• Caetité realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    12/09/2019 - 10:00


    CAETITÉ

    Evento debate políticas públicas voltadas para o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social”.

    A Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza desde a noite de quarta-feira (11), seguindo por toda esta quinta-feira (12), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Caetité, o evento debate políticas públicas voltadas para o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social”. Na abertura do evento, o prefeito Aldo Gondim destacou que a ocasião “é a oportunidade de estarmos aqui reunidos para discutir políticas públicas que possam de fato, através da assistência social, melhorar a vida das pessoas. É um grande desafio fazer gestão em nosso país diante de um quadro socioeconômico tão degradante e tão difícil. Se há assistência social com política pública, isso decorre das desigualdades sociais que assolam o nosso país, que é um dos maiores em desigualdade social no mundo e, mesmo sendo muito rico, tem a riqueza dividida entre uma minoria, o que promove a desigualdade e injustiça social. Os gestores públicos  municipais devem eleger a Educação, a Saúde e a Assistência Social como pilares para o equilíbrio social”, pontuou o gestor. Em sua fala, a professora Daniana Cotrim observou que o momento é “um espaço importante para a população estar opinando e articulando junto com os profissionais da assistência social, elaborando projetos para que as políticas públicas sejam formatadas no município. Por isso, reforça-se a importância da participação popular para que esta conferência consiga atingir seus objetivos”, concluiu.

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Para a secretária municipal de Assistência Social, Mara Rebouças, a participação social “abrange todos os equipamentos que funcionam na Secretaria de Desenvolvimento Social . As pessoas são ouvidas o tempo todo no Cras, Creas e demais setores, a exemplo do Bolsa Família, quando vai fazer o CadÚnico, cadastro que abre portas para programas do governo estadual e federal. Queremos tratar de maneira desigual as necessidades de cada um, na medida em que vão precisando, deste modo, tentamos ouvir cada pessoa que a gente atende. Momentos de participação como esta conferência, onde levamos para as pessoas informações sobre o SUAS – Sistema único da Assistência Social – são importantes, pois reforçam que quando trabalhamos Intersetorial, saúde, educação, previdência, nós estamos dando voz também a elas, para que estes direitos sejam garantidos”, explicou em entrevista ao Sudoeste Bahia. Ouça a integra da entrevista:

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Durante a abertura do evento, apresentaram-se as bailarinas da Escola de Balé Marlene Oliveira, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e houve ainda mostra de vídeo institucional sobre as ações da pasta. A assistente social Rita Prudolm destacou a importância da participação popular na conferência. “É muito importante que toda a população participe desta conferência de assistência social que tem como tema ‘Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social’. É a população que dará o subsidio para que as políticas públicas sociais sejam renovadas e implementadas. É necessário que todos estejam engajados com toda a política pública social”, disse à reportagem a assistente. Ouça a integra da entrevista:

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Em entrevista ao Sudoeste Bahia, Paulo César, gestor do Programa Bolsa Família no município de Caetité citou que a população precisa se unir para garantir que seus direitos não sejam interrompidos. “Esta conferência é um marco para nós e com um tema muito sugestivo, diante do cenário atual. Falando sobre a assistência social, direito do povo, com financiamento público e participação social. Este é o momento onde a sociedade precisa se organizar e juntar forças, pois sabemos que a cada época que se passa nossos direitos estão sendo interrompidos, direitos que a nossa Constituição nos garante”, ponderou. Ouça a integra da entrevista:

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    O vereador Mário Rebouças destacou o trabalho positivo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o grande desafio que enfrenta todos os dias. “O desafio da Secretaria de Desenvolvimento Social é muito grande no contexto que vivemos hoje, com dificuldades nos mais diferentes aspectos, do ponto de vista do emprego e condições de vida das famílias. A secretaria tem buscado através de suas ações dar suporte neste campo da assistência social, mas percebemos o desafio gigante. Esta conferência  vem no sentido de colaborar, debatendo política públicas a serem desenvolvidas no município na área de assistência social no município de Caetité. A expectativa é grande, esperamos que daqui saiam bons frutos e que possamos implementar  estas politicas corretamente no município”, disse o edil em entrevista ao Sudoeste Bahia. Ouça a integra da entrevista:

  • Caetité
    Caetité Noticias
    Noticias de Caetité
    Sudoeste Bahia Caetité

MAIS NOTÍCIAS