• Caetité: Comunidade católica celebra Paixão e Morte de Jesus Cristo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    22/04/2019 - 00:00


    CAETITÉ

    Para fechar o período da Quaresma, a Paróquia Senhora Santana com a Pastoral da Juventude realizou a VI Páscoa da Juventude

    Orações, penitências e via sacra. É basicamente disto que é composta a Quaresma, período de 40 dias que se inicia na quarta-feira de cinzas e finaliza no Domingo de Páscoa. Na semana do término da Quaresma, que é um período católico, os fiéis da Igreja Romana intensificam as vias-sacras e cobrem as imagens dos santos católicos, em sinal de luto e reflexão pela Paixão e Morte de Jesus Cristo. A Via Sacra tem origem no período das Cruzadas medievais onde, os cruzados, ao chegarem aos locais por onde supostamente Cristo havia passado durante os seus suplícios de dor, adoravam este locais – as chamadas estações – em memória do que Cristo fez. Assim sendo, desde o último domingo (14), católicos de Caetité deram início as comemorações da chamada Semana Santa, que foi aberta com o Domingo de Ramos onde, segundo a Bíblia, Jesus entra em Jerusalém é recebido pelo povo com mantos, palmas e exclamações. Em Jerusalém, Cristo também celebraria a sua última Páscoa antes de ser crucificado.

    A Paróquia Senhora Santana, realizou uma extensa programação para esses três dias. Na quinta-feira (17) aconteceu a Unção dos Enfermos, visita aos Idosos do Abrigo e as confissões comunitárias. Houve celebração na Catedral de Senhora Santana e, logo após, os fiéis permaneceram em vigília até o raiar do dia. Na sexta-feira da Paixão, às 6h, os fiéis saíram da Catedral de Senhora Santana em via sacra até o Cruzeiro, localizado no bairro São José, ao sopé do “morro das torres”. No Cruzeiro, os fiéis acenderam velas e fizeram orações. Alguns se aventuraram, por uma estrada estreita e pedregosa, ir até as “torres de TV” e, de lá, contemplar a vista da cidade. A tarde aconteceu a Missa da Paixão. A noite, aconteceu a tradicional encenação da Paixão de Cristo, nas escadarias do Arquivo Publico Municipal e na esplanada da Catedral, onde atraiu cerca de 1.500 pessoas para o espetáculo teatral. Logo após aconteceu a procissão do Senhor Morto. No Sábado (20) a noite, aconteceu a Vigília Pascal, onde as pessoas se reúnem também na esplanada para fazer acender o Círio Pascal e realizar a celebração do Fogo Novo. No domingo (21), aconteceu a Missa de Páscoa e o VI Páscoa da Juventude que, ao som de banda católica animou as pessoas se divertiram passando pelas ruas de Caetité.

MAIS NOTÍCIAS