-
Iniciada Jornada Pedagógica 2019 em Caetité
12/02/2019 - 17:00
Com o tema “A Educação é Base”, a Prefeitura de Caetité e a Secretaria de Educação do município, abriram, na noite desta segunda-feira (11) a Jornada Pedagógica 2019, no qual compareceram todos os professores da rede municipal de ensino, o prefeito Aldo Gondim, o presidente da Câmara de Vereadores de caetité, a secretária de Educação Iamara Junqueira, vereadores, secretários e convidados. Um dos convidados a palestrar para os presentes foi o também professor Dalmir Sant’Ana, que prendeu a atenção de todos os presentes até o final do evento. A secretária de Educação, Iamara Junqueira, em entrevista ao Sudoeste Bahia, contou que a Jornada Pedagógica de 2019 é uma preparação para a introdução da Base Comum Curricular, que será aplicada em todos os municípios brasileiros em 2020, conforme orientação do Ministério da Educação. Segundo a secretária, a escolha do tema deve-se ao fato de “se pensar no processo educativo em sua totalidade, pensando na importância do professor, a importância da comunidade escolar, mas também na formação de forma integral de cada estudante.” Ouça a entrevista.
Presente ao evento, o professor Silvano Silva diz que a escolha do tema foi pertinente. “Foi acertada a escolha do tema. Se é algo que o novo governo está pretendendo desenvolver em nível de Brasil, é evidente que Caetité precisa estar atualizado e é uma oportunidade muito boa para tratar, justamente nessa jornada pedagógica.” Ouça a entrevista. O palestrante Dalmir Sant’Ana concedeu entrevista ao SB e falou dos desafios de ser professor transformador num mundo onde existe uma enorme carga de informação a disposição dos alunos. “Eu acredito muito, que ele não vai conseguir sozinho. É preciso de cooperação. Precisamos cada vez mais do apoio dos pais, do apoio da sociedade e do apoio dos órgãos públicos. Porque é muito difícil você conseguir uma mudança sozinho. Agora, se nós conseguirmos darmos as mãos, juntar os esforços de maneira coletiva, vamos conseguir uma grande transformação.”
Outro ponto abordado por nossa reportagem foi a participação dos pais, que em grande parte, delegam a função de educar somente à escola. “O incrível é que a falta de reconhecimento é um grande vilão da educação. Encontramos pais que reclamam da educação. Ai você pergunta ao pai: ‘Pai, então me diga o nome da professora do seu filho’, ele não sabe responder. Então me diga, pai qual é a série que seu filho está? Ele não sabe responder. Mas veja que incrível: apedrejam, jogam pedras, falam mal. Mas quando chamamos esses pais para estar juntos na educação, eles não aceitam”, pontuou Sant’Ana. Dalmir ainda disse que “ser professor é um grande papel e uma vocação. Eu defendo que o professor hoje, que quer realmente fazer a diferença na vida de um aluno, é um professor que entende que, ali, temos um profissional. Agora quando nós somamos uma vocação, nós temos então o educador. E quando você tem então um professor, profissional com alguém que é apaixonado pelo que faz, que gosta do que realiza, ele começa a cumprir uma missão.” Ouça a entrevista.

31/10
carlos