• Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caetité apura denuncia de explosões em obra da FIOL que estão danificando casas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marina Aragão

    22/08/2019 - 18:00


    CAETITÉ

    Outro fator observado pela Comissão é que não há ambulância ou equipe preparada para socorrer a população caso haja algum imprevisto.

    A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caetité, composta pelos vereadores Cura (presidente), Cláudio Borges (vice-presidente) e Jairo Fraga (relator), esteve na manhã desta quinta-feira (22), na localidade de Fazenda Rio Grande, nas proximidades da comunidade de Curral Velho, na zona rural do município, a fim de apurar a denúncia de moradores, os quais relatam que operários da FIOL (Ferrovia Oeste - Leste, lote 05), estão orientando as famílias a saírem de suas casas nos horários em que acontecem os manejos de explosões do empreendimento, com a utilização de explosivos para detonação de rochas, onde irão passar os trilhos. 

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Relataram, ainda, que devido a estas explosões várias casas já apresentam rachaduras, comprometendo a segurança dos moradores. Em entrevista ao site Sudoeste Bahia, o vereador Cura – presidente da comissão – declarou que, durante a vistoria, constatou que de 05 a 07 casas estão apenas a cerca de 100m do local de detonação, e as demais não muito longe disto, o que de fato compromete a segurança da população. Ressaltou, ainda, que muitas casas apresentam problemas estruturais, inclusive, com pedras soltas no telhado, mas que apenas uma análise técnica pode comprovar se os problemas nestas estruturas são resultado das explosões. 

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    O vereador observou também que os comunicados para saírem das residências são passados aos populares através de carro de som, em volume baixo, o que pode não ser ouvido por todos, como exemplo, uma senhora com mais de 100 anos de idade que mora nas imediações. Outro fator observado pela Comissão é que não há ambulância ou equipe preparada para socorrer a população caso haja algum imprevisto. Diante disso, o vereador informou que todos que compõe a comissão estão comprometidos com a comunidade, apresentarão o relatório no Legislativo e posteriormente o encaminharão ao Ministério Público para as medidas necessárias.

  • Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caetité apura denuncia de explosões em obra da FIOL que estão danificando casas
    Caetité Noticias
    Noticias de Caetité
    Caetité Sudoeste Bahia

MAIS NOTÍCIAS