento para a população. A exemplo da implementação do Policiamento Tático com Motocicletas, Rondas nos Distritos, Whatsapp Denuncia e estruturação e fortalecimento do Policiamento Comunitário e da Comunicação Social. Foram apresentados dados estatísticos dos últimos anos com o destaque para a queda no índice de homicídios e demais crimes. Um fato que, segundo o Major Vidal, não seria possível sem o comprometimento e profissionalismo de todos os policiais militares da unidade. Na oportunidade, a Câmara Municipal, na pessoa do vereador Álvaro Montenegro (Nem de Dácio), elogiou as ações da Polícia Militar e propôs uma Monção de Aplausos para a 94ª CIPM. Além de firmar o compromisso em colaborar na busca de maiores investimentos para a segurança pública em Caetité.

  • Com surto, Brasil chega em 4 meses ao mesmo patamar de casos de dengue de 2021

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    03/05/2022 - 09:00


    Boletim epidemiológico do governo federal aponta um aumento de 113%

    BRASIL

    - Com um surto em alta, o Brasil registrou nos quatro primeiros meses deste ano o mesmo nível de casos de dengue verificados oficialmente em todo o ano de 2021. Foram 542 mil casos até 23 de abril, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (2). No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos. O boletim epidemiológico do governo federal aponta um aumento de 113% nos casos da doença na comparação com o ano passado.

  • Bahia tem redução de 21% nos crimes contra a vida em abril

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    03/05/2022 - 08:00


    Estado alcança o sétimo mês de redução nos registros de mortes violentas

    BAHIA

    - Os chamados crimes contra a vida ou crimes violentos letais intencionais tiveram, na Bahia, uma redução de 21% no mês de abril, quando comparado ao mesmo período de 2021. O dado é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que contabilizou ainda 113 vidas preservadas nesse período. Os crimes contra a vida são homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Com esses índices de abril, a Bahia alcança o sétimo mês de redução nos registros de mortes violentas. Segundo a SSP, no acumulado entre 1º de janeiro a 30 de abril, também houve um decréscimo, desta vez de 12,5%, totalizando 250 ocorrências a menos que no mesmo período do ano anterior. Em abril, o destaque ficou para a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, que alcançou uma queda de 43,3%, seguida pelas Risps Oeste (40,9%), Baía de Todos os Santos (28,3%) e Sudoeste (21,1%). “Esse é um resultado dos esforços de todas as forças de segurança. Nosso objetivo é a preservação da vida dos baianos e ampliação, cada vez mais, da sensação de segurança para a população”, reafirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

  • Leão desiste de disputar Senado e Cacá substituirá pai na chapa de ACM Neto

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    03/05/2022 - 08:00


    O motivo da desistência ainda não foi divulgado, mas Neto teria pedido ao próprio João Leão para que houvesse a troca na composição

    POLÍTICA

    - Após conversas com seu grupo político, o vice-governador, João Leão (PP), deverá desistir de sua pré-candidatura ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e ceder a vaga para seu filho, o deputado federal Cacá Leão (PP) nos próximos dias. A reportagem apurou na noite desta segunda-feira (2) que a saúde de Leão é o principal motivo da desistência. Apesar do sonho de ser senador, como disse um aliado de Leão, o vice-governador poderá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados aproveitando a base eleitoral que o consolidou como parlamentar por cinco vezes e elegeu Cacá Leão por mais duas vezes. As informações são do site Bahia.BA.

  • Bahia registra 358 casos ativos de Covid-19 e mais 2 óbitos

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    02/05/2022 - 17:43


    COVID-19

    - O boletim epidemiológico deste segunda-feira (02) registra 358 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 34 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,002%), 28 recuperados (+0,002%) e mais 2 óbitos. Dos 1.542.941 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.512.725 já são considerados recuperados e 29.858 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.850.153 casos descartados e 332.071 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 63.218 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Vacinação - Até o momento temos 11.493.970 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.639.177 com a segunda dose ou dose única e 5.469.601 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 889.833 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 355.803 já tomaram também a segunda dose.

  • Região: Motociclista atropela ciclista, cai em rodovia e morre após ser atropelado por carro

    Foto: Divulgação | PRE Foto: Divulgação | PRE
    02/05/2022 - 11:34


    REGIÃO

    - Na noite deste domingo (01), um homem identificado com o prenome Juraci, 43 anos, morreu após ser atropelado por um automóvel na BA-142, trecho entre a entrada da BA-026 e o município de Tanhaçu. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Juraci conduzia uma motocicleta Honda CG 160 FAN ESD, quando atropelou um homem de prenome Manuel, 74 anos, que estava a bordo de uma bicicleta. Juraci caiu na pista e foi atropelado por um automóvel que seguia no mesmo sentindo. O condutor do automóvel perdeu o controle da direção do veículo, vindo o carro a capotar e sair da pista. O motociclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao hospital de Brumado, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo informações da polícia, o condutor do automóvel não foi localizado no local do acidente. Não há informações sobre o estado de saúde do ciclista. A causa do acidente é investigada.

  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité promoveu o I Mutirão da DAP

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    02/05/2022 - 11:15


    CAETITÉ

    - Em parceria com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Caetité realizou nos dias 18, 19 e 20 de abril, o I Mutirão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A DAP é a porta de entrada para os agricultores familiares acessarem políticas públicas que estimulem a produção e a geração de renda. O documento, que serve como forma de identificação, contém informações pessoais dos proprietários de terras, além de informações territorialistas e produtivas sobre propriedades rurais e renda familiar. Por exemplo, uma DAP é necessária para acessar uma linha de crédito do Pronaf, pois contém informações que conferem segurança jurídica às transações financeiras. 

