• Caetité: trabalhadores de diversas atividades aderem a greve geral e fazem manifestação

    Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    14/06/2019 - 16:30


    CAETITÉ

    Em Caetité, o movimento ocorreu em total tranquilidade, diferente de outras cidades no país que registraram tumultos

    Na manhã desta sexta-feira (14), professores, sindicatos, associações, partidos de esquerda e outros organismos ligados aos movimentos sociais realizaram manifestação com adesão a greve nacional marcada para o dia de hoje. A manifestação percorreu as principais ruas da cidade partindo da Praça da Catedral, seguindo pela Avenida Santana, Praça do Mercado e finalizando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité (STRC). Nos locais citados houve gritos de ordem e discursos que pautaram na Reforma da Previdência que, de acordo com os oradores, não traz benefícios aos trabalhadores e não retira privilégios dos ricos. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.

    Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia

    De acordo com José Beniézio a greve foi conclamada pelas centrais sindicais, partidos políticos e movimentos populares. De acordo com ele a Previdência e a Educação Pública estão sob ataque do atual governo. “É inadmissível, que um país como o Brasil exista tanta desigualdade retire direitos dos mais pobres e garante os privilégios. Para os juízes não existe a retirada de privilégios deles, não existe retirada de privilégios dos ricos deste país. Por isso estamos nas ruas em defesa dos direitos dos trabalhadores.” De acordo com Beniézio, as últimas convocações de greve dos dias 15 e 30 de maio, o governo tem recuado nos cortes relacionado à educação. Ele ainda ressaltou que os movimentos citados obtiveram êxito no tocante a mudança de postura do governo quanto à aplicação da reforma da previdência. Paulo Silva, presidente do STRC disse que a greve possuiu como objetivo a mobilização popular contra a Reforma da Previdência e outros temas. “Essa greve tem como objetivo defender a previdência social pública, defendermos a saúde, defender a aplicação dos investimentos e recursos públicos que está sendo cortada como, por exemplo, da agricultura familiar. O plano Safra já era pra ter sido lançado este mês e ainda não foi lançado. Então, é por isso que estamos aqui, nas ruas, em defesa de uma previdência que não retire os direitos dos trabalhadores. Tem se falado muito em se fazer a Reforma da Previdência. Tem que ser feito, mas não é tirando direito dos agricultores e agricultoras familiar. Os trabalhadores rurais e da cidade vieram as ruas para dizer não a Reforma da Previdência da forma que está sendo colocado”. Silva ainda enfatizou que o evento superou as expectativas e que o chamado feito pelo STRC foi ouvido por todos os que estavam presentes ao evento.

    Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva - Sudoeste Bahia

    A Greve pelo Brasil.

    Segundo o jornal El País, A Força Sindical estimou que "mais de 45 milhões de trabalhadores participaram dos atos e manifestações" programados para a Greve Geral desta sexta-feira. No Rio de Janeiro, um motorista não parou num bloqueio feito pelos grevistas e atropelou algumas pessoas. Segundo o G1, ao menos três pessoas ficaram feridas sem gravidade. Ainda de acordo com o site, em Salvador serviços de transporte público, bancos, escolas e universidades e demais serviços públicos tiveram adesão a greve. Até as 16h, 177 cidades de 25 estados tinham registrado protesto. Até as 16h, 111 cidades haviam registrado paralisação de serviços nos 26 estados e no DF.

  • caetité
    greve geral
    cut
    sindicatos rurais
    movimentos sociais

MAIS NOTÍCIAS