• Boa safra do pequi mineiro é comemorada por feirantes e consumidores em Caetité

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    13/11/2018 - 10:30


    CAETITÉ

    Na feira livre da Praça do Mercado já é possível encontrar o tradicional pequi do estado de Minas Gerais pelo preço de R$ 5 a dúzia.

    A boa safra nas lavouras de pequi da região norte de Minas Gerais já está refletindo na comercialização do fruto, que vem sendo bastante procurado, nas feiras livres de Caetité, no Alto Sertão da Bahia. Apesar dos municípios mineiros suprirem a demanda dos comerciantes da região, os estados de Goiás e Tocantins concentram a maior produção nacional do fruto. O pequi, também conhecido como pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja. Dele, é extraído um óleo denominado "azeite de pequi".  A temporada do pequi da nossa região começa no mês de janeiro e vai até abril.

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia

    Geralmente a dúzia é vendida pela metade do preço em relação ao pequi mineiro. A feirante Custódia Pereira, que a cerca de 20 anos comercializa o fruto na feira livre do município, explicou a reportagem do Sudoeste Bahia qual a diferença dos pequis das duas regiões. Segundo ela, além do preço, a diferença está na cor e na massa do fruto. “O pequi de minas tem a coloração mais amarela e possui mais massa do que o da região que é de coloração mais clara”. O fruto tão apreciado pelos baianos já está disponível para os caetiteenses. Na feira livre da Praça do Mercado já é possível encontrar o tradicional pequi do estado de Minas Gerais pelo preço de R$ 5 a dúzia. O pequi tem um gosto característico e único, pode ser cozido com arroz e galinha para dar sabor à comida. Além disso, o óleo extraído do fruto pode ser utilizado tanto na culinária como na indústria. Os feirantes e consumidores caetiteense exaltam a boa safra do fruto.

  • Caetité
    Notícias de Caetité
    Sudoeste Bahia

MAIS NOTÍCIAS