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia

    A grande movimentação de agricultores(as) durante os três dias fez com que o STRC montasse uma ampla estrutura de frente para a entidade. Foram emitidas quase 1000 declarações. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Gilson Fraga agradeceu os lavradores(as) pela confiança no trabalho realizado. “Foram três incansáveis dias de atendimento aos agricultores e agricultoras do nosso município. Agradecemos imensamente aos companheiros por estarem conosco. Obrigado agricultores e agricultoras pela confiança e por acreditarem nessa instituição que luta para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Gratidão a toda nossa equipe de diretores e funcionários que abraçou mais essa ação e fez tudo com muita dedicação. Que venham novos trabalhos que beneficie nosso povo sertanejo. Seguimos juntos e juntas fortalecendo nosso sindicato.” Destacou, Fraga.

  • Região: Mulher é morta após ser alvejada em frente a casa de amiga

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    02/05/2022 - 10:30


    Segundo testemunhas contaram à polícia, cerca de quatro homens armados chegaram em um carro e dispararam dez vezes contra a mulher

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Uma mulher, identificada como Vanessa Santos Oliveira, foi morta a tiros na noite do último domingo (1), na localidade conhecida como Mandacaru, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Vanessa estava sentada com um amigo em frente a casa de uma outra amiga, que havia entrado no momento do atentado. Segundo testemunhas contaram à polícia, cerca de quatro homens armados chegaram em um carro e dispararam dez vezes contra a mulher. O amigo, no entanto, não foi atingido. Isso seria indício de que os homens tinham Vanessa como alvo definido, acredita a polícia. A organização também detalhou que a irmã de Vanessa havia sido assassinada há algum tempo. A motivação para o crime ainda é desconhecida. A delegacia da ciade investiga o caso e busca suspeitos pelo crime.

  • Pelo segundo dia consecutivo, Bahia não registra morte por Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    02/05/2022 - 09:00


    Nas últimas 24 horas, 27 casos da doença foram registrados

    COVID-19

    Desde o último sábado (30), o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) não registra mortes causadas pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados no estado 27 novos casos da doença e 33 recuperados. Dos 1.542.907 casos de Covid confirmados desde o início da pandemia, 1.512.697 já são considerados recuperados e 29.856 tiveram óbito confirmado. No momento, 354 encontram-se ativos. Até o momento, 11.493.861 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.638.427 com a segunda dose ou dose única, 5.458.008 com a dose de reforço e 38.507 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 913.614 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 350.763 já tomaram também a segunda dose.

  • Acelen anuncia redução no preço do gás de cozinha na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    02/05/2022 - 08:30


    O botijão custava para o baiano, em média, R$ 107,84

    BAHIA

    - Os baianos vão ter um pequeno alívio nas despesas neste mês de maio. Isso porque, a partir desta segunda-feira (2), o preço do gás de cozinha terá uma redução. De acordo com o Sindicato de Revendedores de Gás da Bahia (Sindrevgás), o gás ficará entre R$ 4,00 a $ 5,00 mais barato. A medida faz parte da política Acelen de rever os preços praticados a cada dia 1° do mês, podendo haver aumento ou diminuição no valor.  Segundo o levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre os dias 24 e 30 de abril, o botijão na Bahia era vendido, em média, por R$ 107,84. O valor mais cara do produto no estado foi de R$ 150,00 e o mais barato foi encontrado por R$ 92,00. O gás de cozinha tem sido um dos vilões no orçamento das famílias brasileiras. Um levantamento realizado pela ANP mostrou que a média de preço nacional, atingiu, no mês de abril, o maior patamar do século ao custar R$ 109,31. O valor chegava a representar representa 9,4% do salário minínio, proporção mais elevada desde 2007, ano em que o gás R$33,06 e o salário minímo era R$350.

  • Prazo para emitir ou regularizar título termina nesta quarta-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    02/05/2022 - 08:00


    Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor podem ser feitos pela internet

    BAHIA

    - Quem quiser emitir ou regularizar o título de eleitor para votas nas eleições de 2022 tem até a próxima quarta-feira (4) para procurar o Tribunal Regional Eleitoral. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro. O prazo é o mesmo para quem quiser transferir o domicílio eleitoral ou quiser incluir o nome social no título de eleitor. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzidaque precisam solicitar a transferência do local de votação para uma seção acessível. Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão da primeira via do documento, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor. Pela internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas. Quem, no entanto, teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro. Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral. O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

  • Bahia não registra óbitos por Covid-19 em 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    30/04/2022 - 20:00


    Foram contabilizados 279 novos casos da doença

    COVID-19

    - A Bahia não teve registros de mortes por Covid-19 em 24 horas. Foram registrados 279 casos da doença e o número de casos ativos no estado está em 360. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) neste sábado (30). Desde o início da pandemia até o momento, 29.856 pessoas morreram por Covid no estado. Atualmente, 46 dos 300 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto estão ocupados, ou seja 15%. Nos leitos pediátricos, a ocupação é de 70%, com 30 dos 43 leitos ocupados. Vacinação - Até o momento 11.493.652 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.633.036 com a segunda dose ou dose única, 5.452.213 com a dose de reforço e 38.093 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 912.988 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 349.157 já tomaram também a segunda dose.